Panchito Velázquez (Hóquei em Patins)

Avançado, 50 anos,
Argentina
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Taça de Portugal (3), Supertaça (2)

Meio_metro

Enorme... merece isso e muito mais...

nunca vi igual...

Elvis the Pelvis

Lycaon, com todo o respeito, mas há aí um problema qualquer de interpretação. Ninguém está a medir currículos. O Panchito foi um enorme jogador de hóquei, o melhor do mundo no seu tempo. O que se disse, e estou a falar por mim que sempre gostei de hóquei em patins mesmo antes dele cá chegar, é que o Benfica tem uma história tão rica na modalidade, que o Panchito foi mais um no lote de jogadores de classe mundial que o Benfica teve ao longo da sua rica história. Apenas e só isto.

Dito isto, obviamente sou a favor deste jogo de homenagem.

Lycaon

Não é para ti Elvis, é a necessidade de haver sempre este contra-corrente de alguns users para mostrar que são verdadeiros, em vez de serem como a criançada que idolatra, imagine-se só, o jogador que os encantou para sequer gostarem de hóquei em primeiro lugar.

Se o objectivo de quem vem trazer esse tema para aqui fosse mesmo homenagear por exemplo Luis Ferreira, estariam a escrever no seu tópico (e porque não a organizar um jogo de velhas glórias?) que tem apenas três páginas, em vez de estarem aqui a fazer contraditório só por fazer.

Siga, que o objectivo era não fazer off-topic, não aumentá-lo.  :)

MaiorQuePortugal

Um jogo de homenagem ao Panchito seria tanto uma homenagem, como uma prenda para os adeptos. É claro que podia ser "disfarçado" num jogo de antigas glórias, onde todos seriam homenageados, mas quando o 7 entrasse em campo não tenho duvidas que os adeptos tratavam dessa homenagem mais pessoal.

Um jogo de antigas glórias, contra o actual plantel. Era bonito. :)

Rui SLB Pedro

A homenagem tem rodas para andar, é o que me parece sobre este assunto.

Josh

Estava aqui a ler a noticia que saiu hoje e vem no currículo uma passagem pelo 1º de Agosto, em 2010. Desconhecia este pormenor sobre a carreira dele.

Amigo das modalidades

Citação de: KKK24 em 26 de Dezembro de 2014, 20:28
Merece o jogo de homenagem. Nem percebo porque é que não é imortal. Marcou uma era

que falta de noção!

(e sim, em 3 anos e meio de Panchito, falhei 2 jogos em casa, e fartei-me de ir fora...)

Amigo das modalidades

Citação de: MaiorQuePortugal em 26 de Dezembro de 2014, 22:17
Um jogo de homenagem ao Panchito seria tanto uma homenagem, como uma prenda para os adeptos. É claro que podia ser "disfarçado" num jogo de antigas glórias, onde todos seriam homenageados, mas quando o 7 entrasse em campo não tenho duvidas que os adeptos tratavam dessa homenagem mais pessoal.

Um jogo de antigas glórias, contra o actual plantel. Era bonito. :)

ja pensei neste assunto, como é obvio...

seria bonito uma espécie de equipa do começo anos 90, contra a do fim e inicio de 2000... claro que há jogadores que se enquadrariam nas 2, mas teriamos algo como (entre outros)...

de um lado, Fernando Almeida (GR), Paulo Almeida, Antonio Rocha, Garção, Rui Lopes, Godinho, Ramalho.

do outro, José Carlos (GR), Fortunato, Luis Ferreira, Mariano, Panchito, Gaidão, Ricardo Pereira...

mas claro, é sempre complicado reunir a disponibilidade de todos, pelo que se houvesse 10 nomes desses acima - e jogar contra o plantel atual - ja nao era nada mau.

outra hipotese poderia ser a equipa do Benfica do tempo do Panchito (2000-2003) contra uma especie de resto do mundo / amigos do Panchito, onde podiam vir Cairo, os irmaos Paez, um Gabaldon, um Benito, e porque nao juntar-lhe o Lopez, Tuco, Nicolia...

KKK24

Citação de: Amigo das modalidades em 28 de Dezembro de 2014, 21:30
Merece o jogo de homenagem. Nem percebo porque é que não é imortal. Marcou uma era

que falta de noção!

(e sim, em 3 anos e meio de Panchito, falhei 2 jogos em casa, e fartei-me de ir fora...)
Tu tens uma opinião, eu tenho outra. Pode ser?

Amigo das modalidades

Citação de: KKK24 em 28 de Dezembro de 2014, 21:44
Expandir...

que falta de noção!

e então, nao se pode discordar?

marcou uma era? uma era de quê? gastar bom dinheiro, fazer grandes jogos mas perder todos os campeonatos nas fases finais?

mas é só olhar ao palmarés do nosso hóquei, e ver quantas das que lá estão foram ganhas com o Panchito...

KKK24

Citação de: Amigo das modalidades em 28 de Dezembro de 2014, 21:50
Citação de: KKK24 em 28 de Dezembro de 2014, 21:44
Expandir...

que falta de noção!

e então, nao se pode discordar?

marcou uma era? uma era de quê? gastar bom dinheiro, fazer grandes jogos mas perder todos os campeonatos nas fases finais?

mas é só olhar ao palmarés do nosso hóquei, e ver quantas das que lá estão foram ganhas com o Panchito...
Basta ver o impacto que a chegada dele teve no hóquei nacional. Quanto aos títulos, existem jogadores que marcaram eras e que nada ganharam. É por isso que deixam de ser bons?

Amigo das modalidades

para um jogador estar nos imortais sem ter titulos relevantes na historia do clube, tem de ter todo um outro conjunto de factores que Panchito nao reune. Mas não gosto de falar das coisas más, o tal lado lunar, lado de craque, o que o Dantas lhe chamou "lado social" nas declarações que fez para  A Bola de ontem.

impacto? claro que teve, craque... qual é o craque que nao tem impacto? mas que tipo de impacto? o hoquei sempre foi um desporto popular, muito popular mesmo.  mas teve muito mais impacto o que fez Livramento na sua era,  no hoquei nacional e no Benfica (porque isto ainda é o forum do Benfica...) e muito pragmaticamente, teve mais impacto o que fez Luis Viana no hóquei do Benfica, do que o Panchito...

noutro dia comenta isto com um amigo, e saiu-me uma comparação mais ou menos inspirada, e devidamente contextualizada...

o Brasil de 82, quem viu, ninguem esquece... grande equipa, grande futebol, mas falhou. Se perguntarem a um brasileiro, quem preferes, o Brasil de 82 ou o Brasil de 94? as opinioes vao dividir-se, um ganhou o CM, outro nao, mas um jogava bonito e o outro não..

É o bom da democracia, do livre arbitrio e das opinioes diferentes. Este assunto já foi "n" vezes discutido aqui, e poderá ser as milhentas que forem precisas... Enquanto houver memória...

Elvis the Pelvis

Concordo inteiramente com o Amigo das Modalidades. O Panchito teve um enorme impacto pelo jogador fantástico que era, mas quem conhece a história da modalidade no nosso País, e a história do nosso clube, sabe que o Benfica teve muitos jogadores de classe mundial antes do Panchito. Ele foi mais um dentro desse lote, sendo que ganhou menos títulos que os outros do passado.

A modalidade em si, é errado dizer-se que ganhou um novo fôlego com a chegada do Panchito. Fora o futebol, o hóquei e o ciclismo sempre foram as modalidades mais populares em Portugal, as mais seguidas. Não foi o Panchito que chegou cá, e as pessoas de repente passaram a gostar de hóquei. Com alguns foi assim, mas não com a maioria. O hóquei sempre foi a segunda modalidade mais seguida em Portugal.

Lurgee

Já aqui o disse, Segui o hóquei aqui no Norte, para todo lado nessa altura, com a namorada na altura.
antas(medo), Barcelos, Riba'Ave, Gulpilhares, Infante Sagres, Oliveirense (ambiente do caralhão) ... Fase finais da Liga dos Campeões no palácio de cristal, aquele que deu porrada até mais não.

Em Guimarães, a maior loucura que vi em relação ao Hóquei, na Final Four, cheguei eram 7h(convencido que era cedo) da manhã para tirar bilhete, e pasme-se quando cheguei lá, filas e filas, KMs de filas, houve pessoal que ficou lá a dormir...

Fui o 1º gajo a NÃO ter bilhete...épico!! :)
foda.se

Panchito  :slb2:

JM21

Para mim o Panchito é Imortal. É um símbolo do Benfica, não tenho dúvidas.

Esteve cá apenas 3 anos? Não foi Campeão? É tudo verdade, mas o Benfica, para mim, não se resume a títulos. Títulos são a base, são fundamentais, mas é mais do que isso.

O Panchito é aquele craque, que na minha juventude fazia com que tivesse ainda mais vontade de ir ao Hóquei, de ir ver o mágico! Marcou-me a mim como acredito que tenha marcado toda a gente que gosta do Benfica. Até pessoas que não seguem hóquei, sabem quem foi Panchito e se calhar nem fazem ideia de quem foi o Fortunado ou o Paulo Almeida, por exemplo.

A meu ver, marcou a história do nosso Benfica e merece um jogo de Homenagem. No entanto, percebo que se olharmos apenas para os números, fica aquém de muitos outros.