Giovanni Trapattoni

Treinador, 87 anos,
Itália
Equipa Principal: 1 época (2004-2005), 51 jogos (30 vitórias, 9 empates, 12 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Trapattoni

Citação de: Festivus em 13 de Agosto de 2025, 19:47Acho que perder a final da Taça contra o Vitória de Setúbal traçou o seu destino. Essa derrota acabou por deixar um sabor um bocado amargo após a festa do título nacional. O futebol algo defensivo da equipa durante a época também nunca foi muito consensual. E sempre ficou aquela ideia no ar que foi um título ganho "sem saber ler nem escrever".

Como vencemos o primeiro campeonato após 10 anos a seco, o Trapattoni ficou na história do clube por motivos positivos. Mas eu lembro-me de ele nunca ter sido propriamente um treinador popular entre os benfiquistas e o povo português no geral. O Peseiro era visto como o melhor treinador em Portugal na altura e era tudo a tecer loas ao futebol do Sporting. Isso e terem ido à final da Taça UEFA, também.
O Aperta Pescoços esfregava as mãos para trazer o Camacho de volta quando as coisas andavam tremidas. Não fosse o Veiga a segura-lo tenho serias duvidas que tivessemos sido campeões nessa época.

Festivus

Foi o único treinador a conseguir ser campeão com um Benfica algo fraco. Geralmente só somos campeões quando estamos bem fortes e mesmo assim nunca o somos antes da antepenúltima jornada que só aconteceu em 2013/2014, creio eu.

Tsu1904

Não jogávamos uma merda mas foda-se se foi épico

Net0

Ficou na história, mas o principal obreiro do título foi o Simão. O que o homem jogou nessa época só é comparável ao João Pinto de 1993/1994.

Trapattoni

Citação de: Net0 em 20 de Setembro de 2025, 01:02Ficou na história, mas o principal obreiro do título foi o Simão. O que o homem jogou nessa época só é comparável ao João Pinto de 1993/1994.
Ele chegou a dizer uma vez "não sei o que seria de nós sem Simão".
O homem levou nos ás costas literalmente e foi salvo erro totalista não? Recordo me bem de haver uma fase em que ele andava tão desgastado que muitos reparavam estar em baixo rendimento.

Haywire

Citação de: Trapattoni em 20 de Setembro de 2025, 06:12
Citação de: Net0 em 20 de Setembro de 2025, 01:02Ficou na história, mas o principal obreiro do título foi o Simão. O que o homem jogou nessa época só é comparável ao João Pinto de 1993/1994.
O homem levou nos ás costas literalmente e foi salvo erro totalista não? Recordo me bem de haver uma fase em que ele andava tão desgastado que muitos reparavam estar em baixo rendimento.
Não foi.

fdpdc666

«É um absurdo comparar o ano de Trapattoni com este de Farioli» | DESTINO: SAUDADE

De 2005 para 2026. 21 anos separam os títulos conquistados por dois italianos. Da Velha Raposa a Don Francesco, de Trapattoni a Farioli. O DESTINO: SAUDADE recua à acidentada época de 04/05, recordista em surpresas e falhanços dos três grandes, para chegar à óbvia conclusão: «É um absurdo comparar esse título com o do FC Porto atual.» Embarcamos, pois, nesse campeonato de tantos altos e ainda mais baixos, até à coroação do Benfica no Estádio do Bessa, a 22 de maio. No 'Domingo Desportivo' temos José Mourinho e no 'Ficheiros do Tovar' há uma imagem histórica com um antigo campeão das águias: Artur Santos.

tiago1991

Não era em baixo rendimento, era mesmo lesionado com uma puta de hérnia

Eu não gosto dele como pessoa,mas o que Simão carregou nesse campeonato deve ter sido do mais lendário que se viu no clube

Covenant

Citação de: tiago1991 em 07 de Maio de 2026, 14:22

Não era em baixo rendimento, era mesmo lesionado com uma puta de hérnia

Eu não gosto dele como pessoa,mas o que Simão carregou nesse campeonato deve ter sido do mais lendário que se viu no clube
Mais especificamente uma pubalgia.

j.barreto

concordo discordando,o Simao foi o jogador mais importante,de longe,mas o maior factor de todos para mim,foi o Apito Dourado.