Mercado 2008/2009

Vermelhovzky

Para analisar as várias equipas do Andebol Nacional.

Contratações, dispensas, apresentações de planteis, jogos amigáveis, etc...

Começamos pelos Pastelinhos de Belém!

ANDEBOL: Apresentação da equipa para a época 2008/2009

21-07-2008 20:00

Realizou-se esta tarde, na Sala de Imprensa do Estádio do Restelo, a apresentação oficial da equipa sénior de Andebol do Clube de Futebol «Os Belenenses» para a época desportiva 2008/2009.

Numa cerimónia que contou com a presença de vários associados do nosso Clube, esteve presente todo o staff dirigente da Secção, para além do Vice-Presidente Jorge Serra, responsável pelo pelouro das modalidades.

Numa época em que a aposta na juventude, precavendo o futuro da nossa equipa, é assumidamente um dos principais objectivos, a Secção de Andebol conseguiu manter a estrutura base do plantel da época passada, com destaque para a continuidade de Hugo Figueira, Nélson Pina, Pedro Matias, Pedro Spínola, Tiago Fonseca e José Rocha.

A equipa técnica continuará a ser liderada pelo Prof. João Florêncio, que contará com a preciosa colaboração de Nuno Alvarez, Luis Massuça e José Carlos Rodrigues.

Quanto aos novos jogadores, foram apresentados os seguintes reforços:

- Tiago Silva (ex-Sporting) - 29 anos - Lateral Esquerdo
- João Silva (ex-Marítimo) - 30 anos - Pivot
- Rúben Pacheco (ex-Sporting) - 20 anos - Central
- David Mira (ex-Benfica) - 18 anos - Central
- Belone Moreira (ex-Passos Manuel) - 18 anos - Ponta Direita
- António Areia (ex-Benfica) - 18 anos - Lateral Direito
- Henrique Carlota (ex-S. Bernardo) - 18 anos - Guarda-Redes

O plantel é composto ainda por 22 elementos, muitos deles ainda júniores ou ex-juniores, sendo o Belenenses a equipa mais jovem da Liga LPA. Esta é uma aposta assumida quer do Clube quer da Secção de Andebol em construir uma equipa para o futuro, recheada de jovens internacionais, que muito poderão evoluir com os atletas mais experientes.

Provas Oficiais em que vamos estar presentes:

- Campeonato da Liga LPA
- Taça da Liga LPA
- Taça E.H.F. (sorteio amanhã, entramos na 2ª ronda)
- Taça de Portugal
- Taça Presidente da República

Constituição do Plantel - Época 2008/2009:



fonte: site dos Pastelinhos


Entradas e Saídas:

Entradas atletas

Nome   (Clube anterior)
Tiago Silva (Sporting), David Mira (Benfica), Ruben Pacheco (Sporting), Belone Moreira (Passos Manuel), Elledy Semedo (Amadora), António Areia (Benfica), João Silva (CS Marítimo), Henrique Carlota (São Bernardo)

Saídas atletas

Nome( clube)
Francisco Seco (???), Ivan Dias (???), Pedro Gama (retirou-se?), Pedro Neto (Águas Santas), Bruno Moreira(Sporting), Tiago Santos (???) , Nikola Miricki (Benfica), Ruben Pereira (????)

Vermelhovzky

#1
Agora as Osgas do BATATAláxia.

Ambição de conquistar o título no arranque da nova temporada

O Sporting foi a primeira das dez equipas da Liga Portuguesa de Andebol a regressar ao trabalho com vista à temporada 2008/09.

Na manhã de terça-feira, dia 15 de Julho, durante a qual os comandados de José Tomás, divididos em dois grupos, realizaram os habituais exames médicos. Ao fim da tarde, foi a vez do plantel – com excepção do montenegrino, Zarko Pejovic, que só na noite de hoje, terça-feira, chegará a Lisboa – ser apresentado, no Multidesportivo Açoreana Seguros, na presença de Mário Patrício, vice-presidente do Conselho Directivo para as modalidades, à Comunicação Social.

Trabalho, disciplina, empenho e dedicação, são as directrizes preconizadas por José Tomaz para que os «leões» possam, na próxima época, vencer o grande desafio que têm pela frente: a conquista do título máximo do andebol português.

"O Sporting oferece todas as condições para que uma equipa profissional desenvolva a sua preparação de molde a atingir os objectivos a que se propôs. Por isso, compete-nos a nós trabalhar nesse sentido e, ao mesmo tempo, incutir nos nossos adeptos o gosto em nos verem jogar", referiu o treinador «leonino» na abordagem à campanha vindoura.

No total, José Tomaz dispõe dos seguintes 16 andebolistas seniores – Humberto Gomes, Ricardo Correia e José Lopes (ex-Académica da Amadora), guarda-redes; Hugo Canela, Vladimir Bolotskih, Pedro Portela, Bruno Moreira (ex-Belenenses), Bosko Bjelanovic (ex-FC Porto), Pedro Cruz, Andrey Vasyuk (ex-Dínamo Bucareste), Nuno Roque, Ricardo Dias, João Pinto, Fernando Nunes, Joel Rodrigues (ex-Águas Santas) e Zarko Pejovic (ex-Estrela Vermelha de Belgrado), jogadores de campo.

Plantel esse que, pontualmente, será integrado pelos juniores João Pinto II, Diogo Godinho, Pedro Jorge e Edgar Veras (ex-Núcleo Amador de Pombal). Um naipe de quatro jovens nos quais os responsáveis depositam risonhas esperanças.

Fonte: site das osgas

Entradas e Saidas:

Entradas atletas

Bruno Moreira (CF Os Belenenses), Bosko Bjelanovic (FC Porto), José Lopes (AA Amadora), Joel Rodrigues (AA Águas Santas), Zarko Pejovic (Estrela Vermelha), Andrey Vasyuk (Dínamo Bucareste)

Saídas atletas

Márcio Cardoso(???), Tiago Silva (Belenenses), Mitja Lesjak (???), Welsau Bungué (???), Ruben Pacheco (Belenenses), João Coelho (???)

Vermelhovzky

#2
Sporting da Horta!

Tchikoulaev, Milan e Arcuri ...

2008-05-27 12:26:10

Eis as grandes novidades para a próxima época desportiva (2008/2009) referente ao Plantel da equipa Sénior de Andebol.

Na perspectiva de um melhor desempenho no Campeonato da LPA para a próxima época, o Sporting da Horta garantiu o concurso, não só, de novo treinador, como também, de mais dois atletas.



Victor Tchikoulaev liderará a nova equipa técnica, sendo secundado por Filipe Duque que, assim, continua ligado à orientação técnica.

Depois das saídas de Marin Knez, Milan Ognjanovic, Vladimir Zelic e Gustavo Castro, o Clube reforçou o plantel com o regresso do lateral direito, Milan Vucicevic, que entretanto experimentou o Andebol Alemão (BundesLiga) e o Pivot Eduardo Arcuri, proveniente do campeão e vencedor da Taça de Itália - Italgest Casarano. Mede 2,02 m, pesa 105 Kg, nasceu na Argentina e naturalizou-se Italiano. Representou a selecção A deste último pais.

Para além dos restantes atletas da época que agora termina estarem praticamente todos vinculados ao Clube, há a registar a intenção de integrar mais dois jovens juniores da formação.

Esta será a base do plantel para a nova época que se deseja com melhor performance que num passado recente. Novas alterações ainda poderão ser possíveis. O tempo o dirá!

Péter Lengyel no Sporting da Horta
2008-06-17 00:44:42

O Sporting Club da Horta reforçou o seu plantel com o lateral esquerdo Húngaro Péter Lengyel.

Com 198 cm e 96 kg, nascido a 31 de Agosto de 1980, o Internacional Húngaro foi campeão da Europa de Juniores em 1999, em Portugal. Vem do Villa Aranda da Divisão de Honor B em Espanha depois de ter passado pela Grécia onde foi um dos principais atiradores.
Depois de Milan Vucicevic e Eduardo Arcuri, Lengyel é mais um importante reforço para a Equipa Senior de Andebol.

Entradas e Saidas:

Entradas atletas

Peter Lengyel (Villa Aranda), Milan Vucicevic (Wilhelmshavener  HB), Eduardo Arcuri (Italgest Cassarano)

Saídas atletas

Gustavo Castro (Madeira Andebol), Ricardo Gonçalves(???), Vladimir Zelic(????), Marin Knez (Madeira Andebol), Milan Ognjanovic(????)

JoMi¹¹



Vermelhovzky

#5
ABC pretende recuperar o título
MINHOTOS PERDERAM ZELENOVIC MAS MANTÊM AMBIÇÃO

O ABC já prepara a nova época, mas com algumas baixas. Cinco das ausências estão justificadas pela participação de atletas na Selecção Nacional no Campeonato da Europa de Sub-20, sendo a outra baixa a saída do lateral-direito Vladimir Zelenovic (Paris Handball).

Sem reforços, a equipa bracarense mantém os objectivos, com relevo para a recuperação do título de campeão nacional. "O ABC conseguiu, nos últimos 4 anos, manter a estrutura fundamental da equipa, fixando jogadores que têm sido importantes. Temos a oportunidade de dar continuidade ao trabalho realizado", diz Jorge Rito. "Vamos lutar por todos os troféus e pela presença numa fase avançada da Taça das Taças, de acordo com aquilo que é tradicional neste clube."

Fonte: Record

Entradas e Saidas:

Entradas atletas


Saídas atletas

Vladimir Zelenovic (Paris Handball)

Vermelhovzky

#6
Madeira SAD quer vaga no playoff
EQUIPA REGRESSOU ONTEM AO TRABALHO
   
Conseguir uma vaga no playoff da Liga profissional é a ambição que norteia o Madeira SAD ACF. A equipa madeirense começou ontem a trabalhar, com oito caras novas no plantel, novamente sob o comando de Paulo Fidalgo, coadjuvado por Frederico Machado.

Luís Marques (ex-Sp. Espinho), Marin Knez, Gustavo Castro (ambos ex-Sp. Horta), Márcio Abreu, Mauro Aveiro, Diogo Brazão, Gabriel (todos ex-Marítimo) e Marcos Gil (ex-júnior) são as novidades para a época 2008/09. Dos jogadores que transitam, realce para o experiente goleador da Liga na temporada passada, Yuri Kostetsky.

"Sabemos que esta é uma competição difícil e que muitos clubes se reforçaram. Há clubes com condições para lutar pelo título. O Madeira SAD quer fazer um bom trabalho, mantendo a linha competitiva dos últimos anos e procurando a melhor classificação possível. Sabendo que os seis primeiros da primeira fase passam ao playoff, seja o primeiro ou o sexto", assinalou o técnico Paulo Fidalgo, para quem este grupo "é mais equilibrado defensiva e ofensivamente e oferece alternativas para que a equipa tenha mais qualidade".

Fonte: Record

Entradas e Saidas:

Entradas atletas
Luís Marques (ex-Sp. Espinho), Marin Knez(ex-Sp. Horta), Gustavo Castro (ex-Sp. Horta), Márcio Abreu(ex-Marítimo), Mauro Aveiro(ex-Marítimo), Diogo Brazão (ex-Marítimo), Gabriel (ex-Marítimo) e Marcos Gil (ex-júnior)

Saídas atletas:
Igor Radjenovic, Goran Kuzmanovski, Pedro Correia, João Teixeira, João Mendes

Vermelhovzky

#7
São Bernardo aposta nos jovens
INÍCIO DE TEMPORADA COM IDEIAS CLARAS


O Liberty São Bernardo foi a equipa sensação do último campeonato ao eliminar o FC Porto nos quartos-de-final do playoff, acabando por ceder na fase seguinte quando defrontou o Benfica, que conquistou o título no duelo diante do ABC.

A sangria de elementos de qualidade, nomeadamente Inácio Carmo (FC Porto), Nuno Pimenta (Águas Santas), João Alves (Allavarium) e Henrique Carlota (Belenenses), foi colmatada com a aquisição de dois pivots: Augusto Pedro (ISAVE) e Nuno Carvalho (junior do FC Porto). Para a primeira linha surge Daniel Campos (Gondomar) e a promoção do júnior Sérgio Rola.

São 7 os jogadores oriundos da formação. A equipa iniciou os trabalhos e vai estagiar esta semana em Sangalhos. Para o treinador Ricardo Tavares, o principal objectivo definido em relação a esta época é o apuramento para o playoff, dizendo que o ano findo foi "excepcional".

Fonte: Record

Entradas e Saidas:

Entradas atletas:
Augusto Pedro (ISAVE) e Nuno Carvalho (junior do FC Porto)

Saídas atletas:
Inácio Carmo (FC Porto), Nuno Pimenta (Águas Santas), João Alves (Allavarium) e Henrique Carlota (Belenenses)

Freire


Aidaalves

O plantel de ABC é 100% tuga,e 75% da propria formaçao,da que pensar que afinal o dinheiro nao é tudo!!

Vermelhovzky

Citação de: Aidaalves em 30 de Julho de 2008, 19:42
O plantel de ABC é 100% tuga,e 75% da propria formaçao,da que pensar que afinal o dinheiro nao é tudo!!

Pois não...

Mas as contas do ABC não estão muito bem neste momento o que não lhes permite ir buscar nenhum estrangeiro que faça a diferença. A equipa tem muita qualidade mas falta aquele elemento que mata no momento fatal.

Eu sou um grande admirador da filosofia do ABC e gostava que houvesse mais clubes assim em Portugal. O que falta é gente a investir para que eles possam elevar mais o desporto nacional!

Vermelhovzky

Dragões apresentam-se pelo título
CARLOS RESENDE ASSUME OBJECTIVO PARA 2008/2009[/b]

A equipa de andebol profissional do FC Porto iniciou hoje, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, os treinos para a nova época, em que o grande objectivo é a obtenção do título nacional.

"A conquista da Liga Portuguesa é o nosso grande objectivo e a melhor maneira de o conseguir é encarar cada jogo como se tratasse de uma final", afirmou o treinador Carlos Resende, que está pelo terceiro ano consecutivo no comando da equipa.

O FC Porto quedou-se no quinto lugar da Liga na última época, ficando arredado das competições europeias, pelo que Carlos Resende fala mesmo de uma "responsabilidade acrescida" em vencer o título nacional, que os "dragões" arrecadaram pela última vez em 2003/04.

O director da secção de andebol portista, Vítor Santos, definiu mesmo como objectivo "ganhar todas as competições", não excluindo a Taça da Liga (de que o clube é detentor) e a Taça de Portugal das prioridades da equipa.

Para chegar a este objectivo, o FC Porto apresenta um plantel totalmente composto por atletas portugueses, já que o ucraniano Siarhei Kavalenka, o croata Mirza Saric e o sérvio naturalizado português Bosko Bjelanovic abandonaram a equipa, sendo que este último rumou ao Sporting.

O internacional português Pedro Solha também não renovou contrato e rumou ao Águas Santas.

Para colmatar estas saídas, o FC Porto reforçou-se com Pedro Teixeira e Carlos Grangeia (ex-Sp. Espinho), Sérgio Martins e Duarte Ribeiro (ex-ISMAI), Wilson Davyes (ex-Grupo Sigarci, da Roménia) e Inácio Carmo (ex-São Bernardo).

De acordo com Vítor Santos, o orçamento para a nova época mantém-se inalterado face à anterior, mas o dirigente não quis avançar com números.

O FC Porto vai disputar os encontros caseiros da nova época no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, enquanto aguarda a transferência para o Dragão Caixa, em construção junto ao Estádio do Dragão, no Porto.

Carlos Resende fez questão de frisar que foi na Póvoa de Varzim que venceu o seu primeiro troféu como jogador dos dragões e que é nesse local que também pretende conquistar o seu primeiro título nacional como técnico.

O FC Porto inicia a Liga de andebol com dois clássicos, deslocando-se ao terreno do Benfica, actual campeão nacional, na primeira jornada e recebendo o ABC de Braga na segunda ronda.

Fonte: Record


Entradas e Saidas:

Entradas: Pedro Teixeira (ex-Sp. Espinho), Carlos Grangeia (ex-Sp. Espinho), Sérgio Martins (ex-ISMAI), Duarte Ribeiro (ex-ISMAI), Wilson Davyes (ex-Grupo Sigarci, da Roménia) e Inácio Carmo (ex-São Bernardo).

Saidas: Siarhei Kavalenka, Mirza Saric, Bosko Bjelanovic (Sporting) e Pedro Solha (Aguas Santas)

VitorPaneira7

Citação de: Vermelhovzky em 30 de Julho de 2008, 19:58
Citação de: Aidaalves em 30 de Julho de 2008, 19:42
O plantel de ABC é 100% tuga,e 75% da propria formaçao,da que pensar que afinal o dinheiro nao é tudo!!

Pois não...

Mas as contas do ABC não estão muito bem neste momento o que não lhes permite ir buscar nenhum estrangeiro que faça a diferença. A equipa tem muita qualidade mas falta aquele elemento que mata no momento fatal.

Eu sou um grande admirador da filosofia do ABC e gostava que houvesse mais clubes assim em Portugal. O que falta é gente a investir para que eles possam elevar mais o desporto nacional!
Também aprecio isso no ABC. Mesmo estando o Benfica fora da modalidade acompanhei quase todos os jogos europeus desta equipa e tinha uma grande linha : Filipe Cruz, Resende, Paulo Morgado, Galambas, Alvaro Martins, Rui Almeida, Eduardo Filipe, Tchikolaev. Assiste à  final contra o Santander estava lá o Matts Olson na baliza do Teka bem como o dushbaev ou dushbaiev. Foi o inicio de um período Dourado quer para o ABc quer para a selecção. Do Benfica à selecçâo iam o Miguel Fernades que gostava muito como GR e o central Pedro Gama e na altura tive pena quando o luis Gomes saiu apra o Sporting e depois foi o fim da modalidade. Espero que o Benfica apsote nos jovens que tem na selecçao e sub-20. Pelo que li já ganharam À Russia e isso é muito bom.

Vermelhovzky

Citação de: VitorPaneira7 em 30 de Julho de 2008, 21:10
Citação de: Vermelhovzky em 30 de Julho de 2008, 19:58
Citação de: Aidaalves em 30 de Julho de 2008, 19:42
O plantel de ABC é 100% tuga,e 75% da propria formaçao,da que pensar que afinal o dinheiro nao é tudo!!

Pois não...

Mas as contas do ABC não estão muito bem neste momento o que não lhes permite ir buscar nenhum estrangeiro que faça a diferença. A equipa tem muita qualidade mas falta aquele elemento que mata no momento fatal.

Eu sou um grande admirador da filosofia do ABC e gostava que houvesse mais clubes assim em Portugal. O que falta é gente a investir para que eles possam elevar mais o desporto nacional!
Também aprecio isso no ABC. Mesmo estando o Benfica fora da modalidade acompanhei quase todos os jogos europeus desta equipa e tinha uma grande linha : Filipe Cruz, Resende, Paulo Morgado, Galambas, Alvaro Martins, Rui Almeida, Eduardo Filipe, Tchikolaev. Assiste à  final contra o Santander estava lá o Matts Olson na baliza do Teka bem como o dushbaev ou dushbaiev. Foi o inicio de um período Dourado quer para o ABc quer para a selecção. Do Benfica à selecçâo iam o Miguel Fernades que gostava muito como GR e o central Pedro Gama e na altura tive pena quando o luis Gomes saiu apra o Sporting e depois foi o fim da modalidade. Espero que o Benfica apsote nos jovens que tem na selecçao e sub-20. Pelo que li já ganharam À Russia e isso é muito bom.

Sim... eu sou da mesma opinião.

Grandes equipas tem que ter uma grande escola por trás.

As grandes equipas do ABC sempre tiveram jogadores externos (Resende e Eduardo Filipe que foram formados nos Carvalhos e no Porto, Filipe Cruz que veio salvoerro do Belenenses, etc...) mas a base eram sempre as escolas. Era a gente da casa que formava o núcleo duro.

O Benfica se conseguir isso, consegue aguentar no topo e ajudar o Andebol Português a ser mais competitivo e também a ter mais força lá fora.

Na minha opinião os últimos 2 campeonatos foram de grande nível com 4 a 5 equipas sempre a lutar pelo título e isso trouxe muita emoção e mais gente a ver Andebol.

Acho que o campeonato deste ano ainda vai ser mais espetacular. Pois o Sporting e o Belenenses estão mais fortes, o que os aproxima de Benfica, Porto e ABC. E os restantes clubes parecem ter também planteis bastante equilibrados e que podem pregar alguns sustos.

Espero é que na Europa os clubes Portugueses também façam um brilharete. Seria excelente para os jogadores ganharem mais experiência e mais motivação!

Vermelhovzky

ISAVE quer crescer na Liga

O ISAVE começou ontem a preparar a época 2008/2009 com um novo treinador. Nuno Santos, ex-Francisco de Holanda, chega com o lema "trabalho, dedicação e empenho", que se encaixa na perfeição nos objectivos traçados pelo clube: garantir a sustentação do andebol com jogadores formados no clube e ao mesmo tempo consolidar a modalidade no panorama português.

"Queremos consolidar o nosso projecto e temos as estruturas certas para conseguirmos um crescimento sustentável. Estamos a conseguir garantir patrocinadores e pretendemos uma boa classificação na Liga, continuando com a aposta na formação – fomos campeões nacionais nos iniciados e nos infantis fomos à fase final", diz o director desportivo Rui Matos.

Os reforços para a nova temporada no campeonato da Liga são: Pedro Correia (ex-Madeira SAD), João Gonçalves (ex-AD Fafe) e Sérgio Silva (ex-Fermentões). Deixaram o clube, Sérgio Morgado (acaba a carreira), Augusto Pedro (São Bernardo), Filipovic Antonio (regressa a Angola) e Nuno Ribeiro.

Fonte: O Jogo

Entradas e Saidas:

Entradas: Pedro Correia (ex-Madeira SAD), João Gonçalves (ex-AD Fafe) e Sérgio Silva (ex-Fermentões)

Saidas: Sérgio Morgado (retirou-se), Augusto Pedro (São Bernardo), Filipovic Antonio (regressa a Angola), Jaime Barreiros(Águas Santas) e Nuno Ribeiro.