Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

Chepo

Cortem nas citações por favor, desta maneira fica elegível...

Mestre

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 18:24
Quem é que há um ano atrás não concordou com a contratatação de Reyes e Suazo?

Quem é que nas primeiras jornadas não via em Quique o Mourinho espanhol depois da vitória ante o Napoles e o Sporting?

quem é que não percebe que Quique foi a terceira opção a seguir a Eriksson e Queiroz?

Nunca gostei do Reyes, mas foi importante nalguns golos e assistências. O Suazo foi vitima do Quique e das lesões que contraiu em Napoles e contra o Sporting em Março para a Taça da Liga.

Suspeitei dos jogadores que vieram "relançar a carreira" no Benfica, mas admito que me enganei.
Agora a fasquia elevou-se muito com os 20 e tal milhões gastos na época passada e com os jogos da Uefa deu para perceber como era o futebol do Quique.

Do Quique pouco sabia e pelo que fui lendo nos foruns espanhois, preparei-me logo para a surpresa. Agora houve muit agente a encomendar as faixas quando o Suazo chegou, parecia que era meia equipa e que o titulo estava no papo.

RAFL

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 18:16
Citação de: RAFL em 19 de Agosto de 2009, 18:06
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2009, 17:56
Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 17:50

não me esqueço, mas também sei que nomes como Saviola, Ramires, Sidnei, Javi Garcia , Aimar que muito critiquei, Suazo ou até Reyes eram uma miragem no Benfica atá há um bom par de anos a esta parte.

Olho hoje para o Benfica e vejo Maxi, David Luiz, Sidnei, Luisão, Ramires, Amorim, Cardozo, Saviola, Di Maria, Coentrão, Javi Garcia como jogadores que podem valer muitos milhões de euros ao Benfica, e mais, jogadores com evidentes capacidades para trazerem acima de tudo retorno desportivo ao clube.

Esse é um grande problema do Benfica, que não consegue ver-se livre dos seus jogadores devido à carga salarial que auferem. Temos nessa situação, presentemente, Luis Filipe, Marc Zoro, Balboa e Freddy Adu. Destes quatro jogadores, pergunto quais ou qual teve Rui Costa um papel decisivo na sua contratação? Resposta: Balboa, um jogador da suposta confiança de Quique Flores. Todos os clubes de top, dentros dos seus próprios campeonatos, têm este tipo de dificuldades dentro dos seus planteis, assim como não há clube no Mundo que não falhe contratações.

Não te esqueças do Jorge Ribeiro, que teve o "dedo" do Rui Costa.

Em relação aos outros, penso assim:
Freddy Adu - se estava cá, para quê contratar Urreta? Não se podia ter dado uma hipotese ao americano? (pessoalmente, gosto do Urreta mas, se mandasse, tinha ficado com o americano mais uma época).

Zoro - custa-me avaliar um jogador que fez 2 jogos oficiais pelo Benfica. Vem do campeonato italiano, é um internacional, acho que merecia mais minutos.

Luis Filipe - não acredito que tenha um ordenado ao nível dos outros, até porque veio contratado por troca com o João Pereira.

Balboa - Porque não ter negociado algo tipo Reyes, 25% do passe e opção? Se tinha estado uma época no banco, a vinda para o Benfica podia ser para valorizar e no final logo se via. Mas não, pagámos tudo e agora ninguém lhe pega.

Há que ter fé mas estas aventuras custam muito dinheiro ao clube.
há dezenas de casos:
Compramos o Julio cesar p o banco quando ainda tinhas o moretto
Compramos o Edcarlos, quando o Miguel vitor tinha iniciado bem a epoca (milão e guimaraes)
Compramos o Makukula quando andavamos com o Marcel emprestado.
Pedimos o reyes emprestado qdo tinhamos 2 jovens p lançar (di maria coentrao)
Compramos o luis filipe quando tinhamos o J pereira
Compramos o shaffer e o peixoto qdo temos o ruben lima...e depois quem joga a DE é o desgraçado do david luiz
Citação de: RAFL em 19 de Agosto de 2009, 18:06
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2009, 17:56
Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 17:50

não me esqueço, mas também sei que nomes como Saviola, Ramires, Sidnei, Javi Garcia , Aimar que muito critiquei, Suazo ou até Reyes eram uma miragem no Benfica atá há um bom par de anos a esta parte.

Olho hoje para o Benfica e vejo Maxi, David Luiz, Sidnei, Luisão, Ramires, Amorim, Cardozo, Saviola, Di Maria, Coentrão, Javi Garcia como jogadores que podem valer muitos milhões de euros ao Benfica, e mais, jogadores com evidentes capacidades para trazerem acima de tudo retorno desportivo ao clube.

Esse é um grande problema do Benfica, que não consegue ver-se livre dos seus jogadores devido à carga salarial que auferem. Temos nessa situação, presentemente, Luis Filipe, Marc Zoro, Balboa e Freddy Adu. Destes quatro jogadores, pergunto quais ou qual teve Rui Costa um papel decisivo na sua contratação? Resposta: Balboa, um jogador da suposta confiança de Quique Flores. Todos os clubes de top, dentros dos seus próprios campeonatos, têm este tipo de dificuldades dentro dos seus planteis, assim como não há clube no Mundo que não falhe contratações.

Não te esqueças do Jorge Ribeiro, que teve o "dedo" do Rui Costa.

Em relação aos outros, penso assim:
Freddy Adu - se estava cá, para quê contratar Urreta? Não se podia ter dado uma hipotese ao americano? (pessoalmente, gosto do Urreta mas, se mandasse, tinha ficado com o americano mais uma época).

Zoro - custa-me avaliar um jogador que fez 2 jogos oficiais pelo Benfica. Vem do campeonato italiano, é um internacional, acho que merecia mais minutos.

Luis Filipe - não acredito que tenha um ordenado ao nível dos outros, até porque veio contratado por troca com o João Pereira.

Balboa - Porque não ter negociado algo tipo Reyes, 25% do passe e opção? Se tinha estado uma época no banco, a vinda para o Benfica podia ser para valorizar e no final logo se via. Mas não, pagámos tudo e agora ninguém lhe pega.

Há que ter fé mas estas aventuras custam muito dinheiro ao clube.
há dezenas de casos:
Compramos o Julio cesar p o banco quando ainda tinhas o moretto
Compramos o Edcarlos, quando o Miguel vitor tinha iniciado bem a epoca (milão e guimaraes)
Compramos o Makukula quando andavamos com o Marcel emprestado.
Pedimos o reyes emprestado qdo tinhamos 2 jovens p lançar (di maria coentrao)
Compramos o luis filipe quando tinhamos o J pereira
Compramos o shaffer e o peixoto qdo temos o ruben lima...e depois quem joga a DE é o desgraçado do david luiz
Já reparaste que das medidas de gestão que falaste, apenas duas pertencem a Rui Costa. E enquanto Reyes mostrou muito mais que Di Maria ou Coentrão, ainda que pouco para aquilo que o Benfica precisaria, já Shaffer está longe de ser um caso perdido para o Benfica.
Não vou falar deste ano (porque me espero enganar em relação ao q penso relativamente a certos jogadores = peixoto, patric, julio cesar
Rui Costa contratou o quique, j. ribeiro (4 anos de contrato), balboa (4 anos), suazo(1 ano), reyes (1 ano) - o rendimento em termos de titulos está à vista, em termos financeiros (salarios / indeminizações / passes de jogadores) quanto ardeu só nestes? 8/10 milhoes?
Eu sei q o RC tem ainda q aprender, poderá errar menos que os q la passaram antes, mas não vamos esconder as coisas...

RAFL

Quem é que nas primeiras jornadas não via em Quique o Mourinho espanhol depois da vitória ante o Napoles e o Sporting?

quem é que não percebe que Quique foi a terceira opção a seguir a Eriksson e Queiroz?

Nunca gostei do Reyes, mas foi importante nalguns golos e assistências. O Suazo foi vitima do Quique e das lesões que contraiu em Napoles e contra o Sporting em Março para a Taça da Liga.
eu não concordei, sou contra emprestados, sempre fui e acho que se devia lançar os que já ca estavam e q custaram muito dinheiro (cardozo e di maria)

Marafado

Oh RAFL, o Rui Costa não iria resolver os problemas estruturais do Benfica na primeira época que assumia o cargo. Foi uma necessidade tal como este ano investir dada a mediocridade que Rui Costa herdara de outros.

O trabalho de Rui Costa é um trabalho de fundo que começou mal, devido à escolha do treinador da época passada e falta de pulso no balneário. O Jorge ribeiro já estava contratado, quando o Rui Costa assumiu funções, até porque houve uma certa clivagem a propósito dessa contratação, daí a demora na apresentação. O Suazo e o Reyes foram contratações consensuais na altura.

Marafado

Citação de: RAFL em 19 de Agosto de 2009, 18:34

eu não concordei, sou contra emprestados, sempre fui e acho que se devia lançar os que já ca estavam e q custaram muito dinheiro (cardozo e di maria)
O Benfica precisava de um incremento claro de qualidade na equipa, e infelizmente essa necessidade era tanta ao ponto de não ter chegado o dinheiro gasto, e ser necessário partir para empréstimos.

RAFL

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 18:08
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2009, 17:42
Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 17:37
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2009, 17:19
Citação de: Riquelme_10 em 19 de Agosto de 2009, 17:16
O Benfica ainda n tem Juniores(salvo raras excepçoes) com qualidade para estarem no plantel...a merda que foi feita durante anos e anos de atrasos,anos e anos de cunhas e filhos de...n se apaga em pouco tempo.
Mas parece que finalmente nesse aspecto estamos no bom caminho.

Um desafio (pela positiva).

Não tinhamos um junior ao nível do Patric, que nos permitisse poupar quase 2 milhões de euros? Não temos um jovem defesa esquerdo que preferimos emprestar ao Setubal para termos schaffer e Peixoto como alternaticas para esse lugar?

Esta é a actual política do Benfica.
Não, não tinhamos. O Benfica jogou grande parte da época passada com um central adaptado à direita da defesa e outras vezes com o Pedro Eugénio, que está muito longe de vir a ser um jogador para a equipa senior do Benfica.

Na esquerda o Ruben Lima fez a época passada toda a médio esquerdo, com raras aparições com lateral esquerdo, uma delas aqui em Portimão onde goleamos o Aves por 5-1 com três golos a nascerem do raio de acção de Ruben Lima. O Shaffer já mostrou valor, embora precise de se adaptar e crescer. O Peixoto não concordo a não ser pela experiÊncia, mas não concordo.

E eu que pensava que o João Pereira e o Pedro Correia eram defesas direitos, e da formação.

Quanto ao Schafer, mostrou que centra bem mas não me convenceu como defesa direito. É outro Nelson, ou aprende a marcar melhor a zona ou não vai lá.
O João Pereira do Braga? Ou o João Pereira que foi emprestado ao Fátima ou ao Carregado? É que se for esse é central de origem.

O Pedro Correia não é jogador para o Benfica.

O Shaffer é lateral esquerdo e não direito, acabou de chegar à Europa, e precisa de se adaptar/integrar para mostrar o que é que vale.

Perante tantos erros vindos do passado, vulgarizas o trabalho do Rui Costa recorrendo ao argumento "dinheiro", falas em 50 milhões, mas não mencionas que desses 50, há 25 referentes a esta época cujo o retorno ainda não se sabe.

Já percebi que tentam minar Rui Costa para chegar a Vieira. Esta discussão está influenciada à partida.
Qual Vieira, lá vem a teoria das conspirações, estamos a trocar ideias, eu votei Vieira nas eleições e votava outra vez, agora não sou um seguidor, há coisas bem feitas e coisas mal feitas e é isso que estamos a discutir. e não vamos esconder que o Rui Costa falhou claramente o ano passado ao escolher o Quique...tem atenuantes? sim, tem alguns...pouca experiencia...esperamos melhor este ano? sim esperamos, agora seguidismos e teorias da conspiração é que não

Mestre

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 18:08
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2009, 17:42
Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 17:37
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2009, 17:19
Citação de: Riquelme_10 em 19 de Agosto de 2009, 17:16
O Benfica ainda n tem Juniores(salvo raras excepçoes) com qualidade para estarem no plantel...a merda que foi feita durante anos e anos de atrasos,anos e anos de cunhas e filhos de...n se apaga em pouco tempo.
Mas parece que finalmente nesse aspecto estamos no bom caminho.

Um desafio (pela positiva).

Não tinhamos um junior ao nível do Patric, que nos permitisse poupar quase 2 milhões de euros? Não temos um jovem defesa esquerdo que preferimos emprestar ao Setubal para termos schaffer e Peixoto como alternaticas para esse lugar?

Esta é a actual política do Benfica.
Não, não tinhamos. O Benfica jogou grande parte da época passada com um central adaptado à direita da defesa e outras vezes com o Pedro Eugénio, que está muito longe de vir a ser um jogador para a equipa senior do Benfica.

Na esquerda o Ruben Lima fez a época passada toda a médio esquerdo, com raras aparições com lateral esquerdo, uma delas aqui em Portimão onde goleamos o Aves por 5-1 com três golos a nascerem do raio de acção de Ruben Lima. O Shaffer já mostrou valor, embora precise de se adaptar e crescer. O Peixoto não concordo a não ser pela experiÊncia, mas não concordo.

E eu que pensava que o João Pereira e o Pedro Correia eram defesas direitos, e da formação.

Quanto ao Schafer, mostrou que centra bem mas não me convenceu como defesa direito. É outro Nelson, ou aprende a marcar melhor a zona ou não vai lá.
O João Pereira do Braga? Ou o João Pereira que foi emprestado ao Fátima ou ao Carregado? É que se for esse é central de origem.

O Pedro Correia não é jogador para o Benfica.

O Shaffer é lateral esquerdo e não direito, acabou de chegar à Europa, e precisa de se adaptar/integrar para mostrar o que é que vale.

Perante tantos erros vindos do passado, vulgarizas o trabalho do Rui Costa recorrendo ao argumento "dinheiro", falas em 50 milhões, mas não mencionas que desses 50, há 25 referentes a esta época cujo o retorno ainda não se sabe.

Já percebi que tentam minar Rui Costa para chegar a Vieira. Esta discussão está influenciada à partida.

Nada disso. Apesar de RC ter mostrado bem o seu benfiquismo pela posição que tomou no ultimo acto eleitoral. Como tal, será responsável pelos resultados desta época, para o bom e para o mau.

Não estou a dizer que investimos mal na generalidade, estou a dizer que investimos muito. E tu falaste no orgulho de ver grandes nomes no Benfica. Eu até concordo, mas a folha salarial do clube deve ser umas 10x superior à da época do Trappa e isso preocupa-me.

Fico lixado quando deixamos sair um jogador como o Petit porque não queremos pagar mais, e depois o Jorge Ribeiro ou o Balboa encaixam uma pipa de massa. E fizemos uma época sem um 6 a sério. E essa gestão tem muito a ver com o Rui. A do Petit e a do Leo, que são outras duas que não perdoo.

Isso e os jantares com o Quique até às tantas nas vésperas dos jogos, num estilo demasiado amigo para o meu gosto. Chefe é chefe e a postura tem que ser exigente. Felizmente com JJ isso acaba, porque o treinador não é homem dessas vidas.

RAFL

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 18:41

O Benfica precisava de um incremento claro de qualidade na equipa, e infelizmente essa necessidade era tanta ao ponto de não ter chegado o dinheiro gasto, e ser necessário partir para empréstimos.
dou um exemplo: Não ponho em causa a qualidade do jogador, acho que é excelente e vamos ganhar muito dinheiro no futuro...
o Sidnei...tinhamos 3 bons centrais, e posições que eram mais deficitarias, porque apostar 7 milhoes em 1 central?

Mestre

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 18:38
Oh RAFL, o Rui Costa não iria resolver os problemas estruturais do Benfica na primeira época que assumia o cargo. Foi uma necessidade tal como este ano investir dada a mediocridade que Rui Costa herdara de outros.

O trabalho de Rui Costa é um trabalho de fundo que começou mal, devido à escolha do treinador da época passada e falta de pulso no balneário. O Jorge ribeiro já estava contratado, quando o Rui Costa assumiu funções, até porque houve uma certa clivagem a propósito dessa contratação, daí a demora na apresentação. O Suazo e o Reyes foram contratações consensuais na altura.

Não te esqueças que o RC passou a DD ainda a época não tinha acabado. Ou não te lembras que no da a seguir ao fim do campeonato já estava a ser apresentado como Director Desportivo?

RAFL

Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2009, 18:47

Não te esqueças que o RC passou a DD ainda a época não tinha acabado. Ou não te lembras que no da a seguir ao fim do campeonato já estava a ser apresentado como Director Desportivo?
Por isso digo que o RC tem atenuantes, agora não posso é ouvir dizer que por ser benfiquista é um deus e não errou, errou e errou muito na epoca passada, ninguem sozinho consegue mudar a estrutura (tem q ser o RC e nos todos a ajudar a encher o estadio)
eu gosto do RC a director desportivo e espero que fique lá mais 6/7 anos, agora não sou seguidista, tenho a minha opinião.
este ano espero engolir estas palavras, mas o patric/shaffer/j cesar/peixoto não acrescentam nada em relação a jogadores q já tinham contrato...
Gosto muito do mantorras, mas custa-me ver numa equipa profissional um jogador que só aguenta 10 minutos e devido a esse jogador ocupar uma vaga, não se aposte num nelson oliveira...
tal como todos nós RC faz coisas boas e coisas más, não podemos é ser seguidistas

Marafado

Existe aí um contrasenso qualquer no que dizes. Falas durante a época e no dia a seguir ao campeonato..........

Marafado

Citação de: RAFL em 19 de Agosto de 2009, 18:45
Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 18:41

dou um exemplo: Não ponho em causa a qualidade do jogador, acho que é excelente e vamos ganhar muito dinheiro no futuro...
o Sidnei...tinhamos 3 bons centrais, e posições que eram mais deficitarias, porque apostar 7 milhoes em 1 central?
Felizmente  que temos 5 centrais da valia dos que temos presentemente. Felizmente que se contratou Sidnei, senão teriamos que levar com Zoro ou Edcarlos. Sidnei tem 20 anos e uma margem de progressão que com certeza irá trazer grande retorno desportivo e financeiro ao Benfica.

LibetiNNe

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 19:02

Existe aí um contrasenso qualquer no que dizes. Falas durante a época e no dia a seguir ao campeonato..........

Há uma diferença entre ser apresentado e ocupar o cargo de DD. É notório que tornou-se director desportivo a meio da epoca, e não sei até que ponto não foi "treinador" nos últimos meses...

RAFL

Citação de: Marafado em 19 de Agosto de 2009, 19:02

eu percebo o que ele quer dizer.....é q foi apresentado oficialmente após a epoca terminar, mas antes já desde novembro/dezembro q era implicito ser o DD, este foi um erro na altura do Vieira, lançou o nome cedo demais...