Vitor Baptista, o Maior

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1971-1978), 150 jogos (11957 minutos), 64 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

_Benfiquista_

Vitor Baptista,Grande Jogador que infelizmente se perdeu...Paz à sua Alma!

Joga Bonito

Faz hoje 32 anos que parou um derby à procura do seu brinco.

Absolutamente genial.

46Rossi

Eheheh que figura...


Tenho pena de não ter visto jogar, os mais velhos sempre me falaram maravilhas sobre este génio louco...

José Henriques

#78
Citação de: Joga Bonito em 12 de Fevereiro de 2010, 11:16
Faz hoje 32 anos que parou um derby à procura do seu brinco.

Absolutamente genial.


Bem lembrado!
Foi à 16ª jornada do Campeonato de 1977/78, o tal em que acabámos com os mesmos ponto do Porco, e sem derrotas, tendo os murcões sido campeões, graças à diferença de golos marcados e sofridos, porque até nos confrontos directos com eles, estávamos iguais.
Para os mais novos, é banal nos dias de hoje, ver jogadores com brinco na orelha. Na época do Vítor Batista era uma total novidade! O Vítor foi o 1º jogador do Mundo a aparecer de brinco. Primeiro usou uma argola, e na semana deste Benfica-Sporting, comprou um brinco de ouro com um diamante incrustado. Nessa mesma semana deu uma entrevista a «a Bola» onde afirmou ser o melhor jogador Português, então em actividade (e era absolutamente verdade!).
No dia do Derby, estádio da Luz cheio e grande expectativa. O Sporting tinha excelente equipa com um ataque demolidor: Manuel Fernandes, Jordão e Keita, e nós tinhamos Néné, Chalana e Vítor Batista. Na 1ª volta em Alvalade tinha sido 1-1, e este era o tira-teimas.
Bola por alto do nosso meio-campo para a área do Zbordem, o Vítor antecipa-se aos defesas e recebe-a no peito, fazendo-a passar por cima do defesa que o estava a marcar. Vira-se, ultrapassa esse defesa e fica sózinho em frente ao Botelho - guarda-redes do Zbordem - dispara de primeira e faz um golão que levantou o estádio! Quando bola volta ao meio, o Vítor dá por falta do brinco novo e começa atarantado à procura dele. Pede ao árbitro para não reatar o jogo e desata tudo à procura do brinco, que nunca chegou a aparecer. O Vítor ficou meio murcho a partir daí, e já não jogou nesse jogo como estava a jogar. Se o brinco não se tem sumido, estou convencido que O MAIOR tinha lá metido mais uma ou duas batatas, na baliza das osgas!

lcferreira

Zé, um belíssimo cruzamento após excelente incursão no ataque do Bastos Lopes que jogou à direita e o Pietra à esquerda.

Far(away)

#80
Meu pai, confesso adepto do Belenenses, desde que tenho memória, sempre me declarou Vitor Baptista como o jogador português mais genial de todos os tempos, inclusive para ele, mais genial que Eusébio.

José Henriques

Citação de: Far(away) em 18 de Fevereiro de 2010, 07:02
Meu pai, confesso adepto do Belenenses, desde que tenho memória, sempre me declarou Vitor Baptista como o jogador português mais genial de todos os tempos, inclusive para ele, mais genial que Eusébio.


Sem entrar em comparações sempre subjectivas, a sensação que tenho em relação ao Vítor Batista, é que jamais saberemos que jogador poderia ter sido, se tivesse sido um profissional cumpridor e disciplinado. Na minha opinião, podia ter sido...tudo!
Só para dar um exemplo: o Vítor esteve lesionado e não jogou perto de um mês (e mal treinou). Quando foi dado como apto, o Hagan convocou-o de imediato, colocando-o a jogar a meio-campo (para quem não sabe, ele era ponta de lança). Fez um jogo espectacular! Tinha mais uns 3 Kg, porque comeu e bebeu que nem um doido durante a paragem, mas sem precisar de correr, pôs a equipa toda a girar à volta dele, com passes espantosos só ao alcance de um sobredotado e remates potentes de fora da área, tendo inclusive marcado um golo.
Por esta pequena narrativa, se pode perceber um pouco, que estirpe de jogador era o Vítor e hoje, sempre que vejo um ponta de lança (Português ou estrangeiro) actuar, tendo instintivamente a compará-lo com aquele que, para mim, foi o jogador mais espantoso que vi actuar nessa posição: Vítor Batista - O MAIOR!

rambo

Citação de: José Henriques em 18 de Fevereiro de 2010, 08:34
Citação de: Far(away) em 18 de Fevereiro de 2010, 07:02
Meu pai, confesso adepto do Belenenses, desde que tenho memória, sempre me declarou Vitor Baptista como o jogador português mais genial de todos os tempos, inclusive para ele, mais genial que Eusébio.


Sem entrar em comparações sempre subjectivas, a sensação que tenho em relação ao Vítor Batista, é que jamais saberemos que jogador poderia ter sido, se tivesse sido um profissional cumpridor e disciplinado. Na minha opinião, podia ter sido...tudo!
Só para dar um exemplo: o Vítor esteve lesionado e não jogou perto de um mês (e mal treinou). Quando foi dado como apto, o Hagan convocou-o de imediato, colocando-o a jogar a meio-campo (para quem não sabe, ele era ponta de lança). Fez um jogo espectacular! Tinha mais uns 3 Kg, porque comeu e bebeu que nem um doido durante a paragem, mas sem precisar de correr, pôs a equipa toda a girar à volta dele, com passes espantosos só ao alcance de um sobredotado e remates potentes de fora da área, tendo inclusive marcado um golo.
Por esta pequena narrativa, se pode perceber um pouco, que estirpe de jogador era o Vítor e hoje, sempre que vejo um ponta de lança (Português ou estrangeiro) actuar, tendo instintivamente a compará-lo com aquele que, para mim, foi o jogador mais espantoso que vi actuar nessa posição: Vítor Batista - O MAIOR!

Assino todos os teus posts por baixo!
É um prazer lê-los.

José Henriques

Obrigado, «rambo»!
Como já tenho referido em outras ocasiões, tenho todo o prazer em contribuir para este Fórum, com aquilo que fui aprendendo ao longo da vida, sobre o Benfica.

lcferreira

Citação de: José Henriques em 18 de Fevereiro de 2010, 08:34

Sem entrar em comparações sempre subjectivas, a sensação que tenho em relação ao Vítor Batista, é que jamais saberemos que jogador poderia ter sido, se tivesse sido um profissional cumpridor e disciplinado. Na minha opinião, podia ter sido...tudo!
Só para dar um exemplo: o Vítor esteve lesionado e não jogou perto de um mês (e mal treinou). Quando foi dado como apto, o Hagan convocou-o de imediato, colocando-o a jogar a meio-campo (para quem não sabe, ele era ponta de lança). Fez um jogo espectacular! Tinha mais uns 3 Kg, porque comeu e bebeu que nem um doido durante a paragem, mas sem precisar de correr, pôs a equipa toda a girar à volta dele, com passes espantosos só ao alcance de um sobredotado e remates potentes de fora da área, tendo inclusive marcado um golo.
Por esta pequena narrativa, se pode perceber um pouco, que estirpe de jogador era o Vítor e hoje, sempre que vejo um ponta de lança (Português ou estrangeiro) actuar, tendo instintivamente a compará-lo com aquele que, para mim, foi o jogador mais espantoso que vi actuar nessa posição: Vítor Batista - O MAIOR!

Zé, sabes como aprecio todas as palavras que escreves porque o sentimento que me transmites muito poucos o conseguem fazer, recordo-me desse jogo, foi na Luz com o Atlético mas permite-me só uma pequena correcção que em nada belisca tudo o que escreveste deste grande jogador...

já não era o Hagan o treinador, era o Mario Wilson, os outros 2 golos marcou o Shéu e foi pelo ano de 75, a linha de avançados nesse jogo foi Diamantino, Néné e Moinhos se não estou em erro (ainda havia o Jordão) e o Vitor substituiu o outro Vitor (Garoupa) Martins no onze ;)

por vezes perco-me no baú de memorias rápidas, mas esse jogo foi um daqueles em que fiquei maravilhado com ele e fica para a posteridade pelo recital que o Vitor Batista deu (nesse ano jogou muitas vezes a médio com Toni e Shéu).

José Henriques

«lcferreira», corrige-me sempre que entenderes necessário, porque eu já não me lembro de todos os pormenores, e até te fico muito grato, por isso.
Essa época do Mário Wilson, foi aquela que marcou o fim do super-Benfica construido nos anos 60, e que se prolongou até meio de 70. É o ano da saída do Eusébio para os States e marca efectivamente - na minha opinião - o fim de uma era.

JPG

Não há por acaso videos deste jogador?

The Hurricane

Genio, Rebelde, Explosivo, Craque... enfim, O Vitor Baptista era O Vitor Baptista, ponto final.

Onde quer que ele esteja que tenha a Paz que não teve cá na terrinha


Um pouco mais offtopic pessoal, mas mesmo assim paralelamente ao mesmo assunto, existiu um jogador Algarvio, nesta altura deve ter os seus 40 anos..., que passou e passa pelos mesmos problemas que o Vitor passou, não tão tão extremos mas mesmo assim é uma história que me entristeçe cada vez que a recordo, já ouvi pela boca de quem o viu jogar que era muito mais jogador que por exemplo o Figo, tinha tudo para ser uma referencia do futebol portugues mas infelizmente quem o acompanhou e a sua propria cabeça tambem não o ajudaram... o seu nome é Pedro Estrela, alguem se recorda deste jogador?!


lcferreira

Citação de: JPG em 28 de Fevereiro de 2010, 18:30
Não há por acaso videos deste jogador?

Haver há, mas a RTP não disponibiliza.

Há lá pelo menos 10 jogos completos com o Vitor, resumos há muito mais, mas a RTP é uma estação política em vez de uma estação para o cidadão.

Já repeti várias vezes que aquela merda de programa "em jogo" que dá na RTP Memória podia ser algo de extraordinario, mas preferem mostrar jogos com paços de ferreira e salgueiros, deve ter uma qualidade melhor.

Bola7

Citação de: lcferreira em 28 de Fevereiro de 2010, 23:18
Citação de: JPG em 28 de Fevereiro de 2010, 18:30
Não há por acaso videos deste jogador?

Haver há, mas a RTP não disponibiliza.

Há lá pelo menos 10 jogos completos com o Vitor, resumos há muito mais, mas a RTP é uma estação política em vez de uma estação para o cidadão.

Já repeti várias vezes que aquela merda de programa "em jogo" que dá na RTP Memória podia ser algo de extraordinario, mas preferem mostrar jogos com paços de ferreira e salgueiros, deve ter uma qualidade melhor.
vergonhoso...