Escolas de Formação - Tributo ao Prof. Fonte Santa

TBCoentrao16

benfiquistas,

Antes de mais os meus PARABENS ao André Sabino e a todos os que o ajudam pelo fantástico tabalho que tem sido feito neste espaço para divulgar as nossas equipas de futebol de formação.

O trabalho é absolutamente MARAVILHOSO! O André vai a todo o lado para nos fazer chegar tudo sobre os nosos craques do futuro... PARABENS!

No entanto, e nao vejam como uma critica, temos dado muito destaque à formação "de competição" (federada) mas esquecemo-nos que esse trabalho começa cada vez mais cedo. Hoje em dia, 60% dos jogadores que chegam a Escolas A B C D já têm dois, três ou mesmo quatro anos de trabalho na formação do Sport Lisboa e Benfica.

Esse trabalho é coordenado ha muitos anos pelo Professor António Fonte Santa

O professor que tem sido responsável pela formação de atletas e treinadores do Sport Lisboa e Benfica.

Os resultados estão á vista de todos e a crescente qualidade dos nossos escalões de formação mais baixos (iniciados, infantis e escolas) é a prova disso. Esses escalões têm recebido jovens que passam dois e três anos (com 4, 5, 6, 7 e 8 anos de idade) nas nossas Escolas de Formação coordenadas superiormente pelo Prof. Fonte Santa.

Nesta escola, ha selecção e recrutamento (de outras escolas/equipas) de jovens desde os 5 anos de idade.

Nao está aqui em causa se o Professor tem o perfil A ou B, se fez X ou Y, quem gosta ou não dele (quem o conhecer pessoalmente se quiser que se pronuncie)... quis abrir este tópico somente para que pudessemos partilhar tambem o que se faz na base dos escalões de competição... na Escola de Formação.

Esta escola tem tido o mérito de formar jovens jogadores que hoje integram a nossa formação nos mais diversos escalões e jovens treinadores muitissimo capacitados e que o futuro mostrará: Mister Mauro, Mister Nuno Mauricio, Mister Helena, Mister Edgar, Mister Miguel Soares, Mister Vitor, Mister Duarte, Mister Lino, Mister Tiago, Mister Pedro, Mister João... apenas para referir alguns... e o sempre disponivel Dr. João Rossa.

PARABENS PROFESSOR ANTONIO FONTE SANTA

Red skin

Força a todos os técnicos da formação!!!! Devia haver um tópico para todos eles!  :)

tdantas

Sou pai de um menino que estás nas escolas de formação do SLB, desde os 4 anos, e posso de facto confirmar a qualidade do trabalho que todos os mister's que trabalham com ele têm. Ainda esta semana veio ao de cima a qualidade do trabalho que está a ser feito, supervisionado por esse senhor PROF. Fonte Santa ao conquistarmos o Mundialito realisado em VRS António, vencer o Barcelona por 6 a 0 não é fácil e prova-se que de facto com dedicação e trabalho competente as nossas escola de formação começam a dar os frutos de que tanto precisamos :slb2: :dance:

coristaslb

Já o referi várias vezes. Este homem devia ser o mentor principal da nossa formação. 6-0 ao Barcelona. Fantástico

TBCoentrao16

O prof. Fonte Santa tem uma equipa (treinadores) com uma qualidade fantástica!

Fut_jovem

Citação de: coristaslb em 23 de Março de 2008, 21:19
Já o referi várias vezes. Este homem devia ser o mentor principal da nossa formação. 6-0 ao Barcelona. Fantástico

Coristaslb sou da mesma opinião, é a pessoa mais competente para coordenar o futebol de formação do SLB mas infelizmente parece que nem todos pensam dessa forma.

SevenStars

Citação de: TBCoentrao16 em 24 de Março de 2008, 00:48

Para mim tem muito mais do que isso. Tem um verdadeiro trabalho científico, que começou há vários anos, quase sem condições iniciais, e é o que vemos vendo. Não é só ete ano, não. Veja-se todo o palmarés destes escalões nos últimos anos.
A minha sincera vénia! :bow2: :clap1:

Antonius

Citação de: SevenStars em 24 de Março de 2008, 20:28
Citação de: TBCoentrao16 em 24 de Março de 2008, 00:48

Para mim tem muito mais do que isso. Tem um verdadeiro trabalho científico, que começou há vários anos, quase sem condições iniciais, e é o que vemos vendo. Não é só ete ano, não. Veja-se todo o palmarés destes escalões nos últimos anos.
A minha sincera vénia! :bow2: :clap1:

È verdade este Senhor è grande naquilo que faz.
já conheco este SR. na escola de Formação há 10 anos e é das pessoas que mais luta pelos intereses das crianças.
As escolas agora estão com muito boas condições pq á alguns anos atrás os meninos não tinham grandes condições e este SR tanto lutou e luta para que os jovens se possam orgulhar de pertencerem á formação do Benfica.
Tenho um filho que foi formado pelo Mister Fonte Santa e Pela Mistra Helena Costa Tb ela entrou para a formeção do SLB ainda muito jovem.
Para eles E todos os outros Misteres um Grande abraço e muita sorte na vida.

papim

E VERDADE O PROFESSOR FONTE SANTA E EXTRAORDINARIO TANTO A ORGANIZAR COMO A
TREINAR

carlosdr

Meus amigos Benfiquistas pois aqui vai uma bomba. Está na altura de alguém por o dedo na ferida e isso até é a minha especialidade nada tenho a perder e só ganha o nosso Benfica.

Aquilo que está aqui escrito acerca do prof Fonte Santa só peca por ser pouco pois tudo de bom é verdade sem esquecer os que com ele trabalham popis os que não eram suficientemente bons esses ele mandou procurar outras paragens , mas fico por aqui depois se saberá.

Mas agora vem então aquilo que é grave e que prejudica o clube, é que o grande trabalho que é iniciado pelo prof Fonte Santa nas escolinhas depois de muito trabalho muita investigação muita dedicação muito estudo dos meninos, muito desenvolvimento das capacidades de cada um , muitas apreciação daquilo que cada um tem pois cada um tem as suas caracteristicas, muito criar até de capacidades que alguns tinham dificuldade dá gosto ve-los evoluir.

Mas meus amigos depois saem das escolinhas vão para as escolas e vá lá saber-se porquê, mas sabemos,perdem a criatividade , perdem a alegria , perdem o conceito de grupo de amizade , equipas que nunca tinham perdido com o Sporting ( por 10 vezes) perdem logo .

Só espero que rapidamente e com muita urgência o Rui Aguas e o Grande Maestro coloquem esse Prof F Santa no sitio onde ele faz falta .Ainda no ano passado num simpósio que houve no Mindialito este Prof deixou tudo de boca aberta inclusivé treinadores estrangeiros com os quais falei . Falou da formação como nínguém.

DEixem-no trabalhar e acompanhado por quem ele entender e não com imposições e verão que isto muda. Tenho muito mais para dizer mas a seu tempo virá. Um Benfiquista inconformado

coristaslb

Citação de: carlosdr em 26 de Março de 2008, 12:44
Meus amigos Benfiquistas pois aqui vai uma bomba. Está na altura de alguém por o dedo na ferida e isso até é a minha especialidade nada tenho a perder e só ganha o nosso Benfica.

Aquilo que está aqui escrito acerca do prof Fonte Santa só peca por ser pouco pois tudo de bom é verdade sem esquecer os que com ele trabalham popis os que não eram suficientemente bons esses ele mandou procurar outras paragens , mas fico por aqui depois se saberá.

Mas agora vem então aquilo que é grave e que prejudica o clube, é que o grande trabalho que é iniciado pelo prof Fonte Santa nas escolinhas depois de muito trabalho muita investigação muita dedicação muito estudo dos meninos, muito desenvolvimento das capacidades de cada um , muitas apreciação daquilo que cada um tem pois cada um tem as suas caracteristicas, muito criar até de capacidades que alguns tinham dificuldade dá gosto ve-los evoluir.

Mas meus amigos depois saem das escolinhas vão para as escolas e vá lá saber-se porquê, mas sabemos,perdem a criatividade , perdem a alegria , perdem o conceito de grupo de amizade , equipas que nunca tinham perdido com o Sporting ( por 10 vezes) perdem logo .

Só espero que rapidamente e com muita urgência o Rui Aguas e o Grande Maestro coloquem esse Prof F Santa no sitio onde ele faz falta .Ainda no ano passado num simpósio que houve no Mindialito este Prof deixou tudo de boca aberta inclusivé treinadores estrangeiros com os quais falei . Falou da formação como nínguém.

DEixem-no trabalhar e acompanhado por quem ele entender e não com imposições e verão que isto muda. Tenho muito mais para dizer mas a seu tempo virá. Um Benfiquista inconformado
Mas é importante os benfiquistas saberem o quanto vale este homem. Este é muito competente.

Passaro51

Citação de: coristaslb em 26 de Março de 2008, 16:49
Citação de: carlosdr em 26 de Março de 2008, 12:44

Mas é importante os benfiquistas saberem o quanto vale este homem. Este é muito competente.

Corista tem toda a razão. mas... o Professor Fonte Santa tem um problema grave. É um Homem frontal, sabedor, interessado, dinamico. Depois tem aquela mania de pessoas que tem caracter que é de dizer tudo o que lhe vai na alma olhos nos olhos. Amigos isso é terrivel. Garanto que ja esteve pelo menos 2 vezes para ir para a rua sem saber porque. Felizmente que houve sempre alguem que exigiu que ele fosse ouvido e as coisas esclarecerem-se. Um ultima foi no Mundialito ao ano passado para tentar queimar o Prof. Fonse Santa dois coordenadores do SLB que estiveram tambem no Algarve tentaram derreter a equipa de pre-escolas do Benfica com diversas insinuações. Felizmente ele foi chamado e colocou o dedo no nariz desssa duas pessoas. Uma delas ate deve muito mas mesmo muito ao Prof. Fonse Santa. Ja agora digam-me porque foram buscar um Coordenador a Viseu? numa aea que no Benfica havia o Prof. Fonse Santa?

TBCoentrao16

Pessoal, vamos lá com calma...

quem falar com o professor que a qualidade dos técnicos das escolinhas (e ate a remuneração) é uma piramide invertida.

assim, os melhores pedagogicamente estão nas escolinhas de formação e nao nos escalões federados.

eu acho normal que o espirito de grupo e etc sejam mais evidentes nas escolinhas, porque é dos factores mais trabalhados... e nao tanto o despertar da qualidade tecnico-tactica. Esses ultimos factores sao aprimorados... nao focados!

Ou seja, O MELHOR é quem deve estar numa fase de selecção, trabalho e recrutamento que é cada vez mais importante para o clube... hoje em dia o recrutamento do Benfica começa aos 5 anos.

Todo esse trabalho é da responsabilidade e coordenação do prof. Fonte Santa. Assim como é da responsabilidade dele a selecção e recrutamento dos treinadores e estagiários que evoluem nas escolinhas e têm alguns seguido para os escalões federados.

Eu nao quero aqui defender que o Prof. deve ou nao deve estar noutras funções mais abrangentes, porque receio que isso pudesse desfoca-lo do trabalho PERFEITO que tem feito nas nossas escolinhas que têm sido uma fonte cada vez mais relevante de talentos para os escalões seguintes.

O certo é que o trabalho nos escaloes de formação é menos exigente ao nivel da coordenção e o Benfica tem hoje um departamento de prospecção que funciona independentemente da coordenação e que propoe os atletas directamente aos treinadores.

Quanto ao que foi aqui falado pelo user "CARLOSDR" é verdade. Eu próprio assisti em tempos ao prof a dispensar um treinador com um motivo muito simples: "nao era capacitado intelectualmente para CUIDAR de crianças" (lá está... mais uma vez, o mais importante nao é o futebol, mas as crianças e o respectivo bem-estar).

eu, honestamente, gostava (dado q fui quem abriu o tópico) que pudessemos utilizar este espaço para destacar as qualidades e episódios do Prof Fonte Santa e dos seus treinadores do que estar a desejar outras situações. O Professor está à 12 anos na função, admirado por muitos, incompreendido por outros... mas tem resistido a muita coisa... Eu sou dos que admira e MUITO.

Lançando o tema dos treinadores das Escolinhas de Formação:

Mister Mauro
Mister Miguel
Mister Vitor
Mister Edgar
Mister Helena

NAO TENHO QUALQUER DUVIDA QUE ESTÃO AQUI VALORES MUITO SEGUROS DO TREINO.

Nao refiro os demais, nao porque nao tenham tanta ou mais qualidade, mas porque nao tive (talvez "AINDA") possibilidade de conhecer tao de perto as qualidades do trabalho destes jovens treinadores.

andre_04_SLB

TBCoentrao16, estou de acordo com o tópico e deixei-o aberto pois é um tributo ao Prof. Fonte Santa e às suas grandes capacidades como treinador. Assim como o Sr. António Carraça tem um tópico, acho completamente normal que o Prof. Fonte Santa, numa posição de tamanha importância na área de formação do clube, também tenha.

Mas não sei se estão a par, já há um tópico para se falar sobre as Escolas de Formação. Este servirá, como foi dito, para enaltecer as capacidades e contar episódios dos técnicos. Quanto a resultados e outros feitos, será aqui:

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=20315.135

Cumprimentos  O0

TBCoentrao16

Citação de: andre_DV04_SLB em 27 de Março de 2008, 23:29
TBCoentrao16, estou de acordo com o tópico e deixei-o aberto pois é um tributo ao Prof. Fonte Santa e às suas grandes capacidades como treinador. Assim como o Sr. António Carraça tem um tópico, acho completamente normal que o Prof. Fonte Santa, numa posição de tamanha importância na área de formação do clube, também tenha.

Mas não sei se estão a par, já há um tópico para se falar sobre as Escolas de Formação. Este servirá, como foi dito, para enaltecer as capacidades e contar episódios dos técnicos. Quanto a resultados e outros feitos, será aqui:

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=20315.135

Cumprimentos  O0

O0 Obrigado André.

O objectivo é mesmo esse, dar dimensão aos episódios e conhecimento que temos das nossas escolas de formação.

Vamos lá, papás... mostrem que ha muita qualidade e know-how nos nossos recursos.