Mats Magnusson

Avançado, 62 anos,
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1987-1992), 166 jogos (13457 minutos), 87 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

Kostov

Mats Magnusson - "Cardozo não chega aos meus 33 golos!"             
LUÍS PENA VIEGAS

Goleador fino e elegante entre 1987 e 1992, adepto de... peso, muito peso, mais de 20 anos depois, eis Mats Magnusson, o antigo avançado sueco que O JOGO encontrou ontem num hotel de Lisboa para o ouvir dizer que, esta época, o seu Benfica "tem fortes possibilidades de ser campeão" nacional. "Como acontecia no meu tempo", esclarece. Porque aquilo que chega à Suécia é, conta, o registo de uma equipa com "futebol bonito e eficiente, cada jogador sabe o que fazer em campo", lembrando-lhe os bons velhos tempos do Benfica do final da década de 1980. Do seu Benfica, bicampeão português (em 1988/89 e 1990/91) e finalista vencido de duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (1988 e 1990). "O ambiente é igual, há enorme entusiasmo à volta da equipa", compara o sueco, um tratado de bom humor, um humor fino, distinto - igual a si próprio, seja magro ou gordo como o País o admirou esta segunda-feira, durante os cinco minutos (os últimos) mais entretidos e divertidos do Jogo Contra a Pobreza.

Magnusson esteve cinco anos em Portugal. Era uma máquina de golos que os actuais 115 quilos escondem, não deixam adivinhar a quem nunca o viu jogar. E deixou um sério problema aos avançados que lhe sucederam no Benfica, porque em 1989/90, e só no campeonato, marcou 33 golos (em 32 jogos), número inalcançável desde aí e que antes só Eusébio superara. Ainda assim, há quem tente - como Cardozo, que tem 15 golos. "Mas não vai chegar aos 33, vai ser muito difícil", alerta, no entanto, aquele sueco alto e louro que não era tosco como a generalidade dos suecos altos e louros. "Até gosto dele [de Cardozo]. Chuta bem, muito forte, mas não vai marcar 33 golos", acrescenta, elogiando Saviola. "Grande jogador! Os restantes não conheço muito bem, tirando o Nuno Gomes, que é goleador como eu", sorri, pela enésima vez, o ídolo do Terceiro Anel, que sempre que detecta um talento no seu país, o indica logo aos encarnados: "Há lá alguns bons, mas hoje já têm empresários desde os 15 anos e eles complicam tudo!"

"Jesus é grande treinador"

Ainda ligado aos seguros, actividade profissional em que se especializou, o antigo futebolista sueco, de 46 anos, lançou-se recentemente como treinador. Já estivera como adjunto no Helsingborgs, no seu Helsingborgs, onde encerrou a carreira, a fazer dupla com Henrik Larsson, mas agora é ele o principal, nos juniores do Hogaborgs BK - o seu primeiro clube, também da cidade de Helsingborg, que também foi o primeiro de Henrik Larsson. "Estou a dar os primeiros passos. Gosto de ensinar os miúdos, de lhes transmitir aquilo que aprendi", descreve, confessando que "dentro de um ou dois anos" gostaria de se mudar da fria Suécia para o (bem) mais ameno Portugal. "Gostava de trabalhar em algo relacionado com futebol, de preferência no Benfica", reconhece Magnusson, que é fã do trabalho do seu... homólogo benfiquista, Jorge Jesus, cuja estreia no banco, ao serviço do Amora, remonta precisamente a 1989/90, a melhor temporada do antigo avançado. "O Jorge Jesus é uma boa pessoa e um grande treinador. Poderia era ter-me dado mais do que os cinco minutos de ontem [segunda-feira]!" [/s]

OJOGO

Ríkurveomál

Por mim este merecia um posto no benfica.
Treinador nas escolinhas ou infantis e uma especie de relações publicas / olheiro na Suecia.

Tanto ele  como o Schwarz merecem

Joga Bonito

O homem que recomendou... Henrik Larsson.

Josh

:bow2:

É um orgulho ver este gigante pisar o relvado da luz de novo... Grande Mats!!!

Dandy

Citação de: Joga Bonito em 27 de Janeiro de 2010, 11:46
O homem que recomendou... Henrik Larsson.

Essa não sabia.

Isso foi quando?

Manel dos Anzois

Um Mito! Uma Honra voltar a ver o nosso Mats pisar o relvado do Estádio da Luz.

d.blow

Arranjem-lhe um cargo no clube. O homem anda mortinho para vir para cá viver :D

JPG

Citação de: d.blow em 28 de Janeiro de 2010, 02:59

se ele na Suécia está como está, cá que a comida é boa e o vinho de qualidade e barato, o homem num ano não passava nas portas :)

Brincadeiras à parte, era bem vindo o Matts, não sei é a fazer o quê

Joga Bonito

A imagem que a Isabel Cutileiro registou, do Mats a festejar a sua entrada em campo com a camisola do Benfica, é algo que relembrarei até ao último dos meus dias.

Obrigado.

fudim flan

Citação de: d.blow em 28 de Janeiro de 2010, 02:59
o glorioso nao e a mitra

Elvis the Pelvis

Neste video da final da Champions de 1990 contra o Milan, podem ver o Mats Magnusson. Era um dos melhores pontas de lança da europa naqueles anos.  :)

Podem vê-lo aos 2:00 certos a festejar o golo ao Marselha nas meias-finais.  :D

http://www.youtube.com/watch?v=yA9uvfsHGnU

cipri_slb

Manel dos Anzois

BMSP

és grande em todos os sentidos  :metal: