André Lima (Futsal)

Ala, 53 anos,
Portugal
Estatísticas: 6 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (3), Supertaça (3)
Treinador,
Portugal
Estatísticas: 2 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), UEFA Futsal Cup (1), Supertaça (1)

KATSO75

eu tb critiquei a falta de experiência do andre como treinador, mas neste momento sou obrigado a fazer-lhe uma vénia... parabens André!

pcnunes

Citação de: VALEBEM em 27 de Abril de 2010, 11:14
É a minha opinião! Se eu visse razões para a mudar, tinha-a mudado! Não tenho problemas quanto a isso...
Nos jogos internos o Benfica fica muito àquem do que pode, quer em exibições quer em resultados... Ir a 5º jogo com o Belenenses, que tem para aí 20% do nosso orçamento; perder algumas vezes como os lagartos, que têm um plantel bem inferior; estar em 3º na fase regular, etc...
Isto com o melhor plantel, mas de muito longe, do futsal português!

Na UEFA Cup, tem o seu mérito, mas vejo também muito mérito dos jogadores, do público, e de termos feito as duas fases finais em casa! Em campo neutro, dificilmente ganhariamos do Ekaterinburg ou do Interviu... Mas isto não menoriza nada a nossa grande vitória, pois nem todas as equipas sabem aproveitar o factor casa!
Vale, aqui de facto, tenho que estar com o Pedro - e são muito poucas essas ocasiões...lol

A partir do momento, em que um treinador, em duas épocas, conquista tudo o que existe para conquistar, tanto a nível interno como internacionalmente, não pode, em circunstância alguma, de ser considerado um grande Treinador.

É exactamente nestas circunstâncias que se aplica aquele chavão de que "contra factos não há argumentos!".

Quanto aos méritos, aparentemente poucos, pois sobretudo os dás aos jogadores e ao público, o que te digo é que, nós demos uma lição de futsal "apenas" à apelidada melhor equipa do mundo...

o modo como não os deixámos jogar, o modo como os controlámos, o modo como estivémos sempre por cima do jogo, aliás basta ler as palavras do Treinador do Interviú que ele próprio reconhece isso...é demonstrativo que, para além de Grandes Jogadores, de um Inigualável Público, tivémos e temos um Enorme Treinador.

Rendufas

Temos um grande plantel, é um facto, mas se o André não fosse um grande treinador, não teríamos ganho os titulos todos...

Mérito a quem o tem, e o André tem bastante.

Da minha parte está a salvo de criticas por empatar este ou aquele jogo, por uma derrota contra o instituto, etc...

E ele aí está para quebrar barreiras. A proxima a quebrar é que vai ser o primeiro a ser campeão nacional sem vencer a fase regular. Esta equipa, nas alturas decisivas não facilita.

Pedro Neto

Quer dizer, os adversários da UEFA Cup é que são fracos.
Não dou mais para esse peditório.

Mas afinal, qual é a crítica que se faz ao André? Não ganhar títulos? Por aqui não pode ser. Não ter mística? Bem, por aqui também não. Não saber falar à CS? Por aqui também não. Não conhecer o Benfica? Aqui também não. Não usar fato? Nem aqui se podem queixar, tendo em conta o último jogo. Ter pouca experiência? Já caminha para os dois anos, e convém sempre começar por algum lado.

É só pelo Benfica não ganhar sempre 10-0 fora e 20-0 em casa? E isso alguma vez aconteceu com os outros? Com o Alípio, com o Adil ou com o Aranha? Sabem que os adversários também jogam e têm boas equipas, não sabem? E olhem que os orçamentos não são muito diferentes, pelo menos o do Sporting. O Sporting tem 3 jogadores a ganhar quase tanto como o Ricardinho. Três! O que é que os críticos percebem de futsal para poderem achincalhar a maior glória do Futsal do Benfica?

Então não vamos acarinhar os nossos? Parece que se respeita mais um gajo do Belenenses, que cospe constantemente em tudo o que é Benfica, ou no banana da Selecção, que é lagarto até nas cuecas, do que alguém que anda ali a representar o nosso clube ao mais alto nível. Os outros são sempre melhores que os que temos.

Perante as evidências, só posso concluir que há alguma coisa de pessoal. Não tenho nada contra isso, as pessoas são livres de não gostar desta ou daquela figura. Há figuras do Futebol do Benfica de que eu não gosto - não vou citar nomes -, mas não vem mal ao mundo por isso.

PS: Lembrei-me agora desta. O atrasado mental do Zézito estava a ver o Benfica vs Luparense umas filas atrás de mim.

VALEBEM

Obviamente, não é nada de pessoal! Se fosse, não teria estado lá os 2 dias a gritar pelo Benfica até à rouquidão!
Por outro lado, sei que estou longe de ser só eu a criticar vários aspectos do trabalho do André Lima! Bem como o seu processo de escolha...
Na minha opinião, e disse-a a várias pessoas, acho que nesta final four foi muito mais determinante a qualidade dos nossos jogadores, e a sua superação, do que qualquer aspecto táctico... Os nossos jogadores entregavam-se ao lances, atiravam-se aos remates adversários, como se fosse o último lance do jogo!

bystander

Citação de: Pedro Neto em 27 de Abril de 2010, 14:29
PS: Lembrei-me agora desta. O atrasado mental do Zézito estava a ver o Benfica vs Luparense umas filas atrás de mim.

ainda deve andar com um cabeção..ui ui......

bystander

nem de propósito, lollllllllllllll

fudim flan

os bons treinadores sao os que ganham.o andre ganhou tudo,repito,tudo em pouquissimo tempo como treinador.tenho grande estima por ele.

Pedro Neto

Até faz faísca. eheheh
Esse é o lance do golão nos 7-5.

Shoky

Ganhou tudo o que havia para ganhar.
Imortal como jogador...Imortal como treinador, mesmo que não ganhe mais nada.

pcnunes

Citação de: VALEBEM em 27 de Abril de 2010, 15:02
Obviamente, não é nada de pessoal! Se fosse, não teria estado lá os 2 dias a gritar pelo Benfica até à rouquidão!
Por outro lado, sei que estou longe de ser só eu a criticar vários aspectos do trabalho do André Lima! Bem como o seu processo de escolha...
Na minha opinião, e disse-a a várias pessoas, acho que nesta final four foi muito mais determinante a qualidade dos nossos jogadores, e a sua superação, do que qualquer aspecto táctico... Os nossos jogadores entregavam-se ao lances, atiravam-se aos remates adversários, como se fosse o último lance do jogo!
Mas VALEBEM, o processo de escolha e como tudo se processou, já lá vai para dois anos.
Na altura, pese embora tudo o que o André nos tinha dado como jogador, eram legitimas as dúvidas que os adeptos pudessem ter...até porque tínhamos acabado de mandar embora um treinador campeão.

Agora, vivemos o presente. Aliás, falar do André é falar dos últimos 2 anos, e nestes o que verdadeiramente importa é que ganhou tudo o que havia para ganhar, incluindo um título nunca antes alcançado e que "apenas" consagrou o Benfica como a melhor equipa da Europa.

Quanto à vitória, em concreto contra o Interviú, mas alguma vez num jogo em que, tal como foi dito, muito provavelmente se observados os jogadores de forma individualizada, o Interviú ganha de goleada, o trabalho do Treinador é diminuto?
Se tens memória, e te recordas da outra final que disputámos contra o Interviú, achas que o modo como não só controlámos, como dominámos o jogo, banalizando em diversos momentos a equipa que muitos apelidavam de melhor equipa do mundo, é apenas mérito dos jogadores, esquecendo quem lhes diz como se colocarem na quadra, onde fazer pressão, quais os pontos fortes do Interviú no momento ofensivo e como anular, e quais os pontos menos fortes do Interviú e como potenciar e explorar essas aparentes debilidades???

Só tu é que não reconheces o devido mérito ao André, quando até o próprio treinador do Interviú o deu...

O que tu estás a dizer, é equivalente a alguém, no momento em que Mourinho sai do Porto, dizer que ele era fraquinho e que as vitórias tinham mais mérito dos jogadores do que do Mourinho...

Tu sabes bem que não há grupo, ainda que composto com boas individualidades, que tenha um excelente desempenho se não for bem liderado. O líder é o André. O mérito é muito dele.

Se o André tem ainda que aprender? Claro que sim! Estranho seria se, com dois anos de Treinador já soubesse tudo. Entretanto, o que já sabe, o que sente, tudo aquilo que o envolve, já foi suficiente para ganhar mais que qualquer outro em Portugal...

Miguelg

Mas pergunto-me eu mas o que é preciso para o André ser reconhecido?
Enfim amis do mesmo.....

Pika^^

Citação de: VALEBEM em 27 de Abril de 2010, 11:14
É a minha opinião! Se eu visse razões para a mudar, tinha-a mudado! Não tenho problemas quanto a isso...
Nos jogos internos o Benfica fica muito àquem do que pode, quer em exibições quer em resultados... Ir a 5º jogo com o Belenenses, que tem para aí 20% do nosso orçamento; perder algumas vezes como os lagartos, que têm um plantel bem inferior; estar em 3º na fase regular, etc...
Isto com o melhor plantel, mas de muito longe, do futsal português!

Na UEFA Cup, tem o seu mérito, mas vejo também muito mérito dos jogadores, do público, e de termos feito as duas fases finais em casa! Em campo neutro, dificilmente ganhariamos do Ekaterinburg ou do Interviu... Mas isto não menoriza nada a nossa grande vitória, pois nem todas as equipas sabem aproveitar o factor casa!
O mesmo treinador que perde com Belém, Sporting e está em 3º no campeonato é o mesmo que ganha a Uefa Cup.
Os mesmos jogadores/adeptos que ganham a Uefa Cup são os mesmos que perdem com Belém, sporting e estão em 3º no campeonato.

Não percebo a disparidade de opinião.

españolmanu

MUCHISIMAS FELICIDADES. SIEMPRE SERA EN GRAN CAPITAN DEL BENFICA. UN SALUDO DESDE ESPAÑA MANU. :police:

Aloutre

Injusto aquilo que fazem com este SENHOR do futsal português. Somente o melhor jogador de futsal da história do nosso país, embora digam que foi passado por Ricardinho. Uma carreira notável enquanto jogador, e como treinador ganhou tudo nuns ainda incompletos 2 anos! Isto é fraco, é mau? OBRIGADO POR TUDO GRANDE ANDRÉ LIMA, ORGULHO EM RESPEITARES O MANTO SAGRADO COMO QUALQUER UM DE NÓS