Panchito Velázquez (Hóquei em Patins)

Avançado, 50 anos,
Argentina
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Taça de Portugal (3), Supertaça (2)

fyure

Citação de: rodfer em 03 de Janeiro de 2015, 08:51
Jogadores que jogaram na mesma equipa que o Panchito mas não foram homenageados pelo Benfica e, para mim, merecem mais que o astro argentino (sem ordem específica):

• José Carlos
  • Vítor Fortunato
  • Mariano Velasquez

E só não pus o Luís Ferreira porque este, no último jogo da sua carreira, no velhinho pavilhão da Luz, foi homeageado pelo clube. Pena que só estavam 10 gatos pingados no pavilhão, o adversário era o porto e o campeonato já estava entregue aos outros porque, para variar, não havia panchito nessa altura da época.
Já agora, este comentário também é muito pertinente. Em relação ao Mariano, inclusive, sempre achei um pouco injusto que nos lembremos do Panchito e esqueçamos o atleta antagónico que foi o irmão. Antagónico na medida em que foi em tudo diferente. Trabalhador, menos dotado tecnicamente, mas muito trabalhador. Deu tudo o que pode ao clube, capitaneou-nos, resistiu a muita crise e foi uma referência nos anos difíceis que a modalidade passou. O Mariano merecia mais...

Em relação a Vítor Fortunato e a José Carlos, é de facto uma pena, porque acho que não há dúvida em relação ao estatuto imortal que ambos têm para a modalidade no Benfica. Espero que aos poucos o Benfica se vá lembrando dos seus atletas das modalidades, não podemos ficar só pelas homenagens ao Carlos Lisboa.

Amigo das modalidades

Citação de: magoslb em 03 de Janeiro de 2015, 13:51
Amigo das modalidades, tens todo o direito de ver as coisas por esse prisma. Mas se não estou enganado, ele mesmo depois de não estar cá ainda falava de nós, se não estou a cair em erro. O Enzo, pelos vistos, nem numa apresentação, se lembrou do clube que deixou a dias e o tornou no que é hoje. E se formos pela relevância desportiva, Panchito qd cá chegou já era uma estrela, Enzo não era "praticamente nada" em qualidade desportiva, cresceu de uma forma brutal connosco, nem 8 era.

falares assim do Enzo dois dias depois de ele ir embora é normal... a ferida está aberta, depois há de sarar. Um conselho, guarda sempre as melhores recordações de quem passa por cá. Eu faço o mesmo

Amigo das modalidades

Citação de: Schweisen Tiger em 03 de Janeiro de 2015, 13:54
Panchito foi um génio. Mas era um génio que gostava pouco de trabalhar...por isso, sempre que a equipa precisou dele nas fases finais do campeonato, ele nunca correspondeu. Porque não tinha pernas, nem andamento. Esta é a realidade.

é por aí, apesar de ser um bocado leviano. o Panchito tinha e terá um joelho direito completamente desfeito. Jogou mtas vezes em condições que nao o devia fazer e agravou a situação. mas tb como disse, fartou-se de faltar a tratamentos.

Amigo das modalidades

Citação de: fyure em 03 de Janeiro de 2015, 14:11

Posto isto, volto a dizer: Panchito não era uma caso normal, não se encaixava em cânones. Panchito era um daqueles génios terríveis, de temperamento complicado, que quando queria era o melhor do mundo. Panchito foi o melhor do mundo. E Panchito, pelas monstruosidades que fez, merece entrar no lote dos melhores jogadores que já tivemos no hóquei.

mas ele está! agora a história do Benfica, nossa mistica, os nossos valores, nao se fizeram só de genialidades. Fizeram-se de titulos, atitudes, paixão, etc.

Nao tenho duvidas, nunca tive, Panchito adora o Benfica, ele marcou o Benfica e o Benfica marcou-o a ele.

Agora eu, como benfiquista, nao descuro a nossa história. O nosso hóquei sempre foi uma modalidade ganhadora, à Benfica. E ele, pelos mais diversos caminhos do destino, não atingiu esse patamar de imortalidade.

Será imortal para muitos de vós, e também o é para mim. Agora quando no site procuramos esta "arrumação", temos de ser racionais e manter a mesma linha.

Panchito foi protagonista na sua era, mas nao foi protagonista de um melhores periodos da história do hóquei do Benfica. Infelizmente... e sim, podia ter compensado isso tudo com outro conjunto de caracteristicas que elevaram a Imortal outros nomes. Mas, como explicado anteriormente, nao as reuniu.

Eu já lhe chamei "lado lunar", há quem lhe chame "lado de craque", o Carlos Dantas noutro dia falou para um jornal a dizer "ele tinha um lado social complicado, mas disso nao sei de nada". Claro que ele é sabe, claro que ele sabe tudo, ele viveu e bem na pele, nao quer é falar em publico, porque tem a sua imagem a defender, e também respeito isso.

Posto isto, dêem os argumentos que quiserem, percebo perfeitamente. está tudo explicado, se quiserem saber mais apareçam em Almeirim hoje.

rodfer

Citação de: magoslb em 03 de Janeiro de 2015, 13:51
Amigo das modalidades, tens todo o direito de ver as coisas por esse prisma. Mas se não estou enganado, ele mesmo depois de não estar cá ainda falava de nós, se não estou a cair em erro. O Enzo, pelos vistos, nem numa apresentação, se lembrou do clube que deixou a dias e o tornou no que é hoje. E se formos pela relevância desportiva, Panchito qd cá chegou já era uma estrela, Enzo não era "praticamente nada" em qualidade desportiva, cresceu de uma forma brutal connosco, nem 8 era.

O Panchito (e a minha posição é clara sobre este assunto) deu o nome LUZ à sua égua e GLORIOSO ao seu cavalo. Treinava na Argentina com a camisola do Benfica. Os contras foram mesmo as suas atitudes (não) profissionais por cá. Que ele gosta do clube, que ninguém duvide. E acho que qualquer um de nós tem noção que quem viveu aquele pavilhão, nunca na vida o conseguirá esquecer.

Amigo das modalidades

Citação de: rodfer em 03 de Janeiro de 2015, 14:36
E acho que qualquer um de nós tem noção que quem viveu aquele pavilhão, nunca na vida o conseguirá esquecer.

Nunca irei esquecer, é algo inexplicável... E aplica.se aos jogos, e ao ambiente que havia, mas isso meu caro nao tem só a haver com o Panchito, tem a ver com o facto de ser do tempo pré Lei de 2004 e do tempo em que os benfiquistas ainda viviam o Benfica à Benfica na sua maioria, e não nesta relação cliente que esta direcção tanto implementou.

Mas olha que a nivel de sentimento não te sei explicar o que senti em Almeirim em Junho de 2012. Ou um ano depois, infelizmente em frente à TV, a 2 de Junho de 2013. A minha concretização como benfiquista é suprema quando tocamos o céu, e isso é ganhando titulos. O Benfica é o clube campeão.

rodfer

Citação de: Amigo das modalidades em 03 de Janeiro de 2015, 14:40
Citação de: rodfer em 03 de Janeiro de 2015, 14:36
E acho que qualquer um de nós tem noção que quem viveu aquele pavilhão, nunca na vida o conseguirá esquecer.

Nunca irei esquecer, é algo inexplicável... E aplica.se aos jogos, e ao ambiente que havia, mas isso meu caro nao tem só a haver com o Panchito, tem a ver com o facto de ser do tempo pré Lei de 2004 e do tempo em que os benfiquistas ainda viviam o Benfica à Benfica na sua maioria, e não nesta relação cliente que esta direcção tanto implementou.

Mas olha que a nivel de sentimento não te sei explicar o que senti em Almeirim em Junho de 2012. Ou um ano depois, infelizmente em frente à TV, a 2 de Junho de 2013. A minha concretização como benfiquista é suprema quando tocamos o céu, e isso é ganhando titulos. O Benfica é o clube campeão.

De acordo. Em tudo.

A loucura do pavilhão da Luz (não só no hóquei), a tristeza em Paço de Arcos quando não sabiamos se era ou não o último jogo na modalidade, as lágrimas de alegria em Almeirim, o grito que atravessou um país no fim da jornada épica no dragão caixa - Saí no fim do tempo regulamentar da frente da televisão e não vi nada no prolongamento (necessidades...). Quando estava a regressar à sala ouço o comentador a dizer que alguém (não entendi quem) era o novo campeão europeu: andei devagarinho para a frente da TV, e espreitei cheio de medo. Até que de repente... foi o transbordar de alegria!

fyure

Citação de: Amigo das modalidades em 03 de Janeiro de 2015, 14:31
Citação de: fyure em 03 de Janeiro de 2015, 14:11

Posto isto, volto a dizer: Panchito não era uma caso normal, não se encaixava em cânones. Panchito era um daqueles génios terríveis, de temperamento complicado, que quando queria era o melhor do mundo. Panchito foi o melhor do mundo. E Panchito, pelas monstruosidades que fez, merece entrar no lote dos melhores jogadores que já tivemos no hóquei.

mas ele está! agora a história do Benfica, nossa mistica, os nossos valores, nao se fizeram só de genialidades. Fizeram-se de titulos, atitudes, paixão, etc.

Nao tenho duvidas, nunca tive, Panchito adora o Benfica, ele marcou o Benfica e o Benfica marcou-o a ele.

Agora eu, como benfiquista, nao descuro a nossa história. O nosso hóquei sempre foi uma modalidade ganhadora, à Benfica. E ele, pelos mais diversos caminhos do destino, não atingiu esse patamar de imortalidade.

Será imortal para muitos de vós, e também o é para mim. Agora quando no site procuramos esta "arrumação", temos de ser racionais e manter a mesma linha.

Panchito foi protagonista na sua era, mas nao foi protagonista de um melhores periodos da história do hóquei do Benfica. Infelizmente... e sim, podia ter compensado isso tudo com outro conjunto de caracteristicas que elevaram a Imortal outros nomes. Mas, como explicado anteriormente, nao as reuniu.

Eu já lhe chamei "lado lunar", há quem lhe chame "lado de craque", o Carlos Dantas noutro dia falou para um jornal a dizer "ele tinha um lado social complicado, mas disso nao sei de nada". Claro que ele é sabe, claro que ele sabe tudo, ele viveu e bem na pele, nao quer é falar em publico, porque tem a sua imagem a defender, e também respeito isso.

Posto isto, dêem os argumentos que quiserem, percebo perfeitamente. está tudo explicado, se quiserem saber mais apareçam em Almeirim hoje.

Sim, é isto. Eu concordo contigo, concordo com o 'lado lunar', melhor caracterização não seria possível.

Cabe a cada um de nós entender o que foi Panchito. Não só para o Benfica, mas também para a nosso Benfiquismo e paixão pelo hóquei. Lá está, nos termos de arrumação do site, e seguindo certas regras, Panchito não foi imortal, não chega para isso, mas como muita gente o vem dizendo, há aqueles para quem Panchito foi, simplesmente, o hóquei. São coisas que os títulos não alcançam e os registos também não. São coisas que nos ficam nos olhos, na memória e no coração. Panchito será sempre um caso à parte, um caso com pouca explicação. Restam-nos as memórias dos tempos em que ele cá andou, as fintas e as jogadas, e os motivos que ele deu para que muitos de nós, da minha geração, passássemos a amar o hóquei.

Em relação ao estatuto no fórum, não o questiono mais. É apenas um rótulo, que precisa de ser feito. Depois, cabe a cada um de nós entender o que esse jogador nos é. Ponto final nisso. E voltando atrás, se há pessoas que estão sentidas com o Enzo, enfim, têm o direito de estar. Eu vou guardar os óptimos momentos do Enzo com a nossa camisola, nem quero saber de mais nada - Para mim, o Enzo fica-me no coração, e é só isso que me interessa.

Pá, quem me dera. Almeirim tem um sabor especial, um toquezinho de melancolia quando me lembro daquele dia de Junho. A viagem que fiz para lá chega - épica. Tudo pelo Benfica, foi um dos dias mais felizes da minha vida. Voltaria as vezes que fosse preciso, para aquele mesmo lugar onde estive... Mas agora é tudo muito complicado, e não consigo mesmo deslocar-me até lá. Ficará para uma próxima. Um bom jogo e uma vitória nossa é o que desejo.

Diverte-te O0

Schweisen Tiger

Para que fique claro...eu era dos que ficava colado na TV, só para ver o Panchito jogar. Mas a verdade é que ficou sempre aquela amargo de boca de nunca ter sido campeão, de raramente estar disponível nas melhores condições, quando era hora de decidir. Quem se lembra de um campeonato, em que acabamos a fase regular a uns 10 pontos do Porto e depois, na fase final, quando os pontos dividiam a meio, conseguimos o feito de perder o campeonato? Para mim, esse campeonato e o do ano passado, foram os mais mal perdidos em 25 anos que me lembro de ver hóquei, tão melhores individualmente eramos, quando em comparação com o campeão.

fyure

Um aparte que tive nesse dia de 2012.

Eu não choro, tenho uns olhos muito secos e raramente crio lágrima. Quando estávamos a receber os jogadores junto ao autocarro do Benfica o Paulo Almeida veio de lá e eu quase que saltei para cima dele, abraçando-o e dizendo umas palavras muito desconexas do género 'és um ídolo', 'finalmente somos campeões', 'não quero autógrafos, só te quero dar um abraço'... O homem foi fantástico e correspondeu ao abraço dizendo também uma palavras e terminado com um polegar levantado. Aquela imagem dele não me sai da cabeça. E como disse, eu tenho dificuldade em chorar, mas ali quase que me vinham as lágrimas de emoção, e os olhos criaram uma película de algo que seria o mais perto que tive de uma lágrima em muitos anos.

Amigo das modalidades

Citação de: Schweisen Tiger em 03 de Janeiro de 2015, 14:47
Para que fique claro...eu era dos que ficava colado na TV, só para ver o Panchito jogar. Mas a verdade é que ficou sempre aquela amargo de boca de nunca ter sido campeão, de raramente estar disponível nas melhores condições, quando era hora de decidir. Quem se lembra de um campeonato, em que acabamos a fase regular a uns 10 pontos do Porto e depois, na fase final, quando os pontos dividiam a meio, conseguimos o feito de perder o campeonato? Para mim, esse campeonato e o do ano passado, foram os mais mal perdidos em 25 anos que me lembro de ver hóquei, tão melhores individualmente eramos, quando em comparação com o campeão.

2001-2002... dobramos com 12 pontos de avanço, que passaram a 6.

o Porto fez o pleno na 2ªfase até ser campeão, 9 vitorias em 9 jogos. dp empatou cá na ultima jornada, já campeão e todos de caras pintadas, no tal jogo em que se homenageou o Luis Ferreira, por ser o ultimo jogo na Luz. Foi a homenagem do clube, instituição.

A verdadeira homenagem ocorreu no fim de semana seguinte, em Sintra, quando ganhamos a taça com um 6x1 ao Barcelos (lá está, com o Panchito na Argentina), e em que o grande capitão deu duas voltas à pista levado em ombros pelos colegas, erguendo a Taça de Portugal!

Nós na 2ºfase foi um desastre completo: até começamos com 2 vitorias, mas dp perdemos em Azemeis, empatámos em casa com o Gulpilhares, e perdemos copiosamente em Fanzeres. Já estavamos atrás deles, na 2ªvolta ainda fomos perder 3x0 a Barcelos.

Mas para mim o pior perdido será o de 2010*11, igualdade pontual com os Porkos depois de um jogo na Luz em que fomos tão incompetentes nas bolas paradas como eu nunca vi. Defensivas e ofensivas!

rodfer

Essa Final 4 em Sintra foi absurda ! Que jogão que se fez!

E no final, a tirar fotos com o Sérgio Silva e o Paulo Almeida e a dizer ao Sergio que ele ainda havia de vir cá parar.

E veio :)

Amigo das modalidades

Citação de: rodfer em 03 de Janeiro de 2015, 15:10
Essa Final 4 em Sintra foi absurda ! Que jogão que se fez!

E no final, a tirar fotos com o Sérgio Silva e o Paulo Almeida e a dizer ao Sergio que ele ainda havia de vir cá parar.

E veio :)

foi pena ter vindo quase 10 anos dp... na altura a quebra do contrato pela TV Cabo foi um desastre, o Vilarinho estava-se a cagar, por ele fechava-se o hóquei. Lembro-me que nessa época o Sérgio estava em fim de contrato com o Barcelos, e chegou a falar-se que viria ele para o lugar do Luis Ferreira. Teriamos ficado com uma equipa incrivel

Goldberg

Não esquece os adeptos dos encarnados e admite ser fã incondicional da equipa portuguesa. Os anos passam, mas a admiração mútua entre apoiantes benfiquistas e Panchito Velázquez mantém-se. Embora esteja a trilhar uma vida diferente daquela que tinha em Lisboa, o ex-hoquista do clube da Luz garante estar a cumprir um sonho junto daqueles que considera mais importantes.

RECORD – Sente-se triste por ter deixado o Benfica sem ter conseguido ser campeão nacional? Conquistou "apenas" duas Taça de Portugal e duas Supertaças...

PANCHITO – Sim, fico triste... Recordo-me que ganhámos a Taça de Portugal, na primeira vez que a disputámos. Mas, quando era a valer, com a Liga dos Campeões e decisões do campeonato, o nosso físico não estava no melhor. Não dava para mais. Eu tinha lesões, mas continuava a jogar. Um dia, o médico António Martins olhou para o meu joelho e perguntou-me: "Como fazes para jogar?" Cheguei a jogar com os dedos partidos, com uma placa a segurá-los... Quando chegava aos jogos decisivos, perdia muita massa muscular e recordo-me que havia 9 centímetros de diferença entre um joelho e o outro em termos de musculação. Era sempre a jogar e apenas com quatro jogadores de qualidade não dava para mais.

Goldberg

Citação de: Goldberg em 03 de Janeiro de 2015, 15:41

Numa entrevista ao record..

Não esquece os adeptos dos encarnados e admite ser fã incondicional da equipa portuguesa. Os anos passam, mas a admiração mútua entre apoiantes benfiquistas e Panchito Velázquez mantém-se. Embora esteja a trilhar uma vida diferente daquela que tinha em Lisboa, o ex-hoquista do clube da Luz garante estar a cumprir um sonho junto daqueles que considera mais importantes.

RECORD – Sente-se triste por ter deixado o Benfica sem ter conseguido ser campeão nacional? Conquistou "apenas" duas Taça de Portugal e duas Supertaças...

PANCHITO – Sim, fico triste... Recordo-me que ganhámos a Taça de Portugal, na primeira vez que a disputámos. Mas, quando era a valer, com a Liga dos Campeões e decisões do campeonato, o nosso físico não estava no melhor. Não dava para mais. Eu tinha lesões, mas continuava a jogar. Um dia, o médico António Martins olhou para o meu joelho e perguntou-me: "Como fazes para jogar?" Cheguei a jogar com os dedos partidos, com uma placa a segurá-los... Quando chegava aos jogos decisivos, perdia muita massa muscular e recordo-me que havia 9 centímetros de diferença entre um joelho e o outro em termos de musculação. Era sempre a jogar e apenas com quatro jogadores de qualidade não dava para mais.