José Shaffer

Defesa, 40 anos,
Argentina
Equipa Principal: 1 época (2009-2009), 6 jogos (495 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

VALEBEM

Estamos sempre a aprender!
Eu, felizmente, não tenho a presunção de que sei tudo!

Edu

Citação de: ednilson em 07 de Outubro de 2009, 11:34
Lá anda o Bola de aula em aula.

Mas que fazer, há pessoal que precisa mesmo destas aulas...
Oh ed, há muitos de nós que não sabemos e gostamos de saber sempre mais do Benfica... E certamente que quem tem mais experiencia e conhecimentos gosta de os transmitir.. Ás vezes parece que se faz um esforço para partilhar informaçao ou que ha falta de paciencia...

Eu venho aqui para aprender o maximo que puder sobre o Benfica. o que está errado nisso? Se um dia conseguir ter a mesma cultura Benfiquista que vocês têm, será um prazer transmiti-la aos mais novos (embora tu sejas mais novito)...

Bola7

...mas foi o Beira-Mar que o foi buscar, aos 21 anos, a São João da Madeira. As duas excelentes épocas em Aveiro colocaram o regular defesa na "agenda" dos 3 grandes clubes portugueses.
Foi então para o Benfica com 23 anos..Mas Veloso queria o Benfica. Lajos Baroti deu o aval e António estreou-se de "águia ao peito" em 1980 num jogo com o Boavista, no Bessa. O Benfica venceu por 1-0 com o "míudo" a entrar no segundo tempo para fazer uma grande exibição ao lado de estrelas como Humberto Coelho, Bento, Carlos Manuel, Chalana entre outros.
Na primeira época Veloso foi presença regular na equipa – apesar de não ser titular indiscutível – e venceu tudo o que havia para vencer a nível doméstico.

A partir desse ano o grande capitão nunca mais perdeu a titularidade até ao fim da carreira, jogou quase sempre como o defesa-direito da equipa mas também encontrou lugar no lado esquerdo, no meio campo e até a central – uma polivalência até então muito pouco comum. Não era um exímio de técnica mas fazia valer o seu brilhante sentido posicional. Foram 15 anos na Luz, 7 dos quais como capitão de equipa – o 2º jogador da história do clube, depois de Coluna, a envergar por maior número de vezes a braçadeira.

Pela "camisola das quinas" jogou 40 vezes – algumas como capitão – tendo estado presente no Euro 84. Em 1986 acusou doping e antes que saíssem os resultados da contra-análise foi excluído da equipa que foi a Saltillo. A inocência não lhe foi concedida a tempo e foi Bandeirinha do FC Porto a ocupar o seu lugar. Uma tremenda injustiça mas é nestes momentos que se vê o carácter dos homens.

Aquele maldito penalty falhado em 1988 na Final da Taça dos Campeões frente ao PSV poder-lhe-ia ter custado caro aos olhos do povo da Luz. Outro triste momento de Veloso sucedeu quando viu um cartão amarelo que o impossibilitou de jogar a Final de 1990. Mas Veloso era mais que um momento, a longa dedicação e amor ao clube são provas mais que cabais que mostram o merecimento de ficar no rol dos notáveis.

O "eterno" #2 acabou a carreira aos 38 anos mas ainda hoje está no coração dos benfiquistas, é das personalidades mais vezes presentes na Luz e um exemplo de fair-play e de benfiquismo. Tem aquela mística tão peculiar aos grandes nomes que serviram este clube.

Ficha do jogador:

1980/81 – 36 jogos

1981/82 – 37 jogos – 2 golos

1982/83 – 28 jogos – 3 golos

1983/84 – 17 jogos – 1 golo

1984/85 – 11 jogos – 1 golo

Nestas duas epocas que jogou menos deveu-se ás lesões e ao facto de estar lá o Pietra...metia no bolso 2 maxis pereisras juntos...um excelente jogador..e do Alvaro ter sido coniderado pelo France Football o 2º melhor defesa esquerdo da europa...
1985/86 – 43 jogos

1986/87 – 43 jogos

1987/88 – 34 jogos

1988/89 – 46 jogos – 2 golos

1989/90 – 42 jogos

1990/91 – 41 jogos

1991/92 – 48 jogos

1992/93 – 45 jogos

1993/94 – 30 jogos

1994/95 – 37 jogos

Total: 15 épocas – 538 jogos – 9 golos
Títulos: 7 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 SuperTaças

Os dados apresentados dizem respeito a todas as competições – Campeonato, Taça de Portugal, Competições Europeias e SuperTaça Cândido de Oliveira.

site encarnados

ednilson

O problema é dar-se opiniões sem se saber, isso é que não me agrada e existem muitos livros para ler e aprender. E depois sim, fundamentar as coisas que se escrevem.

Numa coisa (é dificil) estou de acordo com o Bola7. Muita gente aqui tenta passar a ideia que os jogadores de antigamente eram inferiores ao que fazem deles hoje, o que para mim, é uma asneirada das grandes...e fundamentam isto, com a falta de net e o raio....

Bola7

Citação de: Edu_dv em 07 de Outubro de 2009, 11:41
Citação de: ednilson em 07 de Outubro de 2009, 11:34
Lá anda o Bola de aula em aula.

Mas que fazer, há pessoal que precisa mesmo destas aulas...
Oh ed, há muitos de nós que não sabemos e gostamos de saber sempre mais do Benfica... E certamente que quem tem mais experiencia e conhecimentos gosta de os transmitir.. Ás vezes parece que se faz um esforço para partilhar informaçao ou que ha falta de paciencia...

Eu venho aqui para aprender o maximo que puder sobre o Benfica. o que está errado nisso? Se um dia conseguir ter a mesma cultura Benfiquista que vocês têm, será um prazer transmiti-la aos mais novos (embora tu sejas mais novito)...
voces só não aprendem se não querem...têm uma excelente ferramneta para vos ajudar...a net como fiz agora para provar a minha razão...que é a real...agora gostaria que percebessem que não é má vontade quando digo que antigamente eramos melhores...pq eramos...os resultados assim o dizem...recordo a muitos que o Bengfica foi a melhor equipa da Europa e quiça mesmo do mundo na decada de 60...quem consegiu 5 finais da taça dos campeões numa decada? foi com jogadores de antanho...ontem um amigo pergutava-me se o scp alguma vez teve boas qeuipas...e eu respondi sem recticencias...SIM...excelentes equipas...mas nós fomos sempre mt melhores...sempre...

VALEBEM

Eu acho que muitos jogadores do antigamente são sobrevalorizados!
E isto justifico com os muitos jogos que dão quer a RTP Memória, quer no ESPN Classics, e afins... Vejo-os, e embora sendo outras eras, o futebol era claramente pior jogado do que hoje, em termos de intensidade e velocidade!
Claro que havia mais espaço, e isso deixava que os artistas brillhassem mais, mas os jogos eram bem mais monótonos!

Claro que alguns dos jogadores do passado, com a cultura de treino e de jogo que existe hoje, seriam melhores do que foram no seu tempo, mas muitas vezes mitifica-se demasiado os jogadores do passado, na minha opinião!

Bola7

Citação de: ednilson em 07 de Outubro de 2009, 11:45
O problema é dar-se opiniões sem se saber, isso é que não me agrada e existem muitos livros para ler e aprender. E depois sim, fundamentar as coisas que se escrevem.

Numa coisa (é dificil) estou de acordo com o Bola7. Muita gente aqui tenta passar a ideia que os jogadores de antigamente eram inferiores ao que fazem deles hoje, o que para mim, é uma asneirada das grandes...e fundamentam isto, com a falta de net e o raio....
meu velho...hoje falas bem...devias ter os teus livros a partilhar na net...deveria haver aqui um tópico para consulta...seria um bem inegualável...

Bola7

Citação de: VALEBEM em 07 de Outubro de 2009, 11:49
Eu acho que muitos jogadores do antigamente são sobrevalorizados!
E isto justifico com os muitos jogos que dão quer a RTP Memória, quer no ESPN Classics, e afins... Vejo-os, e embora sendo outras eras, o futebol era claramente pior jogado do que hoje, em termos de intensidade e velocidade!
Claro que havia mais espaço, e isso deixava que os artistas brillhassem mais, mas os jogos eram bem mais monótonos!

Claro que alguns dos jogadores do passado, com a cultura de treino e de jogo que existe hoje, seriam melhores do que foram no seu tempo, mas muitas vezes mitifica-se demasiado os jogadores do passado, na minha opinião!
é simples...de 1990 a 1994 por exemplo tal não acontecia...pq?...não havia necssidade...os jogadores de então estavam na maioria ao nivel dos antigos...o da maioria dos antigos...

VALEBEM

Felizmente, tenho muitos livros sobre o Benfica!
Quando disse que o Veloso era suplente na fase inicial, fi-lo com base num livro que aqui tenho, com as equipas bases do Benfica campeão em 82/83 e no ano seguinte, onde aparecem Pietra na direita, e Álvaro na esquerda, com o Veloso no banco!

Riera

Essa dos jogadores de antigamente serem inferiores, haver mais espaço, etc., é para rir! Gostava de saber quantas equipas se bateriam de igual para igual contra o Milan de Sacchi, ou contra o Barça de Crujiff, ou em Portugal quantas se bateriam contra a equipa do Glorioso que disputou a final da Taça em 1993 de igual para igual! E só recuo uns 15/20 anos! Porque se pensar na Holanda de 74 ou no Brasil de 70, ou no Glorioso de 1962, fico sem fôlego...

pedro982

É um pouco dificil comparar, epocas diferentes, tacticas diferentes, mentalidades diferentes...
Exposição mediática diferente....
Mas este é o tópico do Shaffer.. e até ele é diferente da restante equipa.. vontade e determinação tem ele muita... resta aprender o resto.. jogando, tenha ele as oportunidades que teve o CP e a coisa há de melhorar....

Bola7

Citação de: Riera em 07 de Outubro de 2009, 11:56
Essa dos jogadores de antigamente serem inferiores, haver mais espaço, etc., é para rir! Gostava de saber quantas equipas se bateriam de igual para igual contra o Milan de Sacchi, ou contra o Barça de Crujiff, ou em Portugal quantas se bateriam contra a equipa do Glorioso que disputou a final da Taça em 1993 de igual para igual! E só recuo uns 15/20 anos! Porque se pensar na Holanda de 74 ou no Brasil de 70, ou no Glorioso de 1962, fico sem fôlego...
explico com esta imagem...quntas vezes ao ver uma entrada de um jogador sobre outro pensamos ter sido uma falta sem duvida...e depois com as rpetições...e em slow motion começamos a pensar que afinal a coisa não é bem assim...e muitas vezes a vitima sai lesionado...é a imagem que o futebol de antigamente tem perante os padrões de qualidade das transmissões actuais...mas será que quando vemos um filme antigo não teremos de fazer o devido enquadraento da epoca...a forma como se filmava antigaemte era bem diferente da actual...mas isso faz de um filme de antigamnte mais fraco que os actuais...um Ben-hur foi uma supreprodução...mas perante os padrões modernos teremos a veleidade de o considerar fraco?...

Bola7

Citação de: pedro982 em 07 de Outubro de 2009, 12:00
É um pouco dificil comparar, epocas diferentes, tacticas diferentes, mentalidades diferentes...
Exposição mediática diferente....
Mas este é o tópico do Shaffer.. e até ele é diferente da restante equipa.. vontade e determinação tem ele muita... resta aprender o resto.. jogando, tenha ele as oportunidades que teve o CP e a coisa há de melhorar....
mas há tempo no Benfica de hoje para alguem vir aprender em campo?

pedro982

mas a falta de tempo n pode ser imputada a um jogador.. quanto muito a uns adeptos ávidos de vitorias e de titulos...
mas por isso mesmo se queimam muitos jogadores no SLB.. pela falta de tempo...

Talvez se fosse un jogador da Cantera o pessoal fosse menos critico.. digo eu...

Bola7

Citação de: pedro982 em 07 de Outubro de 2009, 12:04
mas a falta de tempo n pode ser imputada a um jogador.. quanto muito a uns adeptos ávidos de vitorias e de titulos...
mas por isso mesmo se queimam muitos jogadores no SLB.. pela falta de tempo...

Talvez se fosse un jogador da Cantera o pessoal fosse menos critico.. digo eu...
duvido...é mais fácil bater no nossos..