John Mortimore

Treinador, (1934-10-17 - 2021-01-26),
Reino Unido
Equipa Principal: 5 épocas (1976-1979, 1985-1987), 208 jogos (146 vitórias, 40 empates, 22 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

costapequeno

Holmesreis

Citação de: Gloriososempre em 28 de Janeiro de 2021, 00:50
Citação de: jv88 em 27 de Janeiro de 2021, 23:22
Citação de: Holmesreis em 27 de Janeiro de 2021, 11:21
Em 1986/87, não se deixou abalar pelo 7-1, conseguiu preservar os índices anímicos dos jogadores e guindou-os a um campeonato ganho de forma mítica, por entre muitos roubos de arbitragem a favor do FCP.
No final da época, entrou em choque frontal com Gaspar Ramos, não lhe renovaram o contrato por quererem apostar noutro paradigma de treinador, falharam a primeira, segunda e terceira opções para o substituir e tiveram que se contentar com um Ebbe Skovdahl que não deixou grandes saudades.

Morreu um de nós. Até sempre.

gaspar ramos eternamente ligado a muitos momentos negativos do clube por não apostar em treinadores/jogadores que poderiam ter mudado o paradigma do clube em pleno regime dourado...

Quem foi a primeira, segunda e terceira escolha?

Sempre ouvi - e a primeira vez numa AG pelo próprio Gaspar Ramos - que Ebbe Skovdahl foi contactado pouco depois de ter conseguido com o modesto Brondby quase eliminado o FCP nos quartos de final da TCE que o FCP conquistou em 1986/87. E foi verdade. O Brondby depois de só ter perdido por 1-0 já caminhava o jogo, nas Antas, para o final esteve a vencer por 1-0 e teve três ocasiões de fazer o 2-0 antes do FCP empatar. Sempre ouvi dizer a Gaspar Ramos que assim que venceu as eleições em 27 de março de 1987 reuniu-se com o "novo Eriksson"!
A primeira escolha foi o Eriksson que chegou a ter tudo apalavrado conosco, mas perante o assédio da Fiorentina, preferiu continuar em Itália. Depois, tentaram o Menotti, mas as pesetas do Atlético de Madrid falaram mais alto. Enviaram depois dois emissários (Michael Gulbenkian e Marcel de Almeida) ao Oriente para tentar convencer o Carlos Alberto Parreira, mas os petrodólares dos Emirados pesaram na balança. Sondaram ainda Javier Clemente, Bengtsson e Telé Santana, mas a 15 dias do início da época, apresentaram o dinamarquês Skovdahl como solução de recurso.

Ainda me lembro de ler uma entrevista do Pinto da Costa ao Comércio do Porto em Maio de 1987 a dizer que um dos grandes ataques de riso que teve na vida foi no seu escritório, ao lado do Reinaldo Teles a ouvir o Gaspar Ramos a apresentar em direto o Skovdahl, dizendo que sempre tinha sido o primeiro nome da lista, um treinador duma equipa eliminada pelo FCP nos quartos de final da Champions na época anterior, sem terem feito um único remate à baliza de Mlynarczik nos dois jogos.

Joaquim Ferreira Bogalho

Obrigado...um treinador duas vezes campeão pelo Benfica que conseguiu a proeza de perder um campeonato sem perder um jogo no início da corrupção azul...saiu com a dobradinha no bolso. Um senhor.

lPhoenix

Que descanse em paz.
Um treinador que honrou e contribuiu para a gloriosa história do clube.

Phils

Gloriososempre

Citação de: Holmesreis em 28 de Janeiro de 2021, 09:37
Em 1986/87, não se deixou abalar pelo 7-1, conseguiu preservar os índices anímicos dos jogadores e guindou-os a um campeonato ganho de forma mítica, por entre muitos roubos de arbitragem a favor do FCP.
No final da época, entrou em choque frontal com Gaspar Ramos, não lhe renovaram o contrato por quererem apostar noutro paradigma de treinador, falharam a primeira, segunda e terceira opções para o substituir e tiveram que se contentar com um Ebbe Skovdahl que não deixou grandes saudades.

gaspar ramos eternamente ligado a muitos momentos negativos do clube por não apostar em treinadores/jogadores que poderiam ter mudado o paradigma do clube em pleno regime dourado...

Sempre ouvi - e a primeira vez numa AG pelo próprio Gaspar Ramos - que Ebbe Skovdahl foi contactado pouco depois de ter conseguido com o modesto Brondby quase eliminado o FCP nos quartos de final da TCE que o FCP conquistou em 1986/87. E foi verdade. O Brondby depois de só ter perdido por 1-0 já caminhava o jogo, nas Antas, para o final esteve a vencer por 1-0 e teve três ocasiões de fazer o 2-0 antes do FCP empatar. Sempre ouvi dizer a Gaspar Ramos que assim que venceu as eleições em 27 de março de 1987 reuniu-se com o "novo Eriksson"!
A primeira escolha foi o Eriksson que chegou a ter tudo apalavrado conosco, mas perante o assédio da Fiorentina, preferiu continuar em Itália. Depois, tentaram o Menotti, mas as pesetas do Atlético de Madrid falaram mais alto. Enviaram depois dois emissários (Michael Gulbenkian e Marcel de Almeida) ao Oriente para tentar convencer o Carlos Alberto Parreira, mas os petrodólares dos Emirados pesaram na balança. Sondaram ainda Javier Clemente, Bengtsson e Telé Santana, mas a 15 dias do início da época, apresentaram o dinamarquês Skovdahl como solução de recurso.

Ainda me lembro de ler uma entrevista do Pinto da Costa ao Comércio do Porto em Maio de 1987 a dizer que um dos grandes ataques de riso que teve na vida foi no seu escritório, ao lado do Reinaldo Teles a ouvir o Gaspar Ramos a apresentar em direto o Skovdahl, dizendo que sempre tinha sido o primeiro nome da lista, um treinador duma equipa eliminada pelo FCP nos quartos de final da Champions na época anterior, sem terem feito um único remate à baliza de Mlynarczik nos dois jogos.

Eh pah não vale inventar até porque é fácil encontrar registos. Já nem falo de treinadores inacessíveis como é óbvio para quem via o futebol nesse tempo. Porra! Uns dez Cavanis em forma de treinador dessa época. No primeiro jogo o guarda redes até foi o Zé Beto! Os dinamarqueses nem remataram à baliza do Porto...Os jornais da época devem ter visto outro jogo na segunda mão. Para mim viram o mesmo. Repito. O Brondby teve três oportunidades para fazer o 2-0 antes do FCP empatar o jogo. Vi o jogo e recordo-me bem dele. Mesmo nas redes sociais, escondendo-se no anonimato, não vale tudo...

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06883.200.30801#!15

Holmesreis

Citação de: Gloriososempre em 28 de Janeiro de 2021, 15:37

Eh pah não vale inventar até porque é fácil encontrar registos. Já nem falo de treinadores inacessíveis como é óbvio para quem via o futebol nesse tempo. Porra! Uns dez Cavanis em forma de treinador dessa época. No primeiro jogo o guarda redes até foi o Zé Beto! Os dinamarqueses nem remataram à baliza do Porto...Os jornais da época devem ter visto outro jogo na segunda mão. Para mim viram o mesmo. Repito. O Brondby teve três oportunidades para fazer o 2-0 antes do FCP empatar o jogo. Vi o jogo e recordo-me bem dele. Mesmo nas redes sociais não vale tudo...

Eu falei de cor, tinha 12 anos quando foi o jogo na Dinamarca, o da lesão grave do drogado do Casagrande. Transmitido pela RTP1 de tarde, recordo-me que foi um dos jogos mais fáceis do polaco como GR. E eu estava a torcer pelo lado certo.
Isto tudo para dizer que, por muito que doa aos portistas, dos 7 clubes que estavam no sorteio, o Brondby era o mais tenrinho. A aposta no Skovdahl foi um autêntico tiro no escuro, numa época em que, por causa da invasão de campo no Braga-Benfica da época anterior, o Conselho de Justiça totalmente dominado pelo FCP puniu a Luz com 3 (ou 4, não me lembro bem) jogos de interdição e tivemos que jogar no Jamor onde não vencemos nenhum jogo e sofremos humilhações contra o Marítimo e o Farense.

A contratação do Skovdahl colocou-o a par de Csernai e de Jesualdo Ferreira como um dos piores técnicos a ter assumido o leme do Benfica.

Quanto aos Cavanis em forma de treinador, desejo-te boas leituras. Fui à mesma fonte que tu, dia 27 de junho de 1987:

E deu para ver que a minha memória estava meio fraca, tinha-me esquecido que o Manuel Barbosa já trabalhava para nós na altura.

Dandy

Gloriososempre

Citação de: Holmesreis em 28 de Janeiro de 2021, 16:01
Citação de: Gloriososempre em 28 de Janeiro de 2021, 15:37

Eh pah não vale inventar até porque é fácil encontrar registos. Já nem falo de treinadores inacessíveis como é óbvio para quem via o futebol nesse tempo. Porra! Uns dez Cavanis em forma de treinador dessa época. No primeiro jogo o guarda redes até foi o Zé Beto! Os dinamarqueses nem remataram à baliza do Porto...Os jornais da época devem ter visto outro jogo na segunda mão. Para mim viram o mesmo. Repito. O Brondby teve três oportunidades para fazer o 2-0 antes do FCP empatar o jogo. Vi o jogo e recordo-me bem dele. Mesmo nas redes sociais não vale tudo...

Eu falei de cor, tinha 12 anos quando foi o jogo na Dinamarca, o da lesão grave do drogado do Casagrande. Transmitido pela RTP1 de tarde, recordo-me que foi um dos jogos mais fáceis do polaco como GR. E eu estava a torcer pelo lado certo.
Isto tudo para dizer que, por muito que doa aos portistas, dos 7 clubes que estavam no sorteio, o Brondby era o mais tenrinho. A aposta no Skovdahl foi um autêntico tiro no escuro, numa época em que, por causa da invasão de campo no Braga-Benfica da época anterior, o Conselho de Justiça totalmente dominado pelo FCP puniu a Luz com 3 (ou 4, não me lembro bem) jogos de interdição e tivemos que jogar no Jamor onde não vencemos nenhum jogo e sofremos humilhações contra o Marítimo e o Farense.

A contratação do Skovdahl colocou-o a par de Csernai e de Jesualdo Ferreira como um dos piores técnicos a ter assumido o leme do Benfica.

Quanto aos Cavanis em forma de treinador, desejo-te boas leituras. Fui à mesma fonte que tu, dia 27 de junho de 1987:

E deu para ver que a minha memória estava meio fraca, tinha-me esquecido que o Manuel Barbosa já trabalhava para nós na altura.

Cavanis. Gaspar Ramos sempre disse que sabiam ser impossível mas era conveniente criar ilusões e expetativas. Sempre foi assim no futebol.

12 anos. Ou seja ouviste dizer.

O Benfica não foi penalizado 3, nem 4 jogos. Foi um. Cumpriu na segunda jornada no estádio nacional com o Vitória de Setúbal.

O FCP não dominava o conselho de Justiça. Dominava o de Arbitragem através do Boavista. O Braga é que dominava o conselho de Justiça e a associação de Aveiro o de Disciplina. Lisboa dominava a Direção da FPF. O Benfica só levou um jogo pois o Sporting de Braga também tinha que levar jogos de interdição - foi atribuída derrota por 0-3 aos dois clubes - daí aligeirar a punição para um jogo a cada clube.

Não te fies no que ouves. Vai para as bibliotecas consultar os jornais das épocas que queres falar ou aproveita e fala com os protagonistas se estiverem vivos e te cruzares com eles. Apenas uma ideia. Diz-se muita mentira em Portugal. 

Gloriososempre

Obrigado por tudo Mortimore.

Pelos momentos menos bons (poucos) e pelos bons e muito bons.

Descansa em Paz.

Alexandre1976

Foto correspondente á vitória na final da Taça de Portugal de 86-87 numa tarde onde o jogador com o qual Mortimore mais implicava, deu recital.

Alexandre1976

Equipas base da passagem do Sr.John Mortimore pelo Benfica

1976-1977 -  Bento,Bastos Lopes,Alhinho,Eurico,Pietra,Toni,Sheu,V.Martins,Nelinho,Néné e Chalana.

1977-1978 -  Bento,Bastos Lopes,Eurico,Humberto,Alberto,Toni,Pietra,Sheu,José Luis,Néné e Chalana.

1978-1979 -  Bento,Bastos Lopes,Alhinho,Humberto,Alberto,Toni,Sheu,Alves,Néné,Reinaldo e Chalana.

1985-1986 -  Bento,Veloso,Samuel,Oliveira,Álvaro,Sheu,Carlos Manuel,Diamantino,Wando,Rui Águas e Manniche.

1986-1987 -  Silvino,Veloso,Dito,Edmundo,Álvaro,Sheu,Nunes,Carlos Manuel,Diamantino,Rui Águas e Chiquinho Carlos.

Alexandre1976

Citação de: Jamal em 27 de Janeiro de 2021, 14:40

Nessa foto sentados estão na ultima fila Carlos Manuel,Pietra e Delgado.Na fila da frente estão Álvaro,acho que é o Pita que jogou no Vizela e no Portimonense e Sheu. De costas só conheço o Vitor Duarte que tem o cabelo loiro.De pé ao lado de Mortimore está o médico Amilcar Miranda.

BC

Dandy

Digo, com toda a sinceridade, que nutro enorme Carinho pelo Mortimore.

Figura sempre dedicada, digna e profissional. Elegante e educada.

O único treinador, no Benfica, que tendo orientado a equipa em 05 (cinco) épocas ... disputou o campeonato até à derradeira jornada em todas e em cada uma dessas épocas. Cinco em cinco.

Venceu duas dessas batalhas ... e perdeu três ... todas para o Porto. Na ténue e maniqueísta fronteira entre bestial e besta, entre fortuna e azar ... isso também faz com que seja o único treinador, do Benfica, a perder três campeonatos (para o Porto) na última jornada.

Eterno descanso.