Mário Wilson, o Velho Capitão

Treinador, (1929-10-17 - 2016-10-03),
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1975-1976, 1979-1980, 1995-1997), 132 jogos (88 vitórias, 23 empates, 21 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

pedromarinho

Preservar os que temos é o melhor que se pode fazer.

António Simões, Veloso, José Augusto, Toni, Shéu... património Benfiquista.

A sensibilidade das análises dos mesmos (cada um á sua maneira) é o que temos de melhor.

As homenagens são para ser fazer em vida. E o Benfica tem sido impecável nesse aspecto.

Space Junkie

Descansa em paz Velho Capitão!

O Tetra vai ser dedicado a ti.

the.lowlight

Grande senhor... que descanse em paz. Um dos símbolos mais queridos do nosso clube... ele, o Toni, o Simões...
Será sempre recordado com a maior das saudades, e neste momento serve-me de consolo saber que partiu com o reconhecimento merecido. Como referiram atrás, o Benfica tem-se portado muito bem neste aspecto... algumas das merecidas homenagens que temos feito chegam a ser tocantes. Imagino o que terá significado para eles...

20simao1

basta dizer que o primeiro titulo de que me lembro do Benfica, o treinador era o Mario Wilson..

Também em tempos cheguei a vê-lo quando era treinador de outra equipa do tugão, com os jogadores, num restaurante no almoço umas horas antes do jogo

Uma grande figura do Benfica, de tal maneira era também chamado o bombeiro. Um homem da casa.

RIP

pjmatos

Mário Wilson, uma parte da história do Benfica.

RED_1904

Citação de: Horr em 03 de Outubro de 2016, 21:31
Citação de: slbenfica_croft em 03 de Outubro de 2016, 21:22
A maioria nem percebe. Os mais novos só vão quanto muito recordar o Toni da última passagem como treinador, ou o ar de "bebado" que muitos apregoam, muitas vezes ponta de razão de ser.

Mas quem sabe o que o Toni foi e fez no MAIOR percebe o porquê de para muitos de nós ele ser o SR. BENFICA.

O homem deu tudo ao clube, tudo, sem pestanejar, hesitar, sem segundas intenções, aceitou tudo, comeu tudo, chegou a ser humilhado, TUDO POR SERVIÇO AO CLUBE.

Depois essa gente que não o esquece ELOGIA-O, HOMENAGEIA-O e ele desata num pranto, sobe ao palco e diz convictamente que o BENFICA não lhe deve nada.

É demais.

Isto não é de todo minimizar os demais, mas o Toni, muito nem têm noção do que foi o do que deu ao clube.

Não há nada que saber.

Todos os grandes clubes tiveram os seus Eusébios. Nós tivemos. O Real teve o Di Stefano. O Barça tem o Messi. O Santos teve o Pelé. Nápoles teve o Maradona. O Bayern teve o Beckenbauer.

Mas ter um Toni... Pois é. Isso é mais difícil.

E nenhum clube do Mundo, por maior que seja, tem ou teve uma referência cultural e esotérica como o Toni.

Ficou com a fama de bêbado, é conhecido por um nome que podia ser de um qualquer pedreiro ou talhante e nunca foi recompensado com um cargo prestigiante na estrutura do Benfica.

Mas ele não precisa de nada disso.

Ele é o Toni. E ser Toni mais ninguém é. É um estado de alma que não se compra e que não se treina.

Ser Toni é um estado de alma que se conquista pela incorruptibilidade eterna do ideal benfiquista.

Por isso é que só há um.

"Ser o Toni do Benfica não tem preço"

Grande Toni.  :)

oscarense

vi isto algures num comentário do facebook e tive de partilhar aqui

'Treinador interino e ainda ganhou uma Taça de Portugal, tudo isto no Benfica dos anos 90. A caminho do céu? Deus deve estar é a por o lugar à disposição para ele'

:bow2:

7omaz

Muita saudade... descanse em paz Senhor Mário Wilson.

Estará no quarto anel ao lado do seu grande amigo e ídolo, Eusébio da Silva Ferreira.

O Benfica está de luto. O Benfica não esquece os seus, os seus verdadeiros e genuínos, os Homens que fizeram deste clube grande e nobre, que criaram o que não é explicável por palavras e a que nós chamamos orgulhosamente de Mística. Tem-me custado muito, ver partir lendas, jogadores, treinadores, amigos e adeptos, que viram e presenciaram o Benfica Lendário e Mítico da década de 60.

Nós, os de hoje e de amanhã, temos essa responsabilidade, de nas nossas vidas, seja de que forma fôr, manter viva a Chama Imensa, este Ideal sincero e puro, que não se explica mas se sente, que fizeram deste Clube aquilo que é, e que nós próprios às vezes desvalorizamos, um Clube Lendário.

Como genialmente escreveu o maior poeta que o mundo já viu, e sabiamente Mario Wilson repetiu, "Cesse tudo o que a musa antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta".

Meus senhores, estou certo que não estou a desrespeitar o Senhor Mário Wilson, e tenho a certeza que ele me acompanharia no mote:

VIVA O BENFICA!

QUE VENHA O TETRA!

7omaz

Citação de: melo7 em 04 de Outubro de 2016, 00:28
Citação de: IloveSLB2014 em 03 de Outubro de 2016, 21:18
Toni, António Simões, José Augusto são as maiores glórias que temos com vida. Estava-me a esquecer do Chalana e Humberto Coelho, mas já são doutra geração
Esqueceste-te de um: Sheu Han
Ângelo. Ângelo é uma lenda do Benfica.

Pokrl

As palavras deste grande senhor naquela gala serão recordadas daqui a 50 anos, da mesma forma que as do Guttmann ainda hoje são relembradas. Refiro-me ao "Chove? Faz Frio?...".
Foi um discurso que ficou para a história. E mais belas do que as palavras, foi o sentimento com que as proferiu. 100% genuíno. Provavelmente das pessoas que mais sentiu o clube. Eu gosto muito do Benfica mas ao pé deste senhor sinto-me muito pequenino.
Será sempre um dos nossos, onde quer que esteja. Descansa em paz, Capitão.

Royal_Flush

RIP, que figura tão mítica.

Chegou aos 86 anos, foram 86 anos de Benfica nas veias.

Phils

Muito triste pelo seu desaparecimento, apesar de não o ter conhecido como treinador do clube.

Para os mais novos acho que ficará para sempre como a pessoa que conseguiu com palavras explicar o que é o Benfica. Não me atrevo a abrir o vídeo do seu discurso, sei que invariavelmente iria chorar...

Que continues à viver o Benfica no quarto anel junto dos teus, junto dos nossos.

Centrix

A capa da bola é vergonhosa, mas não surpreende...