Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

trainmaniac

Bernardo Silva podia ser muito mais o que o Talisca pelos vistos há-de ser com JJ.
André Gomes tal como o Bernardo provam que para Jesus a táctica não é um meio, mas um fim. Significativo que os dois ainda em Setembro já tenham jogado mais e mostrado mais do que a época passada inteira.

São tremendos jogadores, infelizmente não os aproveitámos.

Far(away)

Citação de: Çula em 26 de Setembro de 2014, 00:04
Citação de: paulomaia1972 em 25 de Setembro de 2014, 23:51
Çula, André, Far,

JJ, arranjou um lugar na equipa para o Talisca, um misto de 8/10, será assim tão diferente daquilo que AG faz no Valência?

Será que o AG não podia estar a jogar no lugar agora do Talisca?

Não, Paulinho.

O Gomes é um médio puro, precisa de receber a bola bem lá atrás (acho até que tem pinta de organizador), metê-lo tão adiantado no terreno a receber a bola já na ultima fase de construção é retirar-lhe o que de melhor pode dar ao jogo.

Podia jogar no lugar do Talisca noutro sistema e se não significasse estar tão encostado ao ponta. Jogando no sistema habitual de Jesus, obviamente faz pouco sentido.

poliban

Não há táticas melhores nem táticas piores.

André Gomes foi bem aproveitado, ganhámos 3 títulos e 15 milhões, fossem todos assim.

Çula

Citação de: Far(away) em 25 de Setembro de 2014, 23:56

Citação de: Çula em 25 de Setembro de 2014, 23:47
Mais que o numero de jogos o que importa são os minutos jogados.

Nesse sentido o André jogou quase 1400 minutos. Beneficiou da saída do Matic e do calendário apertado que "deu" lesões e castigos a alguns jogadores.
Mesmo assim nunca se conseguiu afirmar como uma verdadeira mais valia.

Lembro-me do jogo em Belém contra o Gil Vicente, em que faz uma jogatana e o jogo contra o fcp para a Taça (por acaso aqui nem me lembro bem da exibição, mas aquele golo vale tudo).
Foi sempre um jogador assim assim, sempre muito distante do rendimento que tanto o Enzo como o Ruben davam à equipa.

Tu nao podes pedir a um jogador que tenha um rendimento uniforme quando ora é aposta, ora desparece do mapa por alguns meses.

Não faz sentido Çula. Por isso, essa questão dos minutos jogados, neste caso é uma falácia.

Mas eu não peço isso, Far.

Eu peço que jogue quem pode dar mais à equipa em determinado momento.
Jogando nós num esquema de 3 médios centros eu acharia muito estranho o André chegar a Janeiro só com uns minutinhos nas pernas, mas jogando com dois no miolo e tendo o rapaz dois homens à sua frente para uma posição não consigo ver nada de extraordinário na gestão que foi feita.

André Sousa

Citação de: poliban em 26 de Setembro de 2014, 00:07
Não há táticas melhores nem táticas piores.

André Gomes foi bem aproveitado, ganhámos 3 títulos e 15 milhões, fossem todos assim.

Isso não pode ser tão linear.

Nem tudo está bem quando se ganha, nem tudo está mal quando se perde.

Meio_metro

Citação de: trainmaniac em 26 de Setembro de 2014, 00:05
Bernardo Silva podia ser muito mais o que o Talisca pelos vistos há-de ser com JJ.
André Gomes tal como o Bernardo provam que para Jesus a táctica não é um meio, mas um fim. Significativo que os dois ainda em Setembro já tenham jogado mais e mostrado mais do que a época passada inteira.

eu não vi o Monaco sem ser um ou dois resumos e fiquei coma ideia que tem jogado mais na linha... mas sem certezas...

Se foram emprestados foi uma optima opção... porque cá não jogavam, porque o JJ não os ia utilizar... se foram vendido é uma vergonha... a não ser que tenham pago mais de 30 pelos dois...

paulomaia1972

Tenho visto o Talisca muito mais próximo do Enzo do que do Lima.
Não me lembro de o ver jogar de costas.
Vejo a romper no meio e a distribuir jogo.
O Lima tem estado a jogar muito só na frente.

J_PN

Citação de: Meio_metro em 26 de Setembro de 2014, 00:09

eu não vi o Monaco sem ser um ou dois resumos e fiquei coma ideia que tem jogado mais na linha... mas sem certezas...

Se foram emprestados foi uma optima opção... porque cá não jogavam, porque o JJ não os ia utilizar... se foram vendido é uma vergonha... a não ser que tenham pago mais de 30 pelos dois...

Se foram emprestados é uma má opção à mesma porque fomos gastar muito dinheiro quando cá tínhamos igual ou melhor para as mesmas posições. Com o bónus destes já conhecerem o clube, a pressão, e ajudarem nas inscrições para a UEFA

Çula

Citação de: André Sousa em 26 de Setembro de 2014, 00:04
Citação de: Çula em 26 de Setembro de 2014, 00:00
Claro que não é anormal, no entanto há escolhas que tê de ser feitas e decisões que têm de ser tomadas.

Isso leva a que uns sejam preteridos em detrimento de outros. Não fosse assim e todos os jogadores acabavam com tempo de jogo quase identico, apenas com o pressuposto da utilização regular.

Eu não defendo isso para o Benfica. Defendo que todos os jogadores do plantel sejam vistos como opção e se houver necessidade que não haja medo de os mandar para a guerra, mas que quando não haja essa necessidade que joguem os melhores. E dentro dessa hierarquia havia Enzo em primeiro lugar, Ruben em segundo e Gomes em terceiro. Era exactamente o que aconteceria ao nosso 3º avançado se jogássemos em 4-3-3.

Há jogadores que engatam com poucas oportunidades e com isso ganham logo espaço, infelizmente para o André isso não aconteceu com ele.

Çula, eu não defendo para o André o mesmo tempo de jogo em relação ao Amorim ou ao Enzo. A qualidade assim o diz. Aquilo que defendo, é que invés de fazer 5' divididos por 4 jogos, fizesse uns 15', quiçá mais algum, num desses jogos. Para quê? Para que, na recta final, aparecesse num plano mais elevado.

Não estou para ir procurar, mas duvido que dois ou três desses jogos já não estivessem resolvidos aos 60'.

Aí já estamos a falar de outra coisa, e nesse sentido concordo.

Não me choca minimamente ver jogadores a entrarem aos 90 minutos já com jogos resolvidos, mas não consigo encontrar uma mais valia para tal situação. Se pode entrar aos 90 minutos porque raio é que não o poderia fazer 20 minutos antes.

Mas seriam esses minutos a fazer a diferença na afirmação do André? Tendo em conta aquilo que foi a sua bitola média quando passou a jogar mais vezes eu dirte ia que não me parece.

Concordo em absoluto com a questão das entradas aos 90m, mas não acredito que fosse isso que pudesse fazer a diferença.

Para mim muito sinceramente o André para render aquilo que pode precisa de se sentir confortável no esquema da equipa (não é um Matic, um Ruben ou um Enzo, que rendem em qualquer sistema), e nesse sentido (de uma forma geral) nunca atingiria num 4-4-2 o que pode atingir por exemplo neste esquema do Valência.

Para mim este é ponto relativamente ao André Gomes.

Çula

Citação de: Far(away) em 26 de Setembro de 2014, 00:06
Citação de: Çula em 26 de Setembro de 2014, 00:04
Citação de: paulomaia1972 em 25 de Setembro de 2014, 23:51
Çula, André, Far,

JJ, arranjou um lugar na equipa para o Talisca, um misto de 8/10, será assim tão diferente daquilo que AG faz no Valência?

Será que o AG não podia estar a jogar no lugar agora do Talisca?

Não, Paulinho.

O Gomes é um médio puro, precisa de receber a bola bem lá atrás (acho até que tem pinta de organizador), metê-lo tão adiantado no terreno a receber a bola já na ultima fase de construção é retirar-lhe o que de melhor pode dar ao jogo.

Podia jogar no lugar do Talisca noutro sistema e se não significasse estar tão encostado ao ponta. Jogando no sistema habitual de Jesus, obviamente faz pouco sentido.

Mas o médio centro mais adiantado do 4-3-3 não tem nada a ver com o homem do apoio ao PL do 4-4-2, e nesse sentido o Gomes não minimamnte essas caracteristicas.

Aakeonan

Não foi o ano passado que o Jesus jogou em 4-3-3? Na Grécia se não me engano.  :confused:

André Sousa

Não sei se seriam ou não. Sei que seria uma gestão normal, tentando dar minutos a todos conforme o possível. Quem sabe não se mostrasse a um nível alto. Digo isto, também, de uma perspetiva de acautelar alguma situação futura e estando a falar de um jogador como o André Gomes. Se fosse um jogador já com alguma idade, um jogador sem grande margem de progressão, não me chocaria, porque seria um indivíduo que já não passaria daquilo e que ofereceria, basicamente, sempre o mesmo. Mas estamos a falar de um jovem no seu 2º ano de sénior.

O factor chave da minha argumentação está aqui. Da mesma forma que achava imperial dar-se minutos ao Bernardo na época passada por aquilo que era enquanto jogador e não tanto pelo seu rendimento, que também era alto, em contraste ao Ivan, que não me chocaria se não houvesse espaço para ele.

O Cancelo a mesma coisa.

Acho que o nosso factor primordial, nestas questões deve ser a qualidade/potencial. A meritocracia é uma coisa bonita, de facto, mas em relação aos jogadores da B, é preciso ver que eles competem na segunda liga e isso é um nível ainda com muita diferença da primeira.

Mas já me desviei um pouco do assunto, desculpa.

O André precisava de uma sequência de jogos a bom nível. Também acho, como disse várias vezes em discussões sobre o nosso modelo de jogo, que este não é o esquema mais indicado para ele. Dá para ver a diferença e o conforto que tem a jogar com mais linhas de passe a curta distância, mas principalmente as menores responsabilidades defensivas num jogador ainda novo.

André Sousa

Citação de: Aakeonan em 26 de Setembro de 2014, 00:25
Não foi o ano passado que o Jesus jogou em 4-3-3? Na Grécia se não me engano.  :confused:

Sim.

Grande jogo que fizemos.

Aakeonan

Citação de: André Sousa em 26 de Setembro de 2014, 00:26
Citação de: Aakeonan em 26 de Setembro de 2014, 00:25

Sim.

Grande jogo que fizemos.

Bem me parecia, e julgo que foi mais num ou noutro jogo. Não me recordo dos jogos, mas associo essa fase a bons resultados/exibições.  :confused:

Meio_metro

Citação de: Jaime_PN em 26 de Setembro de 2014, 00:20
Citação de: Meio_metro em 26 de Setembro de 2014, 00:09

Se foram emprestados é uma má opção à mesma porque fomos gastar muito dinheiro quando cá tínhamos igual ou melhor para as mesmas posições. Com o bónus destes já conhecerem o clube, a pressão, e ajudarem nas inscrições para a UEFA
pois mais o treinador é o JJ e já sabemos que é ele que manda em praticamente tudo... se cá ficassem nem tinham jogado ainda... por isso é que acho que para nem jogarem mais vale irem emprestados e jogarem...

cabiam no plantel? de caras... deviam ficar? de caras....