Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

PsychoFan

Citação de: Endless em 11 de Fevereiro de 2015, 18:42
Para mim em ambas as imagens, são os centrais a definir a linha de fora de jogo. Mais evidente na primeira. Já no gif, não me parece que erro seja o Jardel, se reparamos ele e o Luisão estão na mesma linha e como o movimento do Cedric é para dentro e não para linha final, faria todo o sentido que Talisca, que foi quem esteve na sua marcação, o acompanha-se.
Não tás a alcançar.

abar85

Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 18:48
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:41
Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 18:25
Às vezes são os centrais, e às vezes é o lateral. Depende.

Por exemplo aqui quem tava a definir era Luisão (central) e Jardel tinha q o seguir:

E aqui era Maxi (lateral):

Ambos estão em cobertura. No caso do gif que estamos a falar, é parecido à da primeira imagem (devido à posição da bola). Almeida na contenção a Montero. Talisca e Eliseu (em "cobertura", a definir a linha, embora por fora) batidos, percebem a movimentação de Cedric e colocam-no em fdj. Só q Jardel não alinhou na perfeição, devido à rapidez do lance.

Eu acho que em ambos os lances é o Luisão que "define", e define pela leitura que faz do lance, decidindo se deve ou não "respeitar" a linha dada pelo defensor do lado da bola.
Na 2ª, quem define é Maxi. Não ia respeitar o Maxi porque razão?

Naquela zona e com aquele posicionamento dos jogadores do Porto ele respeita-a e bem, mas aí está, o Luisão respeita a linha do Maxi, a decisão é dele, e é a isso que me refiro com o define. Dependendo da situação, é normalmente o Luisão que define a linha que os outros devem respeitar. O Maxi faz o acompanhamento do lance sem a noção total dos adversários ou do resto da defesa nas suas costas, zona central do campo, a sua preocupação não é definir uma linha, essa é a preocupação do resto da defesa que tem maior visão do panorama global da jogada.
Eu falo em definir em termos de decisão.

abar85

E no GIf que falávamos, não é só o Jardel mas ambos os centrais que ficam mais atrasados, até porque o Luisão está com o João Mário.

Quando o Cedric passa na frente do Talisca e não nas suas costas, para mim, o Talisca não pode nunca abandonar o lance. O LUisão e o Jardel seguiram a linha do Talisca e quando ele sai colocam o Cedric em jogo.

policeMAN

ter um treinador que tem um plantel 3 ou 4 xs mais caro que o do adversário
que tem melhores executantes

e que depois muda por completo a forma de jogar da sua equipa... diz muito da sua qualidade e da confiança que tem no seu sistema de jogo...

PsychoFan

Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:55

Por exemplo aqui quem tava a definir era Luisão (central) e Jardel tinha q o seguir:

Ambos estão em cobertura. No caso do gif que estamos a falar, é parecido à da primeira imagem (devido à posição da bola). Almeida na contenção a Montero. Talisca e Eliseu (em "cobertura", a definir a linha, embora por fora) batidos, percebem a movimentação de Cedric e colocam-no em fdj. Só q Jardel não alinhou na perfeição, devido à rapidez do lance.

Eu acho que em ambos os lances é o Luisão que "define", e define pela leitura que faz do lance, decidindo se deve ou não "respeitar" a linha dada pelo defensor do lado da bola.
Naquela zona e com aquele posicionamento dos jogadores do Porto ele respeita-a e bem, mas aí está, o Luisão respeita a linha do Maxi, a decisão é dele, e é a isso que me refiro com o define. Dependendo da situação, é normalmente o Luisão que define a linha que os outros devem respeitar. O Maxi faz o acompanhamento do lance sem a noção total dos adversários ou do resto da defesa nas suas costas, zona central do campo, a sua preocupação não é definir uma linha, essa é a preocupação do resto da defesa que tem maior visão do panorama global da jogada.
Tás a complicar. Repara, quem define ali a linha defensiva, é Maxi, já q é ele, q tá na cobertura. Ponto. O Luisão só tem q alinhar.

Red Eyes

Citação de: policeMAN em 11 de Fevereiro de 2015, 18:57
ter um treinador que tem um plantel 3 ou 4 xs mais caro que o do adversário
que tem melhores executantes

e que depois muda por completo a forma de jogar da sua equipa... diz muito da sua qualidade e da confiança que tem no seu sistema de jogo...
Isso não é assim tão linear. Depende dos objectivos que se pretendem. Isto de jogar futebol olhos nos olhos independentemente do adversário e da competição faz parte do futebol romântico de outros tempos. Hoje em dia os clubes vivem de resultados mais do que de exibições.

RIP futebol romântico. :-X

abar85

Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 19:01
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:55

Tás a complicar. Repara, quem define ali a linha defensiva, é Maxi, já q é ele, q tá na cobertura. Ponto. O Luisão só tem q alinhar.

Tanto o LUisão como o Jardel estão atrás do Maxi, não estão alinhados.
E basta pensar que o Brahimi podia entrar ali entre o LUisão e o Maxi e o LUisão perceber que não tem pernas para o ir buscar depois, ou perceber que o Brahimi pode cair no Maxi e tem que fazer cobertura para antecipar o lance e com isso ser ele a definir a linha, se calhar por isso é que já estava ligeiramente atrasado. É uma fase demasiado prematura do lance, não sei como se desenrolou, mas seria interessante ver.

Entendo todos esses "dogmas" que vais apresentando, mas num jogo são apenas guias, grande parte das vezes a leitura é mais tão importante como isso e isso é que faz os grandes jogadores, por isso é que só com jogadores desta qualidade JJ defende assim.

abar85

Temos leituras diferentes ou visões diferentes e não tem mal. Cumprimentos.

Red.Fever

hoje deve jogar parte da equipa que devia ter jogado contra o sporting
Cristante a 6, Guedes a extremos esquerdo, Yalisca a 9,5, Lisandro a DC, Almeida ou Silvio a LE, Pizzi somewhere...

o que é um pouco estranho, visto que o jogo contra o sporting deveria de ser mais importante e complicado...

HJDK

PsychoFan

lol eles estão alinhados, não na perfeição, mas estão, note-se que estão a correr também.

policeMAN

e continua o ELISEU a jogar de CRL à pala do mestre!!!

AnotherDoom

Tens razão Jorge Jesus....

... se continuares a insistir em Eliseu+Olah+Talisca um dia, quem sabe um dia façam um jogo decente.

Até lá continuam a ser ridículos como hoje.