António Pacheco

Avançado, (1966-12-01 - 2024-03-20),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1987-1993), 224 jogos (14689 minutos), 51 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

pcssousa

Citação de: Çula em 06 de Agosto de 2013, 02:15
Citação de: pcssousa em 05 de Agosto de 2013, 22:47
Expandir...
Citação de: Shoky em 05 de Agosto de 2013, 22:37
Salvo erro também empatámos 1-1 lá.
Verdade. Cá estivemos a perder e empatámos, lá estivemos a ganhar e eles empataram.

O jogo na Checoslováquia (ou já era Rep. Checa?) deu na TV, à tardinha.
Engraçado que nessa fase de grupos os nossos jogos caseiros disputaram-se sempre à noite e os jogos fora sempre à tarde (Barcelona e Kiev ao fim da tarde).
Lembro-me de sair das aulas, correr para um café perto e a primeira coisa que vejo quando olho para o ecrã foi a lesão do Rui Águas na Ucrânia... tive contudo ainda tempo para me acalmar pois tinha uma sessão de linguados marcada com uma tipa... ao menos isso correu bem!

Darkboy

Vitória 1-2 Benfica | Campeonato 1988/89

Shoky

Roy Kent

Eu gostava do Pacheco, pena ter ido para osgas, a carreira dele acabou aí.

pcssousa

O Pacheco era um extremo à "antiga portuguesa", velocidade estonteante, drible desconcertante. Das escolas da extinta Torralta (entretanto anexada ao Portimonense) que produziriam outro dos últimos verdadeiros extremos à antiga de Portugal, Vado (que várias vezes foi falado para o Benfica). Na altura fomos pescar a Portimão o Pacheco e o Augusto, sendo que era precisamente o Augusto que era apontado como a verdadeira pérola.

Penso que o Pacheco era um tipo instável psicológicamente e que fervia em pouca água. Lembro-me de uma atitude deplorável que teve, num jogo contra o Belenenses no Restelo, em que após ter sofrido uma falta, pisa o adversário de uma ponta à outra, espezinhando-o dos pés à cabeça. Foi expulso, claro, isto cerca de 20 minutos depois de ter entrado. Acabou por nos custar um empate e 1, que num campeonato que perdemos por 2 pontos é algo aborrecido. Levou 3 ou 4 jogos de castigo, que foi pouco, e perdeu o jogo para a Taça nas antas e o jogo de desempate na Luz, o tal que vencemos por 2-0 e em que Futre foi apresentado aos sócios... "para vencer, para vencer" foram as palavras de Futre à imprensa.
Agastado por ter perdido espaço na equipa, acabou por, num acto irreflectido, que hoje assume como um erro crasso, rescindir e assinar pelo sporting de Cintra.

Nos seus dias, era do "arco da velha" e fazia gato-sapato dos laterais. Jamais esquecerei a sua revolta quando num célebre jogo que César Brito decidiria nas Antas, ele ter sofrido claro penalty, não assinalado, vem como a sua revolta, o esgar de sofrimento na cara, os braços a esmurrarem o relvado da pocilga maldita.

fudim flan

Citação de: pcssousa em 15 de Agosto de 2013, 17:54
O Pacheco era um extremo à "antiga portuguesa", velocidade estonteante, drible desconcertante. Das escolas da extinta Torralta (entretanto anexada ao Portimonense) que produziriam outro dos últimos verdadeiros extremos à antiga de Portugal, Vado (que várias vezes foi falado para o Benfica). Na altura fomos pescar a Portimão o Pacheco e o Augusto, sendo que era precisamente o Augusto que era apontado como a verdadeira pérola.

Penso que o Pacheco era um tipo instável psicológicamente e que fervia em pouca água. Lembro-me de uma atitude deplorável que teve, num jogo contra o Belenenses no Restelo, em que após ter sofrido uma falta, pisa o adversário de uma ponta à outra, espezinhando-o dos pés à cabeça. Foi expulso, claro, isto cerca de 20 minutos depois de ter entrado. Acabou por nos custar um empate e 1, que num campeonato que perdemos por 2 pontos é algo aborrecido. Levou 3 ou 4 jogos de castigo, que foi pouco, e perdeu o jogo para a Taça nas antas e o jogo de desempate na Luz, o tal que vencemos por 2-0 e em que Futre foi apresentado aos sócios... "para vencer, para vencer" foram as palavras de Futre à imprensa.
Agastado por ter perdido espaço na equipa, acabou por, num acto irreflectido, que hoje assume como um erro crasso, rescindir e assinar pelo sporting de Cintra.

Nos seus dias, era do "arco da velha" e fazia gato-sapato dos laterais. Jamais esquecerei a sua revolta quando num célebre jogo que César Brito decidiria nas Antas, ele ter sofrido claro penalty, não assinalado, vem como a sua revolta, o esgar de sofrimento na cara, os braços a esmurrarem o relvado da pocilga maldita.

o vado nao era estremo,era um vagabundo,médio centro,segundo avançado.
o augusto,sim era estremo direito,baixinho,rápido,mas sem categoria para o benfica.

Çula

O Vado ainda chegou a internacional A quando jogava pelo Maritimo.

pcssousa

Tens razão, o Vado não era extremo. Jogava mais no centro, mas a forma como definia os contra-ataques e ao ver da forma como jogava em alguns jogos que foi colocado na extrema, já no Marítimo, era aí que deveria ter feito carreira e aí sim, daria o salto.
Ainda foi à selecção como jogador do Portimonense e mais tarde, já no Marítimo violtou lá um par de vezes. Eclipsou-se no Braga.

Hanzo

Eu no Braga nem me lembro dele. No Marítimo sim fez lá boa épocas.

Çula

Citação de: pcssousa em 15 de Agosto de 2013, 18:39
Tens razão, o Vado não era extremo. Jogava mais no centro, mas a forma como definia os contra-ataques e ao ver da forma como jogava em alguns jogos que foi colocado na extrema, já no Marítimo, era aí que deveria ter feito carreira e aí sim, daria o salto.
Ainda foi à selecção como jogador do Portimonense e mais tarde, já no Marítimo violtou lá um par de vezes. Eclipsou-se no Braga.

Chegou a jogar pela selecção como jogador do Portimonense?
Sei que foi algumas vezes convocado para a qualificação para o Itália 90, mas não me lembro se chegou a jogar.

Pelo Maritimo participou naquele torneio no Canadá (Skydome, se não me falha a memória). Jogos diputados naqueles sintéticos em que a bola saltitava sem parar. Para esse torneio levámos uma data de jogadores de segunda linha e acabámos por trazer o caneco.

pcssousa

Citação de: Çula em 15 de Agosto de 2013, 18:48

Chegou a jogar pela selecção como jogador do Portimonense?
Sei que foi algumas vezes convocado para a qualificação para o Itália 90, mas não me lembro se chegou a jogar.

Pelo Maritimo participou naquele torneio no Canadá (Skydome, se não me falha a memória). Jogos diputados naqueles sintéticos em que a bola saltitava sem parar. Para esse torneio levámos uma data de jogadores de segunda linha e acabámos por trazer o caneco.
Não me recordo se jogou, mas no final de 88/89 foi convocado... eu para estas coisas da selecção sou um bocado fraco. No Canadá vencemos a Dinamarca, lembro-me perfeitamente de terem sido convocadas joias como o Nelo, que um dia seria nosso jogador... E de, pelo menos alguns jogadores, jogarem de sapatilhas ou ténis.

pcssousa

Citação de: Hanzo em 15 de Agosto de 2013, 18:44
Eu no Braga nem me lembro dele. No Marítimo sim fez lá boa épocas.
No Braga correu mal, voltou a Portimão, então na II b, a pagar a penitência daquele jogo em que uns quantos algarvios partiram a testa (e os óculos) a PdC, depois de um dos mais escandalosos golos da história do futebol português, algo pródigo em visitas portistas a terras algarvias, como sucederia anos mais tarde em Loulé num jogo para a Taça de Portugal... Isto num distrito em que mais de 70% dos adeptos de futebol são Benfiquistas, mesmo sabendo que há duas filiais sportinguistas de peso, Farense e Olhanense.

fudim flan

:drunk:

pcssousa

Ah, para finalizar o assunto Vado, creio que foi no final da época de 90/91, em que nos sagrámos campeões nos Barreiros, que estava tudo encaminhado para vir para o Benfica, e terá sido até acordado ou apalavrado, após esse jogo, à 37ª jornada. Acabou por não acontecer.

Ah, e creio que se estreou na selecção ao serviço do Portimonense, sim, num jogo contra o Brasil no Maracaña, ou algo que o valha.