Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Phant

Citação de: sammer em 24 de Janeiro de 2012, 12:42
Citação de: nokas7 em 24 de Janeiro de 2012, 12:38
Citação de: Bola7 em 24 de Janeiro de 2012, 12:06
Citação de: Batistuta em 24 de Janeiro de 2012, 11:21
O "defender" do Nolito é ir correr feito maluco atrás da bola.
prefiro isso a ver alguem a faze-lo com a força dos olhos...e alguns com o de tras..

Descrição perfeita, em geral, do Gaitán..

Que por vezes rende mais que a pressão à maluca do Nolito. Há que saber defender/pressionar com cabeça. Pressionar à Nolito por vezes, apesar de apressar a tomada de decisão do adversário, abre mais espaços nas costas do jogador, o que pode ser letal.

Ora bem, sammer. Mas esse pressionar constante do Nolito é uma coisa que agrada ao adepto, mesmo quando não é adequado. No lance que estamos a falar a maioria das pessoas culparia o Emerson porque não estava lá e é ele o defesa esquerdo. No entanto, se o Nolito tivesse recuado para completar a linha de 4 quando o jogador do Gil abdica da transição o lateral não tinha ido por ali fora como foi. É um pormenor, mas faz diferença. Agora pensem no lance do Gaitán. Se ele tem ido pressionar o Janssen em vez de recuar para a última linha o lance não poderia ter tido um final idêntico? (Janssen a dar no espaço e Tiendalli a subir sem ninguém para fazer contenção).

E só para deixar claro: o Nolito é um jogador fantástico, inclusivé defensivamente em questões de agressividade e reactividade. Mais que o Gaitán.

Phant

Citação de: EPluribusUnum em 24 de Janeiro de 2012, 12:39

Concordo, talvez tenha sido por isso que o Jesus o colocou a jogar naquela sequência em detrimento do Nolito.

Já agora, como achas que ele vai fazer para o próximo jogo? Com o Rodrigo em altas e o Aimar de volta? Irá apostar no mesmo onze do Gil ou fará mudanças?

Eu não gostei muito do Rodrigo contra o Gil (ainda tenho de rever a segunda parte) e acho que se o Aimar estiver bem jogará na frente com o Cardozo (é fora e tal). Depois na ala é um bocado imprevisível.

Pilar

... e a "agressividade e a reactividade" são mais preponderantes quando não se pensa.

É um prazer ler-vos, rapazes! :metal:

Edu

Citação de: Phant em 24 de Janeiro de 2012, 12:50
Ora bem, sammer. Mas esse pressionar constante do Nolito é uma coisa que agrada ao adepto, mesmo quando não é adequado. No lance que estamos a falar a maioria das pessoas culparia o Emerson porque não estava lá e é ele o defesa esquerdo. No entanto, se o Nolito tivesse recuado para completar a linha de 4 quando o jogador do Gil abdica da transição o lateral não tinha ido por ali fora como foi. É um pormenor, mas faz diferença. Agora pensem no lance do Gaitán. Se ele tem ido pressionar o Janssen em vez de recuar para a última linha o lance não poderia ter tido um final idêntico? (Janssen a dar no espaço e Tiendalli a subir sem ninguém para fazer contenção).

E só para deixar claro: o Nolito é um jogador fantástico, inclusivé defensivamente em questões de agressividade e reactividade. Mais que o Gaitán.
A que lance se referem, do Nolito? :huh:
Tenho achado o Nolito bem melhor a fechar os espaços... Não notei em nada de anormal.

Phant

Citação de: Edu em 24 de Janeiro de 2012, 13:02

Tenho achado o Nolito bem melhor a fechar os espaços... Não notei em nada de anormal.

Vai ler o meu post citado pelo EPluribusUnum na página atrás para perceberes o contexto. :)

EPluribusUnum

Penso que o Rodrigo de momento é titular. Está numa forma muito boa e bastante moralizado.

Creio que há três candidatos para um lugar para sábado: Gaitán, Bruno César e Aimar.

Javi, Witsel, Nolito, Rodrigo e Cardozo creio que jogarão de início. Resta saber quem os acompanhará.

Edu

Citação de: Phant em 24 de Janeiro de 2012, 13:03
Citação de: Edu em 24 de Janeiro de 2012, 13:02

Vai ler o meu post citado pelo EPluribusUnum na página atrás para perceberes o contexto. :)
Esse lance tinha-me escapado.
Não devias ter posto a parte toda do Nolito, que o pessoal assim avalia a transição ataque-defesa em vez daquele momento em que ele chega ao meio campo. Só depois é que ele demonstra aquilo que dizes. Concordo contigo, como bem sabes.

Thunderboy

Citação de: Phant em 24 de Janeiro de 2012, 12:59
Citação de: EPluribusUnum em 24 de Janeiro de 2012, 12:39

Concordo, talvez tenha sido por isso que o Jesus o colocou a jogar naquela sequência em detrimento do Nolito.

Já agora, como achas que ele vai fazer para o próximo jogo? Com o Rodrigo em altas e o Aimar de volta? Irá apostar no mesmo onze do Gil ou fará mudanças?

Eu não gostei muito do Rodrigo contra o Gil (ainda tenho de rever a segunda parte) e acho que se o Aimar estiver bem jogará na frente com o Cardozo (é fora e tal). Depois na ala é um bocado imprevisível.
na 2º parte esteve muito bem. ^-^

Phant

Pois Edu. O objectivo era deixar claro o desposicionamento do Emerson. Acho que é obvio que quando o jogador do Gil volta para trás acaba o momento de transição e começa o de organização.

SLBCARLOS

Citação de: abar85 em 24 de Janeiro de 2012, 11:41
Citação de: Phant em 24 de Janeiro de 2012, 11:01

Os lances são semelhantes. O objectivo era comparar a complementaridade com o lateral. Se não tivesse colocado a jogada desde o início não estavam a contestar isto. O Gaitán defende bem em organização porque se sabe colocar, não por ser especialmente agressivo. Eu disse lá atrás que não queria comparar os dois, apenas exemplificar uma das limitações - na minha maneira de ver, claro - do jogo do Nolito.

Outra coisa: parece-me que o problema passa também por não conseguires ou não tentares detectar padrões. Analisando os lances da maneira que fazes é muito difícil avançar na compreensão do jogo porque tudo parece aleatório. Não encarem o vídeo como prova definitiva (porque não é), mas sim como uma indicação e vão tendo atenção a lances do mesmo tipo nos próximos jogos.

Na minha opinião os lances são muito diferentes, e a atitude do adversário no lance então é absurda, tal como o espaço em que a equipa do Benfica está colocada. No lance do Gaitan a equipa está compacta e até é uma saida do Luisão que impede o avanço do jogador que cai na direita, para além de que o Gaitan está de frente parta o jogo e parado o que permite uma leitura mais fácil do jogo. No outro a equipa está dispersa, o Nolito vem em esforço desde a área adversária, de costas para o jogo e o lateral entra na linha sem outra oposição, que no outro lance (neste caso é o médio que cai na linha ) até é feita numa 1ª fase pelo Luisão que impede que o adversário entre nas costas do Gaitan.

Se queres fazer uma comparação, como dizes, e não tentar fazer valer o teu ponto de vista utilizando apenas 2 lances, quanto a mim distintos, podes fazer. Se eu pegasse em lances dos últimos jogos porventura também o Gaitan não tinha complementaridade com o defesa lateral e isso seria falso.

Existem padrões básicos em qualquer equipa, mas como não se joga contra a mesma equipa todas as semanas, muitos outros padrões têm que ser alterados para melhor se adequarem ao adversário e por isso a variabilidade, e não aleatoriedade, existe também.

x2.
eu entendo o que ele esta a tentar mostrar.  mas esses 2 videos nao sao o exemplo.
como ja disse antes. o do gaitan a equipa ja esta toda organizada(excepto cardozo) no seu meio campo. e o adverario a jogar a passo.

no lance do nolito, e um lance de contra ataque, aonde so estao 2 jogadores(javi e emerson)  a correr a beira do jogador adversario, a equipa nao esta organizada.   etc.. etc..

sinceramente usar esses 2 videos como exemplo e ridiculo.  se ves  tantos jogos o melhor exemplo que consegues fazer e uma conparacao destas? com 6 meses de diferenca?

porque nao metes um do gaitan, aonde o adversario sai em contra-ataque pela direita?? ou um do nolito a defender quando a equipa ta toda recuada e organizada??   

Phant

SLBCarlos, fazemos assim: tu é que tens a convicção que estou errado, portanto tu é que tens de rebater a minha posição, de preferência com o mesmo nível de argumentação com que eu a defendi. Comparei comportamentos diferentes em situações idênticas e não os jogadores que é o que te faz comichão. Ainda por cima tive a ousadia de dizer que o Gaitán fez uma coisa bem. Hehe. Assunto encerrado também contigo. Siga em frente.

Vieri

Citação de: Bola7 em 24 de Janeiro de 2012, 12:06
Citação de: Batistuta em 24 de Janeiro de 2012, 11:21
O "defender" do Nolito é ir correr feito maluco atrás da bola.
prefiro isso a ver alguem a faze-lo com a força dos olhos...e alguns com o de tras..

kaaaaaaaaaa
Pressão alta ou pressão baixa, dependendo dos olhos usados...

Sparrow

Phant...
Não apanhei 1/3 da conversa...nem vi o teu vídeo...
Deduzo é que seja um espécie de "defesa" ao jogador que usa a camisola nº20...

Podem ser feitos 1 milhão de videos ou dados 347 possiveis argumentos...esse jogador está bem é no banco neste momento...e se possivel que não chegue a entrar. Jogadores como aquela atitude quero-os bem longe do meu clube.  :bah2:

Ps. Deveria ter lido tudo para trás para ter a certeza do que estou a dizer. Por isso se foi descontextualizado peço desculpa.  O0

Fly 13

Citação de: Phant em 24 de Janeiro de 2012, 14:28
SLBCarlos, fazemos assim: tu é que tens a convicção que estou errado, portanto tu é que tens de rebater a minha posição, de preferência com o mesmo nível de argumentação com que eu a defendi. Comparei comportamentos diferentes em situações idênticas e não os jogadores que é o que te faz comichão. Ainda por cima tive a ousadia de dizer que o Gaitán fez uma coisa bem. Hehe. Assunto encerrado também contigo. Siga em frente.
Mas tu ainda dás trela?  ;D

Phant

Citação de: Sparrow em 24 de Janeiro de 2012, 14:39
Phant...
Não apanhei 1/3 da conversa...nem vi o teu vídeo...
Deduzo é que seja um espécie de "defesa" ao jogador que usa a camisola nº20...

Podem ser feitos 1 milhão de videos ou dados 347 possiveis argumentos...esse jogador está bem é no banco neste momento...e se possivel que não chegue a entrar. Jogadores como aquela atitude quero-os bem longe do meu clube.  :bah2:

Ps. Deveria ter lido tudo para trás para ter a certeza do que estou a dizer. Por isso se foi descontextualizado peço desculpa.  O0

Eu explico: não era defesa ao Gaitán. Era simplesmente exemplificar com um lance do jogo com o Gil algo que disse há uns tempos: o Nolito tem algumas dificuldades em perceber o seu papel em termos posicionais ao longo do flanco, especialmente na complementaridade com o lateral. Para se perceber melhor qual teria sido o comportamento correcto coloquei uma jogada do jogo com o Twente em que, numa situação idêntica, o Gaitán faz o que o tinha de ser feito. E foi o Gaitán porque ele é de facto forte em organização defensiva e tem uma boa capacidade posicional.

Tive o cuidado de escrever que estava a comparar comportamentos e não os jogadores em si, mas mesmo assim fui mal entendido por quem até já esperava que o fizesse.