Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

tnlemos

Citação de: Nunivs em 06 de Novembro de 2014, 16:25
Citação de: Aguia_Rea1 em 06 de Novembro de 2014, 16:17
que nojo de comentários, mas percebo que é mais facil culpar os Benfiquistas de Lisboa que ver a merda dentro de casa.

Custa ler a verdade ? Se as pessoas de Lisboa fossem mais dedicadas ao clube, como outrora foram, não andávamos aqui com essas discussões. Andávamos sim, a tentar perceber de que modo o resto do país poderia ter hipóteses de ver um jogo na nossa casa.

Para mim a comparação que o Theroux fez, com os numeros do Vitória (que todos os anos tem uma media á volta de 14mil pessoas) e que eu faço todos os anos, devia encher de vergonha certas pessoas. Mas isso sou eu, que quando estava em Portugal, tinha que "justificar" porque é que eu era dos poucos de Guimarães que fazia várias vezes mais de 600 km's para ir ver o meu clube.
Infelizmente tive de deixar de ter cativo há 2 anos... Outros valores se levantaram e não dá...
Se o Marinho Pinto diz que 4600 Euros mês é pouco para quem trabalha ou vive em Lisboa viver dignamente, eu sozinho pago casa, carro, tenho 2 filhos e estou a milhas do montante minimo de dignidade humana lisboeta que esse senhor mencionou... Infelizmente, não dá!

Far(away)

O problema nao está na regiao da grande Lisboa. Está num conjunto de outras coisas. Tenho amigos meus ferrenhos benfiquistas, mas que sao casados, têm filhos, muitas vezes apenas com um ordenado a entrar em casa e a chegar ao meio do mês a fazer contas. O Benfica na sua maioria está no povao. E o país em que estamos inseridos nao dá condiçoes necessarias para que o futebol seja uma escolha legitima.

Ou pensam que se o Arsenal fosse de Lisboa e tivesse o mesmo numero de adeptos que tem em Londres, mas tendo esses adeptos o nivel de vida que se tem em Portugal que o estadio ia encher sempre? Nem pensar.

É muito fácil falar à boca cheia que os adeptos da grande Lisboa nao sao fieis.

Vieri

ehehe, este tópico é o máximo...
discute-se tudo...

costapequeno

Quem tem familia e filhos e nao tenha um grande ordenado fica dificil ir ao futebol.

Aguia_Rea1

Citação de: Nunivs em 06 de Novembro de 2014, 16:25
Citação de: Aguia_Rea1 em 06 de Novembro de 2014, 16:17
que nojo de comentários, mas percebo que é mais facil culpar os Benfiquistas de Lisboa que ver a merda dentro de casa.

Custa ler a verdade ? Se as pessoas de Lisboa fossem mais dedicadas ao clube, como outrora foram, não andávamos aqui com essas discussões. Andávamos sim, a tentar perceber de que modo o resto do país poderia ter hipóteses de ver um jogo na nossa casa.

Para mim a comparação que o Theroux fez, com os numeros do Vitória (que todos os anos tem uma media á volta de 14mil pessoas) e que eu faço todos os anos, devia encher de vergonha certas pessoas. Mas isso sou eu, que quando estava em Portugal, tinha que "justificar" porque é que eu era dos poucos de Guimarães que fazia várias vezes mais de 600 km's para ir ver o meu clube.

custa é ler parvoices. como catalogar os Benfiquistas de Lisboa.

se ganhares 5000€/mes em Braga tens mais obrigação que alguem que ganhe 400€ em Lisboa

as viagens de avião sao bem baratas, mais baratas que muitos bilhetes de comboio em Portugal, e lá fora ganha-se muito mais

prepara-te que vou começar a catalogar quem ganha bem fora de Lisboa e os emigrantes

paulomaia1972

Para os jovens adeptos, o clube surge nas primeiras prioridades; para os que têm família como é óbvio o clube surge como um bem acessório.

Para mim, são várias as razões, mas as principais são o mau futebol e a crise económica.

supersueca

#808971
Citação de: AnotherDoom em 06 de Novembro de 2014, 15:36
Eu não acho que tenha a ver com resultados.

Em anos que estamos em 1º e a jogar bem raramente enchemos o Estádio e para a Liga dos campeões é por demais evidente.

Acho que tem a ver com a cultura do clube que se foi perdendo.

Aqueles anos de profunda crise (anos 90/2000), afastaram muita gente do Estádio e depois disso surgiu o Benfica-empresa.

O adepto já não tem aquela relação afectiva com o clube, agora é uma relação mais fria e distante de empresa/cliente.

E o cliente só está satisfeito quando há festa.

Análise certeira. A transformação do Benfica no benfica import/export, onde o sucesso desportivo passou a acessório e o q interessa é o betão, a progressiva falta de exigência dos adeptos, uma formação-fachada para o Fair Play da Uefa ver, deu nisto. E, pode até parecer um pormenor, um presidente que não gosta de futebol.
edit: Faltou tb referir uma cidade desportiva "fechada" e descentralizada. Longe vão os tempo dos adeptos q iam para o estádio ao fim de semana de manhã e saiam de lá à noite. Era velho e desconfortável, mas que saudades do antigo estádio e mais ainda da área circundante.

Aguia_Rea1


Nunivs

Citação de: Aguia_Rea1 em 06 de Novembro de 2014, 16:37
Citação de: Nunivs em 06 de Novembro de 2014, 16:25
Citação de: Aguia_Rea1 em 06 de Novembro de 2014, 16:17
que nojo de comentários, mas percebo que é mais facil culpar os Benfiquistas de Lisboa que ver a merda dentro de casa.

Custa ler a verdade ? Se as pessoas de Lisboa fossem mais dedicadas ao clube, como outrora foram, não andávamos aqui com essas discussões. Andávamos sim, a tentar perceber de que modo o resto do país poderia ter hipóteses de ver um jogo na nossa casa.

Para mim a comparação que o Theroux fez, com os numeros do Vitória (que todos os anos tem uma media á volta de 14mil pessoas) e que eu faço todos os anos, devia encher de vergonha certas pessoas. Mas isso sou eu, que quando estava em Portugal, tinha que "justificar" porque é que eu era dos poucos de Guimarães que fazia várias vezes mais de 600 km's para ir ver o meu clube.

custa é ler parvoices. como catalogar os Benfiquistas de Lisboa.

se ganhares 5000€/mes em Braga tens mais obrigação que alguem que ganhe 400€ em Lisboa

as viagens de avião sao bem baratas, mais baratas que muitos bilhetes de comboio em Portugal, e lá fora ganha-se muito mais

prepara-te que vou começar a catalogar quem ganha bem fora de Lisboa e os emigrantes

Esta foi genial... queres comparar esforços que se fazem com escalas, e tudo mais para ir a Portugal... a pessoas que ficam a uma distancia de 50km's do estadio ?
Queres comparar os dias de folga que se têm de tirar para fazer uma viagem a Portugal, e os 50/100 km's para ver a bola ?

Isto sim, é uma autentica parvoíce.

Vieri

Eu também acho que não se trata só da crise e que o Benfica perdeu alguma coisa a nível da massa adepta.
Acho que os adeptos acompanharam a linha da direção, passando de adeptos a clientes.
Choca-me ver pavilhões dos rivais cheios e ver os nossos vazios até em finais.
Algo se perdeu pelo caminho, sinceramente.

costapequeno

off topic o avatar do aguia é fabuloso! :rir:

Vieri

Citação de: supersueca em 06 de Novembro de 2014, 16:40
Citação de: AnotherDoom em 06 de Novembro de 2014, 15:36
Eu não acho que tenha a ver com resultados.

Em anos que estamos em 1º e a jogar bem raramente enchemos o Estádio e para a Liga dos campeões é por demais evidente.

Acho que tem a ver com a cultura do clube que se foi perdendo.

Aqueles anos de profunda crise (anos 90/2000), afastaram muita gente do Estádio e depois disso surgiu o Benfica-empresa.

O adepto já não tem aquela relação afectiva com o clube, agora é uma relação mais fria e distante de empresa/cliente.

E o cliente só está satisfeito quando há festa.

Análise certeira. A transformação do Benfica no benfica import/export, onde o sucesso desportivo passou a acessório e o q interessa é o betão, a progressiva falta de exigência dos adeptos, uma formação-fachada para o Fair Play da Uefa ver, deu nisto. E, pode até parecer um pormenor, um presidente que não gosta de futebol.
edit: Faltou tb referir uma cidade desportiva "fechada" e descentralizada. Longe vão os tempo dos adeptos q iam para o estádio ao fim de semana de manhã e saiam de lá à noite. Era velho e desconfortável, mas que saudades do antigo estádio e mais ainda da área circundante.

não tinha lido esse post do anotherdoom,.
é exactamente isso!

Far(away)

Algo se perdeu obviamente. Desde logo os valores benfiquistas. Antes as pessoas iam ao estádio nao apenas para ver o Benfica, mas para ter um dia à Benfica. Mística.

A partir do momento em que o presidente do clube refere-se ao Benfica como uma empresa, a partir do momento em que os adeptos seguem essa mensagem, obviamente que algo muito de importante se perdeu.

pguerreiro

O problema das assistências sempre existiu, mesmo com metade do pessoal a entrar à pala.

VALEBEM

O Benfica tem 5 modalidades, e os outros duas ou 3. Ajuda a dispersar.
Eu, quando era miúdo, passava os sábados nos pavilhões. Mas a vida muda, e as pessoas deixam de estar tão disponíveis só para o clube.