Vitor Baptista, o Maior

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1971-1978), 150 jogos (11957 minutos), 64 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

pasfomp

O meu pai já me chegou a falar do Vítor Batista, a história do brinco... no museu tem lá uma referência a este acontecimento. Não sabia que tinha acabado assim, vi a reportagem. Toda a gente diz que era um extraordinário jogador e por isso esteja também nos imortais

JJ SLB

Citação de: Despertar em 25 de Maio de 2016, 12:31
segundo percebi perdeu-se quando veio pro Benfica, mas companhias, dinheiro e proteccao zero. Uma licao pra ele mas tambem pro clube.
Não podes separar da época em que ele viveu a glória. Tempos pré e, em especial, pós 25 abril 1974: sais de um quarto escuro, onde estiveste cego durante décadas e de repente tens tudo (tudo novo, de bom e mau): se já estás "predestinado" e não tens alguém que te ajude (e tu queiras ser ajudado), vais "comer os bolos todos" mesmo "sabendo" que vão dar cabo de ti (e depois é tarde de mais). "Imputar culpas" ao Benfica, não sei se é correto.

Despertar

Citação de: JJ SLB em 25 de Maio de 2016, 12:38
Citação de: Despertar em 25 de Maio de 2016, 12:31
segundo percebi perdeu-se quando veio pro Benfica, mas companhias, dinheiro e proteccao zero. Uma licao pra ele mas tambem pro clube.
Não podes separar da época em que ele viveu a glória. Tempos pré e, em especial, pós 25 abril 1974: sais de um quarto escuro, onde estiveste cego durante décadas e de repente tens tudo (tudo novo, de bom e mau): se já estás "predestinado" e não tens alguém que te ajude (e tu queiras ser ajudado), vais "comer os bolos todos" mesmo "sabendo" que vão dar cabo de ti (e depois é tarde de mais). "Imputar culpas" ao Benfica, não sei se é correto.

conheco tao pouco do caso que nao vou estar a dizer que o clube é culpado de coisa alguma. Apenas referi que é uma licao pro clube, deve proteger os jovens jogadores pra que nao entrem por esses caminhos. Aceito a tua interpretacao das minhas palavras mas o sentido nao era esse. Nao é arranjar culpados, é aprender uma licao.

JJ SLB

Citação de: Despertar em 25 de Maio de 2016, 12:42
Citação de: JJ SLB em 25 de Maio de 2016, 12:38
Citação de: Despertar em 25 de Maio de 2016, 12:31
segundo percebi perdeu-se quando veio pro Benfica, mas companhias, dinheiro e proteccao zero. Uma licao pra ele mas tambem pro clube.
Não podes separar da época em que ele viveu a glória. Tempos pré e, em especial, pós 25 abril 1974: sais de um quarto escuro, onde estiveste cego durante décadas e de repente tens tudo (tudo novo, de bom e mau): se já estás "predestinado" e não tens alguém que te ajude (e tu queiras ser ajudado), vais "comer os bolos todos" mesmo "sabendo" que vão dar cabo de ti (e depois é tarde de mais). "Imputar culpas" ao Benfica, não sei se é correto.
conheco tao pouco do caso que nao vou estar a dizer que o clube é culpado de coisa alguma. Apenas referi que é uma licao pro clube, deve proteger os jovens jogadores pra que nao entrem por esses caminhos. Aceito a tua interpretacao das minhas palavras mas o sentido nao era esse. Nao é arranjar culpados, é aprender uma licao.
Sim, eu percebi, por isso coloquei "imputar culpas" entre aspas. E, tens razão, aprender as várias lições da vida é o que tornará o clube mais forte  O0

RedVC

#304
Citação de: JJ SLB em 25 de Maio de 2016, 12:38
Citação de: Despertar em 25 de Maio de 2016, 12:31
segundo percebi perdeu-se quando veio pro Benfica, mas companhias, dinheiro e proteccao zero. Uma licao pra ele mas tambem pro clube.
Não podes separar da época em que ele viveu a glória. Tempos pré e, em especial, pós 25 abril 1974: sais de um quarto escuro, onde estiveste cego durante décadas e de repente tens tudo (tudo novo, de bom e mau): se já estás "predestinado" e não tens alguém que te ajude (e tu queiras ser ajudado), vais "comer os bolos todos" mesmo "sabendo" que vão dar cabo de ti (e depois é tarde de mais). "Imputar culpas" ao Benfica, não sei se é correto.


Sim. Vamos lá ver, hoje em dia não há também casos destes? Não vale a pena estar a dar nomes. Pode-se tentar ajudar mas também há quem não queira ser ajudado.

Ficou patente a pobreza como factor determinante do início de vida de Vítor Batista. A liberdade, a rebeldia, provavelmente ausência de uma estrutura familiar adequada. Não vale a pena ir por aí adiante pois corre-se o risco de ser injusto e falar demais daquilo que não se viu apesar destes testemunhos serem para mim conclusivos.

Vítor Batista não foi o único nesses caminhos, nesse ou noutros excessos, drogas, mulheres e álcool. Algumas histórias nunca se saberão, outras é melhor que fiquem guardadas. O Benfica não estaria preparado para algumas situações, mas quem no tempo estaria? O caminho das pedras foi feito com casos destes. E ainda hoje temos casos que apesar de tudo o que se sabe, das sofisticadas estratégias de apoio psicológico e psiquiátrico, etc, etc, continuam a ser difíceis ou impossíveis de resolver.

Há quem diga que a genialidade se manifesta em formas que se associam à loucura. São homens e mulheres fora da norma e frequentemente com carácter destrutivo. Para o bem e para o mal. Algumas vezes associam essas características a traços de personalidade cativantes com manifestações carinhosas, desconcertantes, hilariantes. Por vezes são inesquecíveis e perduram na nossa memória. Mesmo que o fim seja cruel, doloroso, vergonhoso, trágico. Para eles e para nós.

Em relação ao Maior, todos os testemunhos mostram saudade e carinho pela sua memória. É importante que guardemos essa imagem positiva. E também a imagem que todos transmitem (o meu Pai era um deles) de que foi um jogador absolutamente genial. Foi pena o que se perdeu. E temos de agradecer o que tivemos.

Tivemos a sorte de ter o Maior com a águia ao peito. Será recordado. Que descanse em Paz.


RedVC

Citação de: gungunhana em 25 de Maio de 2016, 11:32
Citação de: RedVC em 16 de Novembro de 2015, 21:20
Jogador genial.
Avançado raçudo que colocava a cabeça onde outros nem sonhavam colocar o pé.
Com ele os defesas também levavam que contar. Levava mas também dava.
Mas por vezes acabava os jogos com marcas. Marcas da paixão e do talento, marcas da entrega que fazia ao jogo.

Imagem forte de como este imortal por vezes acabava os jogos.



Impressionante.



Amigo essa foto e a história que a ela está ligada demonstra bem o que ia sendo a vida do V.Baptista.
Não foi em jogo, cortou a planta do pé a "brincar" com uma garrafa, num hotel numa digressão ao Brasil...
O maior erro do Benfica foi não perceber (em especial o então chefe do departamento de futebol Romão Martins), que o Vitor estava a entrar numa espiral descendente da qual não teria recuperação, sempre pensaram que ele se iria modificar, mas o vicío foi sendo mais forte e acabou por vencer. A sua classe e capacidade (jogava em qualquer lado do meio para a frente) fez com que se decidisse não contratar  o Jordão de volta para nós vindo do Saragoça, pois com o Vitor, Néné e Moinhos se pensava que o ataque estava resolvido... Moinhos lesionou-se e desapareceu, o Vitor foi batendo no fundo, e só restou o Néné. Pior do que tudo o Jordão ficou ressentido por o Benfica não ter ido buscar de volta, assinou pelo Sporting, e fez épocas extraórdinárias, além disso sempre que jogava contra ós jpgava sempre bem e de raiva!
Muita pena naquilo que o Vitor se tornou, e muita pena que quem dirigia não percebesse que dali não viria melhorias, e que visto isso, Jordão deveria ter voltado para nós.

Completamente de acordo. Jordão - ainda o vi jogar mas já às riscas - era um portento. Um erro histórico descomunal para o SLB. Já por aqui falei disso mesmo chamando os bois pelos nomes. Há responsáveis por esse erro e outros erros. O de Jordão foi notoriamente o mais grave de todos.

JJ SLB

Citação de: RedVC em 25 de Maio de 2016, 12:54
Citação de: JJ SLB em 25 de Maio de 2016, 12:38
Citação de: Despertar em 25 de Maio de 2016, 12:31
segundo percebi perdeu-se quando veio pro Benfica, mas companhias, dinheiro e proteccao zero. Uma licao pra ele mas tambem pro clube.
Não podes separar da época em que ele viveu a glória. Tempos pré e, em especial, pós 25 abril 1974: sais de um quarto escuro, onde estiveste cego durante décadas e de repente tens tudo (tudo novo, de bom e mau): se já estás "predestinado" e não tens alguém que te ajude (e tu queiras ser ajudado), vais "comer os bolos todos" mesmo "sabendo" que vão dar cabo de ti (e depois é tarde de mais). "Imputar culpas" ao Benfica, não sei se é correto.


Sim. Vamos lá ver, hoje em dia não há também casos destes. Não vale a pena estar a dar nomes. Pode-se tentar ajudar mas também há quem não queira ser ajudado.

Ficou patente a pobreza como factor determinante do início de vida de Vítor Batista. A liberdade, a rebeldia, provavelmente ausência de uma estrutura familiar adequada. Não vale a pena ir por aí adiante pois não se pode ser injusto e falar muito mais do que não se viu apesar destes testemunhos serem para mim conclusivos.

Vítor Batista não foi o único nesses caminhos, nesse ou noutros excessos, drogas, mulheres e álcool. Algumas histórias nunca se saberão, outras é melhor que fiquem guardadas. O Benfica não estaria preparado para algumas situações, mas quem no tempo estaria? O caminho das pedras foi feito com casos destes. E ainda hoje temos casos que apesar de tudo o que se sabe, das sofisticadas estratégias de apoio psicológico e psiquiátrico, etc, etc, continuam a não conseguir resolver.

Há quem diga que a genialidade se manifesta em formas que se associam à loucura. São homens e mulheres fora da norma e frequentemente com carácter destrutivo. Para o bem e para o mal. Algumas vezes associam essas características a traços de personalidade cativantes com manifestações carinhosas, desconcertantes, hilariantes. Por vezes são inesquecíveis e perduram na nossa memória. Mesmo que o fim seja cruel, doloroso, vergonhoso, trágico. Para eles e para nós.

Em relação ao Maior, todos os testemunhos mostram saudade e carinho pela sua memória. É importante que guardemos essa imagem positiva. E também a imagem que todos transmitem (o meu Pai era um deles) de que foi um jogador absolutamente genial. Foi pena o que se perdeu. E temos de agradecer o que tivemos.

Tivemos a sorte de ter o Maior com a águia ao peito. Será recordado. Que descanse em Paz.

Concordo. Hoje em dia, o Vítor teria ganho milhões, milhões, e nem quero pensar o que teria feito (de bom e mau).
Tenho pena de não o ter visto jogar (bem, nem o Eusébio, Coluna, etc, etc, etc, etc, etc...)  :huh: .
O mais importante é ele ser reconhecido pelo que foi: UM GRANDE, UM IMORTAL!
Por isso, grande reportagem do Expresso.  :clap1:

guizuca

Acho que chegou a chegar a um treino de burro. O meu pai diz que era um cracalhão e uma figura.
Já ouvi muitas histórias e ainda me lembro dele ir jogar para o Estrelas do Faralhão.
Tenho que ver o vídeo.

merlin

O meu pai sempre me falou dele como tendo sido um jogador incrível, mas com muitas más decisões, muitas deles graças aos "amigos" que tinha.
Era com um misto de magoa e orgulho que o meu pai falava dele (por vezes parecia que ele tinha sido o ídolo de meninice do meu pai), muitas vezes quando ouvia o meu pai a falar com um amigo dele calhava em conversa dizerem que o Vítor Baptista com cabeça certa hoje podíamos falar dele quase como falamos do Eusébio.
Mas terminou como coveiro sem nada.

VitorPaneira7

Pena o que aconteceu, podia ter marcado ainda mais uma era. Uma década negra quanto a jogadores que caíram ou na doença ou no alcool, drogas e mulheres e que depois ou não foram os mesmos ou infelizmente acabaram a carreira, como foi com o grande Garoupa.
Vitor Batista
Vitor Martins
Artur

Benfica podia ter atacado com Jordão, Vitor Baptista, Nené, Toni, Chalana, Vitor Martins, Artur, Pietra, Eurico, Humberto, Alberto, Bastos Lopes, Bento. Que portento de 11 seria para a última metade da década de 70.

JJ SLB

Citação de: VitorPaneira7 em 25 de Maio de 2016, 13:18
...
Benfica podia ter atacado com Jordão, Vitor Baptista, Nené, Toni, Chalana, Vitor Martins, Artur, Pietra, Eurico, Humberto, Alberto, Bastos Lopes, Bento. Que portento de 11 seria para a última metade da década de 70.
Dass, ao ver esta parte do teu post só me lembro de "Sou do Benfica, isso me envaidece" e "Sou Benfiquista com muito orgulho"!

VitorPaneira7

Citação de: JJ SLB em 25 de Maio de 2016, 13:22
Citação de: VitorPaneira7 em 25 de Maio de 2016, 13:18
...
Benfica podia ter atacado com Jordão, Vitor Baptista, Nené, Toni, Chalana, Vitor Martins, Artur, Pietra, Eurico, Humberto, Alberto, Bastos Lopes, Bento. Que portento de 11 seria para a última metade da década de 70.
Dass, ao ver esta parte do teu post só me lembro de "Sou do Benfica, isso me envaidece" e "Sou Benfiquista com muito orgulho"!

Quem me dera ter visto eles  jogarem, especialmente Toni e Vitor Martins, o último é muito bem falado pelo meu pai e familiares mais velhos, tanto sportinguistas como benfiquistas.

Shoplifter20

Não sabia que tinha jogado no Montijo. Paz à sua alma

miguelsousamartins

era engracado se colocassem aqui alguns golos dele