Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

sbremoved_34227

CitaçãoO Benfica mudou de presidente, mudou de treinador e a equipa cada vez se afunda mais, como um náufrago a esbracejar em desespero e sem uma boa ideia de como sair daquela situação. A eleição de Rui Costa, apesar do CV do atual presidente, os seus longos anos de ligação a Luís Filipe Vieira, deu a impressão de um novo tempo. Não era uma limpeza de fundo, daquelas em se deitam fora todos os trastes velhos e se compram mobílias novas, mas uma discreta reorganização, um trabalho subtil de decoração de interiores.

Assim que os resultados desportivos pioraram, esgotou-se o efeito da novidade e teve de se avançar para mais uma remodelação. O alvo era óbvio: o treinador. Mas a saída de Jorge Jesus, nas circunstâncias em que ocorreu, aparentemente empurrado borda fora pelos jogadores amotinados, exigia uma rápida reposição da autoridade, que o presidente já tivesse na manga outra solução sólida, que não ficasse à mercê dos caprichos do balneário.

Em vez disso, agarrou-se a Veríssimo, um bote salva-vidas cheio de buracos, a escolha mais parecida com uma não-escolha que Rui Costa poderia ter feito, o treinador que tinha ali mais à mão, justificando-se com o exemplo de Bruno Lage, que também saltou da equipa B para conquistar o campeonato, esquecendo-se do triste final de Lage à frente do Benfica.

Os resultados da não-escolha estão aí: ao fim de meia-dúzia de jogos a equipa está mais partida e perdida do que nunca, Veríssimo é um cadáver adiado e o próprio clube parece ter sido vítima de uma daquelas toxinas potentes que paralisam os músculos. A pessoa permanece desperta e consciente, mas o corpo não reage às ordens do cérebro. Vê tudo em câmara lenta, de forma agonizante, a tragédia a desenrolar-se sem que a consiga travar: "Lá vem o Sporting a alta velocidade, vem na minha direção, vai atropelar-me se eu não sair da frente, mas eu não me consigo desviar e aquele verde é tão bonito e... crás!"

Imagino Rui Costa afundado na cadeira de couro do seu gabinete, atormentado pelas hesitações, preso a um torpor invencível: "Eu devia mesmo arranjar um treinador porque o Veríssimo não é treinador para a equipa principal, mas para o tirar daqui tinha de fazer um esforço enorme e tinha de ir à procura de outro treinador e faltam-me as forças e talvez isto com ele dê para aguentar até ao fim da época e talvez haja um milagre, talvez dê para salvar a época com a Liga dos Campeões..." Enquanto se emaranha nesta rede de talvez e dúvidas, a equipa continua a resvalar para o abismo.

Pior do que os resultados, que têm sido maus, são as exibições, que têm sido péssimas. E pior do que as exibições, que têm sido péssimas, é esta sensação coletiva de pântano, que é horrenda e atinge toda a estrutura e se propaga para os adeptos. As chicotadas psicológicas costumam espicaçar os jogadores, mas esta foi como a estocada final que lhes retirou as últimas forças que lhes restavam e que tinham usado, em larga medida, para um derradeiro ato de insubordinação.

Os adeptos já têm saudades daqueles maravilhosos tempos em que parecia que eram os jogadores que não queriam. Agora está à vista de todos que não podem e não sabem e também não têm ninguém que os ensine e os lidere. É a fase pantanosa. Está tudo podre, insalubre. Os poucos sinais de vida são uma espécie de arrotos, de gases expelidos pelos cadáveres em putrefação. O Benfica pratica um futebol moribundo, enfermiço. Os jogadores arrastam-se em campo como pacientes a percorrer os corredores de um hospital ainda com ligaduras na cabeça, meio aturdidos. O treinador não manda, a direção é uma miragem, o presidente é um fantasma de si mesmo. Não há alegria, nem disciplina, nem vontade. Não há esperança, nem ideias, nem objetivos. Aliás, se há um objetivo, é o de se chegar ao dia seguinte. Para fazer o quê? Isso é que ninguém sabe.

Isto.

fpie

Baron_Davis

Deu o Camará para Itália (50% do passe)

"Deixem o Rui preparar uma época"

os chalupas deliram

PaulinhoB

Vai-se a ver e este monte de merda ainda percebe menos de bola do que o Vieira

paulomaia1972

Como vai o mercado de inverno?

Entradas - Coser;
Saídas- ganchas, câmara.

DBdennisDB

Citação de: Baron_Davis em 31 de Janeiro de 2022, 14:57
Deu o Camará para Itália (50% do passe)

"Deixem o Rui preparar uma época"

os chalupas deliram

Calma.
Ele disse que vai explicar TODAS as transferências

GoloDeLetra

Daqui a 1 ou 2 anos fazem mais uma Chiquinhada com o Ganchas e Camará para entrar mais umas comissoes. Nao é menino da cave?

sergio19azb

As 23h apresenta o Bernardo e cala a boca a estes criticos ...

fpie

fpie

algum jogador de jeito, quer se vir meter nesta estrumeira? 

tem de trazer botas borracha de cano alto

Alcool Gelson

Rui, convidaste o leão das furnas para ir ver a bola na 4ª feira?

sbremoved_34227

Parabéns, presidente. Finalmente estamos a limpar o balneário e a correr com os excedentários!

Esses cepos velhos e tóxicos, como o Ganchas e o Ronaldo, já foram corridos. Agora, o céu é o limite.

Renato Ferreira

Vou dizer isto de uma forma simples. O sonho de criança era um dia chegar ao Benfica e de lá não sair.....

2022 sendo estrangeiro com esta casa arder arrancava sem olhar para trás...

E vir para aqui? Só se me pagassem a peso de ouro

JRCosta

Golo de Weldon

Ramsey no Rangers e Pulgar no Galatasaray de fato dói.

São jogadores que acrescentariam enorme qualidade cá e que estão indo para lugares inferiores.

Mas com esta gente, o Benfica acaba não sendo superior a nada.

Temos uma Champions pela frente... mas a ideia deve ser a de sair dando trabalho ao Ajax e apenas isso.