Geovanni, o Soneca

Avançado, 44 anos,
Brasil
Equipa Principal: 4 épocas (2003-2006), 131 jogos (8390 minutos), 23 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

DVP_SLB

hdanyel

Sempre vi nele um muito bom avançado e um razoavel bom extremos. Mas a avançado é k ele rende.

Di Nes

Citação de: nandao em 13 de Outubro de 2008, 08:21
«Ainda me perguntam quando vou regressar»
Geovanni, homem do momento no Hull City Não esquece Benfica e Portugal

Por NUNO PARALVAS

QUEM conhece bem Geovanni — e os portugueses dele se recordarão dos tempos em que jogou no Benfica — sabe que ele não é de expressar largamente a sua felicidade. E como o avançado brasileiro anda feliz, depois de mais um golo, que catapultou a equipa para o terceiro lugar da Premiership, a três pontos de Chelsea e Liverpool.

Quando atendeu a chamada telefónica de A BOLA tinha acabado de almoçar. Quem conhece bem Geovanni arriscaria, até, dizer que se preparava para dormir uma soneca. Ora, só por brincadeira, porque esse é, justamente, o nome por que ficou conhecido em Portugal, depois de baptizado por Argel. Em Inglaterra, é diferente. Chamam-lhe «mágico». Assim, sem rodeios. E não é a imprensa, é o treinador Phil Brown. «Fico feliz por ser tratado assim», diz, em tom de desabafo.

DOM DE DEUS

Contra o Arsenal (2-1) e o Tottenham (1-0), o avançado brasileiro só não levantou o público das bancadas porque os jogos foram em Londres. Mas merecia. Marcou dois golos espectaculares, a cerca de 25 metros da baliza, o último dos quais na marcação de um livre directo. Geovanni desarma alguém que se esforce em encontrar explicações científicas para o êxito do seu remate. «É um dom de Deus», dispara, com fé. Há, obviamente, «muito trabalho durante a carreira para conseguir estes resultados».

«Acarinhado e muito apoiado» em Hull, «uma cidade atrás do clube», Geovanni conta como chegou ao ponto de ser considerado a estrela da equipa. «Estou num lugar bom e a minha família adaptou-se bem», revela, para avançar, logo de seguida, um dos principais motivos para se estar a dar bem: «Estou a jogar na posição que mais gosto, como número 10, atrás de um ou dois avançados. Como, aliás, disse que gostaria de jogar no Barcelona e no Benfica.»

IRMÃO LUISÃO

Não se encontre nas palavras de Geovanni alguma ponta de rancor. Ao contrário, sente «muita saudade de Portugal», ao qual estará sempre ligado, não apenas por ter vivido intensas alegrias no Benfica mas também por ter sido o país onde nasceu o filho mais novo. Soneca, ou mágico, conforme as preferências, confessa até que quando deixou o Benfica para voltar ao Brasil, em 2006, «foi uma choradeira». «Custou muito à minha mulher e à minha filha».

Ficou a saudade e ficaram muitos amigos, em especial Léo, Luisão e Nuno Gomes. «Luisão é um irmão. Ligou-me para felicitar-me pelos golos. Mas o presidente [Luís Felipe Vieira] manda sempre um abraço. Aproveito a oportunidade para mandar cumprimentos ao Luís, roupeiro», conta.

LIGA COMPETITIVA

Pelo «carinho especial» que tem pelo Benfica deseja que os amigos voltem a ser campeões. «Torço muito.» Geovanni acredita que o campeonato «vai ser disputado até ao final, talvez mesmo até à última jornada como aconteceu no ano em que o Benfica foi campeão». Tem a RTP Internacional em casa, segue com «muito interesse» o campeonato, que, analisa, «melhorou bastante tecnicamente». «Quando cheguei a Portugal era muito duro, agora o futebol é mais jogado e menos violento.»

Geovanni confia nos «bons jogadores contratados pelo Benfica», embora reconheça que o «Sporting tem uma boa equipa» e o FC Porto continue «muito forte». Além de haver «equipas competitivas, como o Nacional».

De momento, não se vê a deixar Inglaterra, por saber como é difícil «mudar de cidade e país». Não fica, no entanto, insensível ao afecto dos portugueses. «Quando vou a Portugal, as pessoas dizem que estão com saudades e ainda me perguntam quando vou regressar», revela. E, nestas coisas do futebol, nunca se sabe. Para já tem um desejo: «Quando acabar a carreira gostava de ficar a viver aí.»

Os golos bonitos perseguem-no
Adeptos não esquecem momentos únicos e travam-no na rua para agradecer...

Faltava um minuto para o final do jogo entre Sporting e Benfica, da penúltima jornada do campeonato 2003/04, e o resultado mantinha-se, teimosamente, num empate a zero. Os benfiquistas lembram-se do momento pelas melhores razões, os sportinguistas pelas piores - Geovanni arranca com a bola e dispara um míssil, bem de longe, com o voo de Ricardo a tornar apenas mais cénico um final feliz para os encarnados e trágico para os leões, em cuja equipa jogava Paulo Bento. Poucos segundos depois alguns adeptos do Sporting entram em campo.

Na eleição dos melhores golos por si marcados, Geovanni não hesita em considerar este como marcante. «Foi importante. E as pessoas não se esquecem, estão sempre a falar-me disso», diz, com orgulho modesto. Mas fala de outros. «O primeiro golo decisivo aconteceu na final da Taça do Brasil, pelo Grémio, contra o São Paulo. No Benfica destaco três - esse em Alvalade; outro no Porto, de cabeça, no ano em que fomos campeões; aliás, nesse ano fiz quatro de cabeça; e outro contra o Manchester United, na Liga dos Campeões», atesta.

Em Inglaterra, continua de pontaria afinada. O Man. United foi vítima outra vez, na época passada. Um golo considerado espectacular, que os adeptos do City «ainda hoje agradecem». Por fim, no Hull, considera ter garantido «um lugar na história» por ter marcado o primeiro da equipa na Premiership. Quanto aos últimos dois, contra o Arsenal e Tottenham, agradece a esse «dom divino».

Lambranca

.:VMPT:.

hdanyel

ao que parece, em grande no hull...

JM21

Que saudades!      :clap1:   

pcssousa

Decisivo nos jogos grandes, o que só por sí vale a saudade!

hdanyel

Citação de: pcssousa em 13 de Outubro de 2008, 17:07
Decisivo nos jogos grandes, o que só por sí vale a saudade!

O0

Shoky

Curioso que o Poborsky (que merece saudade para mim sem discussão), foi para Saudade com uma votação esmagadora!

Ele que nada ganhou...era jogador fantástico mas de engates...de momentos, e de grandes jogos!
Nos grandes momentos estava lá!
Mas era capaz de passar 1 mês a arrastar-se!
Foi aprovado...e considerado um senhor profissional!

O Geo venceu tudo pelo Benfica...e foi igualmente o jogador dos grandes momentos...dos grandes golos, de engate!
Mas neste caso...por não ser tão virtuoso, quiça (caracteristicas bem diferentes destes dois jogadores), foi chumbado e por vezes apelidado de mau profissional!
Eu é que não consigo entender!

RuiCosta_10

O Poborsky para além de ser mais virtuoso e ter mais técnica era muito mais esforçado que o Geovanni. Era um jogador de outra classe, de outro nível completamente diferente. O Geovanni na minha opinião nunca há de chegar ao nível do checo, apesar de se calhar no Benfica ter tido o mesmo rendimento.

Seja como for, a mim não me deixa saudades muito sinceramente, apesar de recordar alguns dos momentos dele com alegria.

Essa do Poborsky é boa....

Nunca fez uma época inteira de jeito...

Memoria curta ou então eram muito novos....

RuiCosta_10

Citação de: hacker_4_fun em 15 de Outubro de 2008, 19:39

Epah, tu não és dono da verdade, não tens sempre razão, e não temos todos que pensar como tu, irra! Em todos os tópicos é a mesma coisa, tamanha arrogância que não se aguenta...

Citação de: RuiCosta_10 em 15 de Outubro de 2008, 19:46

Epah, tu não és dono da verdade, não tens sempre razão, e não temos todos que pensar como tu, irra! Em todos os tópicos é a mesma coisa, tamanha arrogância que não se aguenta...

ou isso....

Se estás mal tens duas opções:

1ª Não lês o que eu escrevo....

2ª Não lês o que eu escrevo....

RuiCosta_10

Citação de: hacker_4_fun em 15 de Outubro de 2008, 19:48
Citação de: RuiCosta_10 em 15 de Outubro de 2008, 19:46

ou isso....

Enfim, não sei qual é o teu problema, mas também não quero saber, o melhor é ignorar mesmo.

Passa bem.