Henrique Vieira (Basquetebol)

Base, (1957-05-03 - 2022-07-04),
Portugal
Estatísticas: 11 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (1), Supertaça (3), Taça da Liga (2), Campeonato Regional de Lisboa (2), Taça de Honra da ABL (1), Grande Torneio Regional (1)
Treinador, (1957-05-03 - 2022-07-04),
Portugal
Estatísticas: 5 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça Compal (1), Supertaça (2), Taça Hugo dos Santos (1), Troféu António Pratas (2)

Pancho Lopes 67

#780
Triste notícia só soube agora, que descanse em paz, foi um dos nossos melhores jogadores de sempre apesar de eu não o ter visto jogar, e depois era o treinador quando quebramos o jejum de 14 anos sem campeonato.

Josh

Partiu muito cedo  :disgust:

Não o conheci enquanto jogador, apenas como treinador e lembro-me bem daqueles dois anos em que fomos campeões, regressando aos títulos. Soube muito bem.

Era um gentleman e de facto tinha uma postura à Benfica, de saber estar e exigência. É uma grande perda. Que descanse em paz.

VascoPaneira

Excelente decisão de retirada da camisola n°5. Para sempre connosco. Obrigado Henrique Vieira

TeamRocket37

A camisola devia ter sido retirada em vida.

Mais vale mais tarde do que nunca.

Merecido.

Falta a 9 também no tecto do pavilhão.

Mikaeil


Torgeir Bryn


Cloughie

Citação de: Cloughie em 05 de Julho de 2022, 02:34
Um dos nossos e um dos maiores de entre nós.

Que descanse em paz e, já agora, camisola 5 lá para o topo do pavilhão, se for possível.

Obrigado. :)

JM21

É mais do que merecido que a sua camisola seja retirada.

É um imortal do nosso Benfica.

RGouveia.SLB

Um acto nobre e muito merecido.

Obrigado por tudo.

Fußballgott

Benfica vai retirar a camisola número cinco do Basquetebol em homenagem a Henrique Vieira.

Benfica bem.

https://t.co/84XJQogCN8

Bonita atitude do Benfica ... Mais que merecido.

Enviado do meu SM-A315G através do Tapatalk


Alexandre1976

Citação de: TeamRocket37 em 08 de Julho de 2022, 13:48
A camisola devia ter sido retirada em vida.

Mais vale mais tarde do que nunca.

Merecido.

Falta a 9 também no tecto do pavilhão.
Falta a numero 9,a numero 12,a numero 10 e a numero 14.

Alexandre1976

Citação de: Fußballgott em 08 de Julho de 2022, 19:41
Benfica vai retirar a camisola número cinco do Basquetebol em homenagem a Henrique Vieira.

Benfica bem.

https://t.co/84XJQogCN8

Bonita atitude do Benfica ... Mais que merecido.

Enviado do meu SM-A315G através do Tapatalk
Equipa campeã nacional de 1990-1991.Falta nessa equipa o Emanuel Madaleno.O americano que está com o numero 13 é o Hudson.Era o 3º norte americano dessa temporada depois das experiencias menos conseguidas primeiro com o Tim Carr e depois com o Jimmy Wright.E foi nessa época que o Tim Shea foi para a ACB sendo substituido pelo Prof.Mário Palma.

Kobille

Henrique Vieira trouxe uma cidade relativamente pequena (Oliveira de Azeméis) para a ribalta do basquetebol nacional. Foi na Oliveirense que eu aprendi a jogar e gostar de basquetebol enquanto jogador nas camadas jovens no início dos anos 2000. Como treinador na equipa sénior, estava este senhor - Henrique Vieira. Uma pessoa humilde e acessível, um líder capaz de unir uma equipa e uma cidade em torno de um objetivo. Pela Oliveirense perfilavam jogadores como Bryan Crabtree, um verdadeiro triplista; Scott Stewart, loiro e baixinho base norte-americano; Kevin van Veldhuizen, um poste rei dos ressaltos que dominava o garrafão; Carlos Seixas, dispensa apresentações; e Vata (Vakhtang Natsvlishvili) que foi dos melhores jogadores que vi jogar ao vivo num pavilhão.
Esta equipa proporcionou momentos de enorme alegria e euforia aos oliveirenses no Pavilhão Salvador Machado. No entanto, quis o destino que dois títulos de campeão nacional fugissem à Oliveirense e fossem conquistados pela Portugal Telecom, que tinha como jogador de destaque alguém que dispensa igualmente apresentação: Jean-Jacques Conceição.
Foi também por volta desta altura que José Barbosa, atualmente no Benfica, começava a dar os primeiros passos e destacar-se nas camadas jovens da Oliveirense. E não tenho dúvidas que essa fase da Oliveirense também teve impacto no jovem atleta José Barbosa.
Pode já não estar entre nós, mas o legado deixado pelo Henrique Vieira será eterno e as pessoas com que se cruzou nunca o esquecerão.
Parte também um Pai de família que educou exemplarmente, juntamente com a esposa Eduarda, dois filhos com valores bem definidos - o Fil e o Pedro. Aos 3, um forte abraço de um oliveirense (entre muitos) eternamente gratos.

Just


BC

Oh Just, o Valter Neves ficou um bocado sozinho do outro lado da rotunda.  ;D