Coluna, o Monstro Sagrado

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Jotenko

Citação de: quinjeajero em 02 de Outubro de 2012, 16:40
Falou muito bem. Mas basta recordar o rejúbilo que se presenciou neste fórum quando foi emprestado o Nélson Oliveira para saber que o clube de que o Coluna se lembra já não existe.

Amen.

Tiago1982

Um senhor, com todas as letras.

Sempre o foi dentro de como como fora dele.

Nunca o vi "in loco" a jogar futebol, mas vi vários vídeos de jogos do Sr. Mário Coluna e, para mim, foi o melhor médio que alguma vez jogou com a camisola do Benfica.

Arrisco-me a dizer que ao seu nível, no Benfica e em Portugal, apenas chegou Eusébio.

ppfinder

Não me parece oportuno fazer estas afirmações, mas não é por isso que deixa de ser um monstro sagrado.

Theroux

No tempo do Sr. Mário Coluna ainda existiam as colónias... Hoje, o Sr. Mário Coluna seria considerado um estrangeiro, por quem parece não ter grande apreço.

Mamb13

Aguiar

Se há pessoa que pode dizer o que bem entende sobre o Benfica é este Grande Senhor!

dfernandes

O Coluna pode ter alguma razão no que diz, e tem. Mas não há que ignorar que no tempo dele o futebol era muito diferente, o Benfica tinha uma base de recrutamento muito maior (colónias), em jogadores que hoje seriam considerados estrangeiros, e os futebolistas não saíam do Benfica para o estrangeiro. Além de que, o futebol não movimentava os dinheiros que o hoje movimenta.

Se, nos anos 60 ou 70 o futebol fosse como é hoje, dificilmente o Benfica não teria que recorrer também a futebolistas de outras nacionalidades. E mais, dificilmente o Eusébio, o José Augusto, o Simões e o próprio Coluna não teriam saído depois de 1 ou 2 épocas ao mais alto nível, obrigando a novas contratações.

Não discordo com o Coluna, até porque o Benfica precisa de mais jogadores portugueses a assumirem papéis de destaque no plantel, mas não se podem comparar contextos e realidades completamente diferentes, e com muitas condicionantes.

Aloutre

Uma enorme vénia a este Monstro Sagrado!

SeN$hi

Grande altura para dizer isto...

Tsoukalos

Citação de: jotenko em 02 de Outubro de 2012, 16:37
Desagradado com o actual momento do futebol encarnado, Coluna atribui o favoritismo ao Barcelona. No entanto, lembra que no futebol nem sempre ganha a melhor equipa. "Este meu Benfica desilude-me, porque no meu tempo só se podia jogar com portugueses e hoje está cheio de estrangeiros. Já não tenho grande confiança neste Benfica, mas oxalá ganhem. No futebol não há lógica, nem sempre ganha o melhor. Portanto, espero que ganhe o Benfica", deseja o antigo jogador dos encarnados.

OUCH!!!! GRANDE!!!!!!!
:bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

pcssousa

Citação de: Theroux em 02 de Outubro de 2012, 18:32
No tempo do Sr. Mário Coluna ainda existiam as colónias... Hoje, o Sr. Mário Coluna seria considerado um estrangeiro, por quem parece não ter grande apreço.
Por acaso não seria, o pai era português da metrópole, se não estou em erro, beirão. O sr. Mário Coluna é "mestiço", mulato, portanto.
O mesmo para o sr. Eusébio, que também é mulato.
Ora, filho de pai português tem hoje em dia dupla nacionalidade, ao que sei.

Quanto ao dinheiro que é também um ponto focado por alguns, bem, relembro que em 62, o menos bem pago da equipa do Real Madrid ganhava mais que todos os 11 titulares do Benfica e hoje o orçamento do Madrid, ao que se diz, é cerca de 5 ou 6 vezes o nosso.
A verdade é que quando ganhámos a 1ª TCE eramos uns "ilustres desconhecidos", o melhor que uma equipa portuguesa tinha feito até então foi quando o sporting eliminou o utrecht na 1ª ronda e perdeu logo com os belgas, de resto foi tudo eliminado à 1ª. Da 2ª taça, ainda diziam que tinhamos ganho a 1º por sorte, e só depois da final contra o Madrid se calaram e ficaram todos rendidos.
Convem contudo realçar que nos nossos dois confrontos anteriores com o Barça, ganhámos em 57, no Restelo por 4-0 e empatámos em 60 na Luz a zero.

Um Benfica sem estrangeiros seria hoje utópico, mas é desrespeitador para a história do clube ver um Benfica só com estrangeiros... o último golo benfiquista marcado por um português já foi há mais de 40 jogos, se bem me lembro do Nuno Gomes em Paços de Ferreira há duas épocas atrás... Acho isto tudo uma vergonha, honestamente.

Theroux

Por acaso não seria, o pai era português da metrópole, se não estou em erro, beirão. O sr. Mário Coluna é "mestiço", mulato, portanto.
_______

Ele veio para o Benfica já maior de idade, portanto não tenho duvidas que não só não seria português (a não ser em termos burocráticos como um Deco ou Liedson) como não jogaria pela selecção portuguesa.

pcssousa

Citação de: Theroux em 02 de Outubro de 2012, 23:09
_______

Ele veio para o Benfica já maior de idade, portanto não tenho duvidas que não só não seria português (a não ser em termos burocráticos como um Deco ou Liedson) como não jogaria pela selecção portuguesa.
Maior ou menor isso não interessa para nada, filho de pai português fácilmente adquire a nacionalidade e tem todo o direito a ela.
Comparar filhos de portugueses nascidos no estrangeiro com Decos e Liedsons é piada de muito mau gosto... portanto, o Dimas ou o Armando Petit são tão estrangeiros como o Deco e Liedson?

RicardoSR

Mário Coluna internado de urgência