Dito

Defesa, (1962-01-18 - 2020-09-03),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1986-1988), 81 jogos (4020 minutos), 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

pcssousa

Os meus pêsames à família e amigos e paz à sua alma.
Formou uma grande dupla com Mozer e, mesmo tendo sido um campeonato fraquinho (a 15 pontos do porto se não estou em erro), também devido a um erro na escolha do treinador, foi uma temporada memorável pois retornamos 20 anos depois a uma final que infelizmente terminou da pior forma mas tivemos uma mão na taça... o sonho da minha vida poderia ter-se concretizado naquela tarde/noite em Estugarda. Muitas vezes penso no que teria sido se...

Vitor Alves

Alexandre1976

Descanse em paz.

O Património

Descanse em paz.

zappendrix

RiP Dito, estás ai no quarto anel a confraternizar com os nossos, porque apesar de tudo e ao longo da tua vida, o Benfica e o Braga sempre foram os teus clubes, como dizias, os clubes que te fizeram mais feliz.

😢 RiP

Adrian31

josantiago

Uma pena ter morrido novo

forest_hills

Citação de: Holmesreis em 03 de Setembro de 2020, 15:07
Gostaria de lançar aqui a minha sentida homenagem ao Dito e, por inerência, a um dos seus amigos do tempo do Braga, o meu sogro, sr. Alfredo.
Quando o meu sogro faleceu, o Dito deu-nos a honra de comparecer no velório e pediu-nos desculpa por não marcar presença no funeral, pois coincidia com a hora do jogo do Moreirense que era a equipa que treinava na altura.
O meu sogro era uma figura típica de Braga, presença assídua no Primeiro de Maio e, na altura da sua morte, era o sócio 208. Sabia de cor e salteado os nomes de todos os jogadores que tinham passado pelas camadas jovens e era um "arsenalista" apaixonado.

Para os miúdos daqui do fórum, o Dito era considerado no início dos anos 80, a maior esperança da defesa portuguesa. Neto de galegos, foi lançado na primeira equipa do Braga pelo mister Fernando Caiado (outro dos "nossos") com apenas 17 anos e, aos 19 anos, tornou-se internacional A quando foi substituir por lesão o Humberto Coelho num jogo que se tornou numa das maiores humilhações das Quinas, perdemos 4-1 com Israel.

Dito tornou-se um dos símbolos do Braga, acarinhadíssimo pelas sócios da velha guarda que o chamavam de «Beckenbauer» do Minho porque Dito começaria a destacar-se numa posição que já não existe no futebol moderno: a de líbero. Na sua primeira passagem pelo Braga, o Quinito exagerou numa entrevista à Gazeta dos Desportos e disse que Dito era um dos melhores do Mundo na sua posição.

Resistiu sempre às investidas dos grandes, chegou a ter convites do Valência, do Saragoça e do Sabadell, mas em 1986, o Braga estava em risco de insolvência, sem dinheiro para salários e de arrufo com Mesquita Machado por causa de uns terrenos em Nogueira que havia sido prometidos ao clube. Gaspar Ramos chegou-se à frente e contratou Dito. Foi apresentado no mesmo dia que Edmundo e Chiquinho, eu tinha 13 anos e vivi esses dias entusiasticamente porque achava que tínhamos encontrado os herdeiros de Humberto e de Bastos Lopes.

A sua aventura no Benfica durou 2 épocas, sempre titularíssimo. Entrou em choque com Fernando Martins, acusando-o da falta de pagamento das luvas contratualizadas e de outras promessas não cumpridas. Reencontrou Quinito no FCP e foi apresentado 2 dias depois de Rui Águas.

Ficamos em choque, como era possível? Era o espelho da gestão desportiva benfiquista dos anos 80: salários médios/baixos e generosos prémios de jogo. Mas o futebol estava a mudar.

Foi um fracasso no FCP, com o despedimento de Quinito é despromovido a terceiro/quarto central do plantel, atrás de Geraldão, Eduardo Luís e N'Kongolo. Numa entrevista que ele deu ao Rui Miguel Tovar há 2 anos, ele afirmou que o salário que auferia no FCP não era muito superior ao do Benfica, mas que tinha batido com a porta por uma questão de orgulho.

Saiu de forma feia, é verdade, mas enquanto esteve no Benfica, fez 60 jogos oficiais em 2 épocas, sempre titular e dignificando o Manto Sagrado.

A última vez que o vi foi em fevereiro deste ano, no Ferreira Capa em Braga, a tomar uma bica, rodeado por 2 jovens.

Descanse em paz. Tenho a certeza que lá em cima, ele e o meu sogro já estão em alegre tertúlia recordando as solarengas tardes no Primeiro de Maio.

Um dia vou ser um Holmesreis

KRF

timduncan

Dalone

Descanse em paz Dito  :slb2:

Será mais um audaz que iremos/devemos honrar sempre, obrigado por tudo!
O seu lugar na final de 88 contra o PSV é eterno.

EdgeHead

Citação de: SLF em 03 de Setembro de 2020, 15:13
Marcou um dos penalties acho.

Citação de: Shoky em 06 de Agosto de 2013, 14:46
Benfica 0-0 PSV (5-6 GP) | Taça dos Campeões Europeus 1987/88 - Final

Descansa em paz Dito

Russinho

T21

ramalho1

Nos 2 anos que esteve na Luz demonstrou que era um excelente jogador.
Esteve na equipa que defrontou o Steaua de Bucareste na Luz. Um dos dias mais memoráveis de Benfiquismo que já vivi.

Descansa em paz!