Rui Águas

Avançado, 64 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1985-1988, 1990-1994), 237 jogos (17340 minutos), 104 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (3)

Jonex

Independentemente da sua ida para o fcp, da qual desconhecemos as razões, eu votarei saudade .

dwid

O pessoal está a ser um pouco injusto com o Rui Águas, não se esqueçam que naquela altura ainda não havia o ódio que há agora ao FCP, pelas razões que sabemos. Inclusivé, até ao Porco mor ter lá chegado havia uma grande afinidade entre os dois clubes e mesmo depois com o Fernando Martins. Sendo o Rui benfiquista dúvido muito que tivesse ido para o Porto se a situação fosse como a de hoje. Para mim é saudade, era um grande jogador.

Eagle Fly Free

Citação de: Manel dos Anzois em 03 de Janeiro de 2010, 03:11
Citação de: Eagle Fly Free em 02 de Janeiro de 2010, 17:45
Citação de: Manel dos Anzois em 15 de Junho de 2009, 18:43
Citação de: Billy the Kid em 26 de Maio de 2009, 07:44
Citação de: batalheiro7 em 23 de Janeiro de 2009, 12:30
o que é que este traidor nojento está a fazer na secção de saudade?

Nojento porquê?? Porque foi ao Porto??
Gostaria de saber o que farias se uma empresa pagasse-te muito mais do que a sua actual empresa paga-te, o que irias fazer???

Ha gente que só fala sem analisar as questões até as suas profundezas....

É devido a este tipo de mentalidade que o Benfica está como sabemos...enfim.

O facto do Rui Águas ter jogado no fcp tem alguma coisa a ver com a decadência desportiva do Benfica ? essa é que nunca tinha ouvido.

Se me disserem que foi o fecho do terceiro anel, a contratação de Futre, a contratação de estrangeiros sem critério, a contratação de jogadores ao desbarato, a despedida de treinadores campeões, a mudança constante de plantéis todos os anos, ainda percebia ! agora o Rui Águas ter jogado de azul no meio disto tudo mais parece um fait-divers. Um mau fait-divers, mas não passa disso.

Não percebeste o alcance das minhas palavras.

Mais importante que os jogadores, o plantel, o treinador, os dirigentes, etc, são os SÓCIOS E ADEPTOS do Sport Lisboa e Benfica! São estes a verdadeira alma do clube e que formaram a sua identidade desde 1904 até aos dias de hoje!

E quando assisto a Benfiquistas a quererem banalizar situações como a que se passou com Rui Águas só posso ficar triste e preocupado com o que o nosso clube se transformará a curto-prazo, por constatar que as gerações mais recentes não interiorizam determinados valores inerentes ao que é "Ser Benfiquista", sem deixar de culpar as mais antigas, que "sentiram na pele" este caso, por não terem sabido passar o testemunho...

E por isso mesmo é que o Benfica se debate actualmente com uma gritante crise de identidade tanto ao nível do seu dirigismo como de exigência por parte dos seus apaniguados, que na minha opinião é a primeira causa para o marasmo dos ultimos anos.

Sabes, aquilo que afirmas é no mínimo discutível.

Houve no Benfica jogadores muito mais importantes do que o Rui Águas, e que não perderam a "imortalidade" depois de terem feito disparates muito mais graves.

Por exemplo, aquilo que Félix fez foi certamente muito mais grave do que Rui Águas. O mesmo se passa com Vítor Baptista. Ninguém põe em causa que são jogadores de topo do clube. E foram severamente punidos.

Portanto, concluíndo, só falas assim porque és um adepto dos "tempos modernos", não dos antigos, porque os antigos preocupavam-se mais com o respeito que os jogadores tinham para com o Benfica, e não porque simplesmente tinham jogado nos clubes rivais.

Os "tempos modernos" odeiam o fcp e o scp, mas provavelmente aceitam de bom grado Vale e Azevedo e presidentes que estão uma década para conquistar um ou dois títulos nacionais. Aceitam faltas de respeito dos jogadores, casos de indisciplina, entre outras coisas. Esta é que é a verdadeira crise de identidade.

E ao contrário do que dizes quem formou a alma do clube foram os jogadores e os dirigentes, que foram os amadores do clube. O resto só veio depois.


JPG

Mais do que ninguem, este foi "O" traidor!

JNF

Saudade... está muito bem aqui.

d.blow


Far(away)

Citação de: jpg em 03 de Janeiro de 2010, 22:59
Mais do que ninguem, este foi "O" traidor!

Este e o Dito, mas sobretudo este pelas tradições familiares que tem por detrás dele.

Ruislb82

O Rui Águas eu votarei para saudade. Foi um grande jogador, um grande cabeceador, que não tenho dúvidas que é Benfiquista.

Magoou todos os Benfiquistas quando foi para o Porto? É verdade, magoou...

Mas depois deu a mão à palmatória e regressou ao Benfica, tendo sido aceite de volta por todos, (Família, Presidente: João Santos, Treinador: Ericksson, sócios e adeptos) e tendo sido o melhor marcador na época de regresso.

Esse episódio retirou-lhe o lugar nos imortais, mas acho que não é suficiente para o retirar dos jogadores que deixaram saudades. Porque, o que é verdade é que deixou saudades...

rp

Grande jogador, de uma grande familia.
Sempre que me lembro dele, lembro-me de um Benfica ganhador, que ia frequentemente a finais europeias... saudades desses tempos.
Mas não dos tempos dele ter vestido de azul.... todos podemos cometer erros, mesmo muito grandes como foi o dele.
No entanto não acredito que seja azul, é de certeza Benfiquista.

lcferreira

É impressionante como gajos que na altura nem na escola andavam e já sofriam com as mudanças de clube dos jogadores de futebol profissional, deixaram de brincar na rua e tudo porque tiveram um choque tremendo com a traição do Rui Águas.

Será normal alguém que nem nascido era vir para aqui criticar um homem que pura e simplesmente foi atras de uma melhor vida para si e sua família?

JTLampiao

Citação de: lcferreira em 05 de Janeiro de 2010, 09:36
É impressionante como gajos que na altura nem na escola andavam e já sofriam com as mudanças de clube dos jogadores de futebol profissional, deixaram de brincar na rua e tudo porque tiveram um choque tremendo com a traição do Rui Águas.

Será normal alguém que nem nascido era vir para aqui criticar um homem que pura e simplesmente foi atras de uma melhor vida para si e sua família?


...ora nem mais....

José Henriques

#116
Há aqui uma questão central nisto tudo: o conflito entre o associativismo, que está na génese da paixão clubistica, e a profissionalização, que pouco a pouco se apoderou do futebol, subtraindo ao associativismo que lhe deu origem, a sua «pureza» inicial.
O Rui Águas, jogou numa época em que se estava a acentuar progressivamente a super-profissionalização, que veio a culminar dali a uns anos, com a criação das SAD's, e a subversão completa daquilo que durante anos tinha sido o futebol.
Assim, a ida do Rui para o Porto, acabou por simbolizar a mudança dos tempos, e ficou na memória de todos, ao ver partir para um dos maiores rivais, um jogador, que vinha de uma familia, que se confundia com o emblema do Benfica. Entre o amor e o ódio, existe uma linha estranhamente ténue, e foi isso que veio a suceder com o Rui Águas, já que era tido como sendo particularmente «da casa»!

Especificamente como jogador: Dos pontas de lança mais brilhantes que vi actuar. Começou a carreira tarde, e se esse factor o pode ter prejudicado, por não ter tido as oportunidades normais de evolução, também o beneficiou, já que antes do futebol, fez Atletismo e jogou Voleibol, modalidades que se vieram a revelar decisivas nas suas fenomenais qualidades fisico-motoras. Tinha uma impulsão, que nunca vi noutro jogador de futebol (Português ou estrangeiro), e isso para além de ser uma qualidade natural, com origem na sua genética, foi potenciado pela prática de Volei, onde obteve uma técnica de impulsão que o veio a beneficiar muito no futebol. Já o Atletismo, trouxe-lhe a capacidade de gerir o esforço e saber doseá-lo, o que para o estilo de futebol que fazia, também o ajudou.
Técnicamente era um jogador de enorme craveira, mas que não se perdia em dribles, nem em «invenções». A sua técnica revelava-se na recepção de bola e na forma como se libertava dos defesas para rematar logo em seguida! Isto para não falar na técnica de cabeceamento - tantas vezes esquecida - e onde era perfeitamente insuperável.

Far(away)

Citação de: lcferreira em 05 de Janeiro de 2010, 09:36
É impressionante como gajos que na altura nem na escola andavam e já sofriam com as mudanças de clube dos jogadores de futebol profissional, deixaram de brincar na rua e tudo porque tiveram um choque tremendo com a traição do Rui Águas.

Será normal alguém que nem nascido era vir para aqui criticar um homem que pura e simplesmente foi atras de uma melhor vida para si e sua família?

Eu nunca lhe perdoarei por tal traição. Digas o que disseres...

Far(away)

Citação de: José Henriques em 05 de Janeiro de 2010, 12:45
Há aqui uma questão central nisto tudo: o conflito entre o associativismo, que está na génese da paixão clubistica, e a profissionalização, que pouco a pouco se apoderou do futebol, subtraindo ao associativismo que lhe deu origem, a sua «pureza» inicial.
O Rui Águas, jogou numa época em que se estava a acentuar progressivamente a super-profissionalização, que veio a culminar dali a uns anos, com a criação das SAD's, e a subversão completa daquilo que durante anos tinha sido o futebol.
Assim, a ida do Rui para o Porto, acabou por simbolizar a mudança dos tempos, e ficou na memória de todos, ao ver partir para um dos maiores rivais, um jogador, que vinha de uma familia, que se confundia com o emblema do Benfica. Entre o amor e o ódio, existe uma linha estranhamente ténue, e foi isso que veio a suceder com o Rui Águas, já que era tido como sendo particularmente «da casa»!

Especificamente como jogador: Dos pontas de lança mais brilhantes que vi actuar. Começou a carreira tarde, e se esse factor o pode ter prejudicado, por não ter tido as oportunidades normais de evolução, também o beneficiou, já que antes do futebol, fez Atletismo e jogou Voleibol, modalidades que se vieram a revelar decisivas nas suas fenomenais qualidades fisico-motoras. Tinha uma impulsão, que nunca vi noutro jogador de futebol (Português ou estrangeiro), e isso para além de ser uma qualidade natural, com origem na sua genética, foi potenciado pela prática de Volei, onde obteve uma técnica de impulsão que o vei a beneficiar muito no futebol. Já o Atletismo, trouxe-lhe a capacidade de gerir o esforço e saber doseá-lo, o que para o estilo de futebol que fazia, também o ajudou.
Técnicamente era um jogador de enorme craveira, mas que não se perdia em dribles, nem em «invenções». A sua técnica revelava-se na recepção de bola e na forma como se libertava dos defesas para rematar logo em seguida! Isto para não falar na técnica de cabeceamente - tantas vezes esquecida - e onde era perfeitamente insuperável.

Era de facto um excelente ponta de lança, e para mim era um ídolo na altura em que foi para o porto. Daí o meu desgosto, que confesso até hoje não foi superado. Com o Dito posso eu bem, agora com o Águas, e com o background por trás dele... simplesmente não consigo esquecer.

lcferreira

#119
Citação de: Far(away) em 05 de Janeiro de 2010, 12:47
Citação de: lcferreira em 05 de Janeiro de 2010, 09:36
É impressionante como gajos que na altura nem na escola andavam e já sofriam com as mudanças de clube dos jogadores de futebol profissional, deixaram de brincar na rua e tudo porque tiveram um choque tremendo com a traição do Rui Águas.

Será normal alguém que nem nascido era vir para aqui criticar um homem que pura e simplesmente foi atras de uma melhor vida para si e sua família?

Eu nunca lhe perdoarei por tal traição. Digas o que disseres...

Eu aceito a tua opinião, não aceito é a daqueles que nunca viram o Rui no Porto ou que eram miudos que nem para a escola tinham idade.

Posso dizer-te até que o Carlão era um ídolo para mim como jogador e sempre o foi mesmo depois de ter ido para o Sporting, Boavista e Estoril, nunca meti os meus "ódios" pessoais à frente da vida de ninguém e eu sou do tempo em que o rival do Benfica era (é e será sempre para mim) o Sporting, o Porto não é nada a não ser um clube provinciano que à custa da malandragem lhes foram sendo oferecidos titulos.

Zé Henriques, depois de acabar como futebolista e de ter sido adjunto do Artur Jorge na selecção, jogou voleibol na mesma equipa que eu no campeonato do Inatel, era o nosso distribuidor e quando era preciso mudar a táctica jogava a central por ser muito rápido e ter uma impulsão acima do normal.