Aldair

Defesa, 60 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (1989-1990), 33 jogos (2856 minutos), 6 golos

Títulos: Supertaça (1)

Miguel23xxx



Croissant

Centralão agressivo, rápido e que sabia sair a jogar de cabeça levantada. Também cumpria bem se tivesse desenrascar na lateral.
Mas o forte dele era mesmo as antecipações: parecia estar quase sempre um passo à frente.

Golo de Weldon

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/futebol-aldair-reforca-o-benfica/

Que vídeo incrível.

Este senhor que fala ainda é vivo? Gostei da postura dele.

Gsound

Citação de: Golo de Weldon em 24 de Outubro de 2025, 01:20https://arquivos.rtp.pt/conteudos/futebol-aldair-reforca-o-benfica/

Que vídeo incrível.

Este senhor que fala ainda é vivo? Gostei da postura dele.

Manuel Barbosa. Já faleceu.

Croissant

Dos melhores centrais que me lembro de ter vestido o nosso manto sagrado. Era super completo: não só era agressivo como sabia sair a jogar.

fdpdc666

«Benfica tem jogadores interessantes, mas...»
A análise de Aldair, antigo central das águias e ex-internacional brasileiro.



Aldair, antigo central do Benfica e do Brasil (foto: Imago)

Aldair, antigo defesa-central internacional brasileiro e ex-jogador do Benfica, em 1989/90, antes de se transferir e conseguir carreira de sucesso com a camisola da Roma, olhou para o atual momento dos encarnados.


O central Aldair em 1989, com a camisola do Benfica (foto: A BOLA)

«Não acompanho muito de perto. Este ano, com o Mourinho no banco, vi mais jogos deles. Nos últimos anos, o Benfica não tem estado muito bem, costuma estar em crise e não consegue atingir o seu verdadeiro nível na Europa. Se olharmos para os jogadores, parece que o plantel tem jogadores interessantes, mas continuam a faltar grandes resultados», disse o brasileiro de 60 anos, em entrevista ao Flashscore. Aldair, pela canarinha, fez 81 jogos e marcou três golos.

in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/benfica-tem-jogadores-interessantes-mas-2026061715294355418

Elvis the Pelvis

Citação de: Gsound em 24 de Outubro de 2025, 09:28
Citação de: Golo de Weldon em 24 de Outubro de 2025, 01:20https://arquivos.rtp.pt/conteudos/futebol-aldair-reforca-o-benfica/

Que vídeo incrível.

Este senhor que fala ainda é vivo? Gostei da postura dele.

Manuel Barbosa. Já faleceu.

Grande benfiquista!

Em relação ao Aldair, era um grande central, mas ainda gostava mais do Ricardo Gomes e do Mozer. O Aldair só esteve uma época no Benfica, no verão de 1990 seguiu logo para a Roma e fez lá carreira.

Elvis the Pelvis


Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Gsound

Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Junho de 2026, 11:30

Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Grande partilha....vou guardar para ver mais logo

Red_Wings

Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Junho de 2026, 11:30

Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Era o Sport Lisboa o Benfica.

O meu.

Ao mais, não tinha idade para me lembrar.

Gsound

Citação de: Red_Wings em 20 de Junho de 2026, 13:58
Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Junho de 2026, 11:30

Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Era o Sport Lisboa o Benfica.

O meu.

Ao mais, não tinha idade para me lembrar.

Por acaso, a minha primeira memória de Benfica é desta altura, o jogo em Marselha visto na TV a preto e branco da cozinha.

Gsound

Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Junho de 2026, 11:30

Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Que intro...lindo, lindo, lindo!

Seria a maior alegria voltar a ver esse Benfica.

Elvis the Pelvis

Citação de: Gsound em 21 de Junho de 2026, 00:57
Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Junho de 2026, 11:30

Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Que intro...lindo, lindo, lindo!

Seria a maior alegria voltar a ver esse Benfica.

Sem dúvida.

Em relação ao jogo propriamente dito, o Milan era superior ao Benfica. Tinham toda a trupe internacional italiana, Maldini, Baresi, Costacurta, Ancelotti, Evani, Massaro, Simone, mais as três lendas holandesas, Van Basten, Gullit e Rijkaard.

Nós tínhamos os internacionais portugueses, Silvino, Vitor Paneira, Pacheco, Hernâni, etc, mais os internacionais brasileiros Ricardo Gomes(capitão do Brasil no Mundial Itália 90), Aldair, Valdo e os dois internacionais suecos Thern e Magnusson.

O Milan era a melhor equipa do mundo da altura mas nem jogaram muito nessa final. No ano anterior tinham ganho a final ao Steaua Bucareste que era uma excelente equipa, por 4-0. Nesta final jogaram menos porque tiveram mais cautelas e respeito pelo historial do Benfica.

A meu ver, faltava a esse Benfica mais qualidade na frente. Imaginemos que tínhamos por exemplo um jogador como o Paulo Futre, jogador essencial para a vitória do Porto em 87. Eu acho que faltava um jogador assim a esse Benfica, fomos demasiado previsíveis.