Robert Enke

Guarda-redes, (1977-08-24 - 2009-11-10),
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (1999-2002), 93 jogos (8304 minutos), 0 golos

L@udrup

Citação de: Elvis the Pelvis em 22 de Outubro de 2014, 03:20
Por acaso era um livro que gostava muito de ler, a história do Enke deixa-me sempre triste. A depressão é uma doença que só quem passou por ela consegue entender. Ou entender melhor, digamos assim.
o meio onde vivemos e as pessoas que nos rodeiam também contribuem ou não para ficar ainda pior... falo por experiencia propria...

Meddler



Leverkusen 8 - 2 Gladbach, em 1999. O ano em que o Borussia foi despromovido pela primeira vez em toda a sua história.

Nesse mesmo ano, Enke viria para o Benfica.

cipri_slb

Citação de: Meddler em 24 de Outubro de 2014, 01:55


Leverkusen 8 - 2 Gladbach, em 1999. O ano em que o Borussia foi despromovido pela primeira vez em toda a sua história.

Nesse mesmo ano, Enke viria para o Benfica.

Este jogo é destacado na biografia dele... Segundo o livro foram 8 mas podiam ter sido muitos mais se não fosse o Enke...

Meddler

#3933
Fantástico documentário sobre o Robert.

https://www.youtube.com/watch?v=3RIk9BYgkqI



Meddler

Recusou ir para o Porto de Mourinho porque não queria trocar o Benfica por um rival. :)


Meddler

#3935
E confirma-se. Foi no Benfica e em Lisboa onde foi mais feliz.

Este documentário está mesmo forte. O Robert sempre teve a outra face que nós não conhecíamos, sempre teve medo de tudo, vivia em constante medo. Muito instável psicologicamente, embora transparecesse muita força mental.

Por exemplo, quando jogou pela primeira vez na 2. Bundesliga, ao serviço do Jena, frangou e ficou uma semana fechado em casa a chorar. Tinha 17 anos. No jogo seguinte, mamou novo frango e começou a chorar e pediu para ser substituído.

Quando assinou pelo Benfica, nessa mesma noite, no Hotel, o empresário dele encontrou-o a chorar e a dizer que queria ir embora.

Quando foi para o Barça, como estava ainda em adaptação e o Bonano era uma merda, no primeiro jogo da época (pré-eliminatória da LC), o Valdés, então com 19 anos, foi o escolhido para titular. Nesse momento o Enke foi-se abaixo, ficou sem confiança, sem conseguir perceber o que tinha feito de errado para perder o lugar para o terceiro guarda-redes convoado.

Teve a sua primeira oportunidade num jogo da Taça do Rei contra uma equipa da 2ª B. Passou o dia em ataques de pânico. Acaba por sofrer três golos e o Barça é eliminado. Muita pressão da imprensa espanhola... Ao fim de 3 meses já queria voltar para a Alemanha. É nessa altura que começa a ser acompanhado por um psicólogo.

Van Gaal também nunca foi grande 'amigo' e praticamente nem falavam.

Então acaba por assinar pelo Fenerbahce. Mas mesmo no dia em que foi apresentado, já estava completamente atormentado. O próprio cérebro já estava quimicamente alterado. Ele não conseguia sentir nenhum sentimento positivo em relação a nada. Decide terminar o contrato e começar um tratamento a sério na Alemanha. Isto, ao fim de 3 semanas na Turquia.

Estava já em depressão profunda. Depois de meses em ginásio e tratamento psicológico, assina pelo Tenerife, que estava na segunda divisão espanhola. Aqui volta a ser feliz e é quando nasce a filha Lara, com uma mal-formação no coração.

Nos meses seguintes, volta à Alemanha e assina pelo Hannover. Logo nessa temporada é eleito o melhor GR da Bundesliga, à frente de Kahn.

Durante o primeiro ano de vida da filha, fez três operações de risco. À quarta operação, a que até tinha menos risco, a bebé acaba por morrer. Tinha 2 anos.

Voltou a ter sintomas de depressão antes do Euro 2008, mas foram dissipados à medida que o tempo passava e ele assumia a titularidade na baliza da selecção alemã, sendo o favorito à titularidade no Mundial de 2010, apesar de ainda faltar um ano.

Era o ídolo dos adeptos do Hannover, estava na Mannschaft e tinha acabado de adoptar uma menina. E foi aí que voltou a depressão... Quando menos motivos tinha para isso. E foi aqui que começou a pensar no suicídio. Não conseguia tirar esse pensamento da cabeça, era difícil reprimir esses pensamentos. Isto, contado pelo seu amigo mais próximo, é emocionante.

Chegou a dizer à mulher (Teresa) que estava a ficar louco e ela implorou-lhe que parasse com aqueles pensamentos.

A partir dos 26 minutos dá-se, para mim, a parte mais impressionante do documentário. Fez o seu último jogo contra o Hamburgo. Nessa altura já tinha decidido suicidar-se. Sábado, 7 de Novembro de 2009.

Na segunda-feira seguinte, disse à mulher que ia treinar e voltava às seis da tarde. À hora de almoço ainda falaram por telemóvel, mas às 15h, ele desligou-o. O resto já sabemos como foi.

Os depoimentos são impressionantes mesmo. Desde o psicólogo que o tratou, do empresário, do melhor amigo, de uma amiga dele e da mulher e outros... Até o Valdés fala. Incluí parte da da conferência de imprensa da Teresa Enke a explicar o que tinha acontecido, porque o problema do Robert não era público, nem sequer os colegas de equipa sabiam.

Actualmente, a rua que leva ao estádio do Hannover chama-se Rua Robert Enke (Robert Enke Strasse). A mulher e a filha adoptiva vivem em Colónia.



FrEsMa

É uma história brutal, impressionante mesmo!
Já li a biografia dele e marcou-me imenso. A parte da morte da filha então é arrasadora...
Agora não tenho tempo, mas provavelmente à noite vou ver o documentário, depois digo aqui o que achei.
Nunca serás esquecido, Enke.

misticaslb

Não me lembro bem de o ter visto de manto sagrado, mas é daqueles jogadores que vai continuar a marcar o Benfica. Não só pelo excelente GR que foi, como pela pessoa e pela história que teve.
Nunca será esquecido.

Poborsky13

Muita gente fala e gostava de ser esclarecido, o Enke esteve em negociações para voltar ao Benfica ou era apenas desejo comum dos adepto?

cipri_slb

Citação de: Poborsky13 em 24 de Outubro de 2014, 21:46
Muita gente fala e gostava de ser esclarecido, o Enke esteve em negociações para voltar ao Benfica ou era apenas desejo comum dos adepto?

O que se sabe eram apenas desejos dele de que gostava de terminar a carreira em Portugal porque foi um país que ele adorou, é abordado isso no livro ainda me recordo que ele diz que gostava de acabar a carreira no Benfica e se o Benfica não o quisesse por ele ser muito velho ia para o Belenenses  :rir:

Fake Blood

Citação de: Poborsky13 em 24 de Outubro de 2014, 21:46
Muita gente fala e gostava de ser esclarecido, o Enke esteve em negociações para voltar ao Benfica ou era apenas desejo comum dos adepto?
Foi visto na Luz em Agosto de 2010, penso eu.

Poborsky13

Obrigado cipri_slb e Fake Blood  :slb2:

Cloughie

Faleceu no dia em que um meu familiar próximo foi a enterrar...

melo7

Tenho 23 anos e desde pequeno gostava de jogar como GR. Nas escolinha do Benfica, o meu ídolo só poderia ser o Enke. Um dia, ainda no antigo estádio, tive a oportunidade e o prazer de o conhecer. Desde aí que sempre tive um grande carinho por ele, tentando sempre saber como se estava a safar por onde andava. No entanto, como grande parte, desconhecia a sua luta pessoal.

Foi por isso com grande choque que recebi a notícia do seu suicídio. Já tinha visto esse documentário e fico sempre triste quando o vejo. Por vezes desconhecemos a pessoa e não sabemos o que se passa com ela, apesar de convivermos bastante com ela. Só ele sabia pelo que estava a passar. Saber que apesar de acompanhado uma pessoa pode se sentir extremamente mal e nós não desconfiarmos sequer custa-me imenso.

A grande mensagem que retiro da história do Enke é que nos devemos preocupar com os nossos e tentar ajudar, tentando ao máximo nunca os deixar sozinhos. Sobre o Enke, onde quer que esteja, espero que tenha conseguido paz na sua vida, agora ao pé da sua Lara.