Filipovic

Como avançado:

Avançado, 71 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 3 épocas (1981-1984), 86 jogos (6113 minutos), 41 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (2)

Como treinador:

Treinador, 71 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 1 época (1994-1994), 6 jogos (1 vitória, 3 empates, 2 derrotas)

RedVC

Acho mesmo que a principal asneira foi essa. Colocar Alves no banco foi amputar a equipa da sua criatividade. Tínhamos um meio campo estupendo com jogadores que já vinham do tempo de Baroti a jogar e bem. O pessoal que não viu aquela equipa jogar não sabe da qualidade técnica dessa nossa equipa. Era muito boa mas precisava de estar no seu melhor para bater os Belgas. O Anderlecht era naquele tempo uma equipa com técnica, força e muito mecanizada. Acho no entanto que o Benfica era superior mas não podia cometer erros. Infelizmente os erros cometidos não foram só dentro de campo.

mandrake

Citação de: RedVC em 31 de Março de 2016, 16:20
Acho mesmo que a principal asneira foi essa. Colocar Alves no banco foi amputar a equipa da sua criatividade. Tínhamos um meio campo estupendo com jogadores que já vinham do tempo de Baroti a jogar e bem. O pessoal que não viu aquela equipa jogar não sabe da qualidade técnica dessa nossa equipa. Era muito boa mas precisava de estar no seu melhor para bater os Belgas. O Anderlecht era naquele tempo uma equipa com técnica, força e muito mecanizada. Acho no entanto que o Benfica era superior mas não podia cometer erros. Infelizmente os erros cometidos não foram só dentro de campo.


O Anderlecht era perito em contra-ataque a jogar fora, fechavam-se bem á espera de um erro do adversário e raramente perdoavam. Morten Olsen comandava a defesa, Lozano o maestro do meio-campo e Vandenbergh o ponta-de-lança letal, para não falar nos outros internacionais belgas e dinamarqueses. Falharam apenas na Taça dos Campeões, nunca atingindo as meias-finais.

Alexandre1976

Era a época de ouro do futebol Belga.Clubes como Anderlecht Brugge Standard de Liege Malines ou Lokeren eram fortes.Esse Anderlecht era uma super equipa pois para além de diversos internacionais Belgas de grande classe(Munaron-Vercauteren-Coeck-Vandenbergh-Van der Eyken ou Czernyatinsky)os estrangeiros também eram extraordinários como os Dinamarqueses Olsen e Frimann o Jugoslavo Peruzovic e o Espanhol Lozano.Nessa final podiamos ter conseguido um resultado melhor no Heysel Park parece que ainda não acredito como aquela bola do Diamante foi á barra.Só para recordar que nesse ano o Anderlecht espetou 4-0 aos suinos em Bruxelas.

VitorPaneira7

Citação de: mandrake em 01 de Abril de 2016, 00:11
Citação de: RedVC em 31 de Março de 2016, 16:20
Acho mesmo que a principal asneira foi essa. Colocar Alves no banco foi amputar a equipa da sua criatividade. Tínhamos um meio campo estupendo com jogadores que já vinham do tempo de Baroti a jogar e bem. O pessoal que não viu aquela equipa jogar não sabe da qualidade técnica dessa nossa equipa. Era muito boa mas precisava de estar no seu melhor para bater os Belgas. O Anderlecht era naquele tempo uma equipa com técnica, força e muito mecanizada. Acho no entanto que o Benfica era superior mas não podia cometer erros. Infelizmente os erros cometidos não foram só dentro de campo.


O Anderlecht era perito em contra-ataque a jogar fora, fechavam-se bem á espera de um erro do adversário e raramente perdoavam. Morten Olsen comandava a defesa, Lozano o maestro do meio-campo e Vandenbergh o ponta-de-lança letal, para não falar nos outros internacionais belgas e dinamarqueses. Falharam apenas na Taça dos Campeões, nunca atingindo as meias-finais.
Já atingiram, 2 vezes, e precisamente na época anterior a campanha da uefa e a outra perderam com o Steaua.

Entre 76-86 tiveram 2 meias finais da champions, 2 finais da taça uefa e 3 finais da taça das taças (seguidas).Eram um gigante autentico e venceram as supertaças aos gigantes liverpool e Bayern.
E o Brugges e Standard também chegaram a finais europeias, foi o período dourado deles sem dúvida, e ainda mantiveram uma boa geração na selecção ( a de 80-86 e sucessora que disputou os mundiais de 1990-1994).

VitorPaneira7

Há pessoal, porque as equipas já não tem o nome de outrora, que não tem noção da grandeza de certas equipas num período e das vitórias do Benfica perante essas.

Ujpest, Dukla, Anderlecht, Steaua, Feyenoord, Estrela Vermelha, Sampdoria, e a lista continua, equipas que na altura eram das melhores da Europa.

RedVC

Citação de: VitorPaneira7 em 07 de Abril de 2016, 13:24
Há pessoal, porque as equipas já não tem o nome de outrora, que não tem noção da grandeza de certas equipas num período e das vitórias do Benfica perante essas.

Ujpest, Dukla, Anderlecht, Steaua, Feyenoord, Estrela Vermelha, Sampdoria, e a lista continua, equipas que na altura eram das melhores da Europa.

Verdade. Há clubes no entanto que conseguem ter um menos intermitências no seu sucesso desportivo. Porque nunca deixam de ser grandes.

Nem a propósito. Um texto que sumariza alguma dessa grandeza:

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/04/clubes-de-elite.html

Atentem na posição do SCP... Um historial esclarecedor para um clube que se acha uma potência europeia. Mas claro, a carneirada acredita. E vai acreditar cada vez mais pois agora até já começou a sentir o início de um novo "ciclo".

Aquilo devia chamar-se Sporting Circo de Portugal


Alexandre1976

O próprio Filipovic quando chegou ao Benfica vinha de uma equipa Belga o Club Brugge.Durante um par de décadas foi um dos paises mais importantes ao nivel da Europa do futebol.Existiram 2 jogadores que eu teria adorado que tivessem feito companhia ao fabuloso Preud`homme no Glorioso casos de Phlippe Albert e Luc Nilis.Quanto ao nosso Zoran foi de longe o primeiro caso de sucesso em relação ao recrutamento de estrangeiros.Na opinião do meu Pai que é sportinguista e não lagarto continua a afirmar que foi um dos mais eficazes cabeceadores que viu jogar.Que grande Benfica era este de 82-83 para eliminar o Betis de Gordillo o Lokeren de Elkjaer Larsen a Roma de Falcão Conti Prohaska Ancelotti e o Craiova de Camataru.

VitorPaneira7

Citação de: Alexandre1976 em 09 de Abril de 2016, 17:14
O próprio Filipovic quando chegou ao Benfica vinha de uma equipa Belga o Club Brugge.Durante um par de décadas foi um dos paises mais importantes ao nivel da Europa do futebol.Existiram 2 jogadores que eu teria adorado que tivessem feito companhia ao fabuloso Preud`homme no Glorioso casos de Phlippe Albert e Luc Nilis.Quanto ao nosso Zoran foi de longe o primeiro caso de sucesso em relação ao recrutamento de estrangeiros.Na opinião do meu Pai que é sportinguista e não lagarto continua a afirmar que foi um dos mais eficazes cabeceadores que viu jogar.Que grande Benfica era este de 82-83 para eliminar o Betis de Gordillo o Lokeren de Elkjaer Larsen a Roma de Falcão Conti Prohaska Ancelotti e o Craiova de Camataru.
Curiosamente um sportinguista já velhote também me disse o mesmo sobre o Filipovic, que sabia colocar-se e ir ter com a bola no ar, dos avançados mais finos que viu jogar.

E o Craiova , já havia postado, ganhou a equipas como Kaiserlautern, Bordeus e Fiorentina, antes de defrontar o Benfica, e foi espinha dorsal da selecção romena de 84.

Trezeguet

https://www.facebook.com/historiasdodesporto/videos/1565246693497657/

o golo em Craiova, 83, que viria a apurar o Benfica para a final da Taça Uefa em 83

Alexandre1976

Primeiro estrangeiro de sucesso no Benfica.Elegante,subtil e um verdadeiro matador.

Holmesreis

Desconhecia que Filipovic era adjunto da equipa técnica que qualificou a Sérvia para o próximo mundial.

Totalmente por acidente, descobri esta fantástica entrevista que ele deu ontem à televisão sérvia onde defende o trabalho de base que foi feito alicerçado numa aposta nos mais jovens, augurando um brilhante futuro para a Selecção:

http://rs.n1info.com/a334701/Sport-Klub/Fudbal/Filipovic-Nismo-ni-mislili-na-baraz-bice-mesta-i-za-mladje.html

(Claro que vos aconselho a traduzir a página).

Darkboy

Há 20 anos que não trabalha em Portugal mas ainda tem um português perfeito.

alfredo

Ha dias adicionei um post com uma caisola dele no meu blog. quem quizer ver...

Mikaeil


Alexandre1976

Que grande ponta de lança.Saudades dessa grande equipa.