Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Çula

Citação de: Vieri em 13 de Janeiro de 2014, 13:26
Citação de: Aakeonan em 13 de Janeiro de 2014, 13:24
Há muito que tenho a certeza que não é o ter melhor equipa  e treinador que faz do porto campeão crónico (ok, são os árbitros também, mas nem estou a falar disso).

Uma equipa campeã faz-se de muito mais do que bons jogadores e treinadores, o futebol já nos ensinou essa lição há muitos anos, claro que é importante...mas quando temos 2 ou 3 equipas mais ao menos do mesmo nível...são outras coisas que desequilibram.

Ontem essas "Outras coisas" foram todas do Benfica, o Benfica até nem jogou bem, na minha opinião...mas foi grande na alma, agiantou-se...cresceu, encostou a testa ao Porto e disse "que é que queres crl? Levas 3 cabeçadas que só acordas no hospital".

Chegámos primeiros, metemos o pé, o corpo...foi nisto que o Benfica foi grande ontem, curiosamente, naquilo em que somos sistematicamente pequenos.

Também é bem verdade.
Jogamos à Camacho, o que nunca vem acontecendo nestes jogos grandes.

E curiosamente com Camacho levávamos quase sempre na pá.
No entanto foi com ele que tivemos sem dúvida as melhores abordagens dos ultimos anos. 1000 vezes melhores do que por exemplo as de Koeman, que lhe deu 100% de vitórias.

Vieri

Citação de: Çula em 13 de Janeiro de 2014, 13:28
Há muito que tenho a certeza que não é o ter melhor equipa  e treinador que faz do porto campeão crónico (ok, são os árbitros também, mas nem estou a falar disso).

Uma equipa campeã faz-se de muito mais do que bons jogadores e treinadores, o futebol já nos ensinou essa lição há muitos anos, claro que é importante...mas quando temos 2 ou 3 equipas mais ao menos do mesmo nível...são outras coisas que desequilibram.

Ontem essas "Outras coisas" foram todas do Benfica, o Benfica até nem jogou bem, na minha opinião...mas foi grande na alma, agiantou-se...cresceu, encostou a testa ao Porto e disse "que é que queres crl? Levas 3 cabeçadas que só acordas no hospital".

Chegámos primeiros, metemos o pé, o corpo...foi nisto que o Benfica foi grande ontem, curiosamente, naquilo em que somos sistematicamente pequenos.

:)

Eu concordo contigo nessa parte, Çulinha.
Ontem jogamos como sempre deviamos jogar estes jogos, com mais garra e menos medo.
Isso e quase um pressuposto.
Agora, no fim a qualidade é que desiquilibra.
O Sporting também os dominou, com muita garra, não tem é Markovics e Garays...

PAslb

Concordo em absoluto e não retiro uma única virgula, mas há outro aspeto importante para alem da atitude, que foi a estratégia tática, porque de nada valia apenas a atitude, se os laterais subissem com de costume no terreno, de nada valeria apenas a atitude se os avançados pressionassem muito à frente e de nada valeria apenas a atitude se jogasse o Artur e frangasse.

Toalhete

Dizer que a equipa dos últimos anos do Porto é espetacular e esta é a pior de sempre não pode ser mais falso. O Porto do ano passado para este só perdeu Moutinho. O Rámes pouca importância teve, o ano passado. Como já aqui alguém disse, indo posição por posição o Porto tem quase todos os melhores do campeonato, e desde sempre o Porto foi perdendo os melhores jogadores no verão, mas substituía-os bem. Este ano é que acho que não têm tido grande garra, espírito de equipa e o treinador não consegue pôr os jogadores a render o melhor nem consegue integrar os novos. Pelo meio já rodou Defour, Herrera, Carlos Eduardo, Josué, e ainda não se decidiu pelo melhor.

pcssousa

Citação de: Çula em 13 de Janeiro de 2014, 13:18
Citação de: Vieri em 13 de Janeiro de 2014, 13:08
Citação de: Çula em 13 de Janeiro de 2014, 13:00
Citação de: Vieri em 13 de Janeiro de 2014, 12:40
Nas análises que se fazem põe-se sempre a tónica nos treinadores e tácticas, mas, quanto a mim, esquece-se o principal.
A qualidade dos jogadores.
O 11 do fcp ontem é dos piores de sempre na Luz. Licá, Carlos coiso, Varela,...
Aliás, só o Quarema em 30' virou aquilo tudo, cavou um penalty, driblou e isolou o Jackson a 40 metros,enfim... qualidade!
Vi ontem uma foto do fcp a festejar um golo na Luz com Falcão, Hulk, James e Moutinho.
Qualidade!
O Benfica ontem (com qulquer 11 minimamente equilibrado) contra aquele 11 do Porto, e com atitude que tivemos, ganhava 9 em 10 jogos, mesmo sem treinador.

Ó Vieiri tu lembraste de certeza das equipas dos Bandeirinhas, Kikis, Tozés, Semedos, Andrés, Jorge Coutos etc, em que de 11 jogadores se aproveitavam 3 ou 4 com qualidade para se sentarem no nosso banco, e mesmo assim em cada 4 jogos eles limpavam 2,5 ou mesmo 3.

Tirando o Toni (que era fantástico nesses jogos) apresentámos sempre um certo complexo contra eles, mesmo tendo equipas muitíssimo superiores.

Quanto ao jogo de ontem, ganhámos claramente pela atitude. Nesse capítulo demos 10-0 ao porto. Parecia que estava a rever o jogo do Algarve, em 2010. As caras dos gajos não enganavam, estavam com medo de nós.
Foi um vitória sem espinhas onde todos estiveram bem.

Uma segunda feira depois de uma vitória do GLORIOSO contra o fcp é fantástico!

Ò Çula, é evidente que o de sempre não é para levar à letra, até porque não sou assim tão antigo...
É o pior fcp de que me lembro, está bem assim?
Aliás, eu do meio campo para a frente só trocava o Lima pelo Ráckson, pois no lugar do Fernando ainda tinhamos melhor.
O Benfica teve muito mérito e muita atitude, mas não me lembro de 11 do fcp com tão pouca qualidade, em especial nos jogadores ofensivos.
Repito: um Quaresma sozinho e gordito quase virava aquilo, não fossem 2 más decisões do árbitro, o que é sintomático...

;D ;D

Nem eu levei à letra seu caralho! Apenas peguei num facto histórico, que efectivamente mesmo com equipas muitíssimo inferiores às nossas, eles sempre tiveram ascendente sobre nós. Talvez o tal ascendente psicológico, que ontem foi todo nosso.
Eu não acho que eles tenham um plantel fraco, é sem duvida mais fraco que o do ano passado, mas reconheço-lhes ainda assim qualidade.

Agora, concordo que se ambas as equipas jogarem na sua máxima força temos superioridade do meio para a frente, mas depois na defesa a coisa muda de figura. Sinceramente acho que são equipas muito próximas em termos de mais valias. Para mim a grande diferença está na profundidade das opções que nós temos, muito por culpa dos flops Herrera, Reyes e Quintero, mas isso é um problema deles.
Tradicionalmente sempre tivemos mais dificuldades com o porto que com o sporting, mesmo quando os lagartos eram mais ganhadores que eles.

frade91_slb

Oh JJ faz como fizeste com a saida do javi garcia e saca um coelhinho da cartola e colmata lá a saida do matic sff. Nao tenhas é a ideia de meter o cardozo a trinco por favor!

Vieri

Citação de: Çula em 13 de Janeiro de 2014, 13:31

Também é bem verdade.

No entanto foi com ele que tivemos sem dúvida as melhores abordagens dos ultimos anos. 1000 vezes melhores do que por exemplo as de Koeman, que lhe deu 100% de vitórias.

Isto hoje está complicado.
Eu referia-me à garra do Camacho, que dizia que o Real nestes jogos tinha que fazer a primeira falta, ganhar o primeiro canto, fazer o primeiro remate. Mostrar quem manda!
Quanto ao que ele fez no Benfica aindame lembro de ganhar uma taça ao grande fcp do Mourinho, que festejei como uma Champions, mas não era a isso que me referia.

Çula

Citação de: Vieri em 13 de Janeiro de 2014, 13:31
Citação de: Çula em 13 de Janeiro de 2014, 13:28

:)

Eu concordo contigo nessa parte, Çulinha.
Ontem jogamos como sempre deviamos jogar estes jogos, com mais garra e menos medo.
Isso e quase um pressuposto.
Agora, no fim a qualidade é que desiquilibra.
O Sporting também os dominou, com muita garra, não tem é Markovics e Garays...

Claro. É que se fosse assim as melhores equipas acabavam as suas ligas com 95% de vitórias, e isso não acontece em lado nenhum.

Agora, eu com isto não digo que não temos tido melhores resultados contra eles por factores que nem sempre passam por nós, nada disso.
Temos muitas responsabilidades no que vem acontecendo nos ultimos anos. Começando no treinador e acabando nos jogadores.

Strata

Uma das melhores coisas de ontem foi aquele golo de raiva após o penalti descarado por marcar. Não baixaram os braços nem caíram na tentação de se acomodarem por trás das falhas do árbitro para no final chorarem de que não nos deixaram ganhar, arregaçou-se as mangas e com a atitude que se deve exigir SEMPRE, espezinhámos logo ali na hora qualquer tentativa do árbitro em desvirtuar a justiça do jogo. Se houvesse mais vezes esta atitude, não haveria metade do choro de que são os outros que não nos deixam ganhar.

Darko

Gostei,uma equipa a jogar em bloco,compacta e com a lição táctica bem estudada.
Bom jogo de futebol,claro que falta limar diversas arestas,mas as jogadas,movimentações,responsabilidade em campo estiveram presentes.

Um jogador a correr conscientemente,procurando apenas o seu espaço pode parecer receio do adversário mas para mim é simplesmente maturidade táctica,o que tem faltado imenso esta época.
A defesa esteve impecável,segura,o meio campo não segurou a bola como gostaria,mas desta vez houve os princípios de jogo para isso acontecer,com o tempo pode ser que melhore.
A frente de ataque sente imenso a falta de uma referencia como Cardozo,mas por outro lado,vai compensando com o trabalho incansável de Lima,que peca por estar ausente na finalização. Rodrigo em crescendo de forma,parece que esta a chegar de Zenit.
Siqueira é lateral de qualidade,merda das lesões é que quebram a forma,Maxi foi defesa direito como que por milagre,a dupla de centrais não facilitou,com Oblak a assumir a titularidade sem muito trabalho,mas sem complicar também. Matic,Enzo,seguraram o miolo onde o porto gosta de trocar a bola. Markovic e Gaitan tacticamente estiveram surpreendentes,utilizando o seu génio com prudência sem cair em exageros,como se quer numa equipa grande.

Jesus esteve bem,teve mérito na sua aposta,mas apesar da formação táctica,não jogou como de costume,optando por jogar em bloco,explorando as oportunidades de jogo,basta reparar no jogo dos criativos Gaitan e Markovic para reparar que optou por um estilo de jogo diferente.

Quando se tem a Luz cheia,homenageia Eusébio,os jogadores transcendem-se e Jesus opta por ser disciplinado tacticamente,vencemos o porto de uma forma clara deixando os porquinhos sem ideias de jogo demonstrando de forma clara as suas fragilidades.
Quando se ganha esta tudo bem,é o futebol. Crescer a partir daqui é possível,vencer o campeonato é possível desde que os jogadores o queiram,que Jesus seja humilde e corrija erros,desta forma vencemos porque trabalhamos para isso não vivendo de sorte,de rasgos individuais,mas vivendo e explorando o todo da equipa.

Parabéns aos jogadores,treinador,adeptos e o que dizer de Eusébio que marcou dois golos de qualidade...Hoje o Benfica é  primeiro com todas as hipóteses de ser campeão.
Amanhã continua a ser a mesma equipa dos jogos anteriores também,por isso trabalhem,porque quando são vedetas não vencem merda nenhuma e não prestigiam a camisola. A camisola encarnada que merece e deve ser Benfica. O Benfica é o clube do povo,dos trabalhadores,dos operários,dos lutadores,assim venceremos,quando quer ser o clube das vedetas,dos interesses individuais,dos que não conquistam nada e vivem do trabalho de outras glorias,não temos grandes hipóteses. Sejam o jogador que subiu a pulso,que em campo vive das suas experiências de vida e com isso se transcende,não sejam mimados que acham que sabem tudo mas depois perdem com equipas sem comparação com a nossa grandeza.
Porque o Benfica é glorioso fruto de trabalho,humildade e combatividade e não como outros que vivem da fruta,do compadrio,da falsidade,da falsa modéstia com esperteza corrupta,de pertencerem á burguesia,de complexos de inferioridade. Porque esses são os porcos e sapos desta vida,o Benfica é maior que isso,vencemos porque jogamos á Benfica.

Jesus joga á  :slb2:

magoslb

Ontem se o Rodrigo mete aquele 3º golo( já estava a gritar golo :tickedoff:), os porcos desmoronavam-se por completo. Isso tinha feito muita diferença.

JJ só pecou por fazer as substituições tardias.

Se está a ler isto caro JJ, vou-me repetir:

Citação de: magoslb em 13 de Janeiro de 2014, 13:20
Se o Matic sai, e se JJ não quer perder tudo, terá mesmo de jogar num meio campo com 3, Fejsa, Amorim, Enzo. Matic é um dos melhores do mundo naquela posição, e temos mesmo assim problemas. Só com Fejsa e Enzo, fica curto.

Se o que se fala 25M€, sinceramente é pouco pelo jogador que é. A vender, só revela que estamos mesmo apertados.

PAslb

Citação de: Darko em 13 de Janeiro de 2014, 13:37
Gostei,uma equipa a jogar em bloco,compacta e com a lição táctica bem estudada.
Bom jogo de futebol,claro que falta limar diversas arestas,mas as jogadas,movimentações,responsabilidade em campo estiveram presentes.

Um jogador a correr conscientemente,procurando apenas o seu espaço pode parecer receio do adversário mas para mim é simplesmente maturidade táctica,o que tem faltado imenso esta época.
A defesa esteve impecável,segura,o meio campo não segurou a bola como gostaria,mas desta vez houve os princípios de jogo para isso acontecer,com o tempo pode ser que melhore.
A frente de ataque sente imenso a falta de uma referencia como Cardozo,mas por outro lado,vai compensando com o trabalho incansável de Lima,que peca por estar ausente na finalização. Rodrigo em crescendo de forma,parece que esta a chegar de Zenit.
Siqueira é lateral de qualidade,merda das lesões é que quebram a forma,Maxi foi defesa direito como que por milagre,a dupla de centrais não facilitou,com Oblak a assumir a titularidade sem muito trabalho,mas sem complicar também. Matic,Enzo,seguraram o miolo onde o porto gosta de trocar a bola. Markovic e Gaitan tacticamente estiveram surpreendentes,utilizando o seu génio com prudência sem cair em exageros,como se quer numa equipa grande.

Jesus esteve bem,teve mérito na sua aposta,mas apesar da formação táctica,não jogou como de costume,optando por jogar em bloco,explorando as oportunidades de jogo,basta reparar no jogo dos criativos Gaitan e Markovic para reparar que optou por um estilo de jogo diferente.

Quando se tem a Luz cheia,homenageia Eusébio,os jogadores transcendem-se e Jesus opta por ser disciplinado tacticamente,vencemos o porto de uma forma clara deixando os porquinhos sem ideias de jogo demonstrando de forma clara as suas fragilidades.
Quando se ganha esta tudo bem,é o futebol. Crescer a partir daqui é possível,vencer o campeonato é possível desde que os jogadores o queiram,que Jesus seja humilde e corrija erros,desta forma vencemos porque trabalhamos para isso não vivendo de sorte,de rasgos individuais,mas vivendo e explorando o todo da equipa.

Parabéns aos jogadores,treinador,adeptos e o que dizer de Eusébio que marcou dois golos de qualidade...Hoje o Benfica é  primeiro com todas as hipóteses de ser campeão.
Amanhã continua a ser a mesma equipa dos jogos anteriores também,por isso trabalhem,porque quando são vedetas não vencem merda nenhuma e não prestigiam a camisola. A camisola encarnada que merece e deve ser Benfica. O Benfica é o clube do povo,dos trabalhadores,dos operários,dos lutadores,assim venceremos,quando quer ser o clube das vedetas,dos interesses individuais,dos que não conquistam nada e vivem do trabalho de outras glorias,não temos grandes hipóteses. Sejam o jogador que subiu a pulso,que em campo vive das suas experiências de vida e com isso se transcende,não sejam mimados que acham que sabem tudo mas depois perdem com equipas sem comparação com a nossa grandeza.
Porque o Benfica é glorioso fruto de trabalho,humildade e combatividade e não como outros que vivem da fruta,do compadrio,da falsidade,da falsa modéstia com esperteza corrupta,de pertencerem á burguesia,de complexos de inferioridade. Porque esses são os porcos e sapos desta vida,o Benfica é maior que isso,vencemos porque jogamos á Benfica.

Jesus joga á  :slb2:
Dos melhores comentários que li este ano, parabéns.  :bow2:

Çula

Citação de: Vieri em 13 de Janeiro de 2014, 13:34
Citação de: Çula em 13 de Janeiro de 2014, 13:31

Também é bem verdade.

Isto hoje está complicado.
Eu referia-me à garra do Camacho, que dizia que o Real nestes jogos tinha que fazer a primeira falta, ganhar o primeiro canto, fazer o primeiro remate. Mostrar quem manda!
Quanto ao que ele fez no Benfica aindame lembro de ganhar uma taça ao grande fcp do Mourinho, que festejei como uma Champions, mas não era a isso que me referia.

Vai dormir crl!
Eu estou a concordar contigo pá! Os clássicos com Camacho não correram bem mas a nossa atitude foi sempre fantástica (talvez tirando o 0-1 na Luz, com golo do Deco). Entrávamos quase sempre desinibidos, com vontade de ir a jogo. Aliás, nas duas vezes em que fomos às Antas entrámos sempre a rasgar. Depois com Trap e Koeman isso modificou-se, embora o holandês tenha feito o pleno. Mas muito mais por circunstâncias dos próprios jogos do que propriamente pela atitude imposta. 

PeteTownsend

Ontem a vitória do Jesus começou na escolha do guarda-redes, é verdade, mas esteve muito bem nos momentos-chave durante os 90 minutos. Definiu bem o onze, soube corrigir um dos maiores problemas do seu modelo de jogo (a subida desalmada dos laterais), e fez as substituições certas. Algo que ele não conseguia frente ao Porto desde a final da Taça da Liga de 2009/10.

Depois estragou tudo com o que disse no fim do jogo... O que, honestamente, já estava à espera.

Mantenho o que digo há muito tempo: é parte do problema e não parte da solução. Mas ontem esteve bem.