Mário Coluna

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

faneca_slb4ever


alfredo

Citação de: pcssousa em 16 de Dezembro de 2014, 23:00
Citação de: RedVC em 16 de Dezembro de 2014, 22:38
Capitão e Campião (faixa)!

Foi o Belenenses que fez questão de oferecer essas faixas aos campeões europeus.
sim, de facto. tenho uma delas... :-)

alfredo

Citação de: RedVC em 18 de Dezembro de 2014, 15:56
Na página do Clube Desportivo Feirense, por ocasião dos seus 95 anos de idade.



Capitão! Monstro sagrado. Inesquecível.

Época 1962/63, 1ª Divisão Nacional, Feirense, 1 – Benfica, 6.
O Feirense, em 31 de Março de 1963, recebeu no Estádio Marcolino Castro na Vila da Feira os Bi-Campeões Europeus. Na foto, os jogadores Mário Coluna e Ramalho e também o árbitro Braga Barros. Para o Feirense marcou Brandão aos 2 m e para o Benfica marcaram Torres aos 17 e 89 m, Eusébio aos 28, 34, 46 e 51m.
Nesta primeira participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Feirense não teve vida fácil. A inexperiência e alguma falta de sorte nalguns jogos, reflectiu-se no 14º e último lugar da classificação final e a consequente descida para a 2ª Divisão Nacional.

o benfica e os seus grandes nao deixam ninguem indiferente... muito bem!

alfredo

Citação de: RedVC em 23 de Outubro de 2014, 23:13
Sim. Concordo que tem havido um exagero. Eusébio foi enorme mas Coluna também. Eusébio marcou muitos golos. Muitos mais do que Coluna. Foi isto e a forma menos exuberante de jogar que fez a diferença entre os dois. Isto e o natural exagero originado pela paixão Benfiquista.

Mas há que compreender e reconhecer que Eusébio fez muito mais pelo prestígio (particularmente internacional) do Sport Lisboa e Benfica, de Portugal e de Moçambique do que Mário Coluna.

Eu sempre coloquei Coluna e Eusébio no topo quanto à categoria jogadores. Mas felizmente outros existiram. Ainda assim Eusébio reuniu um conjunto de características únicas. E claro, muitos de nós não o viram ao vivo. Diz quem viu que era vibrante e inesquecível a sua forma de jogar.

Mas não há apenas essa categoria. Infelizmente a maior parte das pessoas só dá relevo aos jogadores que marcam golos. É uma tolice. Para mim existem outras categorias que fizeram grande o Benfica. Tão grande que quando Eusébio apareceu já o clube estava organizado e foi o veículo perfeito para que o seu talento explodisse. Eusébio tinha ao seu lado uma equipa de enormes talentos que arrebatou títulos e prestígio. As condições estavam criadas para Eusébio. E assim se explica o seu sucesso e a gigantesca atracção que exerceu nos amantes do futebol em Portugal e por esse mundo fora.

Mas nos clubes de futebol não existem só jogadores. Temos também os adeptos, os dirigentes, treinadores, etc. E os adeptos. Os anónimos e dedicados que Bela Guttman tão bem caracterizou. A grande força deste clube.

Todos nós Benfiquistas desde que conheçamos minimamente a história do nosso clube podemos identificar várias figuras que não foram jogadores (pelo menos grandes vedetas) mas que foram igualmente brilhantes e decisivos em criar este clube colossal.

Assim, e apenas como opinião, individual, discutível esta é a minha galeria de imortais. Todos ao mesmo nível quanto ao seu Benfiquismo e à enormíssima contribuição que deram ao nosso querido clube. E desculpem-me colocar aqui outra vez, aqui está o 4º anel.




Manuel Conceição Afonso, Joaquim Ferreira Bogalho, António Ribeiro dos Reis, Félix Bermudes, Manuel Gourlade, Júlio Cosme Damião, Eusébio da Silva Ferreira, Mário Esteves Coluna, José Pinto de Carvalho Santos Águas, António Eduardo Borges Coutinho de Medeiros.

O mais glorioso, deslumbrante 4º anel. A galeria dos vencedores, da raça Benfiquista no seu melhor. Existem outros mas felizmente ainda estão vivos. E espero que assim continuem ainda por mais e bons anos.

nem podia dizer melhor o que escreveste aqui, redvc. Analisaste muito bem a situauacao que existia no benfica quando eusébio chegou e foi o ninho que lhe deu asas. e mario coluna foi um dos jogadores que, devido à sua experiência, e o facto de ser de lourenco marques facilitou bastante a vida a eusébio.
ah, e a tua imagem do 4° anel é fenomenal...

RedVC

Obrigado alfredo  O0

Coluna era Estilo, Agilidade, Garra, Calma!




diob121


GlennStrombergh

"...Tu és o capitão, Colunaaaa...Descansa eternamente!"

Este cântico entoará para sempre no nosso e nos outros estádios.

faneca_slb4ever


RedVC

Capitão!

Coluna e Orlando (Brasil), Liverpool 1966


Coluna e Mobby Moore (Inglaterra), Wembley 1966


Coluna e Bobby Charlton, Wembley 1968


Coluna e Maldini (Milan), Wembley 1963


Coluna e Barbosinha (Vasco da Gama), Rio 1965



RedVC


original

Saudade senhor Coluna.

Espero que o Benfica não se esqueça de voltar a fazer a homenagem já no proximo jogo.


faneca_slb4ever



Efeméride
Mário Coluna: Um ano de saudade!


Assinala-se esta quarta, um ano de saudade de Mário Esteves Coluna. Foi a 25 de Fevereiro de 2014 que partiu uma das maiores glórias do nosso Clube. Internado no Instituto do Coração, em Moçambique, o Monstro Sagrado não resistiu a uma infecção pulmonar grave e acabou por falecer aos 78 anos de idade.

Mário Coluna é um dos nomes incontornáveis do SL Benfica, onde vestiu o Manto Sagrado durante 17 temporadas e conquistou 21 títulos, ajudando a construir uma História de glória que até hoje perdura.

Tal como Eusébio, falecido a 5 de Janeiro do mês anterior, Mário Coluna foi recordado ao longo do último ano, em especial pelos Sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica.

Na conquista do 33.º título nacional, o presidente do Clube da Luz, Luís Filipe Vieira, fez também questão de dedicar o Campeonato Nacional às nossas glórias eternas.

As cerimónias fúnebres de Mário Coluna foram vividas de forma muito intensa, num último adeus emocionado e com direito a Honras de Estado. O Sport Lisboa e Benfica marcou presença nas mesmas, com uma comitiva liderada pelo presidente do Clube, Luís Filipe Vieira.

Também em sua homenagem, a Federação Moçambicana de Futebol decidiu a atribuir o seu nome à Supertaça de Futebol do país. Uma justa homenagem tendo em conta tudo o que o antigo futebolista deu ao desporto mundial. O primeiro vencedor da prova com a nova designação foi a Liga Desportiva, após bater o Ferroviário da Beira no passado dia 8 de Fevereiro, por 1-0.

Um ano de saudade, para sempre recordado!

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/40801/language/pt-PT/Mario-Coluna-Um-ano-de-saudade.aspx


guizuca