Henrique Vieira (Basquetebol)

Base, (1957-05-03 - 2022-07-04),
Portugal
Estatísticas: 11 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (1), Supertaça (3), Taça da Liga (2), Campeonato Regional de Lisboa (2), Taça de Honra da ABL (1), Grande Torneio Regional (1)
Treinador, (1957-05-03 - 2022-07-04),
Portugal
Estatísticas: 5 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça Compal (1), Supertaça (2), Taça Hugo dos Santos (1), Troféu António Pratas (2)

Pancho Lopes 67

Triste notícia só soube agora, que descanse em paz, foi um dos nossos melhores jogadores de sempre apesar de eu não o ter visto jogar, e depois era o treinador quando quebramos o jejum de 14 anos sem campeonato.

Josh

Partiu muito cedo  :disgust:

Não o conheci enquanto jogador, apenas como treinador e lembro-me bem daqueles dois anos em que fomos campeões, regressando aos títulos. Soube muito bem.

Era um gentleman e de facto tinha uma postura à Benfica, de saber estar e exigência. É uma grande perda. Que descanse em paz.

VascoPaneira

Excelente decisão de retirada da camisola n°5. Para sempre connosco. Obrigado Henrique Vieira

TeamRocket37

A camisola devia ter sido retirada em vida.

Mais vale mais tarde do que nunca.

Merecido.

Falta a 9 também no tecto do pavilhão.

Mikaeil

Torgeir Bryn

Cloughie

Citação de: Cloughie em 05 de Julho de 2022, 02:34
Um dos nossos e um dos maiores de entre nós.

Que descanse em paz e, já agora, camisola 5 lá para o topo do pavilhão, se for possível.

Obrigado. :)

JM21

É mais do que merecido que a sua camisola seja retirada.

É um imortal do nosso Benfica.

RGouveia.SLB

Um acto nobre e muito merecido.

Obrigado por tudo.

Fußballgott

Benfica vai retirar a camisola número cinco do Basquetebol em homenagem a Henrique Vieira.

Benfica bem.

https://t.co/84XJQogCN8

Bonita atitude do Benfica ... Mais que merecido.

Enviado do meu SM-A315G através do Tapatalk

Alexandre1976

Citação de: TeamRocket37 em 08 de Julho de 2022, 13:48
A camisola devia ter sido retirada em vida.

Mais vale mais tarde do que nunca.

Merecido.

Falta a 9 também no tecto do pavilhão.
Falta a numero 9,a numero 12,a numero 10 e a numero 14.

Alexandre1976

Citação de: Fußballgott em 08 de Julho de 2022, 19:41
Benfica vai retirar a camisola número cinco do Basquetebol em homenagem a Henrique Vieira.

Benfica bem.

https://t.co/84XJQogCN8

Bonita atitude do Benfica ... Mais que merecido.

Enviado do meu SM-A315G através do Tapatalk
Equipa campeã nacional de 1990-1991.Falta nessa equipa o Emanuel Madaleno.O americano que está com o numero 13 é o Hudson.Era o 3º norte americano dessa temporada depois das experiencias menos conseguidas primeiro com o Tim Carr e depois com o Jimmy Wright.E foi nessa época que o Tim Shea foi para a ACB sendo substituido pelo Prof.Mário Palma.

Kobille

Henrique Vieira trouxe uma cidade relativamente pequena (Oliveira de Azeméis) para a ribalta do basquetebol nacional. Foi na Oliveirense que eu aprendi a jogar e gostar de basquetebol enquanto jogador nas camadas jovens no início dos anos 2000. Como treinador na equipa sénior, estava este senhor - Henrique Vieira. Uma pessoa humilde e acessível, um líder capaz de unir uma equipa e uma cidade em torno de um objetivo. Pela Oliveirense perfilavam jogadores como Bryan Crabtree, um verdadeiro triplista; Scott Stewart, loiro e baixinho base norte-americano; Kevin van Veldhuizen, um poste rei dos ressaltos que dominava o garrafão; Carlos Seixas, dispensa apresentações; e Vata (Vakhtang Natsvlishvili) que foi dos melhores jogadores que vi jogar ao vivo num pavilhão.
Esta equipa proporcionou momentos de enorme alegria e euforia aos oliveirenses no Pavilhão Salvador Machado. No entanto, quis o destino que dois títulos de campeão nacional fugissem à Oliveirense e fossem conquistados pela Portugal Telecom, que tinha como jogador de destaque alguém que dispensa igualmente apresentação: Jean-Jacques Conceição.
Foi também por volta desta altura que José Barbosa, atualmente no Benfica, começava a dar os primeiros passos e destacar-se nas camadas jovens da Oliveirense. E não tenho dúvidas que essa fase da Oliveirense também teve impacto no jovem atleta José Barbosa.
Pode já não estar entre nós, mas o legado deixado pelo Henrique Vieira será eterno e as pessoas com que se cruzou nunca o esquecerão.
Parte também um Pai de família que educou exemplarmente, juntamente com a esposa Eduarda, dois filhos com valores bem definidos - o Fil e o Pedro. Aos 3, um forte abraço de um oliveirense (entre muitos) eternamente gratos.

Just

BC

Oh Just, o Valter Neves ficou um bocado sozinho do outro lado da rotunda.  ;D