José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Gohan_11

Não seria a primeira opção neste momento. Mas não duvido que tivesse a capacidade de se reinventar para o futebol, especialmente num clube em que teria menor pressão (no sentido em que conhece bem a liga e basta ganhar internamente, sejamos sinceros).
Continua a ter características que o tornam único e apesar dos vícios adquiridos, continua a ser um sobredotado enquanto treinador. A equipa técnica foi-se desmantelando e muito provavelmente não se adaptou bem à evolução de forma de analisar o jogo, mas creio que poderia beneficiar da estrutura do Benfica (piada; mas só esta ultima frase).

adryy

Citação de: Gohan_11 em 19 de Março de 2021, 13:55
Não seria a primeira opção neste momento. Mas não duvido que tivesse a capacidade de se reinventar para o futebol, especialmente num clube em que teria menor pressão (no sentido em que conhece bem a liga e basta ganhar internamente, sejamos sinceros).
Continua a ter características que o tornam único e apesar dos vícios adquiridos, continua a ser um sobredotado enquanto treinador. A equipa técnica foi-se desmantelando e muito provavelmente não se adaptou bem à evolução de forma de analisar o jogo, mas creio que poderia beneficiar da estrutura do Benfica (piada; mas só esta ultima frase).

:2funny: :2funny: :2funny:

Pancho Lopes 67

#8552
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Março de 2021, 10:46
Que exagero de opiniões por aqui.

Reduzir o sucesso do Mourinho ao apito dourado é de uma injustiça enorme, ainda mais estranho é depois criticar-se o mesmo Mourinho por este se desculpar sempre com arbitragens.

Óbvio que a melhor fase de Mourinho já passou, provavelmente já não faz parte da elite, que também não é alheia a sangria continua da sua equipa técnica ao longo dos anos.

Os problemas maiores está naqueles que foram os seus dois maiores trunfos. A liderança do balneário e a capacidade de jogar em função do adversário (sabia detalhes incríveis das equipas que defrontava).

Em 2021 a gestão de balneário é diferente. Já havia super-estrelas em 2004, mas a grande maioria dos jogadores era sobretudo jogador de futebol e muitos "morriam" em campo pelo treinador quando. Neste momento já não há jogadores como Zanetti, etc. Hoje em dia com as redes sociais (e não só) o foco dos jogadores passa os limites do campo de futebol. Qualquer um tem a sua própria bolha mediática.

Por outro, e não menos relevante, Mourinho sempre foi muito forte em jogar em função do adversário, mas na passagem pelo Inter/Real Madrid, os duelos com o Guardiola condicionaram muito a sua filosofia de jogo, tornando-se uma obsessão. Ainda conseguiu ser campeão pelo Real com recorde de pontos e regressar aos títulos no Chelsea e outros trofeus no United, mas as suas equipas começaram cada vez mais a abdicar de assumir os jogos e a pensar mais em condicionar o adversário até chegar ao ponto em que ter a bola não era o mais importante.

Acho que mesmo com a sua decadência, seria capaz de ganhar no tugão sem problemas, isto aqui é uma miséria. Contudo não sou a favor que venha para o Benfica. O seu tempo cá já passou por culpa das direcções e também culpa dele.

O clube com as características do Benfica tem de olhar para o futuro, apostar em treinadores jovens, capazes e com grande ambição.

Exactamente o que eu penso do Mourinho esse texto...

Obviamente o Mourinho não ganhou por causa do apito dourado, não digo que o Porto nos anos deles não possa ter tido um benefício num jogo aqui ou ali, mas eram de longe a melhor equipa em Portugal, só um cego faccioso é que pode dizer que o Porto em 2002-03 ou 2003-04 não era melhor equipa deste país, afinal de contas limparam 2 competições europeias seguidas, e se nós não temos ganho a taça de Portugal em 2004 ao Porto, eles tornavam-se a única equipa na história do futebol a fazer 2 tripletes consecutivos (campeonata, taça e competição europeia).

O Mourinho nunca teve um estilo próprio de jogar, o seu segredo smp foi saber explorar as fraquezas dos adversários, no Chelsea na 1ªpassagem tanto jogava futebol de ataque como metia o autocarro quando apanhava o Barcelona do Ronaldinho ou então para segurar eliminatórias, como tb o fazia mto nos últimos 20 mnts de jogos da Premier League que tivesse a ganhar pelo resultado mínimo...

Sim os jogadores de futebol de hoje são autênticas divas, Pogba no Man Utd durante a passagem do Mourinho foi dos maiores venenos de balneário que vi na vida, um gajo que na Juventus corria, lutava, saía a jogar, e tinha tudo pa ser dos melhores jogadores de sempre na posição dele, tornou-se uma diva acomodada que destruiu mais o balneário do que produziu dentro de campo dxd que chegou a Old Trafford. Hoje em dia gerir craques é complicado a maioria deles são putos autênticos no corpo de homens, antigamente personagens como Cantona, Maradona ou Romário não digo que não fossem gente complicada, mas ao mxm tempo sentia-se um orgulho de homem guerreiro quando entravam dentro de campo que pouco sente-se hoje.

Antes disso já no Real Madrid o balneário tinha-se virado contra o Mourinho, gentinha como Casillas, Cristiano Ronaldo, Pepe e Sergio Ramos foram muito responsáveis pela última temporada frustrante de Mourinho em Madrid. E foi com Cristiano Ronaldo que Mourinho começou a perder a aura do treinador especial, porque se pensarem bem, antes do Real Madrid, não só os jogadores no geral amavam Mourinho, mas principalmente os craques da equipa, Ricardo Carvalho, Deco, Lampard, Drogba, Essien, Zanetti, Maicon, Milito amavam Mourinho, até o próprio Ibrahimovic amava Mourinho, e o sueco como sabemos apesar de um grande jogador, é uma personalidade que tem de saber-se gerir, e como vimos no barça, Ibrahimovic até hoje não morre de amores por Guardiola, ao contrário de Mourinho que ele adora. Já para não falar de Eto'o que nos tempos de Barcelona disse que jamais jogaria por uma equipa treinada por Mourinho, não só jogou com amor e raça, como acabou a fzr de lateral direito na 2ªmão da eliminatória contra a sua antiga equipa nas meias finais da champions de 2010. O mxm Eto't que tal como Ibrahimovic tb não gosta de Guardiola, e foi desapachado autenticamente do clube pelo catalão que já o tinha tentado fazer 1 ano antes.

Hoje Mourinho encontra-se ultrapassado tb pelo ego, aderir a posse de bola é como se tivesse a dar razão a Guardiola, e como resultado vai-s afundado cada vez mais, distante daquele que um dia era de longe o melhor treinador do Mundo.

DEVILLICA

Citação de: Red Zeppelin em 18 de Março de 2021, 20:34
Bem vindo...?

Para apagar o ciclo de esses 20 anos de gestão a tau? SIM!!!!

Pancho Lopes 67

Jornal "A BOLA"

FELLAINI NA MIRA DE MOURINHO

Marouane Fellaini é o alvo desejado por José Mourinho para reforçar o Tottenham na próxima temporada, segundo o Voetbal24.

O médio belga, que trabalhou com o técnico português no Manchester United, tem contrato válido com o Shandong Luneng até final de dezembro, porém, o clube chinês estará disposto a negociar uma possível saída no verão.

Segundo a mesma fonte, o regresso à Premier League, onde também representou o Everton, é uma forte possibilidade para Fellaini, de 33 anos.





Não percebo o fetiche do Mourinho com este cagalhão que é dos gajos mais lentos que vi na vida, com este tipo de contratações também só merece estar na merda como tá...

Nuno_SLB

#8555
A ser verdade, o Mourinho está xexé...

PGuarda1904

Mourinho está quase com 60 anos, a brincar a brincar...
Está na hora de ir fazer oito anos à seleção e abdicar.

ruibenfica80


Interessante a visão de alguns sobre problemas ou falhas dentro da equipa técnica.

De facto, um grupo de trabalho é um conjunto de várias personalidades que se podem equilibrar ou não. E é verdade que o Mourinho parecia ter uma equipa técnica muito mais equilibrada do que nos últimos anos. O que aconteceu no balneário de Madrid, o que aconteceu no Chelsea com a fisioterapeuta ou que era....o estoiro do balneário do United. Estas coisas dificilmente são só efeito do próprio Mourinho. Mas, no fim do dia, é ele que tem de se saber acompanhar pelas pessoas certas. A sensação que dá é que lhe falta um braço direito que possa fazer a ponte com os jogadores.

A nível técnico tático o Mourinho ainda tem muita qualidade. Aliás, o início desta época com o Tot mostrava uma equipa muito bem montada para as armas que tinha. Durante toda a primeira fase da época a equipa andou espremida ao máximo. Depois parece que estoirou ali uma bolha de ilusão e vários jogadores vieram ribanceira abaixo.

Também se pode notar que os balneários do United e do Tot não tem sido dos mais fáceis para ninguém. O próprio Poc levou um afundanço brutal. Passou de finalista da Champions a equipa que não conseguia quase pontos fora de casa.

Isto faz lembrar um bocado o que se passou com o Benfica mas invertido. O ano passado a culpa era toda do Lage. Mas este ano o plantel volta a fazer jogos da noite para o dia. Há estrelas da equipa que tão depressa aparecem como desaparecem. Quando assim é, fica dificil avaliar a qualidade das escolhas dos treinadores e dos seus princípios de jogo.

Concordo em absoluto que o perfil dos jogadores hoje em dia está uma bela merda. A geração do politicamente correcto, os snowflakes, estão todos aí à porta. E não se lhes pode dizer nada senão fazem birra. Pior ainda em miudos com contratos milionários e que se acham a última bolacha do pacote. Acho que sim, que isto tem uma boa quota parte na instabilidade das equipas hoje em dia.

E falando em instabilidade......é olhar ao Liverpool na própria Premier League. É o pão-nosso dos dias de hoje.

24-7SLB

Citação de: ruibenfica80 em 14 de Abril de 2021, 10:47

Interessante a visão de alguns sobre problemas ou falhas dentro da equipa técnica.

De facto, um grupo de trabalho é um conjunto de várias personalidades que se podem equilibrar ou não. E é verdade que o Mourinho parecia ter uma equipa técnica muito mais equilibrada do que nos últimos anos. O que aconteceu no balneário de Madrid, o que aconteceu no Chelsea com a fisioterapeuta ou que era....o estoiro do balneário do United. Estas coisas dificilmente são só efeito do próprio Mourinho. Mas, no fim do dia, é ele que tem de se saber acompanhar pelas pessoas certas. A sensação que dá é que lhe falta um braço direito que possa fazer a ponte com os jogadores.

A nível técnico tático o Mourinho ainda tem muita qualidade. Aliás, o início desta época com o Tot mostrava uma equipa muito bem montada para as armas que tinha. Durante toda a primeira fase da época a equipa andou espremida ao máximo. Depois parece que estoirou ali uma bolha de ilusão e vários jogadores vieram ribanceira abaixo.

Também se pode notar que os balneários do United e do Tot não tem sido dos mais fáceis para ninguém. O próprio Poc levou um afundanço brutal. Passou de finalista da Champions a equipa que não conseguia quase pontos fora de casa.

Isto faz lembrar um bocado o que se passou com o Benfica mas invertido. O ano passado a culpa era toda do Lage. Mas este ano o plantel volta a fazer jogos da noite para o dia. Há estrelas da equipa que tão depressa aparecem como desaparecem. Quando assim é, fica dificil avaliar a qualidade das escolhas dos treinadores e dos seus princípios de jogo.

Concordo em absoluto que o perfil dos jogadores hoje em dia está uma bela merda. A geração do politicamente correcto, os snowflakes, estão todos aí à porta. E não se lhes pode dizer nada senão fazem birra. Pior ainda em miudos com contratos milionários e que se acham a última bolacha do pacote. Acho que sim, que isto tem uma boa quota parte na instabilidade das equipas hoje em dia.

E falando em instabilidade......é olhar ao Liverpool na própria Premier League. É o pão-nosso dos dias de hoje.

Concordo em absoluto, outro factor que tem sido cada vez mais recorrente é a facilidade com que as grandes equipas se afundam tão rapidamente, temos vários exemplos recentes, Barcelona, Liverpool, Juventus etc... Isso diz muito da mentalidade do jogador de topo na actualidade, antigamente os jogadores de topo eram homens feitos, com personalidades fortes, hoje em dia são putos mimados que recebem milhões e vivem mais para as redes sociais e para o que se diz sobre eles do que para o rendimento desportivo colectivo.

Acredito que o futebol atingiu o seu auge global nos anos 90, a partir daí tem sido sempre a decair e vai continuar até se tornar mais uma modalidade de menor relevância, com o crescimento dos e-sports, acredito que lá para 2050, 2060 o futebol seja para ai o quarto ou quinto agregador de entertenimento preferido à escala global.

_JonasThern_

Deve ser corrido no final da época. Estou curioso para ver o que fará depois. Em clubes que lutem por títulos nas melhores ligas tem a porta completamente fechada. Será a reforma antecipada? Passará ao papel de comentador? Alguma selecção? Algum clube ou campeonato de menor expressão?

Sem_Medo

"Isto é o Sport Lisboa e Benfica, não é o PAOK de Salonica."

af10

Citação de: 24-7SLB em 14 de Abril de 2021, 11:06
Citação de: ruibenfica80 em 14 de Abril de 2021, 10:47

Interessante a visão de alguns sobre problemas ou falhas dentro da equipa técnica.

De facto, um grupo de trabalho é um conjunto de várias personalidades que se podem equilibrar ou não. E é verdade que o Mourinho parecia ter uma equipa técnica muito mais equilibrada do que nos últimos anos. O que aconteceu no balneário de Madrid, o que aconteceu no Chelsea com a fisioterapeuta ou que era....o estoiro do balneário do United. Estas coisas dificilmente são só efeito do próprio Mourinho. Mas, no fim do dia, é ele que tem de se saber acompanhar pelas pessoas certas. A sensação que dá é que lhe falta um braço direito que possa fazer a ponte com os jogadores.

A nível técnico tático o Mourinho ainda tem muita qualidade. Aliás, o início desta época com o Tot mostrava uma equipa muito bem montada para as armas que tinha. Durante toda a primeira fase da época a equipa andou espremida ao máximo. Depois parece que estoirou ali uma bolha de ilusão e vários jogadores vieram ribanceira abaixo.

Também se pode notar que os balneários do United e do Tot não tem sido dos mais fáceis para ninguém. O próprio Poc levou um afundanço brutal. Passou de finalista da Champions a equipa que não conseguia quase pontos fora de casa.

Isto faz lembrar um bocado o que se passou com o Benfica mas invertido. O ano passado a culpa era toda do Lage. Mas este ano o plantel volta a fazer jogos da noite para o dia. Há estrelas da equipa que tão depressa aparecem como desaparecem. Quando assim é, fica dificil avaliar a qualidade das escolhas dos treinadores e dos seus princípios de jogo.

Concordo em absoluto que o perfil dos jogadores hoje em dia está uma bela merda. A geração do politicamente correcto, os snowflakes, estão todos aí à porta. E não se lhes pode dizer nada senão fazem birra. Pior ainda em miudos com contratos milionários e que se acham a última bolacha do pacote. Acho que sim, que isto tem uma boa quota parte na instabilidade das equipas hoje em dia.

E falando em instabilidade......é olhar ao Liverpool na própria Premier League. É o pão-nosso dos dias de hoje.

Concordo em absoluto, outro factor que tem sido cada vez mais recorrente é a facilidade com que as grandes equipas se afundam tão rapidamente, temos vários exemplos recentes, Barcelona, Liverpool, Juventus etc... Isso diz muito da mentalidade do jogador de topo na actualidade, antigamente os jogadores de topo eram homens feitos, com personalidades fortes, hoje em dia são putos mimados que recebem milhões e vivem mais para as redes sociais e para o que se diz sobre eles do que para o rendimento desportivo colectivo.

Acredito que o futebol atingiu o seu auge global nos anos 90, a partir daí tem sido sempre a decair e vai continuar até se tornar mais uma modalidade de menor relevância, com o crescimento dos e-sports, acredito que lá para 2050, 2060 o futebol seja para ai o quarto ou quinto agregador de entertenimento preferido à escala global.

Então não eram...
O que havia mais antigamente eram profissionais de merda. Numa escala muito maior do que hoje.

Nem é preciso ir muito longe. Olha o Real Madrid de 2002, clube dominador.
Olha o Real Madrid de 2004. Os mesmos galácticos a fazerem apostas de quem fazia mais passes de um lado para o outro do campo. Estavam mais preocupados com as apostas que faziam no balneário do que no resultado da equipa. Já houveram vários relatos disso.

Nem quis entrar nos anos 90, porque daí para trás é bem pior

Bekambol

Citação de: Kaká em 29 de Novembro de 2018, 10:55
Mesmo achando que estava a precisar de um hiatus para voltar ao que era, ja nem pensava duas vezes. Era um upgrade 1737;919947 vezes, e mesmo que tacticamente ja nao esteja no topo, ao menos no treino os jogadores evoluiam. E havia disciplina.


Sim, continua a ser um bom treinador.

24-7SLB

Citação de: af10 em 14 de Abril de 2021, 13:22
Citação de: 24-7SLB em 14 de Abril de 2021, 11:06
Citação de: ruibenfica80 em 14 de Abril de 2021, 10:47

Interessante a visão de alguns sobre problemas ou falhas dentro da equipa técnica.

De facto, um grupo de trabalho é um conjunto de várias personalidades que se podem equilibrar ou não. E é verdade que o Mourinho parecia ter uma equipa técnica muito mais equilibrada do que nos últimos anos. O que aconteceu no balneário de Madrid, o que aconteceu no Chelsea com a fisioterapeuta ou que era....o estoiro do balneário do United. Estas coisas dificilmente são só efeito do próprio Mourinho. Mas, no fim do dia, é ele que tem de se saber acompanhar pelas pessoas certas. A sensação que dá é que lhe falta um braço direito que possa fazer a ponte com os jogadores.

A nível técnico tático o Mourinho ainda tem muita qualidade. Aliás, o início desta época com o Tot mostrava uma equipa muito bem montada para as armas que tinha. Durante toda a primeira fase da época a equipa andou espremida ao máximo. Depois parece que estoirou ali uma bolha de ilusão e vários jogadores vieram ribanceira abaixo.

Também se pode notar que os balneários do United e do Tot não tem sido dos mais fáceis para ninguém. O próprio Poc levou um afundanço brutal. Passou de finalista da Champions a equipa que não conseguia quase pontos fora de casa.

Isto faz lembrar um bocado o que se passou com o Benfica mas invertido. O ano passado a culpa era toda do Lage. Mas este ano o plantel volta a fazer jogos da noite para o dia. Há estrelas da equipa que tão depressa aparecem como desaparecem. Quando assim é, fica dificil avaliar a qualidade das escolhas dos treinadores e dos seus princípios de jogo.

Concordo em absoluto que o perfil dos jogadores hoje em dia está uma bela merda. A geração do politicamente correcto, os snowflakes, estão todos aí à porta. E não se lhes pode dizer nada senão fazem birra. Pior ainda em miudos com contratos milionários e que se acham a última bolacha do pacote. Acho que sim, que isto tem uma boa quota parte na instabilidade das equipas hoje em dia.

E falando em instabilidade......é olhar ao Liverpool na própria Premier League. É o pão-nosso dos dias de hoje.

Concordo em absoluto, outro factor que tem sido cada vez mais recorrente é a facilidade com que as grandes equipas se afundam tão rapidamente, temos vários exemplos recentes, Barcelona, Liverpool, Juventus etc... Isso diz muito da mentalidade do jogador de topo na actualidade, antigamente os jogadores de topo eram homens feitos, com personalidades fortes, hoje em dia são putos mimados que recebem milhões e vivem mais para as redes sociais e para o que se diz sobre eles do que para o rendimento desportivo colectivo.

Acredito que o futebol atingiu o seu auge global nos anos 90, a partir daí tem sido sempre a decair e vai continuar até se tornar mais uma modalidade de menor relevância, com o crescimento dos e-sports, acredito que lá para 2050, 2060 o futebol seja para ai o quarto ou quinto agregador de entertenimento preferido à escala global.

Então não eram...
O que havia mais antigamente eram profissionais de merda. Numa escala muito maior do que hoje.

Nem é preciso ir muito longe. Olha o Real Madrid de 2002, clube dominador.
Olha o Real Madrid de 2004. Os mesmos galácticos a fazerem apostas de quem fazia mais passes de um lado para o outro do campo. Estavam mais preocupados com as apostas que faziam no balneário do que no resultado da equipa. Já houveram vários relatos disso.

Nem quis entrar nos anos 90, porque daí para trás é bem pior

São opiniões, em falei no global, e em termos globais as grandes equipas eram muito mais estáveis animicamente, é óbvio que existiu sempre uma ou outra excepção, falei em comparação com o futebol actual.

Para além de nos anos 90 jogar-se mais, havia mais regularidade.

krak

Citação de: 24-7SLB em 14 de Abril de 2021, 14:59
Citação de: af10 em 14 de Abril de 2021, 13:22
Citação de: 24-7SLB em 14 de Abril de 2021, 11:06
Citação de: ruibenfica80 em 14 de Abril de 2021, 10:47

Interessante a visão de alguns sobre problemas ou falhas dentro da equipa técnica.

De facto, um grupo de trabalho é um conjunto de várias personalidades que se podem equilibrar ou não. E é verdade que o Mourinho parecia ter uma equipa técnica muito mais equilibrada do que nos últimos anos. O que aconteceu no balneário de Madrid, o que aconteceu no Chelsea com a fisioterapeuta ou que era....o estoiro do balneário do United. Estas coisas dificilmente são só efeito do próprio Mourinho. Mas, no fim do dia, é ele que tem de se saber acompanhar pelas pessoas certas. A sensação que dá é que lhe falta um braço direito que possa fazer a ponte com os jogadores.

A nível técnico tático o Mourinho ainda tem muita qualidade. Aliás, o início desta época com o Tot mostrava uma equipa muito bem montada para as armas que tinha. Durante toda a primeira fase da época a equipa andou espremida ao máximo. Depois parece que estoirou ali uma bolha de ilusão e vários jogadores vieram ribanceira abaixo.

Também se pode notar que os balneários do United e do Tot não tem sido dos mais fáceis para ninguém. O próprio Poc levou um afundanço brutal. Passou de finalista da Champions a equipa que não conseguia quase pontos fora de casa.

Isto faz lembrar um bocado o que se passou com o Benfica mas invertido. O ano passado a culpa era toda do Lage. Mas este ano o plantel volta a fazer jogos da noite para o dia. Há estrelas da equipa que tão depressa aparecem como desaparecem. Quando assim é, fica dificil avaliar a qualidade das escolhas dos treinadores e dos seus princípios de jogo.

Concordo em absoluto que o perfil dos jogadores hoje em dia está uma bela merda. A geração do politicamente correcto, os snowflakes, estão todos aí à porta. E não se lhes pode dizer nada senão fazem birra. Pior ainda em miudos com contratos milionários e que se acham a última bolacha do pacote. Acho que sim, que isto tem uma boa quota parte na instabilidade das equipas hoje em dia.

E falando em instabilidade......é olhar ao Liverpool na própria Premier League. É o pão-nosso dos dias de hoje.

Concordo em absoluto, outro factor que tem sido cada vez mais recorrente é a facilidade com que as grandes equipas se afundam tão rapidamente, temos vários exemplos recentes, Barcelona, Liverpool, Juventus etc... Isso diz muito da mentalidade do jogador de topo na actualidade, antigamente os jogadores de topo eram homens feitos, com personalidades fortes, hoje em dia são putos mimados que recebem milhões e vivem mais para as redes sociais e para o que se diz sobre eles do que para o rendimento desportivo colectivo.

Acredito que o futebol atingiu o seu auge global nos anos 90, a partir daí tem sido sempre a decair e vai continuar até se tornar mais uma modalidade de menor relevância, com o crescimento dos e-sports, acredito que lá para 2050, 2060 o futebol seja para ai o quarto ou quinto agregador de entertenimento preferido à escala global.

Então não eram...
O que havia mais antigamente eram profissionais de merda. Numa escala muito maior do que hoje.

Nem é preciso ir muito longe. Olha o Real Madrid de 2002, clube dominador.
Olha o Real Madrid de 2004. Os mesmos galácticos a fazerem apostas de quem fazia mais passes de um lado para o outro do campo. Estavam mais preocupados com as apostas que faziam no balneário do que no resultado da equipa. Já houveram vários relatos disso.

Nem quis entrar nos anos 90, porque daí para trás é bem pior

São opiniões, em falei no global, e em termos globais as grandes equipas eram muito mais estáveis animicamente, é óbvio que existiu sempre uma ou outra excepção, falei em comparação com o futebol actual.

Para além de nos anos 90 jogar-se mais, havia mais regularidade.

Antes tinhas um balneário cheio de bad boys que um treinador como o Mourinho espicaçava e a reacção deles era comerem relva!
Agora os balneários são cheios de divas do instagram e gamers, e o Mourinho espicaça e eles amuam e vão para casa comer cheetos e jogar até às 4h da manhã e no dia seguinte pastam nos jogos/treinos.

Essa parte mental do jogo perdeu porque as reacções são completamente diferentes por parte dos receptores da mensagem/jogadores.