Rugby: Competições Nacionais e Internacionais

joaonunes

Tomaz Morais convoca 25                                       
JOGO  DECISIVO COM A ROMÉNIA

O selecionador português de râguebi, Tomaz  Morais, convocou hoje 25 jogadores para a receção de sábado à Roménia,  em jogo da última jornada do Europeu das Nações, que dá acesso ao  "playoff" de qualificação para o Mundial'2011.

Nas escolhas de  Tomaz Morais, o GD Direito, atual campeão nacional, é a equipa que  fornece mais jogadores à seleção, com nove, incluindo o capitão João  Correia, seguido do CDUL, com quatro. Do estrangeiro, o técnico foi  buscar apenas dois jogadores, ambos do campeonato francês: os pilares  Thomas da Costa (Lourdes) e Francisco Fernandes (Tyrosse). Destaque  ainda para a inclusão do veterano Miguel Portela, o centro de 36 anos do  GD Direito.

No Estádio Universitário de Lisboa, o triunfo ou um  empate dos Lobos perante a Roménia garante a terceira posição do grupo e  o respetivo apuramento para o "playoff" de qualificação para o Mundial,  que vai decorrer na Nova Zelândia.

A Geórgia, primeira  classificado do grupo, e a Rússia, segunda, já alcançaram o apuramento  direto para a competição.

Lista de convocados

Pilares:  João Júnior (CDUL), Francisco Fernandes (Tyrosse, Fra) Thomas da Costa  (Lourdes, Fra) e Jorge Segurado (GD Direito)

Talonador: João  Correia (GD Direito)

2.ª linha: Eduardo Acosta (GD Direito),  Gonçalo Uva (GD Direito) e Conrad Stickling (Cascais)

3.ª linha:  Vasco Uva (GD Direito), Salvador Palha (GD Direito), Juan Severino  (Agronomia) e Tiago Girão (CDUL).
Formação: José Pinto (GD Direito)

Abertura:  Pedro Cabral (CDUL) e Cardoso Pinto (Agronomia)

Centro: Pedro  Silva (Belenenses), Diogo Mateus (Belenenses) e Miguel Portela (GD  Direito)

Ponta: David Mateus (Belenenses), Frederico Oliveira  (CDUL), Gonçalo Foro (CDUL) e Bernardo Duarte (Agronomia)

Defesa:  António Aguilar (GD Direito), Pedro Leal (GD Direito) e Joe Gardener  (Agronomia)


http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=459747a8-2e4b-4350-890d-5545ba54ea24&idCanal=00002438-0000-0000-0000-000000002438

joaonunes

Tomaz Morais: «Futuro  em causa»
JOGO COM ROMÉNIA VALE MAIS QUE PLAYOFF DO MUNDIAL

Está muito mais em jogo no  desafio da Seleção Nacional, no sábado, do que a simples vaga no playoff  de acesso ao Mundial'2011. Segundo as palavras do capitão João Correia,  "está em causa o futuro do râguebi português", pelo que é obrigatório  conseguir pelo menos um empate com a Roménia, para segurar o 3.º lugar  no Torneio Europeu das Nações.

"Se não nos qualificarmos para o Mundial vai ser muito  difícil voltarmos a ter o apoio dos patrocinadores e da própria IRB, que  é o que tem feito sobreviver o râguebi nacional", adverte João Correia,  lembrando que a presença na prova será também importante "para que mais  pessoas e jovens se interessem pela modalidade".

A tarefa não será simples, até porque em toda a história  Portugal apenas conseguiu superar os romenos em duas ocasiões, a última  das quais no desafio da 1.ª volta em Bucareste. No entanto, os  Carvalhos irão apresentar-se em Lisboa mais fortes do que então e os  Lobos apresentam "algumas carências na 1.ª linha". "Sei que eles vêm na  máxima força, com todos os jogadores que alinham nos campeonatos  profissionais franceses. Além disso, se ficarem de fora do Mundial, será  a primeira vez", avisa o capitão dos Lobos.

Entreajuda

Na convocatória de  Tomaz Morais, de resto, mantêm-se as ausências dos pilares Juan Murre e  Cristian Spachuck, que causam dores de cabeça ao nível do pack avançado.  Ausências que, João Correia acredita, "a equipa irá superar com grande  espírito de sacrifício e maior entrega dos restantes elementos". A boa  notícia da convocatória é o regresso do centro David Mateus.


joaonunes

Tomaz Morais: «País  precisa de cultura desportiva positiva»
NO  LANÇAMENTO DO "TMN PORTUGAL RUGBY YOUTH FESTIVAL"



O selecionador nacional Tomaz Morais defendeu  esta 4.ª feira que Portugal "precisa de uma cultura desportiva  positiva", ao comentar a 2.ª edição do "TMN Portugal Rugby Youth  Festival", de 27 a 28 de março, no Estádio Nacional.

"Portugal precisa cada vez mais de uma cultura desportiva positiva. É  esse o desporto e a competição que defendo", disse o técnico na  apresentação do evento que vai juntar 1600 jogadores, nacionais e  estrangeiros, nos escalões de Sub-12, 14, 16 e 18, no Complexo  Desportivo do Jamor, em Oeiras.
O capitão da Seleção Nacional, João Correia, mostrou-se também adepto  da iniciativa e assegurou que estará presente, esperando que a 2.ª  edição "tenha o dobro do sucesso" da anterior.
Manifestando o seu agrado por "mais uma vez apadrinhar o festival",  João Correia destacou também "a importância destes eventos" por  "permitirem a competição com jogadores e equipas mais fortes, passo  fundamental para o desenvolvimento do râguebi português".

Ao longo dos dois dias do festival, as 66 equipas de 34 clubes  presentes vão disputar 300 jogos repartidos por seis campos, sob a  arbitragem de 33 árbitros, 15 dos quais estrangeiros.
Os jogos vão decorrer entre as 10 horas e as 18 horas e todas as  equipas, distribuídas pelos quatro escalões, vão participar no mesmo  número de partidas.

Em disputa vão estar três taças por cada um dos escalões: Taça TMN  para os primeiro e segundo lugares, Taça Adidas para o terceiro e Taça  Oeiras, quarto lugar. Vai ser ainda atribuída a Taça Skip "Fair Play" e o  Prémio Lipton "Melhor Jogador".

Classificado pela organização - Move Sports - como "o maior evento de  râguebi juvenil europeu", o festival destina-se a "fomentar a prática  da modalidade junto dos mais jovens".
As entradas no evento são gratuitas e pode assistir-se a jogos com a  participação de Benfica, Belenenses, CDUL e Escolinha da Galiza  (Cascais), entre as equipas nacionais, e Bath, Crawshays Welsh, Kings  Rochester School e Penzance, entre as estrangeiras.


http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=a2bec549-0e33-4b53-b68d-5e41287e7407&idCanal=00002438-0000-0000-0000-000000002438

joaonunes

Vasco Uva: «Venham  apoiar-nos como no Mundial»
QUER ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO LOTADO NA "FINAL" COM A  ROMÉNIA


A FPR decidiu abrir as portas a  todos aqueles que desejem apoiar a Seleção Nacional amanhã, no  importante desafio contra a Roménia que se jogará às 15 horas no Estádio  Universitário de Lisboa. Os Lobos precisam, pelo menos, de um empate  para garantir o 3.º lugar, o único que dá acesso ao playoff de  apuramento para o Mundial'2011, e "o apoio do público poderá ser  determinante" para alcançar esse objetivo.
"Gostávamos de voltar a ter o mesmo apoio dos portugueses que tivemos  durante o Mundial de França. Deram-nos muita força nessa altura e,  agora, neste jogo tão importante, queremos voltar a contar com ele",  pede o influente Vasco Uva.

A federação espera ver o estádio cheio com cerca de 10 mil  espectadores, uma vez que apenas serão cobradas entradas para a bancada  central coberta (10 euros). A Câmara Municipal de Lisboa também  contribuiu com a colocação de bancadas provisórias nos topos do campo  para reforçar o apoio à equipa portuguesa.

"As receitas de bilheteira não são assim tão significativas e neste  momento estamos preocupados é com o apoio total à equipa", justifica o  presidente Carlos Amado da Silva. "O público será determinante e  queremos o estádio cheio", conclui.


Iniciativas

Como é habitual em jogos da Seleção Nacional, irão realizar-se, ao  longo do dia, diversos convívios de camadas jovens que contribuirão,  depois, para dar maior entusiasmo às bancadas durante o desafio contra  os romenos. Além disso, estão previstas "outras iniciativas de caráter  não desportivo" para entusiasmar os adeptos.

"Vi o ambiente muito silencioso no jogo com a Geórgia e não gostei. É  preciso fazer muito barulho, para o apoio chegar ao relvado. Aquela  pista de atletismo em redor do campo não ajuda nada pois o público está  longe da equipa, que precisa de sentir o apoio", apela o líder  federativo. Nesse sentido, foi contratado um "speaker" e serão  realizados diversos passatempos para garantir o apoio permanente aos  Lobos.


http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=5bf7141f-9951-454b-a83e-35d698b1e83f&idCanal=00002438-0000-0000-0000-000000002438

joaonunes

Tomaz Morais: «Jogo com  a Roménia é uma final»
SELECIONADOR NACIONAL APELA À PRESENÇA DOS ADEPTOS


O selecionador nacional de râguebi, Tomaz  Morais, afirmou esta sexta-feira que o encontro de sábado com a Roménia,  da última jornada de qualificação para o Mundial'2011, vai ser uma  "final" e o que os "Lobos" vão "deixar tudo em campo".

"Quem perder fica em casa, não joga mais e não é isso que queremos.  Estivemos a preparar durante dois anos de forma muito intensa este  jogo", afirmou Tomaz Morais após o último treino de Portugal, no Estádio  Universitário de Lisboa.

O técnico garantiu que a sua equipa vai "deixar tudo em campo" frente  aos "Stejarii" e confessou que não imagina a seleção portuguesa fora  do Campeonato do Mundo que vai decorrer na Nova Zelândia. "Não imagino o  Mundial sem Portugal, nem me passou pela cabeça. Temos trabalhado por  isso e não estou a ver estes jovens falhar depois dos sacrifícios que  têm feito", referiu.

De acordo com Tomaz Morais, para os "Lobos" vencerem a Roménia e  continuarem em busca da segunda presença da sua história num Campeonato  do Mundo de râguebi, vão ter que "placar, placar, placar".

"Vamos ter uma grande tarde de râguebi, com um público como o nosso  que é muito entusiasta e que gosta de ver os Lobos a placar. Se  placarem, terão grandes possibilidades de chegar ao Mundial", disse o  treinador.

Pressão do lado do adversário.

Para o capitão João Correia, a pressão do encontro está "toda do  lado" da Roménia, já que está em risco de não se qualificar para o  Mundial pela primeira vez na sua história. "Os jogos com a Roménia têm  sido muito discutidos e por isso tudo se vai decidir no último minuto. A  pressão está do lado deles pois nunca falharam um Mundial e eles são  profissionais e nós amadores", recordou o pilar.

No jogo da primeira volta, Portugal somou apenas a sua segunda  vitória sobre a Roménia, com um triunfo por 22-21 em Bucareste. Frente  aos "Stejarii", a seleção portuguesa precisa de vencer ou de pelo menos  alcançar o empate para garantir presença no playoff de acesso ao  Mundial2011.

O jogo decorrerá no Estádio Universitário de Lisboa às 15 horas.



http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=66f6eeda-f846-4e8f-8b6d-0f023f393966&idCanal=00002438-0000-0000-0000-000000002438

joaonunes

Georgia and Russia may have already confirmed their places at Rugby  World Cup 2011, but there is still the small matter of the European  Nations Cup title to decide when they come face to face in north-east  Turkey on Saturday.

The two rivals go into the sold-out encounter on neutral soil in  Trabzon level on 24 points, both having won seven, drawn one and lost  one of their nine matches to date in the competition which spans two  years.

Georgia's perfect record was ended last weekend with a 22-10  loss to Romania in Bucharest, while Russia ensured they will go into the  big tussle unbeaten in 2010 after overcoming Germany 48-11 in Sochi.

The Lelos currently sit top by virtue of a better point  differential than Russia, which means that a victory or draw will be  enough to ensure another successful title defence for Georgia and the  Europe 1 berth at Rugby World Cup 2011.

The European Nations Cup champions will join Argentina, England,  Scotland and the Play-off Winner in Pool B at RWC 2011 in New Zealand,  with the runner up slotting into Pool C alongside Australia, Ireland,  Italy and USA.

No bigger fixture for Russia

Both  Georgia and Russia would clearly love to be crowned the European Nations  Cup 2010 champions, but for the latter to go to RWC 2011 as Europe 2  would set up a mouth-watering encounter with USA in New Plymouth on 15  September.

Director of Rugby Steve Diamond admitted several months ago that  "there would be no bigger fixture in Russia on TV than the former USSR  playing the USA" and this was a sentiment echoed by Howard Thomas in the  aftermath of Russia securing their historic qualification by drawing  with Romania last month.

"I am English and so is part of the coaching team in Steve  Diamond and Jos Baxendale, so you have to say a game against England for  our own personal feelings would be something very special," Howard, the  Vice President of the Rugby Union of Russia, told Total Rugby Radio.

"But equally the other one that catches the eye is if we are in  the other group, a match between Russia and USA would be one that I  think even outside of rugby world catch the sporting imagination of  people not even interested in rugby. I think that would be a special  game within the Rugby World Cup in New Zealand."

Georgia's Australian coach Tim Lane admits this encounter  between the neighbours is "always fiercely contested" and "the one that  all our players look forward to", particularly with the added spice of  the European Nations Cup title at stake.

VIEW THE  FULL RANKINGS >>

The Lelos, who have  qualified for a third successive Rugby World Cup, have the edge in the  head-to-head with Russia, having won their last eight meetings and lost  just once in 13 meetings - the first encounter back in May 1993  following the collapse of the former Soviet Union.

The most recent of these was a 29-20 success in Ukraine a year  ago and a repeat of this would see Georgia return to 16th in the IRB  World Rankings, regaining the two places they lost on the back of the  Romania defeat to USA and Russia.

However, a defeat - allied with a Romanian win in Portugal -  would see Georgia fall another place to 19th to occupy their lowest  position for nearly four years with Russia climbing two places to a new  high of 15th with a victory by more than 15 points in Trabzon.

A Georgian victory in the title decider will result in at least a  one place drop for Russia, although they will slide another to 19th if  Romania also win in Portugal, regardless of the final scores in both  matches.

The battle to determine the European Nations Cup 2010 champion  is not the only mouth-watering encounter in the top tier this weekend  with Romania's visit to Portugal vital to both side's hopes of playing  at next year's Rugby World Cup in New Zealand.

Must-win match for Romania

Portugal  currently lead the race to finish third in the standings, which would  throw them into a two-leg play-off against the winner of the Lithuania v  Ukraine match for the right to represent Europe in the  cross-continental play-off to determine the 20th and final qualifier for  RWC 2011.

Their three-point advantage means that as long as Portugal avoid  defeat on home soil in Lisbon then they will claim that third spot, so  ending Romania's ever present record on the Rugby World Cup stage, even  though their opponents still have one match to play - against Spain next  weekend.

If Romania emerge victorious then even defeat by Spain would see  them finish level with Portugal on 21 points, but providing their  winning margin is more than a single point then they will finish third  on the second differential to split teams finishing on the same points  with both having won one match.

Romania had won six matches in a row against Portugal until Os  Lobos triumphed 22-21 in Bucharest 12 months ago. A return to winning  ways could see Romania end the weekend as high as 16th, taking them  above USA, Russia and Georgia, although this would require them to win  by more than 15 points and the match in Turkey to end in stalemate.

An emphatic win would see Portugal slip below Uruguay again,  losing the place they gained by beating Spain 33-15 in Madrid last  weekend. A smaller defeat would leave them 20th, but around five points  below the side above them, be that Russia or Georgia.

This smaller margin of victory would mean Romania do not climb  above USA, although mere thousandths of a rating point would then  separate the pair. A draw would also take Romania above a losing Russia,  although their Rugby World Cup dreams would be over.

Relegation battle in Heidelberg

Portugal  go into the match trailing their visitors by just under four points in  the rankings, so even a victory by more than 15 points will not improve  their position of 20th, although it would bring them to within seven  tenths of the Oaks.

The weekend's other European Nations Cup match may not have the  ability to end a team's RWC 2011 ambitions, but it is important  nonetheless with Germany knowing that defeat by Spain will consign them  to an immediate return to Division 2A next season.

Spain can only finish fifth even if they beat Germany and win  their rearranged match with Romania next weekend, but defeats in  Heidelberg - providing it is by less than 11 points - and Bucharest will  see them avoid relegation on the head-to-head criteria used to separate  teams finishing level on points.

The Spaniards fell two places to 25th in the IRB World Rankings  after their defeat by neighbours Portugal and must beat Germany by more  than 15 points if they are to regain those places lost to Chile and  Korea.

Germany, currently ranked 29th, will fall two or three places  with defeat, depending on the margin. However, if they can pick up a  first win in the European Nations Cup top tier then Germany will climb a  minimum of two places.

They could rise to 25th - equalling their best ever ranking -  with a victory by more than 15 points at the Fritz-Grunebaum-Sportpark,  an outcome which would see Spain fall two places to 27th and their  lowest position in the IRB World Rankings for more than three years.

Click  here to find out how the final weekend of the RBS Six  Nations could impact the IRB World Rankings and for the IRB's new  international match previews of Wales v Italy, Ireland v Scotland and  France v England.


lonstrup

esta chuva é que não vai ajudar... o jogo vai ter transmissão tv?

Bekambol


André_dos_Santos



joaonunes

Citação de: lonstrup em 20 de Março de 2010, 09:48
esta chuva é que não vai ajudar... o jogo vai ter transmissão tv?

O jogo vai ter entradas livres para todas as bancadas (excepto para a bancada central coberta - 10€) e vai ter transmissão na Sport TV.

Força Lobos  :metal: :ptflag:


Tal como o  Tomás Morais disse...este jogo pode valer mais do que uma presença no Mundial da Nova Zelândia....pode valer o futuro da modalidade em Portugal e da forma como o nosso rugby é visto lá fora.

Força campeões...em 15 jogos contra a Roménia só ganhámos 2...hoje vai ser o terceiro.


PS: Infelizmente não vou conseguir ir ver o jogo.

Borgas_SLB


joaonunes

Força Portugal  :ptflag:

Não estou a ver o jogo  >:(

Quanto está?