Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

MAGICAL ONE

ganhando o campeonato, obviamente JJ tem que renovar.

Francescoli

Citação de: VitorPaneira7 em 25 de Fevereiro de 2015, 12:31
Jesus tem de ambicionar ser o melhor no Benfica e não o melhor para sair do Benfica, já bastou Koeman e sua ambição europeia.

Quem me vê postar sabe que sou um critico das escolhas teimosas de Jesus, nas tácticas e jogadores, e da sua basófia.Contudo o homem é um trabalhador, não vi um treinador no Benfica trabalhar tanto como ele desde ver um jogo da equipa B ontem ou estar a ver o Sevilha depois de eliminar a Juventus.Este espirito trabalhador de quem cresceu a pulso tem imensa influência no balneário, desde Camacho de 2002-04 não via um treinador a construir um balneário forte e unido como ele e até agora imune a fugas internas ou ameaças de fora. E acredito que os jogadores lhe obedecem e aceitam as criticas mais grossas porque sabem que ele é um exemplo de trabalho e trabalha para eles evoluirem.Neste momento ele é a estrutura juntamente com LFV, daí a sua substituição ser dificil tendo em conta o último.

Se é para contratar alguém tem de ser tão bom ou melhor que Jesus e tenha as mesmas capacidades de balneário e aceite , a curto ou a longo prazo, tapar os buracos que Jesus tapa, não é só ,como foi bem dito por um user, "ser um defensor do 4-3-3", não basta mudar a táctica. Infelizmente olho para o mercado e não vejo ninguém disponível porque se é para Jesus sair e alguém o substituir tem de se olhar para profissionais de mais valia como um Klopp e Simeone ou interessantes como Bielsa, Yakin (boa carreira no Basileia), Montella, Rudi Garcia, Conte ou Rafa Benitez. Marco Silva ainda está a crescer e nomes como Vitória, Vitor Pereira e Paulo Sousa, nem deviam vir ao de cima, não tem dedos para um Benfica.

O Benfica assenta neste momento em dois pilares, Jesus e LFV,  e se Jesus sai outro abana por todos os lados. A criação de um terceiro pilar que permite a substituição dos outros era importante, um director que traga rigor nas contratações e na comunicação , permita Jesus e LFV não estarem muito sobrecarregados e caso saia um deles seja um elo de ligação da continuidade desportiva do clube.Claro que para isto é necessário a iniciativa de LFV e Jesus aceitar deixar alguma influência, mas acho que seria benéfico para os dois e mantinham-se como os principais poderes desportivos do clube. Rui Costa em principio devia ser essa figura, não sei o que se passa.

A não haver melhores soluções no mercado Jesus deve ficar, não é a questão do caos se é para sair tem de vir alguém melhor para o Benfica pois as condições financeiras, um grupo de futebolistas experiente no clube e com peso no balneário e os objectivos desportivos assim o exigem, tem de ser alguém melhor e que seja uma solução imediata.Além do mais tem de haver a preocupação de garantir uma pré -época estável e a necessidade de promover uma terceira figura, um terceiro pilar , que ajude a sustentar a cada vez maior estrutura do Benfica.Ou Rui Costa ganha mais influência e participação ou encontra-se uma outra figura. É o tal castelo de pedra que referi que Jesus e LFV tem de construir e assim constituírem um legado duradouro como Otto Glória de 54-59  que permitiu os sucessos dos anos 60 ou de Borges Coutinho que permitiu prolongar o sucesso nos 70 e mesmo 80, apesar de não ser presidente.Jesus e LFV tem algo muito importante para fazerem isso, tempo.

Concordo praticamente com tudo, só acho que te esqueceste de mencionar o Rui Costa, que na minha opinião foi determinante para o salto competitivo que o Benfica deu!

Glorioso post. :)

VitorPaneira7

Eu também acho que sim Francescoli, mas há alguns para cá tem perdido a influência e a participação directa. Nos últimos anos os destinos tem-se concentrado mais nas mãos de Jesus e de LFV. Pede-se ,  com a mais que provável continuidade, uma participação mais assertiva e influente junto de LFV e Jesus e que promova o rigor e qualidade.

nfgl

Eu concordo que deveria existir um CFO no Benfica, um papel que não me parece que esteja devidamente ocupado no Benfica, ou na realidade até existe, no sentido que o VitorPaneira7 indica, em que o papel está diluído em 2 pessoas que também têm outras responsabilidades.

Quando digo CFO é Chief Football Office.

Também concordo que o Rui Costa trouxe com ele um conjunto de valias que não existiam no Benfica e que se tem notado esse conhecimento naquilo que se transformou no Benfica de há 7 ou 8 anos para cá.

VALEBEM

Para mim, a mudança no Benfica chama-se Jorge Jesus...
Com os mesmos intervenientes (Vieira e Rui), todos vimos o que o Benfica fez na época anterior à vinda do Jesus... Não digo que ambos não tenham crescido e aprendido com o tempo, mas naquela altura Jesus fez jus ao nome, e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido a Vieira, que começava a estar periclitante no cargo, depois de 4 anos sem ficarmos sequer em 2º no campeonato...

pguerreiro

Acho difícil enquadrar uma terceira pessoa, o JJ gosta de lidar directamente com o LFV e de chamar a si decisões que caberiam a um DD. Eles falam todos os dias, de manhã por norma até fazem caminhadas juntos, tirando a menina da TVI não acho que outra pessoa se fizesse velha na posição. Nada de mais, se o JJ não fosse tão obsessivo com controle também não seria tão bom no que faz.

Theroux

Citação de: pguerreiro em 25 de Fevereiro de 2015, 17:16
Acho difícil enquadrar uma terceira pessoa, o JJ gosta de lidar directamente com o LFV e de chamar a si decisões que caberiam a um DD. Eles falam todos os dias, de manhã por norma até fazem caminhadas juntos, tirando a menina da TVI não acho que outra pessoa se fizesse velha na posição. Nada de mais, se o JJ não fosse tão obsessivo com controle também não seria tão bom no que faz.

A 3ª pessoa já lá está, é o Rui Costa.

pguerreiro

Citação de: Theroux em 25 de Fevereiro de 2015, 17:23

O RC é prospecção, não é o homem forte do futebol embora tenha voz activa.

Theroux

Citação de: pguerreiro em 25 de Fevereiro de 2015, 17:48

Faz parte integral da equipa como admnistrador da SAD para o futebol, não há um homem forte do futebol no Benfica.

pguerreiro

Citação de: Theroux em 25 de Fevereiro de 2015, 17:52

Tem uma voz activa, é admnistrador da SAD para o futebol.
edit

Theroux

Citação de: pguerreiro em 25 de Fevereiro de 2015, 17:55

É um título bonito, na prática o JJ lida com o LFV.

E com o Rui Costa, palavras do próprio JJ.

pguerreiro

Citação de: Theroux em 25 de Fevereiro de 2015, 17:57
Citação de: pguerreiro em 25 de Fevereiro de 2015, 17:55

É um título bonito, na prática o JJ lida com o LFV.

E com o Rui Costa, palavras do próprio JJ.
Nas entradas de jogadores, obviamente. O RC pergunta quem queres do Chelsea e o JJ diz quero o Matic. Quando é para buscar Eliseus é entre LFV e JJ.

nfgl

As contratações são discutidas no CA da SAD.
Não há cá JJ+LFV nas contratações.

pguerreiro

Coitado do JJ que lhe impõem jogadores.

HJDK

Citação de: nfgl em 25 de Fevereiro de 2015, 18:14
As contratações são discutidas no CA da SAD.
Não há cá JJ+LFV nas contratações.
Ou seja, então desmentes os dois?