Iniciados A - Fase Final: Sporting 2-1 Benfica (Crónica, Fotos e Flash)

andre_04_SLB

Devo dizer que sou completamente contra os elevados protagonismos nestas idades. Li por aí que, "o que seria desta equipa do Benfica sem o Bakary e o Sancidino, pois o sentido colectivo por vezes não existe";

A mim, caiu-me mal. Quem escreveu isto não se deve recordar que na 1ª jornada do Campeonato o Benfica foi ganhar a Alcochete por 1-3 sem Sancidino Silva e sem Bakary. Lembro que este mesmo Benfica tem sido destaque ao longo da temporada pela imensa rotatividade que os seus técnicos têm imposto no plantel, procurando sempre potenciar a capacidade de todos os elementos. Em muitos momentos da época procurou-se deixar os resultados de lado, e apostar na evolução dos atletas.

É normal que o Benfica, tendo jogadores acima da média, procure jogar o seu futebol para eles integrarem da melhor forma esse estatuto.

rkc

Já houve algum jogo em que o Bakari jogasse e não marcasse?

Não encontrei nenhum... ;D

andre_04_SLB

Citação de: rkc em 26 de Maio de 2008, 14:31
Já houve algum jogo em que o Bakari jogasse e não marcasse?

Em Odivelas não marcou, no Torneio de Linda-a-Velha também não...

rkc

Citação de: andre_DV04_SLB em 26 de Maio de 2008, 14:37
Citação de: rkc em 26 de Maio de 2008, 14:31
Já houve algum jogo em que o Bakari jogasse e não marcasse?

Em Odivelas não marcou, no Torneio de Linda-a-Velha também não...

O torneio não interessa.

Só te lembras do Odivelas? GRANDE MÁQUINA!

Rusty Ryan

Apesar das individualidades que a equipa de Iniciados tem, como Sancidino, Bakary, Rui Silva, por exemplo, a equipa tem valor pelo todo, prova disso é a constante rotação que se fez ao longo da época. Como é óbvio, na fase final, é normal que se arranje/forme um onze tipo "ideal", pouco tem variado a equipa ao longo destes três jogos efectuados.
Jogadores como o Sancidino, Bakary, Rui Silva, não são fáceis de substituir, eles são muito bons!!! Mas a defesa do Benfica é fortissima, temos um Lateral Direito e uma dupla de Centrais do melhor. No Meio-Campo temos bons elementos também.
Acho que ficamos atrás do Sporting, em todos os escalões numa vertente: a táctica. Eles, em qualquer escalão jogam com o mesmo esquema, como apresentam a mesma estratégia de circulação de bola e de ataque. É um futebol muito táctico e ao mesmo tempo vistoso. Nós estamos a caminhar nesse sentido, "Roma e Pavia não se fizeram num dia".
Foi pena esta derrota como o Sporting, mas vamos levantar a cabeça, e concerteza, seremos campeões.

Abraço a todos.

Salir

Citação de: andre_DV04_SLB em 24 de Maio de 2008, 00:51
E terminava este Domingo uma semana totalmente despropositada (com três jogos) onde muita coisa se poderia decidir, mas que terminou com as contas todas em aberto. O Sporting, com apenas um ponto em dois jogos, recebeu o primeiro classificado Benfica que em caso de vitória poderia garantir, praticamente, a conquista do título. Um pouco dando continuidade ao que tem sido a época «leonina», existiram algumas surpresas, desde logo sem a inclusão dos "intocáveis" Altair Júnior e Afonso Figueiredo no onze inicial.

O Benfica apostou no mesmo onze de Guimarães, procurando maior controle a meio-campo, com a inclusão de Gonçalo Dias e Rui Silva que foram as novidades no onze inicial, em relação ao encontro de Quinta-Feira ante o Porto <a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_2745_modulo_jogos">(ver caixa).</a>.

Benfica com algum ascendente sofre o primeiro


Sancidino Silva

Começou o grande derby, a um ritmo lento, com muito estudo onde ambas as equipas se mostraram receosas de procurar qualquer coisa mais. O Sporting estava muito pressionado, sentia que se não vencesse, as suas hipóteses de chegar ao título estavam praticamente terminadas. O Benfica estava mais tranquilo mas sentiu, nos primeiros minutos, a pressão do desafio.

Ainda assim foram os «encarnados» quem demonstraram algum ascendente nos minutos iniciais. O primeiro lance de algum perigo, surgiu aos 6 minutos, numa boa jogada de entendimento que culminou num forte remate de Marco Grilo a sofrer um desvio num defensor contrário que quase levava perigo à baliza defendida por João Gomes.

O Benfica continuava por cima, tendo tido aos 10 minutos nova boa ocasião para marcar. Marco Grilo cobrou um livre de forma rápida, com Pedro Almeida a cruzar para a entrada da área, cabeceando Toni Sá para defesa segura do guardião «leonino». O domínio do desafio estava repartido, nenhuma equipa se mostrava realmente por cima, e o Sporting, no primeiro lance ofensivo que criou, acabou por se adiantar no marcador.


Pedro Almeida

Na tentativa de fazer uma transição rápida, Marco Grilo foi obrigado a regressar, perdeu a bola, que encontrou a velocidade de Alberto Coelho a ultrapassar João Santos e a atirar cruzado para o primeiro golo da partida. Muita festa dos jogadores do Sporting. Galvanizados com o golo, os jogadores «leoninos» vieram mais afincadamente à procura do segundo, sempre por intermédio de Alberto Coelho que não soube aproveitar um bom passe de João Carlos, quando já dentro da área atirou por cima.

Rui Silva deu o golo a Bakary numa grande jogada de Dino

Era necessário alterar alguma coisa e o Benfica acabou por fazer uma troca aos 20 minutos, saindo Gonçalo Dias (tocado), entrando para o seu lugar Pedro Dias, uma opção mais ofensiva e de maior profundidade do futebol de ataque dos «encarnados». Dez minutos volvidos a substituição, com o Benfica a equilibrar a contenda, Sancidino Silva fez uma diagonal soberba, passou por três elementos do Sporting, abrindo o jogo em Rui Silva que meio em remate, meio em cruzamento, jogou atrasado para a conclusão afirmativa de Bakary a colocar tudo igual no marcador.

Mais uma vez numa situação de muita pressão, os jogadores do Sporting baixaram as linhas e o Benfica poderia mesmo ter ido para o intervalo em vantagem, se o cabeceamento de Sancidino Silva em resposta a um livre cobrado por Pedro Almeida, não tivesse errado, por pouco, o alvo.

«Águias» dão banho de bola


Rui Silva

A segunda parte trouxe ao de cima a verdadeira superioridade que o Benfica exerce neste campeonato. Foi um domínio total, do primeiro ao último minuto, com imensas ocasiões de golo. Logo aos dois minutos depois do descanso, Bruno Gaspar tirou um bom cruzamento da esquerda, Sancidino Silva ficou muito perto de fazer o golo, com o remate a sair ao lado.

Assistia-se a uma pressão muito alta do Benfica, com Sancidino Silva em plano de destaque. 46 minutos, descaído para o flanco direito, trabalhou bem sobre dois adversários, saiu mal a conclusão, com um remate por cima quando já se encontrava em excelente ocasião para marcar.

Um minuto depois, jogada de insistência de Toni Sá, o esférico sobrou para Bakary que ultrapassou com uma excelente recepção de bola Thomas Ravera e atirou ao poste. Na ressaca do lance, novo remate de Bakary, grande intervenção de João Gomes a negar o golo ao senegalês do Benfica. O Benfica mexeu pela segunda vez no jogo, saindo Rui Silva para a entrada de Miguel Herlein.


Toni Sá

Miguel Herlein teve o golo à mercê

A toada do jogo mantinha-se a mesma, com o Benfica a criar muito jogo para um Sporting totalmente apático. Minuto 56, Pedro Dias ganha a segunda bola à entrada da área, passou por um adversário em velocidade e atirou para mais uma bela defesa de João Gomes.

Apontava o relógio para os 62 minutos quando o Benfica teve a melhor ocasião de toda a segunda parte para fazer golo. Bakary ganhou a disputa individual a Thomas Ravera, cruzando de pé esquerdo para a pequena área onde se encontrava Miguel Herlein, solto de marcação, não conseguindo o golo que esteve muito próximo de acontecer, cabeceando para as mãos de João Gomes, quando se exigia outro tipo de finalização.

Segunda parte com um remate do Sporting, um golo

O Sporting estava totalmente atrás, não conseguia reagir ao maior poder do Benfica. Já depois do árbitro ter dado os dois minutos de compensação, Ângelo Martins bateu mal a bola, não conseguindo aliviar a pressão. Altair Júnior, descaído para a direita, com um bom gesto técnico tirou do lance dois defensores do Benfica, jogando cruzado em João Carlos que numa excelente recepção orientada ganhou a «cara» do lance e atirou cruzado para o golo do Sporting, que colocou uma injustiça tremenda no placar, face ao que foi a partida.


João Santos

O Benfica teve tudo para sair de Alcochete com os três pontos, numa segunda parte de autêntico festival de futebol, onde se sucederam muitas ocasiões de golo para os «encarnados». O Sporting teve a sorte do jogo num lance totalmente inesperado, com Alberto Coelho a confirmar a veia de goleador a oferecer os três pontos ao Sporting e a colocar os «leões» novamente na luta pelo título. Apesar da derrota, Benfica é líder!

Apreciação Individual:

Ângelo Martins (6) – Esteve bem em todo o jogo, seguro e eficaz assim como se pedia. Acabou por bater mal a bola o que acabou por originar o segundo golo do Sporting. Força Ângelo, os benfiquistas estão contigo!

Pedro Almeida (7) – Grande capitão. Reuniu a equipa no final do jogo e transmitiu-lhes a mensagem de que ainda são os líderes. Muito eficaz a defender, não permitiu grandes lances pelo seu flanco.

Fábio Leite (7) – Teve pela frente um Alberto Coelho inspirado. Muito forte na antecipação, ganhou vários lances ao avançado do Sporting. Bom jogo.

João Santos (7) – Foi batido em velocidade no lance do primeiro golo, ainda assim esteve muito forte na leitura que fez do jogo e na capacidade defensiva que oferece sempre à equipa.

Bruno Gaspar (7) – Não está a jogar na sua posição natural, mas ainda assim não compromete. Muito inteligente a cair sempre no adversário certo, fechando as linhas de passe. Saiu bem no ataque, foi talvez o melhor do sector defensivo.

Marco Grilo (6) – Não esteve nos seus dias. Perdulário no lance do primeiro golo, errou alguns passes. Subiu de rendimento no melhor período do Benfica.

Gonçalo Dias (5) – Saiu aos 20 minutos de jogo tocado.

Toni Sá (8) – Fez uma óptima segunda parte. Muito ao seu estilo, algo preso à bola na maioria dos lances, esteve contudo muito forte no auxílio ao ataque e nas diversas jogadas de perigo que criou.

Rui Silva (6) – Não esteve no seu melhor. Essencial na obtenção do primeiro golo, acabou por perder alguns lances quando tentava o um para um. Levantar a cabeça, o Rui tem imensa qualidade e vai certamente provar isso mesmo até ao final da época.

Sancidino Silva (9) – Que jogo fenomenal. Na primeira parte demorou a arrancar, mas já a caminhar para o final da mesma soltou todo o seu futebol com uma grande jogada para o golo de Bakary. Na segunda parte foi tudo dele, gestos técnicos deliciosos, não perdeu nenhuma bola (e atenção, em 40 minutos isto não é exagero), fartou-se de criar lances perigosos de golo. Melhor em campo.

Bakary (8) – Pareceu algo mole nos primeiros minutos, mas também ele melhorou muito na segunda metade. Excelente a jogar de costas para a baliza, travou um duelo muito interessante com Thomas Ravera.

Suplentes:

Pedro Dias (6) – Trouxe outra amplitude ao jogo, mas entrou pouco no mesmo. Teve contudo um lance para facturar.

Miguel Herlein (6) – Teve nos pés, nesta caso na cabeça, a melhor oportunidade do Benfica na segunda metade. Decidiu mal mas tem também de levantar a cabeça.

<a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/rate.php?id=2745">Vote Aqui!</a>

Flash-Interview com o Mister Bruno Lage:

"Foi um resultado muito injusto. Se o empate já o seria, depois de nós termos feito a segunda parte que fizemos, perder num lance onde tivemos alguma falta de concentração, que acontece neste escalão, torna o resultado muito injusto. Foi pena termos entrado algo receosos. Trabalhámos muito e falámos para que isso não acontecesse, sofremos o primeiro golo num erro nosso, numa transição rápida, um passe interior que saiu mal e onde fomos apanhados desprevenidos, surge o primeiro golo, os jogadores cresceram, a equipa reagiu, fizemos uma jogada fantástica que nos deu o empate, e a segunda parte foi... totalmente nossa. Preparámos muito bem o facto de termos dois jogos com dois dias de intervalo, e sabíamos que íamos estar por cima na segunda parte. Jogámos melhor, tivemos várias oportunidades de golo, bola no poste, muitas defesas do guarda-redes, tivemos um futebol mais adulto, e depois no fim, temos aquela situação, que enfim... nos desanima mas não nos deita abaixo, pois estamos em primeiro!"

A recuperação não só física mas também psicológica dos jogadores vai ser muito importante para o próximo desafio...

"Estamos em primeiro. Apesar de sentirmos que foi um resultado muito injusto, onde os miúdos acabaram o jogo a chorar, mas nada está perdido, vamos ter algum tempo para recuperar, para descansar – algo que não tivemos nesta semana muito intensa – mas nada está fechado, antes pelo contrário. Estamos em primeiro, temos dois jogos disputados fora, falta um, temos seis pontos e vamos trabalhar!"

André Sabino, Serbenfiquista.com.

Andre

quando um jogador que é lutador e que sai frustrado, depois de ter sido "tocado" (não foi bem assim), em resultado de uma falta, não por querer  mas por defender a sua equipa, achas que deve ser deitado a baixo? É uma questão de nos colocarmos no seu lugar. Eu penso que devemos motivar os nossos jogadores por que todos são lutadores e fazem de tudo para ganhar. Não é assim que se faz crescer as pessoas. Como consegues avaliar um jogador que apenas jogou 10 minutos? Vamos mas é dar força a todos os jovens desta equipa e deixar as avaliações para o treinador, que será a pessoa mais acertada para esta situação.

Saudações benfiquistas

Força INICIADOS A

andre_04_SLB

Não sei se o problema aqui é meu, Salir, ou teu de te teres enganado em qualquer coisa. Onde está a minha avaliação ao Gonçalo Dias? E se o avalio, não é em 10 minutos, mas sim numa percentagem alta dos 900 e tal minutos que ele tem neste campeonato. As "notas" têm de ser dadas e foram feitas consoante o tempo que ele esteve em campo. Não foram feitas quaisqueres menções ao seu desempenho.

Repito: Onde está a avaliação? Quem o deitou abaixo?

Imperador04

Vamos la miudos, quero ver voçes campeões. Quer dizer quer ver todos, desde juvenis as escolinhas, mas por estes tenho um carinho especial.

Jorginho

de facto o bakary é uma máquina de fazer golos. mas acredito que aind apode fazer mais!

quanto ao facto de não ter marcado em Odivelas, quem viu o jogo e quem viu mais jogos do Odivelas sabe porquê.
Aquele central de marcação é fenomenal.

Rusty Ryan

De facto, não podemos ter todos a mesma opinião! Eu não concordo com algumas coisas que o André diz ou escreve, mas concordo com 90 % de tudo o resto que diz e escreve. Mas acima de tudo, tenho muito apreço e respeito pelo trabalho que ele aqui desenvolve e pergunto se há aqui mais alguém que seja capaz de o fazer como ele?! Só por aí está tudo mais que dito!!!
Eu percebo que o trabalho do André também tem de ser um pouco pedagógico, no sentido de realçar nos jovens jogadores e restantes treinadores e dirigentes as suas boas qualidades, e não tanto os seus pontos fracos: falamos essencialmente de miúdos, tem de existir aqui alguma cautela. A semana passada ouvi berros, por alguns nossos jogadores falharem passes, ou perderam a bola numa finta. Era essa a postura que gostava que tivessem com voçês, quando eram miúdos?! O André, que não conheço pessoalmente, atenção, possui essa sensibilidade, também em grande parte adquirida pela sua alma benfiquista: ele é um exemplo da atitude e postura que todos nós deveriamos ter, até mesmo com os séniores.
Dou-vos um bom exemplo, no jogo com o Sporting no passado Domingo, no Olho Cinzeiro: os nossos Iniciados, principalmente na segunda parte, vulgarizaram a equipa do Sporting, e eu não ouvi nenhum comentário depreciativo nas bancadas dos adeptos sportinguistas para com a sua equipa, com a péssima exibição que faziam, e vi lá bastantes, mas bastantes, Juvenis e Juniores a apoiá-los também, e festejaram a vitória, como se tivessem eles em campo.
Acho que é tempo de nos juntarmos, e todos apoiarmos incondicionalmente o Benfica, no seu todo e em todos os aspectos. E podem chamar-me lírico, sem quiserem.

P.S.: Desculpem estes textos, que só maçam. Mas há coisas que têm de ser ditas.

Viva o Benfica!!!  :slb2: SEMPRE


mar_vivo

Bom texto do Rusty...  :clap1:
Estes não cansam, educam.  ;)
Acho que o espírito deve ser esse mesmo!
Parabéns.
:slb2:


Jorginho

Rusty Ryan muito bem dito!

Quanto aos senhores que dizem que o Benfica depende das individualidades (Bakary e Sancidino) eu deixo umas perguntas.

O golo do Sporting no Seixal, saiu de alguma jogada colectiva ou de uma acção individual do Paulo Silva?

A grande maioria dos golos em Oeiras foram de jogadas individuais ou colectivas? É que eu vi miudos agarrarem na bola de meio campo e leva-la até à baliza sem a passar.

Os dois golos de canto directo do Junior, em Odivelas, foram produto de toda a equipa?

Os golos que marcaram domingo, surgiram de erros "não forçados" por parte dos jogadores do Benfica, ou surgiram de grandes lances de futebol colectivo do sporting?


Falar em individualidades no Benfica? Amigos, voces estiveram a correr atras da bola, sem sair da area, durante grande parte da segunta parte, enquanto a EQUIPA TODA do Benfica trocava entre si a bola.

Ao contrário de nós, vocês sem as individualidades são ZERO!