Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

LMAB89

Citação de: Chefe em 28 de Maio de 2013, 10:47
E quem não se lembra da rabula desse senhor há dois anos, durante o pior arranque da historia do clube, dizer: "Ainda há muitos frangos para virar"?

Passado uns meses, perdemos o campeonato em casa para o fócul, a taça em casa para o fócul, eliminados pelo Braga, chuto no traseiro da LC com 3-0 em Israel pelo meio.

Ele tinha mesmo razão, faltava virar muito frango.
Na fase em que o Roberto dava frangos de bradar aos céus... uma excelente escolha de palavras, não haja dúvidas.

SunRider

Bom parece que a escolha vai recair entre Rui Vitória e Paulo Fonseca. Quem é que acham que terá mais hipóteses de ser o escolhido?

Redady

#540527
Infelizmente acho que obstinadamente o Vieira vai continuar apostar no Jesus.

Primeiro, porque tem as rotinas estabelecidas com ele.

Até meio de Abril, tudo levava a crer que isto era uma época de sonho, com a perspectiva de títulos, prestígio europeu recuperado e as vendas milionárias que se desenham. Na cabeça de Vieira as coisas estavam desenhadas para a próxima época, os adeptos do Benfica ovacionavam Jesus, e ele tem pesadelos com a possibilidade de o Jesus rumar ao Porto e começar a vencer, provando-se assim, que não conseguindo vencer cá, o problema não era do treinador e equipa técnica, mas sim do Presidente e da estrutura do Benfica. Isto matava a moral que tanto o Benfica precisa para enfrentar novos desafios, depois das clivagens que abriu com poderes instituídos.

Jesus, é como a letra da música " ai que saudades que eu já tinha da minha alegre casinha...". A casa já não é modesta como era, é um bruto Chalet que recebeu como prémio na Marisol pelo campeonato vencido, mas como ele é bairrista, sente-se cómodo em sair da casa, e passado 15 minutos de carro estar no Seixal. Ás vezes, depois do jantar com a família, vai beber o café ao Caixa. E isto é rotina.

Lógico que tem convites, mas dificilmente para o estrangeiro aceita, porque se sente cómodo assim, no seu "bairrito que é Lisboa e arredores". Tem convite para o Porto, mas sabe como o povo do norte, reage como ele sentiu em Felgueiras, e não lhe aceita os caprichos como aceitou o Braga de Salvador,  e como lhe aceita Vieira no Benfica.

É verdade que o Porto tem uma estrutura brutal, que não lhe dá a ele, como nunca deu a nenhum, a rédea solta para se desbroncar. Lá, as palavras e os actos são pensados e previamente combinados. Diz quem lá treinou, que é confortável trabalhar assim, mas também eram pessoas de outro calibre intelectual e trato.

Aquilo que se passa, é mesmo isso, Vieira e Jesus, sentem-se cómodos, na forma como falam, praguejam ou dizem as coisas da boca para fora. Ambos são impositivos e impulsivos, e capazes de liderar. Razão principal porque Vieira se sente descansado quando embarca para tratar de negócios, e deixa isto durante 4 ou 5 dias, principalmente o futebol, entregue a ele. Deu-lhe carta branca, e Jesus gosta disso ... nem vocês imaginam!

Por isso tal como eu dizia ontem, na SAD há quem queira a mudança, mas tudo o que disse atrás, somado às vendas fabulosas que ele levou o Benfica a fazer, são motivos pelos quais, Vieira tem muito medo de mudar.

Falar em nomes Portugueses, porque agora entrou-se na moda que só os treinadores portugueses vingam em Portugal, é redutor. Cajudas, Manuel José embora simpatizantes Benfiquistas não servem. Jesualdo, pelo passado recente, não colhe simpatias, embora se lhe reconheça capacidade. Domingos tem aquele rótulo de andrade ao estilo Artur Jorge. Marco, Fonseca e Vitória ... são a nova geração, mas destes, só o Vitória é que poderia voltar ao Benfica depois da passagem pelos juniores, mas não tem experiência europeia. Vieira gosta bastante de Rui Vitória, mas na ideia dele, não era para já, embora a conquista da Taça tenha-o projectado para um patamar acima ... e isso conta.

E aqui é que desagua tudo. O sonho europeu, a final na Luz, que obriga a um treinador com provas dadas na Europa. Tarimba europeia, meus amigos, tarimba!!

Tirando Jesus e Koeman, no Benfica não houve mais nenhum com Vieira. Poder-se-ia falar na hipótese Jesualdo ou Domingos, porque têm experiência, mas por razões já faladas, parecem cartas impensáveis. Trap desistiu da Europa...

Restam os treinadores estrangeiros. Heynckes teve o sucesso que se reconhece, mas tem o estigma de Vigo, Preud'homme está até ao fim do ano nas Arábias, e restam os acessíveis, e mais ou menos conhecidos. Djukic que foi sondado (dizem os Espanhóis) poderia fazer sentido pelos Sérvios que estão para chegar, mas também não tem experiência europeia, logo é arriscado, e depois os disponíveis Luís Henrique e Frank Rijkaard assim de cabeça, aqueles que têm um aceitável percurso, e são duma escola boa, que não romperia drasticamente com o percurso de 4 anos do JJ.

Eu sinceramente tirando a "boatagem" que anda sempre no ar, não sei nada de concreto, mas perante a análise do percurso de Vieira, do seu carácter e teimosia, acho que o Jesus ainda é o que lhe assegura - a ele e não ao Benfica!-, mais garantias.

Vamos ver no que isto dá. Se continuamos fazendo de conta que somos o Bayern, engolindo em seco e dando seguimento ao que estava programado, tese defendida pelo Vieira, ou se o resto da SAD tem peso para mudar o futuro imediato. Resta também saber, e isto é muito importante, se a estrutura profissional do futebol, tem capacidade passado 4 anos de rotinas, para rapidamente ser "profissional" com outra cara e outros métodos de trabalho.

Abraço

slb2me

Citação de: Rawkzter em 28 de Maio de 2013, 10:45
Citação de: slb2me em 28 de Maio de 2013, 10:44
Mancini isso era era bonito, até o sporting os humilhou.

Disse que queria ser treinador do Benfica ficaram todos molhados...

O que caralho! Sabes ler?


Queres o quê?

Não peças no forum o que queres, que ainda te dão.

Só tu é que escreves?

Estavam outros users a pedir o Mancini.


junkyarddog

Citação de: SunRider em 28 de Maio de 2013, 10:49
Bom parece que a escolha vai recair entre Rui Vitória e Paulo Fonseca. Quem é que acham que terá mais hipóteses de ser o escolhido?

o rui vitoria ja passou pelo benfica  (cm treinador na formação salvo erro)

Pilar

Citação de: junkyarddog em 28 de Maio de 2013, 10:47
Existe aqui alguém que quer que o JJ continue?

Aqui duvido, mas há pouco ouvi um benfiquista dizer que seria um erro despedir agora o JJ. Deveria, sim, ser-lhe proposto um contrato mais comodido em termos de salário e tempo.

Elvecchio

Gostava tambem de saber as razões porque Paulo Fonseca e Rui Vitoria são desejados pelos sócios e que motivos vos levam a preferir um em detrimento do outro.
Já agora que tanto se fala no Paulo Fonseca e no Rui Vitória, gostava tambem de saber porque é que as campanhas do Paços de Ferreira e do Vitoria de Guimarães, foram melhores que a do Estoril do Marco Silva

Pergunto isto porque em tempos neste forum, o N.Gomes era excelente por variadissimas razões, inclusivamente por ser de Amarante e porque ontem cheguei a ler aqui "cartas abertas de benfiquistas do norte aos benfiquistas do sul".

Assim passou-me pela cabeça que gostem do Paulo Fonseca por ele ser de Santa Cita e é importante termos alguem lá da terra no comando técnico do nosso clube ...

Sparrow

Vou tentar analisar a situação de forma ponderada...
O presidente e o treinador deixaram a situação chegar a este ponto. Não quiseram tratar da renovação em Janeiro por exemplo (apesar de eu ser 100% contra a continuidade do treinador) convencidos que a época acabaria com conquistas. Não o fizeram e quando as coisas estavam muito bem encaminhados o presidente lá se lembrou de dizer que a continuidade do treinador era certa. Naquele momento parecia que fazia sentido a continuidade do treinador (continuava 100% contra). O problema foi a catástrofe que veio a seguir. E o presidente ficou colocado numa encruzilhada histórica, por culpa própria.

Neste momento o presidente pensa: "Caraças, vou dar 4M por época a um treinador que nada ganha, como explico isso a toda a gente?
Por outro lado, como vou substituí-lo? É que quando entreguei essa pasta a pessoas que supostamente percebiam muito disto (Rui Costa e Veiga) os últimos 3 que trouxeram foram: koeman, fernando santos e quique. Quando decidi fazer a vontade do povo, fiz regressar o espanhol. Quando me atravessei...trouxe um treinador melhor." Confere.

Resumindo, parece-me que o Vieira tem medo da transição de Jesus para outro treinador e não sabe para onde se virar. O Vieira tem medo de renovar com Jesus neste momento e acontecer algo do género que aconteceu com Fernando Santos. Tem medo de entregar a pasta ao Rui Costa. Parece-me claro, que não sabe como sair desta encruzilhada e poderia muito bem ser o momento de sair do clube (com alguns anos de atraso).

Em relação ao treinador, parece-me que ficou abalado com este final de época, nem nos piores sonhos imaginou isto. Fico com a sensação que vários jogadores não estão com ele...e não me refiro à atitude lamentável do Cardozo...refiro-me às cenas que fizeram durante os 90 minutos...

O que fazer em relação ao treinador? A saída seria algo inevitável. Como tenho dito, sinto-me capaz de dizer uns 30 nomes que fariam o que o Jesus tem feito (perder títulos) e com salários incrivelmente mais baixos. Não me sinto tão capaz de dizer quem faria melhor (claro que estou a excluir aqueles nomes utópicos).
No fundo é pensar que se o Cardozo marcasse 2 ou 3 golos por época e ganhasse 4M, era preferível contratar um ponta de lança ao arrifanense, que poderia fazer o mesmo nº de golos e ganharia 4 mil euros por ano.

Pilar

O Vieira e os seus medos infantis, a marioneta perfeita para o outro que joga com os seus medos. Que tristeza. :disgust:

junkyarddog

Citação de: Pilar em 28 de Maio de 2013, 10:50
Citação de: junkyarddog em 28 de Maio de 2013, 10:47
Existe aqui alguém que quer que o JJ continue?

Aqui duvido, mas há pouco ouvi um benfiquista dizer que seria um erro despedir agora o JJ. Deveria, sim, ser-lhe proposto um contrato mais comodido em termos de salário e tempo.

A mim sinceramente o Fonseca e o Vitoria nao me convencem embora ache que precisamos de sangue novo não tou a ver ninguem à altura em Portugal

DastanPT

O Rui Vitoria desde que chegou ao Vitória já fez:

6º lugar no campeonato na primeira época.

9ºlugar na segunda época e uma taça de portugal.

Não é muito é certo, mas tendo em conta as dificuldades que o Vitória tem vindo a passar, foi um grande trabalho.

Se for para continuar com um português, que seja o Rui Vitoria.

Rawkzter

Citação de: slb2me em 28 de Maio de 2013, 10:49
Citação de: Rawkzter em 28 de Maio de 2013, 10:45
Citação de: slb2me em 28 de Maio de 2013, 10:44
Mancini isso era era bonito, até o sporting os humilhou.

Disse que queria ser treinador do Benfica ficaram todos molhados...

O que caralho! Sabes ler?


Queres o quê?

Não peças no forum o que queres, que ainda te dão.

Só tu é que escreves?

Estavam outros users a pedir o Mancini.

Aqui não estavam.


Meddler

Não tenho um único amigo portista que queira o Jesus no Porto. Abominam completamente essa possibilidade. E olhem que ainda são bastantes.

abar85

Redady, acho que é uma bela análise que termina com uma frase que acho que diz tudo.

Para Vieira e não para o Benfica, é melhor que JJ continue.