Vitor Baptista, o Maior

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1971-1978), 150 jogos (11957 minutos), 64 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

rambo

Alguém consegue identificar estes 2 jogadores? :huh:


.

Bola7

Citação de: lcferreira em 02 de Março de 2010, 19:44
Citação de: José Henriques em 02 de Março de 2010, 17:14
Esta foto publicada pelo «rambo», mostra precisamente o tal lance do golo do Vítor, no momento em que perdeu o brinco! Atrevo-me a dizer, que é o lance mais famosos da história do futebol Português. O defesa do Sporting que está na imagem e foi ultrapassado pelo Vítor, após a recepção da bola com o peito, é o Inácio, que quando enveredou pela carreira de treinador, passou a ser chamado de Augusto Inácio. Geralmente jogava a lateral esquerdo, mas de vez em quando também a central, como foi o caso deste jogo, salvo erro em dupla com o Manaca.
Eu sei que para os mais velhos esta informação foi desnecessária, mas vem aqui muita gente nova que gosta de saber, e não custa nada explicar-lhes! Os outros 2 jogadores do Benfica na imagem, são o Shéu e o Alberto. O outro jogador das osgas é (se não me engano) o Virgilio, mas gostava que alguém me confirmasse, porque em relação a esse não estou muito certo.

A outra osga é o Fraguito, o central era mesmo o Manaca (Mocambicano), o Inácio jogou à esquerda e o outro central era o Laranjeira.

Sempre que precisares meu amigo ;)
eis a certeza... :)

Bola7

Citação de: rambo em 03 de Março de 2010, 09:22
Alguém consegue identificar estes 2 jogadores? :huh:


.
engraçadinho...cácácá...

Red skin

Citação de: lcferreira em 28 de Fevereiro de 2010, 23:18
Citação de: JPG em 28 de Fevereiro de 2010, 18:30
Não há por acaso videos deste jogador?

Haver há, mas a RTP não disponibiliza.

Há lá pelo menos 10 jogos completos com o Vitor, resumos há muito mais, mas a RTP é uma estação política em vez de uma estação para o cidadão.

Já repeti várias vezes que aquela merda de programa "em jogo" que dá na RTP Memória podia ser algo de extraordinario, mas preferem mostrar jogos com paços de ferreira e salgueiros, deve ter uma qualidade melhor.

Posso dizer que no Arquivo Audiovisual da RTP, mediante preço, se pode comprar imagens dos jogos... isto se elas estiverem descritas, isto é, localizáveis!

rambo

Mais umas imagens desse enorme génio ...




rambo

O ultimo golo que marcou pelo Benfica ... :cry2:


José Henriques

Citação de: rambo em 03 de Março de 2010, 09:02
Postei isto 2 paginas atrás:

"Estive la ao vivo quando perdeu o brinco e pôs toda a gente de cu pro ar para o encontrar.

Também ao vivo assisti a um jogo no Estádio da Luz, quando uma enorme explosão (fora do Estádio) "parou" todos os jogadores e la foi o Vitor, sem oposição, sem receios, directo a baliza para apontar mais um golo."


Alguém viu o jogo da "bomba"?


Vi o jogo da bomba, sim senhor! Foi contra o Estoril, e nem estava a correr grande coisa, mas os jogadores do Estoril ficaram meio atarantados e o Vítor fez o tal golo! Depois o Vítor lembrou-se do carro dele (Jaguar) e saiu do jogo para ir ver se o carro estava bem! :2funny:   Passado um bocado regressou ao jogo nas calmas.
Foi na altura do PREC, em 1975 e tinha eu 12 anitos! ;)

rambo

Citação de: José Henriques em 03 de Março de 2010, 13:05
Citação de: rambo em 03 de Março de 2010, 09:02
Postei isto 2 paginas atrás:

"Estive la ao vivo quando perdeu o brinco e pôs toda a gente de cu pro ar para o encontrar.

Também ao vivo assisti a um jogo no Estádio da Luz, quando uma enorme explosão (fora do Estádio) "parou" todos os jogadores e la foi o Vitor, sem oposição, sem receios, directo a baliza para apontar mais um golo."


Alguém viu o jogo da "bomba"?


Vi o jogo da bomba, sim senhor! Foi contra o Estoril, e nem estava a correr grande coisa, mas os jogadores do Estoril ficaram meio atarantados e o Vítor fez o tal golo! Depois o Vítor lembrou-se do carro dele (Jaguar) e saiu do jogo para ir ver se o carro estava bem! :2funny:   Passado um bocado regressou ao jogo nas calmas.
Foi na altura do PREC, em 1975 e tinha eu 12 anitos! ;)

Exactamente :2funny:

E sem pretender especular (pois já foi há algum tempo), lembro-me que tinha dado folga ao seu chauffer nesse dia.

Sim! O Senhor Vitor Batista tinha o seu motorista particular pois então ... :coolsmiley:

José Henriques

#113
E o Jaguar também tem uma história: comprou-o a um empresário por 150 contos, porque esse empresário estava com receio que lhe tirassem tudo o que tinha, o que na época do PREC, era um receio bastante fundado. Foi no tempo das ocupações selvagens! Isto para os mais novos, não faz sentido nenhum, mas os da minha geração sabem daquilo que falo.

Eu sei a história da bomba com algum pormenor, porque para além de estar a ver o jogo nesse dia, hoje trabalho com um ex-jogador do Estoril, que jogou nesse dia, e falamos frequentemente desse jogo. Curiosamente, esse meu colega veio a jogar com o Vítor, mais tarde no Amora e era parceiro de quarto dele. Costuma-me contar que o Vítor o acordava a meio da noite nos estágios, para jogar às cartas (tipo 3 da manhã)!  :2funny: O meu colega dizia-lhe para ir dormir e o Vítor respondia-lhe: «Se não vens jogar à cartas, ponho-me na alheta daqui para fora e vou mas é beber copos para um sitio qualquer!». Lá o outro tinha de jogar para o Vítor não desaparecer!  :2funny:

rambo

Tanta coisa a contar deste génio louco ...

Se o Redady permite deixem-me por aqui algumas memorias:

- Uma por exemplo (ainda nos tempos do Setubal) quando dois colegas o viram em frente ao espelho dizer:
"Oh meu Deus porque me fizeste tão belo?"

Para ele, a vida era uma brincadeira, um grande jogo.
Tinha coração de ouro, dava a camisa pelos amigos, mas não levava as coisas a sério.
Isso haveria de ser-lhe fatal...

Outra (ainda ao servico do Setubal):

"Vítor Baptista teve uma tarde de glória nas Antas.
Ao intervalo do jogo com o FC Porto, Pedroto, treinador sadino, acendeu um cigarro com um isqueiro de ouro que V. Baptista cobiçou.
O técnico promete-lhe a preciosidade se ele marcar dois golos.
Ele marcou mesmo e ao segundo correu para o banco a reivindicar o prémio."

A rebeldia do Génio:

"Adeus à Luz: Em 1977, sai do Benfica porque exige 650 contos mensais.
O clube dá 450 e um Porsche Carrera.
Recusa e regressa a Setúbal, por 100 contos/mês."

Tomé (ex-colega no V. Setúbal):

"Era um bom coração.
No regresso a Setúbal, depois de jogar no Benfica, não quis jogo de apresentação. Preferiu uma tourada, que ele próprio organizou.
A receita, fez saber, seria metade para ele e metade para o Asilo Paula Borba.
Mas nunca houve tourada porque se esqueceu de arranjar os touros. Era assim o Vítor."


O triste fim:

Quando a sua vida já era um pântano, Vítor Baptista trabalhou, por caridade da Câmara de Setúbal, num jardim e depois no cemitério.
Vivia numa barraca. Mas dizia-se rico. 'Nasci nu e agora tenho um trapo para me vestir. Vou mais rico desta vida do que quando vim ao Mundo.'






José Henriques

#115
Na fase decadente do Vítor, não havia grande coisa a fazer por ele, até porque ele próprio não queria ajuda do estilo levá-lo para alguma instituição, ou algo semelhante! O que se podia fazer por ele era ir matando-lhe a fome de vez em quando e fazer-lhe umas visitas para o animar, porque ele gostava muito que o reconhecessem como ídolo do passado.
A ex-deputada do PCP, Odete Santos, era uma das pessoas que o tentava proteger, e cheguei a falar com ela quando ele andava pior, mas era complicado! O Vítor tinha uma personalidade fortissima e só fazia aquilo que queria.

lcferreira

#116
Citação de: rambo em 03 de Março de 2010, 10:57
O ultimo golo que marcou pelo Benfica ... :cry2:



?????

lcferreira

#117
Zé, Rambo ou Bola, isto é a CUF, certo?

Com aquele equipamento feio verde e de mangas brancas e aquela gola feia feia feia com um risquinho verde a meio.

Este lance não deu golo, eu estava lá e foi em 1976

Vou tentar lembrar-me do nome dessa gente:

GR é o Castanheira, o Conhé não tinha essa cabeleira... de bigode o Quaresma ... o outro pode ser ... não faço ideiamas talvez o Vicente... a CUF desceu esse ano.

Os 2 do Benfica, lá atrás de tudo é o Malta da Silva, mais ninguém tinha aquela postura, o barbudo podem ser 2, o Toni ou o Barros, mas é o Toni quase de certeza absoluta.

Lembram-se quem foi o 2º e 3º classificado desse campeonato?

Edit: Ahhh, e nas bancadas não estou eu, estava precisamente na central por trás dos suplentes ;)

lcferreira

Citação de: José Henriques em 03 de Março de 2010, 13:05
Citação de: rambo em 03 de Março de 2010, 09:02
Postei isto 2 paginas atrás:

"Estive la ao vivo quando perdeu o brinco e pôs toda a gente de cu pro ar para o encontrar.

Também ao vivo assisti a um jogo no Estádio da Luz, quando uma enorme explosão (fora do Estádio) "parou" todos os jogadores e la foi o Vitor, sem oposição, sem receios, directo a baliza para apontar mais um golo."


Alguém viu o jogo da "bomba"?


Vi o jogo da bomba, sim senhor! Foi contra o Estoril, e nem estava a correr grande coisa, mas os jogadores do Estoril ficaram meio atarantados e o Vítor fez o tal golo! Depois o Vítor lembrou-se do carro dele (Jaguar) e saiu do jogo para ir ver se o carro estava bem! :2funny:   Passado um bocado regressou ao jogo nas calmas.
Foi na altura do PREC, em 1975 e tinha eu 12 anitos! ;)

Tinha ideia que tinha sido com o Vit. Guimaraes no 1º ano de Mortimore.

JPG

#119
Citação de: José Henriques em 03 de Março de 2010, 14:21
Na fase decadente do Vítor, não havia grande coisa a fazer por ele, até porque ele próprio não queria ajuda do estilo levá-lo para alguma instituição, ou algo semelhante! O que se podia fazer por ele era ir matando-lhe a fome de vez em quando e fazer-lhe umas visitas para o animar, porque ele gostava muito que o reconhecessem como ídolo do passado.
A ex-deputada do PCP, Odete Santos, era uma das pessoas que o tentava proteger, e cheguei a falar com ela quando ele andava pior, mas era complicado! O Vítor tinha uma personalidade fortissima e só fazia aquilo que queria.

Não sei se isto seria bem assim, porque não muito tempo antes de morrer lembro-me de ver uma reportagem num programa que a TVI transmitia ao sabado sobre futebol com o Vitor Baptista todo barbudo e mal encarado no estádio da Luz a pedir ajudar para o tirar da miséria, ele a companheira da altura, uma africana com ar de pessoa para quem a vida não foi gentil...

Na altura fiquei com a reportagem na memória e nem sabia bem que ele tinha sido