Jorge Jesus

Treinador, 69 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

I Am The Walrus

Existem 10 posições no "11" que para mim estão preenchidas

                                              . Odysseas


                         . L.Veríssimo            . Otamendi            . Vertonghen


    . Lazaro                      . Weigl               . J.Mario                      . Grimaldo


                       . Rafa                     . Yaremchuck            . ???????

Falta acertar com o terceiro homem no ataque:

- Everton, está dificil! E pelo andar da carruagem, não vai dar mais que isto.

- Pizzi .. pah, bardamerda com este.

- Darwin .. se isto fosse uma prova de velocidade, era ele e mais 10. Como é um jogo de futebol, a bola quando toca nos pés, o jogada "morre" ali. Dos piores avançados a dominar uma bola e dos mais burros a nivel táctico que vi.

- Radonjic, é uma incógnita, mas pelas qualidades e caracteristicas que tem, acredito que vai disputar o lugar muito rapidamente.

- Gonçalo Ramos, era a minha aposta! Para este sistema táctico, com as suas caracteristicas, era o jogador perfeito. Não faço a minima ideia, pq o JJ deixou de apostar nele, são aquelas merdas que ninguém percebe.



BoraLa

Citação de: del4you2 em 25 de Setembro de 2021, 21:47
E pronto, basta umas vitóriazinhas para o TOP3 ser novamente o melhor do mundo...

Ambição onde andas tu???

A ambição anda em época sem qualquer derrota e 100% de vitórias no campeonato.

Há um ponto a partir do qual a ambição se confunde com idiotice. E alguns já ultrapassaram esse ponto.

MightyEagle


JM21

A 1ª parte de hoje devia ter sido das melhores desde que voltou. Com e sem bola, a equipa esteve excelente. A apontar só mesmo o resultado. Com o volume que criámos, tínhamos de ter feito mais golos.

Na 2ª gostei menos. Temos que aprender a controlar melhor o jogo, mesmo quando estamos sem bola.

Firedeep22

Citação de: Android1974 em 25 de Setembro de 2021, 21:02
Citação de: Firedeep22 em 25 de Setembro de 2021, 20:49
Ganhamos e ganhamos muito bem!
Devíamos ter controlado o jogo de outra forma, mas poupem me podíamos ter marcado imensos golos...andam com a lenga lenga parece que foi um jogo equilibrado e não foi. O adversário também joga, também tem oportunidades, mas na minha opinião o problema deste jogo foi termos falhado imenso  :-X
Também estivemos mais permeáveis na defesa do que é habitual.
Concordo com isso, e acho que em parte o Veríssimo e o Grimaldo não estiveram tão bem

Pedro84

Apesar do bom jogo feito, em que a primeira parte foi excelente, continuamos a dar muitas oportunidades ao adversário. Enquanto assim for, estaremos sempre mais perto de perder do que ganhar quando o nível sobe de dificuldade.

Roting

A equipa continua sem saber gerir resultados.

GTtdi_SLB

Citação de: HJDK em 25 de Setembro de 2021, 21:03
Temos um grave problema: não há nem de perto nem de longe substitutos para JM e Weigl. Vamos penar quando estiverem ausentes.
isso passa no city, no psg, no real, no bayern, no arrentela e no oriental, tira-lhes os habituais titulares e a tendência natural é os resultados piorarem, não é priopriamente uma ciência oculta. E nem tem que ver com a qualidade ou falta dela nas alternativas, é porque a vida é mesmo assim, há uns mais rodados que outros e que executam melhor o seu trabalho que outros. O segredo está em esconder as debilidades da equipa caso as alternativas sejam chamadas a jogo e cumpram dentro do possível.

slbenfica_croft

#1118664
Uma das coisas que continuo a achar é que o BENFICA não tem em algumas posições jogadores com as características ideias para jogar desta forma.

Particularmente nos centrais e nas laterais.

O BEFICA tem centrais com qualidade, mas não tem nenhum central com as características ideais para jogar neste perfil de jogo. Ou melhor, com a conjugação de características que os tornem ideais para um desenho a 3.

Num desenho a 3 defesas, neste caso são centrais (poderia não ser) e querendo-se que o BENFICA seja um equipa capaz de dominar, subir linhas,  e proporcionar que os laterais apenas e só em casos muito particulares façam um 5 atrás (e este é um ponto chave) então os 3 defesas, sejam eles centrais ou não, têm que ter características físicas e técnicas que lhes permitam cobrir profundidade e também "alguma" largura com um nível de conforto que na minha óptica manifestamente não temos.

Idealmente os nossos defesas teriam que ser não só mais rápidos como muito mais ágeis e mais confortáveis em cobrir mais espaço. Para além disso a sua saída de bola teria igualmente que ser melhor em progressão. Há momentos de jogo que se pede que os centrais/defesas pelas laterais tenham muito mais capacidade de saída em progressão do que o que os centrais do BENFICA têm. É um misto de características a ditar isto.

O Jan e o Otamendi estão velhotes, mas nenhum deles tem essas características em termos de cobertura de profundidade e largura, mesmo quando mais jovens. Ainda assim o Otamendi é aquele que pelos níveis de agressividade, competitividade e de ataque ao portador da bola, que melhor consegue lidar com isso. Por outro lado o Jan tem melhor saída de bola, embora sem a progressão que por vezes se pede.

O Jan sofre na largura e na profundidade e em muitos momentos compensa com posicionamento, mas não permite à equipa outra cobertura e que seria ideal num desenho a 3.

O Lucas V., sendo o mais novo e até tendo uma boa velocidade no entanto perde-se quando é obrigado a dançar mais na largura. Na saída de bola é por norma competente, mas mais uma vez sem a progressão que por vezes se pede.

O Morato que tem dado muito boa conta de si também é um perfil de central que jogando a 3 por uma das faixas cobre melhor a profundidade que a largura. Isto porque é efectivamente rápido, de passada larga, mas longe de ser ágil que acaba muitas vezes por ser essencial na cobertura em termos de largura dado o posicionamento dos jogadores neste perfil táctico. e precisa de ser mais incisivo em algumas abordagens. Tem boa saída de bola, quase sempre com qualidade no passe. Tem que arriscar mais e tentar mais vezes sair com bola em progressão.

Tudo isto que aqui falo não é uma crítica aos jogadores. Tem muito que ver com características, particularmente física e de base atlética.

Nas laterais há, na minha óptica um fenómeno similar. No sentido em que para se jogar com um trio atrás e proporcionar os corredores para laterais então forçosamente os laterais terão que ter maior velocidade, robustez, rotatividade e capacidade para fazer o flanco. Aliás, terão até que ser jogadores com alguma caixa extra em determinados momentos (leia-se pulmão).

No geral temos laterais com pouquíssima capacidade para dar profundidade de forma mais ou menos consistente. E quando digo profundidade não me refiro em concreto a ir à linha constantemente. Muitas vezes não é necessário, mas é preciso fazer o flanco em apoio de outra forma e com outro conforto. Com mais velocidade, mais rotatividade e sim, mais músculo. Dito assim, sem qualquer tipo de preconceito.

E não, não estou a dizer que quero músculo em vez de futebol e qualidade com bola. Não é nada disso. O que quero é, considerando as especificidades do nosso perfil de jogo e considerando que o futebol é suposto ser um desporto de alta competição (é necessário cumprir mínimos olimpicos), que os nossos laterais consigam equilibrar melhor as duas coisas.

Não quero zaidus (que só têm a condição física, nos píncaros aliás, mas falta quase tudo o resto), mas os Grimaldos também eles são curtos e ainda mais sem concorrência quando na realidade deveria haver um titular de caras que colocasse o Grimaldo no banco.

Até porque o Grimaldo tem talento intrínseco, mas pouco rendimento real e efectivo considerando o tal talento que inegavelmente tem. Apresenta níveis de concentração baixos, enormes dificuldades em termos físicos (e com isto não digo que tenha que procurar o choque, simplesmente não deve ser colocado completamente fora do lance por qualquer sopro que leve), velocidade q.b para um lateral e para este perfil diria até abaixo do que se pede, rotação baixa e carências de vária ordem.

O problema não é ser baixo. Se fosse baixo, mas robusto, mais rápido, mais rotativo e com outros níveis de competitividade encaixaria quase na perfeição.

O Lazaro, para dar um exemplo, está claramente mais próximo do que se pretende neste perfil de jogo, olhando às características do mesmo.

Não é fácil acertar nesta conjugação de variáveis para estas duas posições. Trata-se de encontrar uma combinação de características que é complicado encontrar no mercado em que nos mexemos. Mas serve isto para provar pela enésima vez que scouting não é só olhar ao talento intrínseco, é também e muito olhar ao que é preciso em termos de posição que o jogador ocupa e o que se pretende que dê e isso implica olhar para o talento, mas também para uma série de características, técnicas, físicas e de mentalidade, que são complementares e que no fundo nos dão o real valor do jogador.

djhifi

Se ganhares ao Barça deixo-te entrar em modo pavão durante uma semana inteira.

(Mas só durante uma semana!)  ;D

:dance:

djhifi

Citação de: del4you2 em 25 de Setembro de 2021, 21:47
E pronto, basta umas vitóriazinhas para o TOP3 ser novamente o melhor do mundo...

Ambição onde andas tu???

Ninguém disse que "era top 3 melhor do mundo"

Mas chamar de "umas vitóriazinhas" a 7 jogos 7 vitórias é para rir.

Record com mais de 39 anos batido.

"vitóriazinhas".  :2funny:

Tá engrassade

AleKx

Vai usar sempre o Darwin. Porque o Darwin é mais do que jogador do Benfica, é jogador de Jesus.

hugo silva

Citação de: I Am The Walrus em 25 de Setembro de 2021, 21:59
Existem 10 posições no "11" que para mim estão preenchidas

                                              . Odysseas


                         . L.Veríssimo            . Otamendi            . Vertonghen


    . Lazaro                      . Weigl               . J.Mario                      . Grimaldo


                       . Rafa                     . Yaremchuck            . ???????

Falta acertar com o terceiro homem no ataque:

- Everton, está dificil! E pelo andar da carruagem, não vai dar mais que isto.

- Pizzi .. pah, bardamerda com este.

- Darwin .. se isto fosse uma prova de velocidade, era ele e mais 10. Como é um jogo de futebol, a bola quando toca nos pés, o jogada "morre" ali. Dos piores avançados a dominar uma bola e dos mais burros a nivel táctico que vi.

- Radonjic, é uma incógnita, mas pelas qualidades e caracteristicas que tem, acredito que vai disputar o lugar muito rapidamente.

- Gonçalo Ramos, era a minha aposta! Para este sistema táctico, com as suas caracteristicas, era o jogador perfeito. Não faço a minima ideia, pq o JJ deixou de apostar nele, são aquelas merdas que ninguém percebe.


É óbvio que o lugar tinha de ser do Gonçalo Ramos,mas como é da formação
não conta para o pseudo-mestre.
Ainda por cima com a variante que foi utilizada hoje, com Rafa nas costas, mais sentido fazia.

Bethinho

Citação de: djhifi em 25 de Setembro de 2021, 22:47
Citação de: del4you2 em 25 de Setembro de 2021, 21:47
E pronto, basta umas vitóriazinhas para o TOP3 ser novamente o melhor do mundo...

Ambição onde andas tu???

Ninguém disse que "era top 3 melhor do mundo"

Mas chamar de "umas vitóriazinhas" a 7 jogos 7 vitórias é para rir.

Record com mais de 39 anos batido.

"vitóriazinhas".  :2funny:

Tá engrassade

hoje?acho que não.
mas que já foi dito neste topico já.