Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

jase25

Citação de: fred9 em 30 de Setembro de 2011, 18:46
Já o Benfica foi muito diferente. Subiu a pulso e conquistou o país e o mundo. Relembrar a forma como foi erguido o antigo Estádio da Luz é bem ilustrativo daquilo que sempre foi o Benfica: o clube de todas as pessoas, de todas as idades, de todos os feitios, de todas as raças.

Haverá algo mais mítico do que isto?

Que orgulho ser deste clube... que orgulho.

cipri_slb

O que interessa que ele fez?
Naquele tempo o sporting e o benfica nao eram a mesma coisa...
O que importa é o que ele e mais centenas de pessoas construiram para que pudessemos estar aqui hoje...

jase25

Citação de: Jorge.P_ em 30 de Setembro de 2011, 23:33
Agora numa fase burra (peço desculpa, lagarta) e andam com tiradas dessas... e que o grande Cosme Damião tinha algum fascinio pelo estrume que é o clube das lista.

Segundo vi em outro lado, isso é uma selecção de Lisboa que acabou por utilizar o equipamento sapal porque não havia outro...

Pobre do nosso Cosme... o que não lhe deve ter custado.
Se calhar nem deve ter sido nada demais... tipo "Não há mais nada? Paciência, lá terá de se jogar com a camisola de um dos clubes da cidade." (E isto dito quase em vocabulário arcaico ou coisa parecida, sei lá)

Ou então outra coisa qualquer... um gajo sabe lá como se viviam as coisas naquela época.

Transportar a rivalidade actual para tempos em que ninguém fazia ideia no que se tornaria o futebol a nível mundial é algo que não faz sentido nenhum.

André Sousa

Há muitos sportinguistas que pensam que nós temos vergonha de ser o clube do povo. De termos tido um nascimento difícil, por não termos tido grandes condições (daí alguns jogadores terem trocado o Benfica pelo Sporting), de não sermos o clube dos viscondes, etc etc. Sinceramente, nada mais errado.

Não há coisa de que me orgulhe tanto como ser de um clube que nasceu do zero, que lutou para "sobreviver" nos primeiros anos, de ter visto a maior parte dos seus jogadores a desertar para o Sporting e ter tido uma figura que recusou a fazê-lo, lutando por um clube com valores e eclético, ou mesmo o facto da antiga Luz ter sido construída com o suor e com o trabalho de muitos benfiquistas.

E uma coisa sei que nunca acontecerá. Nunca na vida conseguirão meter mais de 70 mil pessoas dentro de um estádio, quanto mais 135 mil, como nós já fizemos.

Jorge.P_

Citação de: jase25 em 30 de Setembro de 2011, 23:53
Citação de: Jorge.P_ em 30 de Setembro de 2011, 23:33
Agora numa fase burra (peço desculpa, lagarta) e andam com tiradas dessas... e que o grande Cosme Damião tinha algum fascinio pelo estrume que é o clube das lista.

Segundo vi em outro lado, isso é uma selecção de Lisboa que acabou por utilizar o equipamento sapal porque não havia outro...

Pobre do nosso Cosme... o que não lhe deve ter custado.
Se calhar nem deve ter sido nada demais... tipo "Não há mais nada? Paciência, lá terá de se jogar com a camisola de um dos clubes da cidade." (E isto dito quase em vocabulário arcaico ou coisa parecida, sei lá)

Ou então outra coisa qualquer... um gajo sabe lá como se viviam as coisas naquela época.

Transportar a rivalidade actual para tempos em que ninguém fazia ideia no que se tornaria o futebol a nível mundial é algo que não faz sentido nenhum.

Sim, mesmo se quisermos admitir que é verdade... foi um jogo e com 4 jogadores nossos (salvo erro), não só ele. No Estrangeiro e em representação de Portugal.

Mas pronto, já estão com o pito aos saltos... estão fascinados com a possiblidade de o grande Fundador do Glorioso ter vestido a camisola verde.

André Sousa

Mas qual é a vergonha disso? Na altura a rivalidade era nula. Era o mesmo que ter jogado pelo CIF.

E já o disse. É apenas mesquinhez da parte deles. É querer tornar um acto normal, de uma pessoa com valores, em algo com uma grande dimensão. Chegam a chamá-lo de "nosso Cosme". Isto é apenas vontade de chatear, de fazer comichão. Só.

jase25

A história da Antiga Luz é absolutamente épica. O facto de termos crescido como clube através do ciclismo e da Volta a Portugal é também pouco comum para um clube que actualmente é sobretudo conhecido pelo futebol. Foi aí que começámos a espalhar o benfiquismo pelo país.

A nossa história dava um belo filme... tem bastantes particularidades interessantes e, porque não, gloriosas.

jase25

Citação de: André Sousa em 01 de Outubro de 2011, 00:04
Mas qual é a vergonha disso? Na altura a rivalidade era nula. Era o mesmo que ter jogado pelo CIF.

E já o disse. É apenas mesquinhez da parte deles. É querer tornar um acto normal, de uma pessoa com valores, em algo com uma grande dimensão. Chegam a chamá-lo de "nosso Cosme". Isto é apenas vontade de chatear, de fazer comichão. Só.
Talvez inveja, também.

poltergeist.SLB

Como os lagartos não têm história que se compare à do Maior, aproveitam-se de tudo para parecerem melhores do que são. Até das dificuldades que o nosso clube passou para sobreviver e se tornar o Maior de Portugal, algo que só nos orgulha! Enfim...

Já agora será que o nome do nosso fundador terá sido baseado nos Santos Cosme e Damião?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosme_e_Dami%C3%A3o

BC

Só aqui se vê a diferença entre Benfica e Sporting.

Onde para um benfiquista envergar outra camisola NUNCA FOI, NÃO É NEM SERÁ um desrespeito para com o Benfica, mas sim o respeito pelos valores que representam o Benfica.

Acima de tudo, Glorioso.

Jorge.P_

Citação de: André Sousa em 01 de Outubro de 2011, 00:04

Tu próprio respondes... mas não é ''vergonha'', atenção. Ou problema de Cosme Damião.

É o facto de pensarem que o nosso Fundador teve o Sporting como modelo, ou era o seu amor secreto, ou que devemos a nossa existência a isso. Seja o que for.
Aliás, eles nasceram depois... estão completamente cegos com uma foto.

André Sousa

Eu não tenho vergonha nenhuma, sinceramente.

Até fico orgulhoso. Os meus pais sempre me ensinaram que ajudar os mais fracos é um gesto nobre, por isso...

sbremoved_29241

Citação de: André Sousa em 01 de Outubro de 2011, 00:21
Eu não tenho vergonha nenhuma, sinceramente.

Até fico orgulhoso. Os meus pais sempre me ensinaram que ajudar os mais fracos é um gesto nobre, por isso...
tudo dito eheh

angimfm

A mim não me choca nada que o grande Cosme Damião tenha vestido a camisola do Sporting. Não conhecia a história... E até considero que tenha sido um acto de altivez, uma demonstração dos nossos valores enquanto benfiquistas. :)

Ao Sr. Cosme só podemos agradecer por nunca ter deixado de lutar e ter conseguindo levantar o nosso amado clube.

Sou do Benfica e isso me envaidece...!

ziabloO

As origens do Benfica devem orgulhar qualquer Benfiquista, o resto são idiotices de osgas e andrades.