Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

gizmo

Citação de: todoladentro em 23 de Março de 2026, 01:23

As pessoas não têm culpa da cara com que nascem, mas eu olho para ali e vejo um padrão. Todos cara de burro como o crlh.
Lembra-me quando ia ver certos perfis de Facebook, que na altura das eleições comentavam em barda, "força Rui!". Era cada um pior que o outro. Parecem todos filhos de consanguinidade.

Che1904

Citação de: kingvata em 23 de Março de 2026, 21:46Hoje encontrei um chalupa no trabalho, que lá veio com a história de que o Rui não joga à bola.
Estava com o filho de 12 anos

Virei-me para o filho e disse: imagina que me davam 100 mil euros para comprar um carro e 50 mil euros a cada um de vocês os dois.

No final faziamos uma corrida e eu ficava em terceiro. O que achavas de mim pequenote?

E o puto respondeu à frente do Pai. Eras um granda nabo que não sabe comprar carros!

E se em vez de carros fossem jogadores para ganhar jogos, a culpa continuava a ser minha?

E o puto respondeu: óbvio!

Já só disse mais isto: Então adeus e boa tarde...

o pai foi a reclamar com o filho :rir:
Coitado do puto...

Kurt Cobain 10

https://www.facebook.com/share/v/1DqUbTytg2/

O Isaltino foi acusado pelo ministério público por andar a comer do bom com o dinheiro da câmara.

Se é assim têm de acusar  este também e os outros parasitas que o rodeiam.

Anda tudo a viver á pala do Benfica...

DB4700

Citação de: Roting em 24 de Março de 2026, 19:57
Citação de: DB4700 em 23 de Março de 2026, 12:00
Citação de: Shoky em 22 de Março de 2026, 23:30Antes de ir de sopa novamente, só deixar a antevisão do que irá acontecer:

Mercado de verão cheio de gordas nos jornais. "Agora é que vai ser". Plantel escolhido por Mourinho. Aposta nos jovens. Mourinho também ficou em 3.° no Porto e a seguir ganhou tudo.

Vão vender o sonho europeu. Da Liga Europa. Os papalvos vão comer tudinho. Os reforços vão ser todos fabulosos.

A época começa e vai ganhar-se bola. Os reforços vão revelar-se todos uns pernetas. Vão ser os árbitros os culpados.

Mas na Europa será diferente. Até aos oitavos ou quartos de final. Perde-se com um Marselha da vida.

É o Mourinho o culpado. Está velho e conflituoso. É despedido. Fica o Veríssimo até final da época. E no ano seguinte é que vai ser.

Eu estou curioso para ver o que vão fazer. Tenho dois mestrados e mais de 10 anos a trabalhar em finanças (digo isto só para não acharem que é mais um Nostradamus com o 'Finanças para tótós' debaixo do braço): o Rui Costa esticou o clube financeiramente na época passada para trazer aqueles jogadores todos. Ora o Aursnes e o Barreiro estão à frente do Barrenechea e do Ríos. o Ivanovic está muito atrás do Pavlidis. o Lukébakio está atrás do Prestianni. olhamos para o plantel e ninguém valorizou significativamente além do Pavlidis. a merda é que o Pavlidis tem 27 anos, a caminho de 28, e ninguém paga mais de 50 milhões por um ponta de lança com essa idade.

tudo isto já seria grave o suficiente. mas olhamos para as contas que o clube apresentou em dezembro, e há uma diferença de 200 milhões entre passivo corrente e activo corrente. ou seja, até dezembro/2026, o Benfica terá que pagar 200 milhões a bancos, investidores obrigacionistas, estado e outros clubes. o Benfica tem a receber ou tem em caixa um total de 121 milhões até Dezembro/2026, e vai ter que pagar 313 milhões. é uma diferença de 192 milhões.

convém notar que estes 192 milhões nada têm a ver com salários, alimentação, transportes, todas as despesas diárias e normais da SAD. são 192 milhões de desequilibrio de investimentos passados da SAD.

habitualmente a SAD faz um empréstimo obrigacionista na ordem dos 50-60 milhões. logo poderá facilmente adiar 50-60 dos 192 milhões. mas há 132-142 milhões que terão que encontrar em algum lugar (vendas ou adiantamentos de receitas) ou então vão ter que ir buscar em empréstimos.

por isso, tenho muitas dúvidas que seja um verão de grandes nomes e grandes reforços. e se for, bem, o Rui Costa se voltar falhar como falhou neste mercado, terá posto o Benfica numa situação idêntica à que o Pinto da Costa deixou o clube.

o AVB não fez nenhum milagre financeiro. o AVB vendeu de 30% das receitas do Estádio do Dragão nos próximos 25 anos por 65 milhões que podem chegar aos 100 milhões, fez um empréstimo de 115 milhões a 25 anos, fez um empréstimo de 21 milhões a 3 anos e vendeu quatro titulares por 179 milhões (brutos). graças ao AVB, o FCP vai pagar mais de 100 milhões em juros nas próximas décadas. naturalmente que no imediato está cheio de dinheiro. mas eventualmente isto terá peso no Porto.

Esses 121M a receber é já com as receitas do novo contrato televisivo?

não.

Che1904

Citação de: Gamabunta em 24 de Março de 2026, 01:34Se alguém criasse um Benfica, novo e independente, a começar do zero nas distritais, ao estilo da cisão SAD e clube que o belenenses teve, seria o primeiro a fazer me sócio e passar a apoiar esse Benfica.

Chamem me os nomes que quiserem, mas não sou deste clube pelo nome ou pela cor que tem, mas pelos seus valores, que claramente já não existem.

Puta que pariu isto tudo e esta corja que não larga o clube.
Se tivesse de começar noutro lado era já, com adeptos e presidente que amem verdadeiramente a instituição.
Eu subscrevo

VictorGideon

Só voltaremos a ter relevância quando a cultura de mamar for substituída pela de ganhar!

SLBenfica1904

A contratar caro e mau és o maior. Imbatível! Incompetência a nível surreal!

Mattamouros

Citação de: DB4700 em 23 de Março de 2026, 12:00
Citação de: Shoky em 22 de Março de 2026, 23:30Antes de ir de sopa novamente, só deixar a antevisão do que irá acontecer:

Mercado de verão cheio de gordas nos jornais. "Agora é que vai ser". Plantel escolhido por Mourinho. Aposta nos jovens. Mourinho também ficou em 3.° no Porto e a seguir ganhou tudo.

Vão vender o sonho europeu. Da Liga Europa. Os papalvos vão comer tudinho. Os reforços vão ser todos fabulosos.

A época começa e vai ganhar-se bola. Os reforços vão revelar-se todos uns pernetas. Vão ser os árbitros os culpados.

Mas na Europa será diferente. Até aos oitavos ou quartos de final. Perde-se com um Marselha da vida.

É o Mourinho o culpado. Está velho e conflituoso. É despedido. Fica o Veríssimo até final da época. E no ano seguinte é que vai ser.

Eu estou curioso para ver o que vão fazer. Tenho dois mestrados e mais de 10 anos a trabalhar em finanças (digo isto só para não acharem que é mais um Nostradamus com o 'Finanças para tótós' debaixo do braço): o Rui Costa esticou o clube financeiramente na época passada para trazer aqueles jogadores todos. Ora o Aursnes e o Barreiro estão à frente do Barrenechea e do Ríos. o Ivanovic está muito atrás do Pavlidis. o Lukébakio está atrás do Prestianni. olhamos para o plantel e ninguém valorizou significativamente além do Pavlidis. a merda é que o Pavlidis tem 27 anos, a caminho de 28, e ninguém paga mais de 50 milhões por um ponta de lança com essa idade.

tudo isto já seria grave o suficiente. mas olhamos para as contas que o clube apresentou em dezembro, e há uma diferença de 200 milhões entre passivo corrente e activo corrente. ou seja, até dezembro/2026, o Benfica terá que pagar 200 milhões a bancos, investidores obrigacionistas, estado e outros clubes. o Benfica tem a receber ou tem em caixa um total de 121 milhões até Dezembro/2026, e vai ter que pagar 313 milhões. é uma diferença de 192 milhões.

convém notar que estes 192 milhões nada têm a ver com salários, alimentação, transportes, todas as despesas diárias e normais da SAD. são 192 milhões de desequilibrio de investimentos passados da SAD.

habitualmente a SAD faz um empréstimo obrigacionista na ordem dos 50-60 milhões. logo poderá facilmente adiar 50-60 dos 192 milhões. mas há 132-142 milhões que terão que encontrar em algum lugar (vendas ou adiantamentos de receitas) ou então vão ter que ir buscar em empréstimos.

por isso, tenho muitas dúvidas que seja um verão de grandes nomes e grandes reforços. e se for, bem, o Rui Costa se voltar falhar como falhou neste mercado, terá posto o Benfica numa situação idêntica à que o Pinto da Costa deixou o clube.

o AVB não fez nenhum milagre financeiro. o AVB vendeu de 30% das receitas do Estádio do Dragão nos próximos 25 anos por 65 milhões que podem chegar aos 100 milhões, fez um empréstimo de 115 milhões a 25 anos, fez um empréstimo de 21 milhões a 3 anos e vendeu quatro titulares por 179 milhões (brutos). graças ao AVB, o FCP vai pagar mais de 100 milhões em juros nas próximas décadas. naturalmente que no imediato está cheio de dinheiro. mas eventualmente isto terá peso no Porto.

Lembro-me de aqui há uns tempos (1/2 anos? Não sei precisar já) teres feito também uma análise como esta, a desconstruir e mostrar os números como eles são (e eu como leigo que sou na matéria, novamente agradeço O0 ) e de na altura o buraco que se tinha era de 50/60 ano (talvez 80 já n sei precisar) e que o 'tapávamos' sempre com a receita extraordinária das vendas anuais, mas que depois contratávamos novamente (investíamos) e novamente se abria este buraco. Que era o modo que eles tinham escolhido para gerir o clube, assente nas receitas das vendas de jogadores. E eu recordo-me de te perguntar se não era possível 'baixar' esse volume e sermos 'auto-suficientes' para não estarmos sempre dependente dessas mesmas vendas..

Hoje, mais do que se é possível ou não, olhando para o estado dos números que apresentas - e assumindo que ficamos em 3º logo falhamos também a receita extraordinária da Champions - quer-me parecer que está mais do que na altura de, ao invés duma opção de gestão (e eu aqui como muitos, há muito que defendo um modelo diferente para o clube..) ser obrigatório uma contenção de custos por uma questão de 'sobrevivência'. Um olhar para dentro e aproveitar o que temos em casa, um tentar encaixar alguns gajos que possam valer algo, despachar outros que ganham balúrdios e já não rendem nem vão para novos, 2 ou 3 contratações cirúrgicas, e reformular o restante plantel com a prata da casa.

De tanto miúdo que temos com potencial, se calhar está na altura de os aproveitar e mandar para a A. Sem medos. Num plantel de 24 jogadores - 2 por posição, 3 gr/3pl - termos 8 da formação. Dá 1/3.
Sendo que o 3º gr e o 4º central podem - e devem - ser jovens da B chamados como recurso e necessidade (podem até treinar com os A) o 3º pl poderá ser perfeitamente um Anísio, nos restantes, entre Neto e Banjaqui, Prioste Veloso e Moreira.. e se calhar não ficamos com pior plantel do que temos actualmente, e não se gasta os balúrdios que andamos a gastar, quer em transferências, quer em ordenados que pagamos.

Digo isto não só na questão de aproveitamento dos jovens que, diga-se, o nosso aproveitamento da formação é uma valente cagada. Ou bem que são 'Felixs' e 'Neves', ou bem que são corridos daqui, um 'Gouveia' ou um 'Jota' nunca servem para compôr plantel. Mas depois enterra-se 10 ou 15M (ou mais) num regen qualquer sul americano.. que com jeitinho não faz melhor e ganha o dobro.
Há anos que digo que nem todos vão dar vedetas, e que podíamos e devíamos usar os miudos para compôr estas segundas linhas..

Gasta-se menos em transferências e paga-se menos de ordenado (redução de custos) e fica-se com jovens da formação e identificados com o clube (algo que tantas vezes nos queixamos não termos..) e como disse acima, muito provavelmente a qualidade nem desce por aí além..

Mas para isto.. é preciso haver tomates um plano.. é preciso quem manda querer.. é preciso deixar de rodar comissões em jogadores de merda do amigo Lopo.. é preciso vir assumir as responsabilidades ( ;D ) e explicar aos sócios 'errámos, não correu bem, não vamos poder rebentar novamente 100M em reforços e vamos ter de fazer isto por uma questão de números..'

A não ser claro que esta malta se esteja a cagar para a vertente financeira da coisa e continue a empurrar com a barriga prá frente, à sa foda, e quem vier que feche a porta.. se o plano for esse acho que podem continuar no mesmo modelo. Senão, está mais do que na altura de o mudar..
Também há quem diga que rebentar com isto financeiramente lhes dê jeito para depois irem fazer o choradinho de que 'a única maneira de sermos competitivos é com investimento externo' - e que isto é o 'endgame' desta gente.. - e eu honestamente ao dia de hoje já nada me surpreenderia.. mas como quero acreditar que isso nunca passará em assembleia, prefiro pensar em gerir isto com pés e cabeça para o dia de amanhã..

Pelo que repito a pergunta que te fiz da outra vez, achas que é fazível? Vês isto como sendo o caminho a seguir? Ou achas que vão cagar na coisa e continuar a empurrar com a barriga?
Obrigado :drunk: