Mário Wilson, o Velho Capitão

Treinador, (1929-10-17 - 2016-10-03),
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1975-1976, 1979-1980, 1995-1997), 132 jogos (88 vitórias, 23 empates, 21 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Cloughie

Citação de: Shoky em 03 de Outubro de 2016, 21:37
Olha o JVP...e esta?

Também estou assim para o chocado.
Tirando os Vitórias e Património, deve ser a 1ª vez não?

Sombras

Citação de: Horr em 03 de Outubro de 2016, 21:31
Citação de: slbenfica_croft em 03 de Outubro de 2016, 21:22
A maioria nem percebe. Os mais novos só vão quanto muito recordar o Toni da última passagem como treinador, ou o ar de "bebado" que muitos apregoam, muitas vezes ponta de razão de ser.

Mas quem sabe o que o Toni foi e fez no MAIOR percebe o porquê de para muitos de nós ele ser o SR. BENFICA.

O homem deu tudo ao clube, tudo, sem pestanejar, hesitar, sem segundas intenções, aceitou tudo, comeu tudo, chegou a ser humilhado, TUDO POR SERVIÇO AO CLUBE.

Depois essa gente que não o esquece ELOGIA-O, HOMENAGEIA-O e ele desata num pranto, sobe ao palco e diz convictamente que o BENFICA não lhe deve nada.

É demais.

Isto não é de todo minimizar os demais, mas o Toni, muito nem têm noção do que foi o do que deu ao clube.

Não há nada que saber.

Todos os grandes clubes tiveram os seus Eusébios. Nós tivemos. O Real teve o Di Stefano. O Barça tem o Messi. O Santos teve o Pelé. Nápoles teve o Maradona. O Bayern teve o Beckenbauer.

Mas ter um Toni... Pois é. Isso é mais difícil.

E nenhum clube do Mundo, por maior que seja, tem ou teve uma referência cultural e esotérica como o Toni.

Ficou com a fama de bêbado, é conhecido por um nome que podia ser de um qualquer pedreiro ou talhante e nunca foi recompensado com um cargo prestigiante na estrutura do Benfica.

Mas ele não precisa de nada disso.

Ele é o Toni. E ser Toni mais ninguém é. É um estado de alma que não se compra e que não se treina.

Ser Toni é um estado de alma que se conquista pela incorruptibilidade eterna do ideal benfiquista.

Por isso é que só há um.

O Toni foi dos poucos na história que deu mais ao Benfica do que o Benfica lhe deu a ele. Houve outro, e esse tem uma estátua à porta do estádio. O Toni é Benfica, dos dedos dos pés ao último pelo do bigode!

slbenfica_croft

Um aparte:

O JVP NUNCA devia ter saído.

E tivéssemos começado a varrer a merda e a organizar a casa mais cedo e ele ainda teria conquistados títulos no MAIOR.

Sá das Violas30

Este final do Toni...
:cry2: :cry2: :cry2: :cry2:
Os dois merecem o maior respeito de todos!

RedVC

Citação de: Cloughie em 03 de Outubro de 2016, 21:15
Ficará sempre marcado pelo destruir da máxima:

"Treinador português no Benfica não é campeão."

Mas essa máxima esteve sempre errada. O primeiro treinador campeão nacional pelo SL Benfica foi Vítor Gonçalves em 1935-1936. E o segundo foi Fernando Cabrita (parte da época de 1967-1968). Mário Wilson foi o terceiro em 1975-1976.

iur27

DEP Sr. Mário Wilson.

Para nós, será sempre IMORTAL!!!

MasteRed

Estás junto ao Rei Eusébio e continuarás a tomar conta de nós. Descansa em Paz, Capitão. :(

Red2802

Na minha primeira caderneta de cromos o treinador do Benfica era Mário Wilson. 1979!

Fato de treino e barriguinha a condizer.

Estava ao lado dos outros dois cromos principais. O símbolo e a equipa.

Não havia mais nada. Nem Beta, nem VHS, nem DVD, nem Net. Nada!

Só havia aquilo.

Aquela imagem ficou-me para sempre.

joao_bruno

Estou desolado.
Que descanses em paz velho capitão
É nestas horas de pesar que se torna evidente por demais a necessidade de mantermos proximo do nosso Glorioso todos os nossos herois, das nossas referencias.
O Benfica tem que ter coração, é imprescidivel para manter toda a mistica em redor do nosso clube, que as nossas grades figuras continuem ligadas de uma forma ou outra ao clube. Mesmo que seja somente emocional.
O Benfica tem a obrigação de ter memoria, e retribuir com carinho todo o sangue, suor e lagrimas que os nossos grandes campeões nos brindaram.
Também isso é ser Benfiquista.

zefo

Aka

Citação de: RedVC em 03 de Outubro de 2016, 21:39
Citação de: Cloughie em 03 de Outubro de 2016, 21:15
Ficará sempre marcado pelo destruir da máxima:

"Treinador português no Benfica não é campeão."

Mas essa máxima esteve sempre errada. O primeiro treinador campeão nacional pelo SL Benfica foi Vítor Gonçalves em 1935-1936. E o segundo foi Fernando Cabrita (parte da época de 1967-1968). Mário Wilson foi o terceiro em 1975-1976.

Um dia, Mário Wilson disse que quem treinava o Benfica arriscava-se a ser campeão. Deixou-nos com essa máxima viva, não poderia ser de outra maneira.

Shoky

Reed

Palavras muito bonitas do JVP.
Nota-se tem um enormíssimo respeito pelo Capitão.

maior que portugal

Citação de: ponta de lança em 03 de Outubro de 2016, 21:38
Oh Toni, foda-se...

Como é que eu explico ao meu filho (8 anos) o estado em que estou?

:cry2: :cry2: :cry2: :cry2: :cry2:
Basta dizeres que é o BENFICA, mais tarde ou mais cedo essa criança ha de perceber a essencia da palavra Benfica!!! :cool2:

cooler