Miguel Vítor

Defesa, 36 anos,
Israel
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2010, 2011-2012), 45 jogos (3048 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 11 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (2)

TJSF

Citação de: André Sousa em 01 de Agosto de 2012, 23:30
Quando são batidos, geralmente, é pelas capacidades inatas. Ser batido em velocidade, por exemplo. São jogadores algo lentos, principalmente o Luisão. Mas mesmo assim, quantas vezes viste o Luisão levar com bolas nas costas, ou deixar um jogador passar por ele e ir sem oposição na direcção da baliza? Muito, muito poucas.
Paito? 2005?

André Sousa

Aí não foi batido com uma bola nas costas. Foi batido num drible, devido a uma contenção mal feita e, também, devido à ausência de uma cobertura defensiva.

.:VMPT:.

Citação de: André Sousa em 01 de Agosto de 2012, 23:46
Aí não foi batido com uma bola nas costas. Foi batido num drible, devido a uma contenção mal feita e, também, devido à ausência de uma cobertura defensiva.

Liedson gostava disso.... Lembro-me de um golo em nossa casa, no ano do Holandes..... Se outro central do benfica fosse "comido" daquela forma, acho que não voltava a vestir a nossa camisola...

André Sousa

O Liedson sempre foi um matchup difícil para o Luisão. E eu nem sequer gosto muito do Liédson enquanto jogador de futebol, mas como rato de área era fantástico.

.:VMPT:.

Citação de: André Sousa em 01 de Agosto de 2012, 23:54
O Liedson sempre foi um matchup difícil para o Luisão. E eu nem sequer gosto muito do Liédson enquanto jogador de futebol, mas como rato de área era fantástico.

O0

O.Guerreiro.Da.Luz

Por falar em ratos de área... eu bem que gostava que o Saviola se especializasse nessa arte...

André Sousa

O Saviola especializou-se como jogador de futebol. Sem bola, é um jogador fantástico. O pior é que parece não estar muito interessado para isto.

TJSF

Porque é que Luisão e Garay sendo tão talentosos estão no Benfica?

André Sousa

Quem é que falou em talento?

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 01 de Agosto de 2012, 23:02
Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 30 de Julho de 2012, 21:54
Essas coisas que referes do David Luiz, são as saídas de bola, presumo... mas, nesse contexto, a função que se reserva em campo para isso é o Garay neste momento, e penso que a maioria aqui defende a utilização do Miguel substituindo não o Garay, mas sim o Luisão.

Nesse contexto, precisas sim de um central que seja fisicamente potente, com velocidade, com capacidade de antecipação, agressividade e muita concentração. Neste contexto, penso que o Miguel Vítor dos restantes três, é o que reúne melhor essas qualidades neste momento.

Já agora, e para ver se consigo entender o teu perfil de central, quem é para ti o tal "next big thing"?

Naquele contexto, são as suas saídas com bola controlada, pelo corredor central, como noutro contexto podia ser outra coisa qualquer. Neste caso, de uma forma geral, pode-se falar só em qualidade técnica. E depois, fisicamente é bem superior ao Miguel Vítor. Seja no jogo aéreo, seja na capacidade física em si. É bem mais ágil, e bem mais rápido.

E não foi no lugar do Luisão que o Jardel fez uma série excelente de exibições, depois da sua lesão em Manchester?

A nível mundial? Ou falando de centrais ao nosso alcance?

Tens de definir melhor o que entendes por "fisicamente" e tudo o que isso abrange, pois, não concordo que o David Luiz seja tão superior assim ao Miguel Vítor como dás a entender. Inclusive no jogo aéreo, onde acho o Miguel muito forte.

Relativamente ao Jardel, fez de facto boas exibições, não excelentes, mas daquelas exibições "nim". Pois, continuamos a perder jogos e aliás, foi com a dupla entre ele e o Garay que fomos eliminados tão prematuramente da taça de Portugal... mais uma vez esse jogo deu para entender o nosso problema com a transição defensiva estar ligada, quanto a mim, à dinâmica dos nossos dois centrais, que recuam em demasia e mais rapidamente que o meio-campo, quando quanto a mim, deveriam ser mais pressionantes.

Quanto à minha questão... responde a nível mundial e aos centrais ao nosso alcance.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 01 de Agosto de 2012, 23:02
Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 30 de Julho de 2012, 21:54
Essas coisas que referes do David Luiz, são as saídas de bola, presumo... mas, nesse contexto, a função que se reserva em campo para isso é o Garay neste momento, e penso que a maioria aqui defende a utilização do Miguel substituindo não o Garay, mas sim o Luisão.

Nesse contexto, precisas sim de um central que seja fisicamente potente, com velocidade, com capacidade de antecipação, agressividade e muita concentração. Neste contexto, penso que o Miguel Vítor dos restantes três, é o que reúne melhor essas qualidades neste momento.

Já agora, e para ver se consigo entender o teu perfil de central, quem é para ti o tal "next big thing"?

Naquele contexto, são as suas saídas com bola controlada, pelo corredor central, como noutro contexto podia ser outra coisa qualquer. Neste caso, de uma forma geral, pode-se falar só em qualidade técnica. E depois, fisicamente é bem superior ao Miguel Vítor. Seja no jogo aéreo, seja na capacidade física em si. É bem mais ágil, e bem mais rápido.

E não foi no lugar do Luisão que o Jardel fez uma série excelente de exibições, depois da sua lesão em Manchester?

A nível mundial? Ou falando de centrais ao nosso alcance?

Tens de definir melhor o que entendes por "fisicamente" e tudo o que isso abrange, pois, não concordo que o David Luiz seja tão superior assim ao Miguel Vítor como dás a entender. Inclusive no jogo aéreo, onde acho o Miguel muito forte.

Relativamente ao Jardel, fez de facto boas exibições, não excelentes, mas daquelas exibições "nim". Pois, continuamos a perder jogos e aliás, foi com a dupla entre ele e o Garay que fomos eliminados tão prematuramente da taça de Portugal... mais uma vez esse jogo deu para entender o nosso problema com a transição defensiva estar ligada, quanto a mim, à dinâmica dos nossos dois centrais, que recuam em demasia e mais rapidamente que o meio-campo, quando quanto a mim, deveriam ser mais pressionantes.

Quanto à minha questão... responde a nível mundial e aos centrais ao nosso alcance.

André Sousa

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 02 de Agosto de 2012, 00:08

Não? O David Luiz é mais forte no choque, mais forte no jogo aéreo, e claramente mais ágil e mais rápido. E eu nem acho o Miguel Vítor fraco no jogo aéreo. Acho-o menos forte que o David Luiz, que é diferente. Já a nível de agilidade, principalmente, é onde a coisa se nota mais.

Fez exibições de qualidade semelhante aos titulares. A diferença é que uns são vistos com uns olhos e outros com outros. Isso não tem nada a ver. Fomos eliminados com uma equipa diferente da do costume. Enquanto isso, o Jardel ia fazendo boas exibições, no lugar do Luisão.

O problema da nossa transição defensiva não reside, apenas, na não compactação de sectores. Reside na fraca reacção à perda e no risco inerente no modelo do JJ.

Mundialmente aprecio o Piqué, Thiago Silva e Hummels. A nível de centrais ao nosso alcance não vejo ninguém que me agrade de sobremaneira. O Neto é bom, mas acho-o algo banhado em hype. Tem características interessantes, contudo.

TJSF

Falei eu. Para mim o Garay e Luisão tem algumas deficiencias, que provavelmente os impedirão de ir mais além, mas que para o nosso nivel é suficiente.

André Sousa

Não lhe chamaria deficiências. Diria características onde não são excepcionais.

Luisão e Garay são os melhores centrais do campeonato. E de forma algo distante dos restantes. O problema é o modelo de jogo ao qual estão expostos.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 02 de Agosto de 2012, 00:22
(1) Não? O David Luiz é mais forte no choque, mais forte no jogo aéreo, e claramente mais ágil e mais rápido. E eu nem acho o Miguel Vítor fraco no jogo aéreo. Acho-o menos forte que o David Luiz, que é diferente. Já a nível de agilidade, principalmente, é onde a coisa se nota mais.

(2) Fez exibições de qualidade semelhante aos titulares. A diferença é que uns são vistos com uns olhos e outros com outros. Isso não tem nada a ver. Fomos eliminados com uma equipa diferente da do costume. Enquanto isso, o Jardel ia fazendo boas exibições, no lugar do Luisão.

(3) O problema da nossa transição defensiva não reside, apenas, na não compactação de sectores. Reside na fraca reacção à perda e no risco inerente no modelo do JJ.

(4) Mundialmente aprecio o Piqué, Thiago Silva e Hummels. A nível de centrais ao nosso alcance não vejo ninguém que me agrade de sobremaneira. O Neto é bom, mas acho-o algo banhado em hype. Tem características interessantes, contudo.

(1) Não acho o Miguel Vítor tão fraco fisicamente, nos campos que referiste, que permita uma supremacia absoluta nesses pontos do David Luiz. Por exemplo, a disputa de bolas aéreas e a agilidade não acho assim tão más. Por outro lado, também temos de ver uma coisa. O período de amostragem, que temos do David Luiz é incomparavelmente superior ao do Miguel que na época passada se jogou 10 jogos inteiros, já deve ter sido muito.

(2) Sobre esse parágrafo do Jardel, mais ajudas ao raciocínio de que tanto o Jardel como o Luisão são centrais muito idênticos e de certa forma idênticos ao modo de actuar do Garay, embora piores do ponto de vista técnico.

(3) Uma das formas de teres melhores tempos de resposta dos sectores é estes estarem compactados. É assim que o Piqué e o Puyol jogam no Barcelona.

(4) Agora percebe-se o porquê de não ires à bola com o Miguel. Repara bem no perfil de centrais que tu preferes... tudo centrais "comandantes" e não centrais de marcação, que mordem os calcanhares dos adversários. Eu acho que tendo um Garay que gosta jogar na dobra, o seu companheiro tem de ser um que saia mais para a pressão sobre o adversário, daí que defendo o uso do Miguel em detrimento do Luisão. Aliás, atendendo à forma do brasileiro, neste momento, e à exibição do português, não tenho dúvidas em quem daria a titularidade.

Jardel tentaria vendê-lo e apostava no Sidnei, que também tem características de um central de marcação. Ele e o Luisão poderiam formar uma excelente dupla.

É preciso é que o Jesus entenda este ponto e não tenha medo de colocar o capitão de equipa no banco.