Toni

Médio, 78 anos,
Portugal
Equipa Principal: 13 épocas (1968-1981), 404 jogos (29255 minutos), 26 golos

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça de Portugal (4), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (6)
Treinador, 78 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1987-1989, 1992-1994, 2000-2001), 216 jogos (127 vitórias, 57 empates, 32 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1)

cris_gomes


rambo

Recordar é viver ...


Citação de: rambo em 05 de Janeiro de 2010, 04:54
Citação de: José Henriques em 27 de Novembro de 2009, 19:09
Há quem diga que a nossa preferência clubistica é adquirida muito cedo na infância, seja por influência de algum familiar, ou porque há um clube que nos desperta a atenção de alguma forma. No caso do Toni, é curioso verificar que sem ter tido uma preferência pelo Benfica na infância, acabou por se tornar um ícone do Benfiquismo.
Quando comecei a ver futebol e a perceber minimamente o que via, o capitão do Benfica era o Simões, mas dele a braçadeira mudou para o Toni, que foi o capitão que marcou mais a minha infância/adolescência. Foi sempre um homem de consensos e de apaziguar ânimos! Desde ter salvo um árbitro de ser «engolido» pela multidão na Luz, até ter intercedido inumeras vezes pelo Vitor Batista, o Toni foi sempre este bonacheirão que ainda hoje se conhece, e é talvez tambem por isso, que ainda cativa mais as simpatias.
Lembro-me de algumas situações de jogo do Toni, como por exemplo quando partiu a perna ao Marco Aurélio do FC Porto, num jogo à chuva na Luz, e em que ficou quase em estado de choque por ter magoado um colega de profissão. Lembro-me tambem de um grande golo que marcou ao Porto na Luz, num pontapé portentoso de fora da área. Era o jogo da festa do titulo de 1975/76, em que já éramos campeões há várias jornadas. Acabámos por perder nesse dia por 2-3 depois de estar a ganhar por 2-0, mas a festa era nossa. Tambem não posso esquecer o ultimo jogo oficial do Toni, em 1980/81 (se não me engano), num jogo de festa do titulo também, em que recebemos Setubal e ganhámos 5-1 com 4 golos de um Brasileiro chamado César, de que poucos se hão-de já lembrar. O Toni estava no banco e entrou perto fim com o estádio inteiro a gritar o nome dele. Por curiosidade, esse jogo acabou mal, com a Policia de Intervenção a bater a torto e a direito, até na bancada, devido à invasão de campo tipica da festa do titulo.
Como adjunto do Eriksson foi um elemento importantissimo no sucesso do Sueco, porque como era muito próximo dos jogadores, integrou o treinador na perfeição e deu-lhe dicas muito importantes, porque os conhecia bem a todos. A treinador principal, funcionou bem enquanto a realidade do Benfica se manteve em determinados parâmetros, que ele conhecia, e enquanto existiu uma dinâmica de vitória manteve-se mais ou menos à tona. O campeonato de 1993/94, em condições muito especiais, deu-lhe uma aura de messias, porque saiu logo a seguir. O regresso, com Vilarinho, era escusado. Sabia-se que tinha quase tudo para correr mal, porque o Benfica já não era «o mesmo», que tinha deixado em 1994!

Fantástico texto, os meus parabéns :clap1:

Já tinha dito algures que tenho a honra e orgulho de ser amigo do Toni, visita frequente (tal como o Artur "russo" e o Humberto Coelho) de minha casa).

Em bold a recordação de dois momentos em que estive presente:

- O jogo da invasão contra o Belenenses (0-0)
Recordo-me, com humildade e vergonha, que eu fui um dos invasores nesse jogo, partindo como um "assassino" com o chapéu de chuva (como se fosse uma arma) em direcção ao arbitro para lhe o espetar/matar.
Ele (arbitro) já estava a ser protegido e encaminhado pelo Toni para os balneários.
Quando no meio da confusão me viu gritou-me "rambo! mas que merda é esta? o que é que estas a fazer aqui? Poe-te já na alheta."
Foi como se me tivesse despertado para a realidade e envergonhado voltei cabisbaixo para o meu lugar.

- Marco Aurélio Depois desse terrível incidente com o Marco Aurélio (perto da bancada dos sócios no terceiro anel) nessa noite ou na noite seguinte (não posso precisar) foi jantar a minha casa (com o Artur Correia) e estava verdadeiramente  inconsolável, chorando como um perdido.

Toni: Um grande amigo para a eternidade mas sobretudo UM ENORME BENFIQUISTA.


slbenfica_croft

Citação de: VanBasten em 07 de Novembro de 2009, 15:06
Não há ninguem aqui que tenha dado ao Benfica como o Toni. Muitas vezes maltratado, nunca escondeu o sentimento que tinha pelo clube. Se é certo que o Benfica fez do Toni algo que nem nos seus melhores sonhos ele imaginava, tambem não é menos verdade que o Toni deu muito de si, muitas vezes em prejuizo próprio, ao Benfica. Nos periodos complicados da vida do clube, nunca se escondeu...falo claramente da época desastrosa com Skovdahl, falo da época desastrosa com Ivic, falo do periodo negro pós-Vale e Azevedo. Sempre que lhe pediram para ser bombeiro, foi...
um retrato de um dos maiores símbolos do BENFICA. Um homem que sempre se preocupou mais com os outros do que com ele mesmo.

Elvis the Pelvis

Citação de: slbenfica_croft em 07 de Setembro de 2011, 14:42
Citação de: VanBasten em 07 de Novembro de 2009, 15:06
Não há ninguem aqui que tenha dado ao Benfica como o Toni. Muitas vezes maltratado, nunca escondeu o sentimento que tinha pelo clube. Se é certo que o Benfica fez do Toni algo que nem nos seus melhores sonhos ele imaginava, tambem não é menos verdade que o Toni deu muito de si, muitas vezes em prejuizo próprio, ao Benfica. Nos periodos complicados da vida do clube, nunca se escondeu...falo claramente da época desastrosa com Skovdahl, falo da época desastrosa com Ivic, falo do periodo negro pós-Vale e Azevedo. Sempre que lhe pediram para ser bombeiro, foi...
um retrato de um dos maiores símbolos do BENFICA. Um homem que sempre se preocupou mais com os outros do que com ele mesmo.

Concordo!

slbenfica_croft

O Toni engana-se quando diz que deve tudo ao BENFICA e o BENFICA nada lhe deve.

Está enganado.

Se é verdade que o BENFICA tornou o Toni num mito no sentido positivo do termo, não é menos verdade que o Toni, Sr. BENFICA como lá em casa lhe chamavamos, deu muito de si próprio ao BENFICA com prejuízo pessoal.

O homem que NUNCA se escondeu. O homem, que se o clube precisasse dele lá estava na linha da frente pronto a dar o peito às balas...

É ainda hoje injustamente desvalorizado. É um dos maiores símbolos do clube.

Toni, ou o SR. BENFICA, como eu e outros, o gostamos de tratar, é IMORTAL. Não tempo que possa apagar tudo o que deu ao clube, e ele deu muito mais do que ele próprio pensa.

slbenfica_croft

Citação de: Amsterdam em 15 de Agosto de 2011, 22:35
Grande Toni
Grande Benfiquista

Grande treinador....


Era eu puto, fui ao estadio nacional, ver o Benfica a treinar, era o Eriksson o treinador

Estava no meio deles todos, e passou o Toni

Olhei para ele e chamei-o-Sr. Toni...e fiquei calado...nao tinha nada para dizer...pos-me a mao no ombro e caminhou comigo uns metros, perguntando-me se eu era do Benfica e coisas assim....

Nunca me esqueci...


perdeste o pio com a vergonha. Era o tipo de atitude, que acho que ainda hoje teria em circunstâncias semelhantes...

Vitor84


dfernandes



"Zona de Decisão"

Toni

Grande entrevista disponível para download AQUI.

Joga Bonito

O Senhor Benfica.

luis.live

#249
Citação de: Joga Bonito em 30 de Setembro de 2011, 17:29
O Senhor Benfica.

sim, fica bem o nome, houve mais alguns, mas o toni é decididamente um deles...

para quem nunca o viu jogar o toni era assim mais ou menos como o javi garcia... embora mais ofensivo que o médio espanhol...

tem aquele lance que ainda hoje muita gente fala com o marco aurélio na luz, há também, aquela situaçao em que o vitor batista marca aquele golo monumental ao sporting na luz á meia volta depois de dominar a bola com o peito, e nesse lance perdeu o brinco, e era ver o vitor batista de joelhos á procura do brinco , com o toni a rir-se e a procurar também.... foi o toni e o humberto coelho que continuaram a mistica do SL BENFICA nos anos 70 depois dos grandes jogadores da decada de ouro terem deixado de jogar...

SonicYouth

Tenho pena...
Tenho pena de, com 26 anos, me ter acagaçado e sentido "pequeno". Estive a 2 metros deste enorme senhor, antes de um Benfica-Olhanense em 2010.
Tenho pena de não os ter tido no sítio para lhe pedir uma fotografia ao seu lado...

Um abraço Grande Toni!!

Fake Blood

Citação de: SonicYouth em 01 de Outubro de 2011, 23:48
Tenho pena...
Tenho pena de, com 26 anos, me ter acagaçado e sentido "pequeno". Estive a 2 metros deste enorme senhor, antes de um Benfica-Olhanense em 2010.
Tenho pena de não os ter tido no sítio para lhe pedir uma fotografia ao seu lado...

Um abraço Grande Toni!!
x2, só quem com o Shéu no futsal.

Billy the Kid


hugo1904

Faz hoje 65 anos.Parabéns!

:slb2:

Eddie_

Parabéns, Toni!!!