José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Foka

Citação de: Barracuda em 26 de Dezembro de 2013, 21:23
Citação de: André Sousa em 26 de Dezembro de 2013, 21:10Prosseguindo... Eu falei em trabalho. E disse que o Mourinho nunca faria algo semelhante ao que o Guardiola fez em Espanha. Tu disseste que o Mourinho já fez melhores trabalhos que esse, e... Dizes-me que o Mourinho foi um vencedor por onde passou.

Estás a comparar o que não tem comparação. O Mourinho no Real não tinha os jogadores que o Guardiola tinha no Barça, assim como agora no Chelsea não tem os jogadores que o Guardiola tem no Bayern. Ainda assim, a verdade é que o Mourinho ganhou um campeonato ao Guardiola e que o eliminou na Liga dos Campeões pelo Inter, apesar daquela pouca vergonha de arbitragem em Nou Camp. Acho que não preciso de pôr aqui o gif do Busquets a rebolar no chão e a olhar por entre as mãos.

Não estou de forma alguma a querer tirar mérito ao Guardiola, só digo que gostava de o ver trabalhar em clubes que não fossem já candidatos a ganhar tudo e mais alguma coisa mesmo se fossem treinados pelo Zé das Couves. Gostava de o ver num Chelsea ou Liverpool, por exemplo. Ou, para treinar na Alemanha, no Borussia Dortmund.

Já o Mourinho provou que consegue ter sucesso em todo o lado. Foi em Portugal (não no Benfica graças ao Vilarinho), foi em Inglaterra, foi em Itália e foi em Espanha.
Então mas o plantel do Barcelona se é assim tão melhor que o do Real isso se deve ao Guardiola, pois quando ele lá chegou o Real era bi campeão ou estou errado?
O plantel do Barcelona durante o tempo Guardiola teve 3/4 grandes reforços, quantos teve o Real do Mourinho?
O Mourinho trabalha com o plantel que quer, essa do plantel ser melhor não cola.. Que faça melhor o trabalho de casa e em vez de gastar 30 milhões num lateral suplente que contrate titulares que bem precisava...

O Mourinho no Inter e no Chelsea também se fartou de ter reforços e vocês sabem isso...

Guardiola agarrou no que tinha e fez magia

Barracuda

É como digo, dou todo o mérito ao Guardiola, mas se é para provar que é um enormíssimo treinador preferia vê-lo noutro clube do que aquele que acabou justamente de ganhar tudo na época passada.

De resto, não tenho pejo nenhum em admitir que o Guardiola fez um excelente trabalho no Barça, agora também não vamos querer passar a imagem que Messi, Xavi, Iniesta e companhia andariam hoje emprestados ao Osasuna ou coisa assim se nunca tivessem conhecido o Guardiola.


Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2013, 21:32Guardiola agarrou no que tinha e fez magia

No que tinha = Messi, Xavi, Iniesta e companhia. :)

Foka

Citação de: Barracuda em 26 de Dezembro de 2013, 21:33
É como digo, dou todo o mérito ao Guardiola, mas se é para provar que é um enormíssimo treinador preferia vê-lo noutro clube do que aquele que acabou justamente de ganhar tudo na época passada.

De resto, não tenho pejo nenhum em admitir que o Guardiola fez um excelente trabalho no Barça, agora também não vamos querer passar a imagem que Messi, Xavi, Iniesta e companhia andariam hoje emprestados ao Osasuna ou coisa assim se nunca tivessem conhecido o Guardiola.


Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2013, 21:32Guardiola agarrou no que tinha e fez magia

No que tinha = Messi, Xavi, Iniesta e companhia. :)
O que vocês querem fazer parecer é que o Iniesta e o Xavi já eram dos melhores do mundo quando isso não é verdade... O Guardiola pegou numa equipa que não era a melhor do mundo e transformou-a em tal...

André Sousa

Citação de: Barracuda em 26 de Dezembro de 2013, 21:33
É como digo, dou todo o mérito ao Guardiola, mas se é para provar que é um enormíssimo treinador preferia vê-lo noutro clube do que aquele que acabou justamente de ganhar tudo na época passada.

De resto, não tenho pejo nenhum em admitir que o Guardiola fez um excelente trabalho no Barça, agora também não vamos querer passar a imagem que Messi, Xavi, Iniesta e companhia andariam hoje emprestados ao Osasuna ou coisa assim se nunca tivessem conhecido o Guardiola.

Para mim, o Guardiola não precisa de provar nada. Repito: Para mim. Aquilo que fez, não está ao alcance de qualquer um. Foi genial, a todos os níveis. O tipo tem uma percentagem de títulos vencidos enorme. Teve o futebol mais dominador que vi, em toda a minha vida. Para mim, isto é genial.

Claro que não.

Da mesma forma que uma equipa com o plantel que o Real tinha (e tem), não se baseia em jogadores que passaram a carreira emprestado a Osasunas desta vida.

Nesse aspecto, até acho que o Guardiola consegue superar o Mourinho. O Busquets nem era titular na equipa B e hoje é o que é. O Pedro passou a carreira toda no Barça B e chega às mãos do Pep com 23 anos, na equipa A. Longe de ser uma jovem promessa. O Piqué é contratado ao United, sendo na altura um ilustre desconhecido. E o Valdés é outro, que era um mal amado e hoje já leva algum reconhecimento justo.

Foka

E não te esqueças que foi o Guardiola que encostou e mandou embora o Deco, com a sua saída abriu-se espaço para o Iniesta e o Xavi assumirem os lugares definitivamente

André Sousa

Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2013, 21:39
E não te esqueças que foi o Guardiola que encostou e mandou embora o Deco, com a sua saída abriu-se espaço para o Iniesta e o Xavi assumirem os lugares definitivamente

E meteu o Ronaldinho a andar, dando o protagonismo ao Messi.

André Sousa

Foi genial em toda a linha.

E, ao princípio, ninguém estaria a prever algo deste género. Até ao jogo com o Sporting, estava mais que tremido.

Foka

Citação de: André Sousa em 26 de Dezembro de 2013, 21:39
Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2013, 21:39
E não te esqueças que foi o Guardiola que encostou e mandou embora o Deco, com a sua saída abriu-se espaço para o Iniesta e o Xavi assumirem os lugares definitivamente

E meteu o Ronaldinho a andar, dando o protagonismo ao Messi.
Já antes o Messi era o craque. Mas com a saída do Ronaldinho ele ganha outra visibilidade porque passa de um craque para O craque.

Barracuda

Citação de: André Sousa em 26 de Dezembro de 2013, 21:38Para mim, o Guardiola não precisa de provar nada. Repito: Para mim. Aquilo que fez, não está ao alcance de qualquer um. Foi genial, a todos os níveis. O tipo tem uma percentagem de títulos vencidos enorme. Teve o futebol mais dominador que vi, em toda a minha vida. Para mim, isto é genial.

Eu também não duvido que o Guardiola seja excelente, tal como obviamente os responsáveis do Bayern de Munique não duvidam, digo apenas que para mim tem mais valor vencer a Liga dos Campeões pelo FCP e pelo Inter do que pelo Barça.


Citação de: André Sousa em 26 de Dezembro de 2013, 21:38Nesse aspecto, até acho que o Guardiola consegue superar o Mourinho. O Busquets nem era titular na equipa B e hoje é o que é. O Pedro passou a carreira toda no Barça B e chega às mãos do Pep com 23 anos, na equipa A. Longe de ser uma jovem promessa. O Piqué é contratado ao United, sendo na altura um ilustre desconhecido. E o Valdés é outro, que era um mal amado e hoje já leva algum reconhecimento justo.

E o que o Mourinho fez no FCP, quando foi buscar Paulo Ferreira, Helton, Derlei, Maniche, Costinha e outros do género? Ao pé desses o Piqué era um craque, tanto que já jogava no Manchester United. O Mourinho pegou no pior FCP dos últimos 30 anos e transformou-o numa equipa que ganhou Liga Europa e Liga dos Campeões.

Já o Guardiola, e repito pela enésima vez que lhe dou todo o mérito, parece que está sempre do lado certo da barricada. Chega ao Barcelona quando a equipa está a formar os melhores jogadores da sua história (e pouco depois de o clube ter ganho a Liga dos Campeões) e chega agora ao Bayern depois de a equipa fazer o triplete. Logicamente que seria parvo se recusasse o convite do Bayern, simplesmente acho que ganhar a Champions com FCP e com Bayern não é bem a mesma coisa.

Foka

Citação de: Barracuda em 26 de Dezembro de 2013, 21:46
Citação de: André Sousa em 26 de Dezembro de 2013, 21:38Para mim, o Guardiola não precisa de provar nada. Repito: Para mim. Aquilo que fez, não está ao alcance de qualquer um. Foi genial, a todos os níveis. O tipo tem uma percentagem de títulos vencidos enorme. Teve o futebol mais dominador que vi, em toda a minha vida. Para mim, isto é genial.

Eu também não duvido que o Guardiola seja excelente, tal como obviamente os responsáveis do Bayern de Munique não duvidam, digo apenas que para mim tem mais valor vencer a Liga dos Campeões pelo FCP e pelo Inter do que pelo Barça.


Citação de: André Sousa em 26 de Dezembro de 2013, 21:38Nesse aspecto, até acho que o Guardiola consegue superar o Mourinho. O Busquets nem era titular na equipa B e hoje é o que é. O Pedro passou a carreira toda no Barça B e chega às mãos do Pep com 23 anos, na equipa A. Longe de ser uma jovem promessa. O Piqué é contratado ao United, sendo na altura um ilustre desconhecido. E o Valdés é outro, que era um mal amado e hoje já leva algum reconhecimento justo.

E o que o Mourinho fez no FCP, quando foi buscar Paulo Ferreira, Helton, Derlei, Maniche, Costinha e outros do género? Ao pé desses o Piqué era um craque, tanto que já jogava no Manchester United. O Mourinho pegou no pior FCP dos últimos 30 anos e transformou-o numa equipa que ganhou Liga Europa e Liga dos Campeões.

Já o Guardiola, e repito pela enésima vez que lhe dou todo o mérito, parece que está sempre do lado certo da barricada. Chega ao Barcelona quando a equipa está a formar os melhores jogadores da sua história (e pouco depois de o clube ter ganho a Liga dos Campeões) e chega agora ao Bayern depois de a equipa fazer o triplete. Logicamente que seria parvo se recusasse o convite do Bayern, simplesmente acho que ganhar a Champions com FCP e com Bayern não é bem a mesma coisa.
Ninguém diz o contrário mas uma coisa é jogar a liga dos campeões contra o Real e Chelsea e outra é jogar contra o Mónaco e Corunha.
Temos de ver toda a envolvente. O Mourinho ganhou com o porto a champions mais fácil que me lembro ver. E o único jogo difícil foram beneficiados.

Amsterdam Vallon

#3025
Citação de: André Sousa em 26 de Dezembro de 2013, 21:10
Citação de: Amsterdam Vallon em 26 de Dezembro de 2013, 21:02
Marcar uma era ou não é irrelevante. Essa comparação entre guardiola e o José só acontece porque estavam em clubes contrários e é empolada pela comunicação social espanhola. É uma extensão do Ronaldo Vs Messi.

O guardiola faz um grande trabalho no barcelona. É inquestionável. O Mourinho foi um ganhador em todas as ligas por onde passou, em todos os clubes que treinou, com mais ou menos astros. Estar a dizer que o guardiola é melhor que o José só pelo trabalho que fez no barcelona, é insuficiente para mim e carece de provas. É praticamente certo que agora o guardiola seja campeão alemão e venham dizer que também brilha noutros países, enquanto que as chances do José em ser campeão inglês são menores. Acho que um ainda tem algumas coisas a provar para ser o número 1 e o outro já provou ser o número 1 há muito tempo.

É irrelevante? Mas estamos a brincar? O Guardiola juntou o seu nome, juntamente com o do Barcelona, a uma pequena lista. Uma pequena lista onde o Mourinho e os clubes que orientou, não entram. Ninguém refere o Porto de Mourinho como uma das melhores equipas de sempre. Nem o Chelsea dele. Nem o Inter. Nem o Real Madrid. Mas o Barça de Guardiola sim.

Eu não falei em ser melhor treinador. Prefiro o Guardiola porque o acho melhor tendo em conta aquilo que idealizo no futebol. Acho-o melhor. Da mesma forma que digo que isto seria um duelo mais interessante se o Mourinho se tivesse mantido fiel aos seus princípios de jogo quando pegou no Chelsea, pela primeira vez.

Prosseguindo... Eu falei em trabalho. E disse que o Mourinho nunca faria algo semelhante ao que o Guardiola fez em Espanha. Tu disseste que o Mourinho já fez melhores trabalhos que esse, e... Dizes-me que o Mourinho foi um vencedor por onde passou.

Brincalhão.

Que lista? O Barcelona do guardiola até pode ser uma das melhores equipas da história. Não é a melhor equipa da história. Houve vários clubes com tanto ou mais sucesso em períodos distintos: Real anos 50, Benfica anos 60, Ajax anos 70, Liverpool anos 70/80, Milan finais de 80, início de 90. O Guardiola está associado a um período excelente do Barcelona mas a carreira de um treinador não são dois ou três anos. Essas equipas do Mourinho não ficam para a história, mas ficou o José Mourinho, que saltando de um clube para o outro ganhou sempre. Ainda não ficou 1 única temporada a seco desde que ganhou o primeiro caneco.

André Sousa

Citação de: Barracuda em 26 de Dezembro de 2013, 21:46
Eu também não duvido que o Guardiola seja excelente, tal como obviamente os responsáveis do Bayern de Munique não duvidam, digo apenas que para mim tem mais valor vencer a Liga dos Campeões pelo FCP e pelo Inter do que pelo Barça.

E o que o Mourinho fez no FCP, quando foi buscar Paulo Ferreira, Helton, Derlei, Maniche, Costinha e outros do género? Ao pé desses o Piqué era um craque, tanto que já jogava no Manchester United. O Mourinho pegou no pior FCP dos últimos 30 anos e transformou-o numa equipa que ganhou Liga Europa e Liga dos Campeões.

Já o Guardiola, e repito pela enésima vez que lhe dou todo o mérito, parece que está sempre do lado certo da barricada. Chega ao Barcelona quando a equipa está a formar os melhores jogadores da sua história (e pouco depois de o clube ter ganho a Liga dos Campeões) e chega agora ao Bayern depois de a equipa fazer o triplete. Logicamente que seria parvo se recusasse o convite do Bayern, simplesmente acho que ganhar a Champions com FCP e com Bayern não é bem a mesma coisa.

Eu dou mais valor aos títulos de Guardiola, na UCL. Não indo por questões de arbitragem, porque isso cada um tem os seus argumentos, verdadeiros ou falsos, o Guardiola atropelou os adversários todos. O Bayern, por exemplo, levou 4. E já tinham uma equipa do caraças.

Sem tirar mérito ao trabalho do Mourinho, embora ache que a conquista dele, no Porto, acontece porque as coisas se alinharam para tal, principalmente a nível de sorteio. Repito: Sem retirar mérito, até porque também era e é a única maneira de uma equipa portuguesa vencer a competição.

O contexto é menos exigente, mas sim, é uma boa analogia.

É pela ausência desse Mourinho que hoje já não gosto tanto dele. E eu adorava-o, aquando da sua primeira passagem pelo Chelsea.

Mas hoje, tenho sérias dúvidas que este Mourinho, fosse capaz de reeditar o que fez no Porto e no Chelsea (primeiros dois anos).

André Sousa

Citação de: Amsterdam Vallon em 26 de Dezembro de 2013, 21:56
Que lista? O Barcelona do guardiola até pode ser uma das melhores equipas da história. Não é a melhor equipa da história. Houve vários clubes com tanto ou igual sucesso em períodos distintos: Real anos 50, Benfica anos 60, Ajax anos 70, Liverpool anos 70/80, Milan finais de 80, início de 90. O Guardiola está associado a um período excelente do Barcelona mas a carreira de um treinador não são dois ou três anos. Essas equipas do Mourinho não ficam para a história, mas ficou o José Mourinho, que saltando de um clube para o outro ganhou sempre. Ainda não ficou 1 única temporada a seco desde que ganhou o primeiro caneco.

O Guardiola está associado ao melhor período do Barcelona.

A carreira de um treinador não são dois ou três anos, mas trabalhos deste tipo, marcam carreiras. Podes perguntar ao Sacchi.

Mais uma vez... Eu disse que o Mourinho nunca faria o que Guardiola fez no Barça. Tu disseste que sim, que já fez, e que até fez melhor. Podes, simplesmente, dizer que não. O Mourinho pode ser o melhor de sempre e não ter feito os melhores trabalhos de sempre.

Barracuda

Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2013, 21:51Ninguém diz o contrário mas uma coisa é jogar a liga dos campeões contra o Real e Chelsea e outra é jogar contra o Mónaco e Corunha.
Temos de ver toda a envolvente. O Mourinho ganhou com o porto a champions mais fácil que me lembro ver. E o único jogo difícil foram beneficiados.

Voltamos à velha história. Mas então o Corunha e o Mónaco chegaram onde chegaram por convite? Só para lembrar, o Corunha eliminou a Juventus nos oitavos e o Milan nos quartos. Já o Mónaco eliminou o Lokomotiv de Moscovo nos oitavos, o Real nos quartos e o Chelsea nas meias. E se é por uma questão de nome, o Mourinho também eliminou o Manchester United nos oitavos.

O facto é que o Mourinho pegou numa equipa em crise, foi buscar os jogadores que referi ao preço da chuva e/ou a custo zero, e criou uma equipa que ganhou Liga Europa e Liga dos Campeões. Por mais que se diga que teve sorte com os adversários, a verdade é que ganhou a todos os que lhe apareceram pela frente.

Amsterdam Vallon

Foi genial ter corrido com o deco e o ronaldinho e abrir lugar ao Messi? O que é que isso tem de genial? Arrumou a casa! Coisa que o José fez várias vezes. O Pep estava a treinar o seu clube. Conhecia os cantos à casa. Esses gajos que referiram estão no clube desde sempre. Que grande ciência saber que o Messi era Deus. Já era antes de ele chegar lol O Xavi toda a vida jogou no Barcelona. Parece que estão a falar de gajos perdidos que ele descobriu.

Genial é pegar no Etoo que estava arrumado e ser campeão com ele contra o clube anterior e a jogar a defesa direito.