Vítor Baptista

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Main team: 7 seasons (1971-1978), 150 matches (11945 minutes), 64 goals

Titles: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

JotaTê

Bom, é a primeira vez que me sinto um puto neste fórum. Geralmente quem comenta tem metade da minha idade, aqui têm dois ou três meses a mais do que eu  :whistle2:

Já não me lembro do Maior. Devo tê-lo visto jogar, mas era muito novo. No entanto a faceta rebelde dele sempre me apaixonou. Infelizmente essa faceta trazia uma outra e acabou a vida na miséria e só.

Existe também outra história engraçada. Lia-a contada pelo próprio. Foi nos tempos áureos do Vitória em que esta equipa se batia de igual para igual contra grandes nomes do futebol europeu. Mas nem era o caso: o jogo era contra o Linfield no Bonfim e a dada altura há uma jogada no ataque do Vitória. Vem um defesa direito à bola com pitons em riste e o nosso Vítor vai a correr atraz dela para rematar. Qualquer outro encolher-se-ía, mas o Maior rematou, ficou com os pitons do outro cravados na canela e... fez golo!

JotaTê

Citação de: Red skin em 03 de Março de 2010, 10:16
Citação de: lcferreira em 28 de Fevereiro de 2010, 23:18
Citação de: JPG em 28 de Fevereiro de 2010, 18:30
Não há por acaso videos deste jogador?

Haver há, mas a RTP não disponibiliza.

Há lá pelo menos 10 jogos completos com o Vitor, resumos há muito mais, mas a RTP é uma estação política em vez de uma estação para o cidadão.

Já repeti várias vezes que aquela merda de programa "em jogo" que dá na RTP Memória podia ser algo de extraordinario, mas preferem mostrar jogos com paços de ferreira e salgueiros, deve ter uma qualidade melhor.

Posso dizer que no Arquivo Audiovisual da RTP, mediante preço, se pode comprar imagens dos jogos... isto se elas estiverem descritas, isto é, localizáveis!

Qual o formato em que disponibilizam? Já compraste alguma vez? Qualidade?

rambo

Citação de: lcferreira em 03 de Março de 2010, 19:55
Zé, Rambo ou Bola, isto é a CUF, certo?

Com aquele equipamento feio verde e de mangas brancas e aquela gola feia feia feia com um risquinho verde a meio.

Este lance não deu golo, eu estava lá e foi em 1976

Vou tentar lembrar-me do nome dessa gente:

GR é o Castanheira, o Conhé não tinha essa cabeleira... de bigode o Quaresma ... o outro pode ser ... não faço ideiamas talvez o Vicente... a CUF desceu esse ano.

Os 2 do Benfica, lá atrás de tudo é o Malta da Silva, mais ninguém tinha aquela postura, o barbudo podem ser 2, o Toni ou o Barros, mas é o Toni quase de certeza absoluta.

Lembram-se quem foi o 2º e 3º classificado desse campeonato?

Edit: Ahhh, e nas bancadas não estou eu, estava precisamente na central por trás dos suplentes ;)

Não lcferreira, este jogo, onde ele marcou pela ultima vez pelo Benfica, foi contra os Húngaros do Ujpest.

O Jogo foi realizado no Estádio da Luz em 22 de Outubro de 1975.
O resultado foi 5-2 e ele (Vitor) marcou aos 89' o ultimo golo.

José Henriques

Citação de: JPG em 03 de Março de 2010, 22:58
Citação de: José Henriques em 03 de Março de 2010, 14:21
Na fase decadente do Vítor, não havia grande coisa a fazer por ele, até porque ele próprio não queria ajuda do estilo levá-lo para alguma instituição, ou algo semelhante! O que se podia fazer por ele era ir matando-lhe a fome de vez em quando e fazer-lhe umas visitas para o animar, porque ele gostava muito que o reconhecessem como ídolo do passado.
A ex-deputada do PCP, Odete Santos, era uma das pessoas que o tentava proteger, e cheguei a falar com ela quando ele andava pior, mas era complicado! O Vítor tinha uma personalidade fortissima e só fazia aquilo que queria.

Não sei se isto seria bem assim, porque não muito tempo antes de morrer lembro-me de ver uma reportagem num programa que a TVI transmitia ao sabado sobre futebol com o Vitor Baptista todo barbudo e mal encarado no estádio da Luz a pedir ajudar para o tirar da miséria, ele a companheira da altura, uma africana com ar de pessoa para quem a vida não foi gentil...

Na altura fiquei com a reportagem na memória e nem sabia bem que ele tinha sido

Ele às vezes queria ajuda, de facto! O problema vinha depois, quando se arranjava alguma coisa para ele, mas dali a pouco tempo o vicio voltava a trazê-lo à rua e à miséria total.
Concordo contigo, naquilo que fica implicito da tua mensagem, onde tenho a certeza que se tivesse acontecido uma intervenção mais forte, por parte de pessoas ligadas ao Benfica ou até às mais altas instâncias deste País, o destino do Vítor podia ter sido outro. As ajudas foram sempre pontuais e de pessoas sem grande influência. Mas existia de facto, uma dificuldade da parte dele, para encontrar forças e sair do buraco, e o ciclo respetia-se.

Red skin

Citação de: JotaTê em 03 de Março de 2010, 23:15
Citação de: Red skin em 03 de Março de 2010, 10:16
Citação de: lcferreira em 28 de Fevereiro de 2010, 23:18
Citação de: JPG em 28 de Fevereiro de 2010, 18:30
Não há por acaso videos deste jogador?

Haver há, mas a RTP não disponibiliza.

Há lá pelo menos 10 jogos completos com o Vitor, resumos há muito mais, mas a RTP é uma estação política em vez de uma estação para o cidadão.

Já repeti várias vezes que aquela merda de programa "em jogo" que dá na RTP Memória podia ser algo de extraordinario, mas preferem mostrar jogos com paços de ferreira e salgueiros, deve ter uma qualidade melhor.

Posso dizer que no Arquivo Audiovisual da RTP, mediante preço, se pode comprar imagens dos jogos... isto se elas estiverem descritas, isto é, localizáveis!

Qual o formato em que disponibilizam? Já compraste alguma vez? Qualidade?

Formato digital (mpeg)... envias o pedido para a área comercial (deves encontrar o email do Arquivo no site, assim como o preçário)... perguntas se tem o tal jogo, com o máximo de pormenores (data, equipa vs equipa, estádio, jogador y), e esperas pela resposta... a qualidade é melhor do q qd foi emitida pela estação... pois n sofre do problema da recepção do sinal pelas antenas de transmissão.

PS- Tb podem n ter apesar de ter sido transmitido... pois muitas xs n se guardavam as coisas ou n se gravavam por serem directos... ou pode n ter sido alvo de digitalização e descrição.

Red skin

N tenho certezas totais, mas disseram-me q a BenficaTV comprou ou vai comprar vários jogos ao Arquivo da RTP... pode ser q os transmitam...

lcferreira

Citação de: rambo em 04 de Março de 2010, 02:53

Não lcferreira, este jogo, onde ele marcou pela ultima vez pelo Benfica, foi contra os Húngaros do Ujpest.

Não leves a mal a teimosia, mas isto não é o Ujpest e garanto-te que é a CUF.

Quanto ao golo mesmo que o fosse nunca seria o último.

rambo

Citação de: lcferreira em 04 de Março de 2010, 10:28

Não quero ser teimoso mas dá aqui uma olhada :)

Captain Kid

Citação de: rambo em 04 de Março de 2010, 10:55

o golo contra o ujpest foi o seu último golo nas competições europeias, o último último, mas mesmo último, foi contra o sporting a 12 de fevereiro de 78 na luz.

edit: além disso, o lcferreira pode ter razão, porque o t-rex não publica as fotos correspondendo às estatísticas que publica por baixo ou em cima das fotos. ou seja, pode muito bem ser a CUF.

JPG

Citação de: Red skin em 04 de Março de 2010, 08:35
N tenho certezas totais, mas disseram-me q a BenficaTV comprou ou vai comprar vários jogos ao Arquivo da RTP... pode ser q os transmitam...

isso é que era de louvar

lcferreira

Citação de: rambo em 04 de Março de 2010, 10:55

Eu conheço esse blog, mas as fotos nada têm a ver com o que está escrito.

Por acaso a do Guimaraes no último jogo está mesmo, porque foi o último jogo dele no Benfica como está na foto.

A questão desta foto é mesmo o Manuel Quaresma, é daqueles jogadores que não enganam.

José Henriques

Este jogo da foto é com a CUF, sem duvida. Jogadores do Benfica em 2º plano são o Malta da Silva e o Barros, que jogava com as meias em baixo e era o mais barbudo dos barbudos do Benfica.
O ultimo golo do Vítor na Luz, foi o tal contra o Sporting em 78, no dia do brinco.

rambo

Vou dedicar esta foto que encontrei na net ao user José Henriques (uma indiscutível mais valia para estes tópicos dos "Imortais". ;)

rambo

Nené, Toni, Vitor Batista, Diamantino, Simoes, Milorard Pavic,    Moinhos???

Jordao, Artur Correia, Humberto Coelho, Barros, Bento

José Henriques

Obrigado «rambo»! Tive esse poster no quarto em gaiato! Na fila da frente, o 1º da esquerda é o Messias, que fazia dupla de centrais com o Humberto. O que não tens a certeza, é de facto o Moinhos!  ;)
Dispostos no campo dava mais ou menos isto: Bento, Artur Correia, Messias, Humberto e Barros; Diamantino, Toni e Simões; Néné, Vítor Batista e Moinhos.