Kulkov

Médio, (1966-06-11 - 2020-10-10),
Rússia
Equipa Principal: 3 épocas (1991-1994), 77 jogos (5829 minutos), 11 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

Lordlothar


Tiago1982

Adorava o Kulkov!

Aparecia sempre nos jogos europeus... Arsenal e Bayer Leverkusen ainda têm pesadelos com ele!

vcart31

#197
Citação de: MarceloSilva@92 em 19 de Fevereiro de 2013, 00:09
Citação de: Zaratustra em 18 de Outubro de 2012, 16:11
Citação de: Marafado em 02 de Abril de 2012, 10:14
O Kulkov era um nº6, que também chegou a jogar como líbero, posição entretanto desaparecida do futebol.

Era um excelente jogador, tácticamente perfeito, técnicamente evoluído, mas o problema era fora de campo. Gostavam muito de putaria.

também não sei quem raio se lembrou de inventar a posição de "libero" ;D, na prática serve para quê? meter o ataque contrário em jogo?
Quem inventou a posição de libero foi "só" o Beckenbauer




E continuada na perfeição por um senhor de 1.76 chamado Franco Baresi...




Bola7

Citação de: MarceloSilva@92 em 19 de Fevereiro de 2013, 00:09
Citação de: Zaratustra em 18 de Outubro de 2012, 16:11
Citação de: Marafado em 02 de Abril de 2012, 10:14
O Kulkov era um nº6, que também chegou a jogar como líbero, posição entretanto desaparecida do futebol.

Era um excelente jogador, tácticamente perfeito, técnicamente evoluído, mas o problema era fora de campo. Gostavam muito de putaria.
também não sei quem raio se lembrou de inventar a posição de "libero" ;D, na prática serve para quê? meter o ataque contrário em jogo?
Quem inventou a posição de libero foi "só" o Beckenbauer
depende do tipo de libero..os italianos já o tinham...mas essa do fora de jogo mostra bem como anda o futebol moderno...td joga da mesma forma e depois ninguém percebe para que servem as alternativas...o libero alemão era muitas vezes o principal condutor de jogo ofensivo...recordo que o off side era bem diferente do de hoje..bastava alguém estar atrás da linha defensiva mesmo que estivesse no extremo oposto da bola e era sempre fora de jogo...depois as linhas defensivas jogavam muito recuadas...como os defesas eram geralmente de marcação duros e pouco rápidos era necessário ter alguém que os dobrasse nas falhas..depois o libero pegava na bola e levava-a para o ataque transformando-se em médio e mesmo médio de ataque...ver jogadores como o Krol o "Kaiser" Sammer    Humberto Coelho Gullit...sim Gullit do PSV a pegar na bola e depois aparecrem em zona de finalização era extraordinário...o libero italiano era mais estático...a sua subida para a linha de defesa permitia o avanço dos laterais ficando a defesa a 3...bons tempos...

vcart31

O kulkov está directamente ligado a dois dos mais belos momentos enquanto adepto do Benfica...

- Arsenal Stadium (Highbury) a 6 de novembro de 1991
- Ulrich-Haberland-Stadion (GER) a 15 de Março de 1994

Era sem duvida o meu jogador preferido...

Isto para além de um grande golo no Estádio do Bessa XXI (POR) a 7 de Fevereiro de 1993 na altura campo emprestado ao Salgueiros para receber o Benfica...

Muitos simpáticas também as suas palavras aquando do regresso o benfica a leverkusen...

Velazquez

Citação de: Bola7 em 20 de Fevereiro de 2013, 17:59
Citação de: MarceloSilva@92 em 19 de Fevereiro de 2013, 00:09
Citação de: Zaratustra em 18 de Outubro de 2012, 16:11
Citação de: Marafado em 02 de Abril de 2012, 10:14
O Kulkov era um nº6, que também chegou a jogar como líbero, posição entretanto desaparecida do futebol.

Era um excelente jogador, tácticamente perfeito, técnicamente evoluído, mas o problema era fora de campo. Gostavam muito de putaria.
também não sei quem raio se lembrou de inventar a posição de "libero" ;D, na prática serve para quê? meter o ataque contrário em jogo?
Quem inventou a posição de libero foi "só" o Beckenbauer
depende do tipo de libero..os italianos já o tinham...mas essa do fora de jogo mostra bem como anda o futebol moderno...td joga da mesma forma e depois ninguém percebe para que servem as alternativas...o libero alemão era muitas vezes o principal condutor de jogo ofensivo...recordo que o off side era bem diferente do de hoje..bastava alguém estar atrás da linha defensiva mesmo que estivesse no extremo oposto da bola e era sempre fora de jogo...depois as linhas defensivas jogavam muito recuadas...como os defesas eram geralmente de marcação duros e pouco rápidos era necessário ter alguém que os dobrasse nas falhas..depois o libero pegava na bola e levava-a para o ataque transformando-se em médio e mesmo médio de ataque...ver jogadores como o Krol o "Kaiser" Sammer    Humberto Coelho Gullit...sim Gullit do PSV a pegar na bola e depois aparecrem em zona de finalização era extraordinário...o libero italiano era mais estático...a sua subida para a linha de defesa permitia o avanço dos laterais ficando a defesa a 3...bons tempos...
O que mais me lembro é da Alemanha.Quase só me lembro deles jogarem em 3-5-2,lembro-me de pensar que os alemães só gostavam de jogar naquela tactica.Augenthaler,Mathaus,Thon,Sammer.Aquela selecção alemã que tinha um equipamento que eu gostava muito,com as riscas

                                                           
                                                      Augenthaler 
                             Buchwald                                       Kohler

Reuter                                                                                                       Brehme

                                                       

                                         Hassler/Moller          Matthaus

                       
                                  Voller             Klinsmann/Riedle

Esta-me a falhar e G.R. e o trinco.E não me lembro se o Hassler,Moller e o Mathaus jogavam sempre.Só me lembro de os ver sempre a jogar

Velazquez

Em relação ao Kulkov classe.Penso que era tanto um 6 como um 8,as minhas recordações não são assim tantas.No Benfica penso que nunca chegou a jogar a libero,penso que isso já foi no final da carreira

pguerreiro

Citação de: Velazquez em 20 de Fevereiro de 2013, 18:29
Em relação ao Kulkov classe.Penso que era tanto um 6 como um 8,as minhas recordações não são assim tantas.No Benfica penso que nunca chegou a jogar a libero,penso que isso já foi no final da carreira
Sim, era um 6 requintado, que sempre que aparecia em zonas de decisão era muito acima da média, foi assim em Leverkusen e também em Londres. E no Maxime também era matador de topo, não dava hipóteses.  ;D

Por Santos Neves, jornal A Bola; «Tive a felicidade de, como enviado especial de A BOLA, ver ao vivo o embate do célebre 4-4. Quando o Benfica parecia condenado após 1-1 na Luz. Na véspera, perguntei ao treinador Toni qual seria o onze inicial. Pareceu-me suicídio...: perante poderoso ataque alemão (Schuster e Kirsten eram mesmo estrelas) e sem o patrão da defesa (Mozer castigado), o Benfica, para lá do guarda-redes (Neno) e de 4 defesas (Abel Xavier-Helder-William-Schwarz), era só ataque... Recordo: em 1-3-2, Kulkov (médio mais recuado, mas com forte pendor ofensivo; por isso marcou os 3.º e 4.º golos), Vítor Paneira-Rui Costa-Isaías e João Pinto-Yuran na frente. Face à minha surpresa, afirmação de Toni: «Não adianta defender muito, eles marcam 2 golos, no mínimo; temos é de marcar mais do que eles». Empolgante (num estádio cheio, para aí com 50% de portugueses!): o Benfica virou 2-0 em 2-3 (golaço de Abel Xavier, cabeçada de João Pinto, pontapé de Kulkov), o Leverkusen voltou a impor-se (4-3), Kulkov fez o 4-4 que garantiu meia-final. Menos publicitado: alto rendimento do médio ala-direito Vitor Paneira. O Benfica dessa temporada, campeão nacional, tinha ADN de ataque: também o mostrou nas Antas (3-3) e em Alvalade, no jogo do título (3-6!)»

Nramos

E era um tractor(nesse aspecto também Yuran)...máquina.

pcssousa

Citação de: Bola7 em 20 de Fevereiro de 2013, 17:59
Citação de: MarceloSilva@92 em 19 de Fevereiro de 2013, 00:09
Citação de: Zaratustra em 18 de Outubro de 2012, 16:11
Citação de: Marafado em 02 de Abril de 2012, 10:14
O Kulkov era um nº6, que também chegou a jogar como líbero, posição entretanto desaparecida do futebol.

Era um excelente jogador, tácticamente perfeito, técnicamente evoluído, mas o problema era fora de campo. Gostavam muito de putaria.
também não sei quem raio se lembrou de inventar a posição de "libero" ;D, na prática serve para quê? meter o ataque contrário em jogo?
Quem inventou a posição de libero foi "só" o Beckenbauer
depende do tipo de libero..os italianos já o tinham...mas essa do fora de jogo mostra bem como anda o futebol moderno...td joga da mesma forma e depois ninguém percebe para que servem as alternativas...o libero alemão era muitas vezes o principal condutor de jogo ofensivo...recordo que o off side era bem diferente do de hoje..bastava alguém estar atrás da linha defensiva mesmo que estivesse no extremo oposto da bola e era sempre fora de jogo...depois as linhas defensivas jogavam muito recuadas...como os defesas eram geralmente de marcação duros e pouco rápidos era necessário ter alguém que os dobrasse nas falhas..depois o libero pegava na bola e levava-a para o ataque transformando-se em médio e mesmo médio de ataque...ver jogadores como o Krol o "Kaiser" Sammer    Humberto Coelho Gullit...sim Gullit do PSV a pegar na bola e depois aparecrem em zona de finalização era extraordinário...o libero italiano era mais estático...a sua subida para a linha de defesa permitia o avanço dos laterais ficando a defesa a 3...bons tempos...
Muito antes de os alemães usarem o libero, já Helenio Herrera tinha retirado um homem do meio campo e o tinha colocado atrás da defesa... era o libero...
De todas as formas, a sua utilização em Itália, não em funções tão puramente defensivas como no Catenaccio de Herrera, remonta aos anos 50, chamavam-lhe o terzino libero. Aliás, até creio que a primeira vez que terá sido utilizado tenha sido em 47 ou 48, na Salernitana de Gipo Viani.

slbenfica_croft

#205
Citação de: Bola7 em 20 de Fevereiro de 2013, 17:59
Citação de: MarceloSilva@92 em 19 de Fevereiro de 2013, 00:09
Citação de: Zaratustra em 18 de Outubro de 2012, 16:11
Citação de: Marafado em 02 de Abril de 2012, 10:14
O Kulkov era um nº6, que também chegou a jogar como líbero, posição entretanto desaparecida do futebol.

Era um excelente jogador, tácticamente perfeito, técnicamente evoluído, mas o problema era fora de campo. Gostavam muito de putaria.
também não sei quem raio se lembrou de inventar a posição de "libero" ;D, na prática serve para quê? meter o ataque contrário em jogo?
Quem inventou a posição de libero foi "só" o Beckenbauer
depende do tipo de libero..os italianos já o tinham...mas essa do fora de jogo mostra bem como anda o futebol moderno...td joga da mesma forma e depois ninguém percebe para que servem as alternativas...o libero alemão era muitas vezes o principal condutor de jogo ofensivo...recordo que o off side era bem diferente do de hoje..bastava alguém estar atrás da linha defensiva mesmo que estivesse no extremo oposto da bola e era sempre fora de jogo...depois as linhas defensivas jogavam muito recuadas...como os defesas eram geralmente de marcação duros e pouco rápidos era necessário ter alguém que os dobrasse nas falhas..depois o libero pegava na bola e levava-a para o ataque transformando-se em médio e mesmo médio de ataque...ver jogadores como o Krol o "Kaiser" Sammer    Humberto Coelho Gullit...sim Gullit do PSV a pegar na bola e depois aparecrem em zona de finalização era extraordinário...o libero italiano era mais estático...a sua subida para a linha de defesa permitia o avanço dos laterais ficando a defesa a 3...bons tempos...
Uma das razões pelas quais, por exemplo, um baixinho como o Rui Bento jogava como líbero num Boavista de ditos "3 centrais".

Por acaso acho bem estranho o quase desaparecimento do libero no futebol actual.

Se é verdade que o futebol evoluiu no sentido de se tornar mais rigoroso, não deixa de ser menos verdade e estranho que a posição de libero tenha caído em desuso. Pelo menos na minha óptica ainda faria sentido a sua existência. A maioria do que desapareceu no futebol foi fruto da evolução do jogo. No caso do libero não me parece que seja isso.

Hoje por exemplo numa tentativa de toda a gente jogar muito parecido vê-se equipas com dificuldades em acompanhar a qualidade colectiva de outras a jogar com determinadas deficiências tácticas, que poderiam bem ser muito atenuadas com um libero.

Sabendo de antemão que houve e há diferentes tipos de libero. Mas acho bem estranho sinceramente.

O caso mais evidente são aquelas equipas que até têm alguma qualidade, mas são já de segunda linha e tentam jogar com a linha defensiva muito subida e acabam por ter dissabores fruto acima de tudo de posicionamento e falta de comando no seu sector recuado.

Um homem livre nas costas, mesmo que menos poderoso fisicamente e mais técnico, mas com alguma velocidade e bom tempo de corte, sendo voz de comando poderia fazer maravilhas..., até para posterior saída de bola.

E digo isto porque continuo a achar que não há tácticas boas nem más. Há isso equipas que com diferentes estratégias e qualidade colectiva são melhores ou piores. Depende do contexto colectivo, das características dos jogadores, da sua dinâmica, etc etc.

Ninguém é melhor automaticamente por jogar em 4-3-3 ou outro sistema. Já vi de tudo, grandes equipas em 3-4-3, 3-5-2, 4-3-3, 4-4-2 (e com mil uma variantes)...

Joaquim Ferreira Bogalho

Um dos melhores estrangeiros da nossa história. Curiosamente, veio como Defesa Central, mas, evoluiu e deu um excelente nº 6. Ainda me lembro de ter jogado a defesa direito, durante alguns jogos, com Eriksson, nomeadamente, em Londres, na vitória sobre o Arsenal, por 3-1, na sua primeira época.

Darkboy

Salgueiros 0 - 3 SL Benfica, Campeonato Nacional da I Divisão 1992/93



faneca_slb4ever


Shoky

Que golo enormeeeeeee


Nesse ano fomos roubados do Campeonato.
tal e qual em 2011/12.