Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

Theroux

RedVC

Muito obrigado Theroux. Magnífica fotografia.
Para além de Cosme e Francisco dos Santos alguém consegue reconhecer mais outros atletas?
Existe alguma legenda na publicação de onde vem esta fotografia?

Theroux

Não tem, apenas identifica Cosme Damião.

RedVC

Ok, mais uma vez muito obrigado.
À esquerda de Cosme está Francisco dos Santos, com camisa branca.
Presumo que por baixo de Cosme poderá ser Marcolino Bragança.
Os outros é mais difícil mas talvez de para identificar alguns contrastando com fotografias da época.

Bekambol

Um Grande Presidente......

RedVC

Isai@sReis

RedVC

Bem, se a discussão é acerca da fotografia de Cosme entre os seus iguais, os seus colegas casapianos então pode-se dizer que foi igual entre iguais tendo sido... presidente. Presidente do Casa Pia Atlético Clube de 1936 a 1938.

NunoDuarte

Citação de: RedVC em 25 de Outubro de 2013, 23:08
Concordo com as ideias do pcssousa.
Cosme não gostava de homenagens. O clube estava acima de tudo, cultivava o espírito democrático. Evitou sempre o protagonismo.
Tenho muito carinho e respeito pela memória de Cosme Damião e do que ele representou.
Alguém duvida que não obstante todas estas décadas de evolução social, económica, com tantas diferenças particularmente de comportamentos o nosso clube tem ainda uma matriz que se explica nos príncipios base definidos pela acção de Cosme Damião e Felix Bermudes? Eu não tenho. Cosme é a figura maior do nosso clube. Não pela fundação porque existiram mais 23 homens nessa condição mas por causa da obra, dos princípios e valores que nos legou.

Dito isto acho que nos dias de hoje acho que existem outras prioridades.
Apesar de Cosme não ser só uma figura do Sport Lisboa e Benfica eu acho que isso não é encarado dessa forma para a maioria dos adeptos de outros clubes particularmente os que nós sabemos que vivem obcecados connosco.
E francamente seria com algum desgosto que veria a sua estátua ser vandalizada.

Ainda assim se for para a frente e presumindo que não seria no Estádio da Luz que outros lugares poderiam ser adequados para a colocação da estátua?

Travessa do Alqueidão? Local onde Cosme nasceu e viveu nos primeiros anos. Difícil pois é essencialmente uma zona de passagem de automóveis e não de presença de muitos pedestres.

Belém, nas cercanias do lugar onde existiu o Laboratório Franco onde o Sport Lisboa foi fundado?

Belém, nas cercanias da Casa Pia? Local onde Cosme estudou e de onde saíram tantas figuras determinantes para a fundação do clube.

Belém, perto do campo das Salésias? Seria interessante se fosse enquadrado na recuperação desse local de mítico, de enorme  significado para o futebol Português.

No jardim da Luz, perto do local onde se localizava o mítico campo da Feiteira?

Mesmo reafirmando que acho existirem outras prioridades para a autarquia, mesmo assim parece-me que se o projecto for para a frente existirão muitas opções a considerar.

Eu pessoalmente acho que deveria ser uma obra que o próprio Benfica deveria promover. Junto ao museu.
Grande post  :)
Já esperava algo do género, não desiludiste hehe
Subscrevo!

Zlatan

No passado dia 26 de Julho abriu o Museu Cosme Damião, do Benfica. Deu para entender que se trata de um projecto ambicioso e que este espaço museológico é o culminar de um trabalho mais profundo e amplo, de grande relevância no âmbito da recuperação do património do Clube. Um trabalho que tem sido, de facto, meritório e exemplar neste aspecto, mostrando-se, designadamente, pioneiro no panorama desportivo nacional.

Embora não conheça o Museu fisicamente, durante dois anos convivi de perto com o trabalho que se realizou para o seu surgimento, enquanto coordenador de conteúdos históricos, e posso assegurar que espaço vai fazer as delícias de todos os adeptos benfiquistas, sobretudo do ponto de vista visual e tecnológico. De resto, não tenho dúvidas que qualquer visitante vai-se sentir impressionado pela forma como a gloriosa história de um clube, que foi na década de 60 um dos mais prestigiados do Mundo, é contada neste Museu. Os cerca de 900 objectos expostos, alguns deles de alto valor artístico, dão essa garantia. O visitante poderá visualizar cada um destes troféus - todos eles competentemente conservados e, quando necessário, restaurados - sendo que em muitos aspectos o Museu Cosme Damião é um trabalho de grande qualidade e de inovação.

Porém, naquilo que já pude visualizar, fiquei com algumas questões que qualquer adepto com sentido crítico e com mais algum conhecimento poderá colocar.

1.º, parece-me que o Benfica comete o erro habitual de distinguir a Taça de Portugal do Campeonato de Portugal, o que é incorrecto - a Taça de Portugal e o Campeonato de Portugal são exactamente a mesma competição, apenas muda de designação em 1939;

2.º, parece-me que o clube ignora a sua fundação (ou pelo menos secundariza-a em demasia), por período que me é querido por o conhecer muito bem e sobre o qual se levantam questões que devem ser esclarecidas pelo Benfica para não se correr o risco de se esquecerem acontecimentos históricos. Cosme Damião foi, ou não, fundador do Clube? Se foi, porque é que não há qualquer indício da sua presença até, pelo menos, 1905? Porque é que não comparece em nenhum treino do SL em 1904? Porque é que não há nenhum documento assinado por ele ou sequer um que lhe faça referência até 1905? Em suma, porque é que em 1904 Cosme Damião parece não existir no Sport Lisboa? Qual a veracidade da (suposta) acta de fundação de 1904? Ela existe? Porque é que ninguém menciona esse documento até 1954, altura em que pela primeira vez ele aparece na História dos 50 anos do Benfica, de Rebelo da Silva e de Mário de Oliveira. Se não existe (e não estou certo que não exista) como é que podemos confiar na sua veracidade, ainda mais se tivermos em conta que esse documento só nos é apresentado 50 anos depois da sua suposta redacção, em livros que o apresentam sem qualquer desgaste do tempo?! Porque é que esse documento, que é supostamente uma acta, é escrito, por apenas uma pessoa e não assinado pelas pessoas que tomaram posse? Porque é que nesse documento, supostamente redigido em 1904, nos surgem várias palavras escritas em português moderno (toda a gente sabe que farmácia em 1904 se escrevia com PH)?

Para mim é evidente que Cosme Damião, não obstante a sua vital e incontornável importância no impulsionamento do Clube, não foi fundador do Sport Lisboa e desafio qualquer 'historiador' do Benfica a mostrar o contrário.

Quanto à veracidade da acta, as questões que ela levanta falam por si. Qualquer adepto do Benfica deve-se bater pela verdade histórica do seu clube, encará-la frontalmente e com espírito crítico, sem se resignar àquilo que algumas pessoas sem formação académica abalizada, muitas vezes impregnadas de fanatismo clubístico, possam dizer sobre esse assunto.

Por Ricardo Serrado, historiador.

Agora que vejo, este artigo já tinha sido partilhado neste tópico. As minhas desculpas.

MAGICAL ONE

Eddie_

Andei um bocado atarefado e ia-me esquecendo de votar nisto.

É só a mim que na optimus a msg ñ sai dos "a enviar"?

Andris

Parabéns Cosme!

Não deves é andar nada contente com o que vês...