Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Harlem


iur27

Toda a direção do nosso clube, deveria emoldurar e colocar nos gabinetes, esta análise do RedMoon ao estado actual do nosso clube!!!


I.
Quando repito aqui pela enésima vez que há MUITOS anos que o Benfica não CONTRATA um jogador que se tenha valorizado DENTRO do Benfica e sido vendido por mais do que custou, a pergunta que faço é: Quantos jogadores dos 290 milhões de euros gastos nas últimas 5 épocas foram contratados por JJ, Bruno Lage ou Rui Vitória? A resposta é: muito poucos!

O dinheiro tem sido gasto maioritariamente em jogadores escolhidos por empresários e engravatados, com foco claramente bem mais vincado na oportunidade de negócio e na vertente comercial do que na vertente desportiva.

Ainda há uma semana atrás ouvimos Rúben Amorim dizer que a ele ninguém impõe jogador nenhum. E se falarmos em Sérgio Conceição então, esse cenário está completamente fora de equação.

Mas não no Benfica. Criou-se no Benfica a ideia (e pensem lá a quem deu jeito) que a estrutura pensa e o treinador executa, e que não se pode estar a alterar a filosofia de cada vez que chega um novo treinador. Mas é aqui que está o erro: se o treinador que chega não está em linha com a filosofia que se quer para o clube, então o erro já foi cometido, e foi cometido não pelo treinador mas pelas linhas hierárquicas superiores que o contrataram.

O que não faz sentido na minha opinião é contratar um treinador para o obrigar depois a trabalhar dentro de uma filosofia na qual não acredita, com jogadores que não escolheu e que não lhe permitem sequer impor no campo as ideias que preconiza para a sua equipa. Sim, foi isso que aconteceu a Jorge Jesus... Mas também a Bruno Lage e a Rui Vitória, é preciso referir...

II.

Há algo que se percebe claramente no Sporting neste momento. Existe um modelo de jogo, e contratações cirúrgicas feitas para encaixar nesse modelo. No Benfica não há modelo de jogo porque não há jogadores para o modelo, e têm-se gasto rios de dinheiro em jogadores avulso que entram no plantel sem critério algum e depois espera-se que o treinador consiga fazer qualquer coisa com a salada de frutas que tem.

Já no Porto, percebe-se claramente o critério das escolhas de Sérgio Conceição. Dá primazia a jogadores robustos, com personalidade, sangue na guerra e espírito de sacrifício, porque há muito que inteligentemente percebeu que em anos de vacas magras e onde a qualidade é limitada, a diferença tem de se fazer pelo suor.

E tem-no feito, deixem-me dizê-lo, exemplarmente. Porque no Porto de Sérgio Conceição percebe-se claramente que antes da qualidade está a personalidade. A qualidade trabalha-se em cima da personalidade, e não o contrário. Percebe-se claramente que há uma diferença temporal (às vezes longa) entre um jogador chegar ao plantel, e depois à equipa principal!

Já no Benfica de Vieira (e desculpem-me continuar a falar de Vieira, mas o presente parece-me apenas uma continuação do passado), nada disto é verdade...

O Benfica é uma montra, é o entreposto de jogadores que vezes sem conta aqui referimos que era no passado. O Benfica é aquele clube que assim que contrata um jogador tem de coloca-lo na montra para abrir o apetite de potenciais interessados.

O Benfica é aquele clube que contrata Darwin por 24 milhões, o miúdo chega e faz uns golos, e 3 semanas depois já se fala que pode ser vendido ao Real Madrid por 150 milhões! Passam-se mais 3 ou 4 semanas e o miúdo tem exibições fracas e de repente já se fala que os 24 milhões gastos podem ter sido muito.

Enquanto no Porto temos de momento um onze com 3 miúdos da formação e um quarto a entrar quase sempre do banco, ninguém no Porto fala disso! São jogadores do Porto, com o mesmo estatuto que os veteranos, e resume-se a isso! Não vejo no Porto ninguém a querer fazer títulos dos jornais com os méritos da sua academia (em contraste com o que o Benfica sempre fez nos seus anos de ouro).

O Porto é o clube onde os miúdos da formação que venceram a Youth League há 3 anos atrás, tiveram de penar para chegar à equipa principal e ao 11! Em contraste, o Benfica é o clube que deu a titularidade de mão beijada em jogos da Liga dos Campeões, a miúdos como Svillar e ao trio de Tavares que hoje nem em clubes que jogam pela despromoção são titulares.

É esta noção de facilitismo que tem de acabar! É esta noção que o que conta são os focos de luzes e os títulos dos jornais e o jogar para os aplausos da plateia! É esta noção que o Benfica é uma montra e que quem chega tem de brilhar mais do que os colegas, que se é estrela antes de o ser, que o individual se sobrepõe ao coletivo e que o objetivo é ser vendido para um clube maior o mais depressa possível!

No Benfica falta alma! No Benfica falta espírito competitivo! No Benfica falta sentimento de pertença! No Benfica passa a ideia que as contratações e os jogos se resolvem à base da inspiração e só depois a transpiração, quando a ordem tem de ser a inversa... Porque a inspiração vai e vem, só a transpiração se controla e se pode manter numa linha estável em 50 jogos por época!

No Benfica tem de se deixar de ter esta ideia tão antiga que uma equipa se pode fazer à base de Sabrys! Esta ideia que uma equipa pode ser competitiva com jogadores que volta e meia fazem uns brilharetes ofensivos, mas que depois não defendem, não mordem a língua nem pisam os calcanhares, e acham que o que dão à equipa chega! Culpa dos jogadores? Às vezes sim, mas mais culpa está em quem traça o perfil dos jogadores que contrata!

O Benfica de hoje é na minha opinião reflexo de muito do que está escrito acima. Agrada-me de sobremaneira e espero que seja a isto que Rui Costa se refira quando diz que é urgente mudar mentalidades! O que me assusta no entanto é essa afirmação ter vindo de alguém que lá passou os últimos 13 anos e que ajudou a transformar o Benfica na feira de vaidades que é hoje! 


Fonte: https://geracaobenfica.blogspot.com/2022/02/mudar-mentalidades-rui-comeca-pela.html

The Eagle 10

#194492
As próximas eleições já têm boletim de voto.

Ainda vai estar mais democrática e transparente...


NoNickBoy

Ja nem vai ver as modalidades.

Um presidente que se esconde dos sócios não vale nada.

GodKi

Citação de: iur27 em 08 de Fevereiro de 2022, 19:38

Ainda há uma semana atrás ouvimos Rúben Amorim dizer que a ele ninguém impõe jogador nenhum. E se falarmos em Sérgio Conceição então, esse cenário está completamente fora de equação.


Parei aqui pois lembrei-me do Claudio Ramos, do Carraça, do Saravia, entre outros que certamente foram escolha do treinador supra citado.

rsd

Citação de: GodKi em 08 de Fevereiro de 2022, 21:05
Citação de: iur27 em 08 de Fevereiro de 2022, 19:38

Ainda há uma semana atrás ouvimos Rúben Amorim dizer que a ele ninguém impõe jogador nenhum. E se falarmos em Sérgio Conceição então, esse cenário está completamente fora de equação.


Parei aqui pois lembrei-me do Claudio Ramos, do Carraça, do Saravia, entre outros que certamente foram escolha do treinador supra citado.

Os 2 primeiros nunca foram opção, o terceiro rapidamente lhe fez a cama. Escolhe outros.

GodKi

Citação de: rsd em 08 de Fevereiro de 2022, 21:06
Citação de: GodKi em 08 de Fevereiro de 2022, 21:05
Citação de: iur27 em 08 de Fevereiro de 2022, 19:38

Ainda há uma semana atrás ouvimos Rúben Amorim dizer que a ele ninguém impõe jogador nenhum. E se falarmos em Sérgio Conceição então, esse cenário está completamente fora de equação.


Parei aqui pois lembrei-me do Claudio Ramos, do Carraça, do Saravia, entre outros que certamente foram escolha do treinador supra citado.

Os 2 primeiros nunca foram opção, o terceiro rapidamente lhe fez a cama. Escolhe outros.
Jogando ou não eles estão lá, portanto as negociatas foram feitas e serão sempre feitas em prejuízo dos clubes e para pagar favores, que no que toca ao clube em questão são mais do que evidentes.
Eu, se tiver as costas quentes, também sou o maior da minha zona!

Génio da Luz



rsd

Citação de: GodKi em 08 de Fevereiro de 2022, 21:12
Citação de: rsd em 08 de Fevereiro de 2022, 21:06
Citação de: GodKi em 08 de Fevereiro de 2022, 21:05
Citação de: iur27 em 08 de Fevereiro de 2022, 19:38

Ainda há uma semana atrás ouvimos Rúben Amorim dizer que a ele ninguém impõe jogador nenhum. E se falarmos em Sérgio Conceição então, esse cenário está completamente fora de equação.


Parei aqui pois lembrei-me do Claudio Ramos, do Carraça, do Saravia, entre outros que certamente foram escolha do treinador supra citado.

Os 2 primeiros nunca foram opção, o terceiro rapidamente lhe fez a cama. Escolhe outros.
Jogando ou não eles estão lá, portanto as negociatas foram feitas e serão sempre feitas em prejuízo dos clubes e para pagar favores, que no que toca ao clube em questão são mais do que evidentes.
Eu, se tiver as costas quentes, também sou o maior da minha zona!

O homem diz que esses treinadores não papam grupos e tu vens falar de negócios feitos por esses clubes?

Deves querer que o cãoceição também mande em todos os negócios que o clube faz. A realidade é uma: eles podem contratar quem quiserem, dar comissões a quem quiserem. Mas se ele não quer eles não jogam.

Génio da Luz



Espártaco


dsdsds44

Citação de: Génio da Luz em 08 de Fevereiro de 2022, 21:14
Citação de: dsdsds44 em 08 de Fevereiro de 2022, 21:14
Citação de: Génio da Luz em 08 de Fevereiro de 2022, 21:13
Boa noite caríssimos
O que tens a anunciar hoje caro funcionário?

Que gosto muito de vocês todos  :smitten:
Apesar de tudo, sou uma pessoa com compaixão, desejo-te a maior felicidade como ser humano ;D

S1Benfica

Citação de: Génio da Luz em 08 de Fevereiro de 2022, 21:13
Boa noite caríssimos
Correu bem o dia?

Olha, qual o melhor resultado (para Rui Costa, na opinião dele) no próximo Porto-Sporting?