Miguel Vítor

Defesa, 36 anos,
Israel
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2010, 2011-2012), 45 jogos (3048 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 11 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (2)

Rui Costa

Estas promoções são um facto bem recente. Só foi feito desde a época passada, raro era o jogador que subiu ao escalão superior na ultima década.

Isso que defendes era o que era feito antes. De um ano para o outro, saiam 20 e entravam outros 20 num escalão. Tudo bem, só que os escalões estão podres desde os Sub-16. Nunca houve grupos que ficaram estáveis até aos Sub-21. Mas subiam de escalão, mais alterações havia. O grupo de uma geração que chega aos Sub-21 é muito diferente do grupo que era nos Sub-16. Basta ver esta geração de 86, dos poucos jogadores que ficam já nem a maioria joga na mesma posição. Isto foi sempre uma bela treta em Portugal, um jogador transfere-se para um grande e já parece ganhar mais qualidade de um momento para o outro, a tal ponto que já merece ser titular na selecção.

Não tenho nada contra os grupos feitos exclusivamente por jogadores da mesma geração, mas pessoalmente não vejo o sentido de um jogador manifestamente acima dos restantes companheiros não alinhar no escalão acima. Tirando a famosa Geração de Ouro, poucas gerações tiverem sucesso nas Esperanças. Por alguma razão é. Por alguma razão todos os adversários (do mesmo nível) demonstram estarem melhor preparados quando chegam aos Sub-21. Nós é sempre a falar de potencial, enquanto os outros já sabem perfeitamente o que vale cada jogador. Nós é sempre a teimar com jogadores que não vão ter futuro na selecção principal em vez de renovar constantemente com os jogadores que estão a surgir. Se os nossos falham sempre quando passam a Esperanças, creio que o nosso conceito de selecções está um bocado errado.

helderrocha

Citação de: Rui Costa em 08 de Setembro de 2008, 12:32
Estas promoções são um facto bem recente. Só foi feito desde a época passada, raro era o jogador que subiu ao escalão superior na ultima década.

Isso que defendes era o que era feito antes. De um ano para o outro, saiam 20 e entravam outros 20 num escalão. Tudo bem, só que os escalões estão podres desde os Sub-16. Nunca houve grupos que ficaram estáveis até aos Sub-21. Mas subiam de escalão, mais alterações havia. O grupo de uma geração que chega aos Sub-21 é muito diferente do grupo que era nos Sub-16. Basta ver esta geração de 86, dos poucos jogadores que ficam já nem a maioria joga na mesma posição. Isto foi sempre uma bela treta em Portugal, um jogador transfere-se para um grande e já parece ganhar mais qualidade de um momento para o outro, a tal ponto que já merece ser titular na selecção.

Não tenho nada contra os grupos feitos exclusivamente por jogadores da mesma geração, mas pessoalmente não vejo o sentido de um jogador manifestamente acima dos restantes companheiros não alinhar no escalão acima. Tirando a famosa Geração de Ouro, poucas gerações tiverem sucesso nas Esperanças. Por alguma razão é. Por alguma razão todos os adversários (do mesmo nível) demonstram estarem melhor preparados quando chegam aos Sub-21. Nós é sempre a falar de potencial, enquanto os outros já sabem perfeitamente o que vale cada jogador. Nós é sempre a teimar com jogadores que não vão ter futuro na selecção principal em vez de renovar constantemente com os jogadores que estão a surgir. Se os nossos falham sempre quando passam a Esperanças, creio que o nosso conceito de selecções está um bocado errado.

eu Sou da opinao que devia-se começar com um grupo nos sub 16, e irem subindo de escalão juntos.. Chamar outros jogadores, sim, mas so se acrescentarem algo grupo, senao, nao vale apena e ate pode chegar aos sub 21 so com dois ou tres jogadores, mas esses jogadores foram entrando com o tempo, e nao é de uma escalao para o outro k vai mudar meia ekipa....

Francescoli

Nas outras modalidades (Basquetebol, Voleibol, por exemplo) funciona assim, o grupo é praticamente o mesmo desde os cadetes até chegarem a seniores!

lonstrup

vejam o meu post no topico das selecções nacionais sobre este assunto.

Acho que devemos dar descanso ao Miguel Vitor :)

Rui Costa

Citação de: helderrocha em 08 de Setembro de 2008, 12:50
eu Sou da opinao que devia-se começar com um grupo nos sub 16, e irem subindo de escalão juntos.. Chamar outros jogadores, sim, mas so se acrescentarem algo grupo, senao, nao vale apena e ate pode chegar aos sub 21 so com dois ou tres jogadores, mas esses jogadores foram entrando com o tempo, e nao é de uma escalao para o outro k vai mudar meia ekipa....

Sim, acho uma maneira perfeitamente sensata de fazer. No entanto não gosto. As selecções jovens também ajudam, e muito, na evolução dum jogador. E sabendo da podridão que reina nas selecções onde jogadores são chamados por conselho dos padrinhos, os jogadores promovidos acabam por nem serem os mais talentosos de Portugal. [Porra, já viram que a grande maioria dos jogadores portugueses que dão cartas no estrangeiro (jogadores como o Cristiano Ronaldo são excepções em qualquer país) foram formados em outros clubes que os três grandes? E mesmo assim são jogadores desses clubes que são sempre chamados. Dos 25 jogadores chamados à Selecção AA esta época, 18 deles foram formados em clubes alternativos! Dos restantes vários tiveram de projectar noutro sitio depois de terem sido menosprezados pelo próprio clube que os formou.]

Há anos que usam essa teoria dos grupos formados desde os Sub-16, a estabilidade, não se devem queimar etapas. Eu acho o contrário, as etapas são é para serem queimadas quando os jogadores apresentam condições para isso. Farto ando eu de ver uma equipa de juniores do Benfica constituída por jogadores de segundo ano. Todos os países fazem isso, só Portugal é que teima nisso do respeitar as etapas... nós acabamos sempre por falhar e os outros têm resultados, porque é que é Portugal que está certo? Eu ficaria fulo de ver o Nélson Oliveira e o Saná Camará nos Sub-18 a fazer estágios quando têm mais qualidade de que certos Sub-19... e porquê, em nome das etapas? Por que raio mais subimos de escalão e mais a qualidade se deteriora em fim de contas? Essa estabilidade do grupo traz também os seus reversos. Jogadores que nunca valeram nada a continuar na selecção e outros que não chegaram a evoluir o que esperavam a tapar o lugar de jogadores mais talentosos.

Enquanto Portugal continua com discursos bonitos, em ideologia em matéria de formação os outros continuam a ter os seus jovens prontos quando chegam aos Sub-20, os nossos perdidos na ideologia da formação. Felizmente, de vez em quanto aparece um jogador que rivaliza com os melhores do mundo... ou jogadores formados em clubes pequenos que passam um ano nos juniores dum grande e logo dizem que a formação deles é uma maravilha. É esta formação que temos em Portugal, discursos do agrado de todos e frutos que têm origem outra coisa que o trabalho desenvolvido...

lonstrup

Rui Costa, claro que quem não tem qualidade deve bazar. E no processo vão sempre acontecendo mudanças. Mas normalmente em vez de ir buscar aos mais novos, a opção devia ir por outro jogador da mesma idade.

A verdade é que à pala dessas promoção são vários os jogadores que só terão alguma experiência de mundial se algum dia jogarem na Selelcção AA.

São visões diferentes das coisas. Não sei em que te baseias para estar a dizer que os outros fazem tudo de maneira diferente.

TFFS

Citação de: Bonobo em 08 de Setembro de 2008, 12:18
Será que vai ser titular contra o Paços?!
Eu n m importava, mas provavelmente sera o Sidnei...

Francescoli

Citação de: TFFS em 08 de Setembro de 2008, 14:02
Citação de: Bonobo em 08 de Setembro de 2008, 12:18
Será que vai ser titular contra o Paços?!
Eu n m importava, mas provavelmente sera o Sidnei...

Esse é "garantido"!

Perguntava quem joga com ele, se o David Luiz se o Miguel Vitor...

Nao me parece que o David Luiz va ser titular JA, nao sei...

mrvalente

Miguel Vítor tem um grande futuro à sua frente  :metal:

SheuHan

Deveria era estar nos sub-21 para jogar já amanhã...aquele Nuno André Coelho é incrivelmente fraco...que tábuas traz ele agarrado às pernas...

Há coisas que não se entendem mesmo nas selecções portuguesas.

xico_da_bezana

Bonobo, é o Luisão quem vai jogar em Paços ao lado do Sidnei.

Francescoli

Citação de: xico_da_bezana em 08 de Setembro de 2008, 15:38
Bonobo, é o Luisão quem vai jogar em Paços ao lado do Sidnei.

Bem lembrado!!

:clap1: :clap1: :clap1:

nightcrowler

o luisão deve ser titular com o sidnei, tanto em nápoles como em paços de ferreira.

Rei

Citação de: nightcrowler em 08 de Setembro de 2008, 16:49
o luisão deve ser titular com o sidnei, tanto em nápoles como em paços de ferreira.

O0

No20__

Já quebrou muitas barreiras não só para ele mas para os companheiros e para os próximos a sair das camadas jovens!! A próxima será a da titularidade, só que tem que começar já esta época, senão para o ano compra-se mais um central caríssimo e já se está a ver quem vai ficar no banco...