Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

redlightdistrict

#817260
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 01:16
Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:02
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 00:53
Só mesmo o grande amigalhaço LFV para o manter em funções mesmo depois desta conferência de imprensa onde o Jesus basicamente gozou na cara de todos os benfiquistas.
Só mesmo uma pessoa desligada da realidade acha que se despede um treinador que venceu todas as competições nacionais no ano passado e que lidera o campeonato porque foi eliminado da champions e fez borrada numa conferência de imprensa...

Só mesmo uma pessoa desligada da realidade não percebe que esta não foi a primeira vez e que eu não estava a falar de um despedimento já hoje.

Estava a falar numa potencial renovação para as próximas épocas.

É o que dá ser fanático do Jorge Jesus.
Não pareceu, mas caso assim seja, já estás a pensar no futuro do JJ no Benfica sem saber como acaba a época?
E não me digas que sou fanático do JJ porque andas há muito pouco tempo aqui e portanto não podes ter uma opinião fundamentada sobre mim...

Aakeonan

Quando falo do ego falo disto:

Citação de: Aakeonan em 28 de Novembro de 2014, 22:59
Falamos do homem que disse "não esperávamos que o Ibrahimovic descesse no terreno".

Eu acho que este tipo de coisas, como esse vídeo apenas revelam aquilo que o impede de ser um grande treinador...que é o seu ego desmesurado.

Ele parece tão cheio de si mesmo que ignora o valor dos outros à sua volta, não lhes dá importância, concentra-se em si e nada mais. Se lhe perguntarem para descrever detalhadamente como joga o Porto, o Zenit, o Bayer...será que saberia dizer? Eu estou convencido que não, estou genuinamente convencido que não, e por isso mesmo...porque ele acha que nem tem de saber, porque o que ele faz chega e sobra e se não chegar "é futebol".

E eu não acho que seja falta de capacidade, se ele se dedicasse a estar atento aos outros provavelmente faria um trabalho sublime...mas ele não quer, ele acha que não tem de o fazer, ao ponto de ignorar os movimentos de um dos mais famosos jogadores do mundo ou as regras da Liga dos Campeões.

É uma pena.

Isto mata-o, este achar-se acima de tudo e todos que nem precisa de ter atenção aos adversários.

Jack Sparrow

Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:23
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 01:16
Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:02
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 00:53
Só mesmo o grande amigalhaço LFV para o manter em funções mesmo depois desta conferência de imprensa onde o Jesus basicamente gozou na cara de todos os benfiquistas.
Só mesmo uma pessoa desligada da realidade acha que se despede um treinador que venceu todas as competições nacionais no ano passado e que lidera o campeonato porque foi eliminado da champions e fez borrada numa conferência de imprensa...

Só mesmo uma pessoa desligada da realidade não percebe que esta não foi a primeira vez e que eu não estava a falar de um despedimento já hoje.

Estava a falar numa potencial renovação para as próximas épocas.

É o que dá ser fanático do Jorge Jesus.
Não pareceu, mas caso assim seja, já estás a pensar no futuro do JJ no Benfica sem saber como acaba a época?
E não me digas que sou fanático do JJ porque andas há muito pouco tempo e portanto não podes ter uma opinião fundamentada sobre mim...

Das vezes que eu te vi a comentar parece que estás sempre a defender o Jesus, pelo menos é essa a minha impressão.

Mas tens dúvidas que o LFV queira renovar com o Jesus seja qual for o resultado no final da época?

Jack Sparrow

Citação de: Aakeonan em 30 de Novembro de 2014, 01:16
O ego mata-o, é uma pena.

Olha que eu não tenho pena nenhuma dele. Eu tenho pena é de nós benfiquistas.

redlightdistrict

Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 01:25
Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:23
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 01:16
Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:02
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 00:53
Só mesmo o grande amigalhaço LFV para o manter em funções mesmo depois desta conferência de imprensa onde o Jesus basicamente gozou na cara de todos os benfiquistas.
Só mesmo uma pessoa desligada da realidade acha que se despede um treinador que venceu todas as competições nacionais no ano passado e que lidera o campeonato porque foi eliminado da champions e fez borrada numa conferência de imprensa...

Só mesmo uma pessoa desligada da realidade não percebe que esta não foi a primeira vez e que eu não estava a falar de um despedimento já hoje.

Estava a falar numa potencial renovação para as próximas épocas.

É o que dá ser fanático do Jorge Jesus.
Não pareceu, mas caso assim seja, já estás a pensar no futuro do JJ no Benfica sem saber como acaba a época?
E não me digas que sou fanático do JJ porque andas há muito pouco tempo e portanto não podes ter uma opinião fundamentada sobre mim...

Das vezes que eu te vi a comentar parece que estás sempre a defender o Jesus, pelo enos é essa a minha impressão.

Mas tens dúvidas que o LFV queira renovar com o Jesus seja qual for o resultado no final da época?
Acho um bocado exagerado estar já em dezembro (ou quase lá) a pensar naquilo que o LFV vai fazer no final da época em relação à continuidade do JJ. Existem mil e um cenários possíveis dependentes de muitas variantes. Nem sabes se o JJ vai querer cá ficar ou se volta a ser campeão...

arco das maldivas

O ácido de Lima também deve viciar


Jack Sparrow

Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:28
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 01:25
Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:23
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 01:16
Citação de: redlightdistrict em 30 de Novembro de 2014, 01:02
Citação de: Jack Sparrow em 30 de Novembro de 2014, 00:53
Só mesmo o grande amigalhaço LFV para o manter em funções mesmo depois desta conferência de imprensa onde o Jesus basicamente gozou na cara de todos os benfiquistas.
Só mesmo uma pessoa desligada da realidade acha que se despede um treinador que venceu todas as competições nacionais no ano passado e que lidera o campeonato porque foi eliminado da champions e fez borrada numa conferência de imprensa...

Só mesmo uma pessoa desligada da realidade não percebe que esta não foi a primeira vez e que eu não estava a falar de um despedimento já hoje.

Estava a falar numa potencial renovação para as próximas épocas.

É o que dá ser fanático do Jorge Jesus.
Não pareceu, mas caso assim seja, já estás a pensar no futuro do JJ no Benfica sem saber como acaba a época?
E não me digas que sou fanático do JJ porque andas há muito pouco tempo e portanto não podes ter uma opinião fundamentada sobre mim...

Das vezes que eu te vi a comentar parece que estás sempre a defender o Jesus, pelo menos é essa a minha impressão.

Mas tens dúvidas que o LFV queira renovar com o Jesus seja qual for o resultado no final da época?
Acho um bocado exagerado estar já em dezembro (ou quase lá) a pensar naquilo que o LFV vai fazer no final da época em relação à continuidade do JJ. Existem mil e um cenários possíveis dependentes de muitas variantes. Nem sabes se o JJ vai querer cá ficar ou se volta a ser campeão...

Pois eu tenho quase a certeza que é isso que vai acontecer. Para o Jesus isto é um paraíso.

E o Benfica vai ser campeão.

O Patriarca

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 29 de Novembro de 2014, 22:13
Citação de: O Patriarca em 27 de Novembro de 2014, 03:19
Repito aqui o que escrevi depois do jogo esta noute com o Zenit:

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 26 de Novembro de 2014, 19:01
Falo de um Treinador que tem dois campeonatos, uma taça de Portugal, uma supertaça, quatro taças da liga e duas finais europeias...em cinco anos... é comparar com outros treinadores do Benfica e encontra-se o fundamento. Em cinco anos de Liga dos Campeões não tem tido bons resultados, exceptuando num ano (no ano passado, com dez pontos não foi feliz). É, efectivamente, uma competição onde demonstra fragilidade. Mas, ainda há pouco tempo diziam no fórum que era um Treinador que não conseguia vencer fora na Liga dos Campeões...olhando para os resultados viu-se que conseguiu um número de vitórias ao nível dos cinco melhores anos do Benfica nesta competição, entre 60-61 e 64-65. O que fundamento é o trabalho no seu todo e não este jogo ou uma análise de uma só competição.

Mas é esta competição que importa. É esta que separa o trigo do joio, não a Taça da Liga.

E os Benficas de Jesus sempre tiveram qualidade para passar a fase de grupos. Admito perfeitamente um mau ano, ou um grupo excepcionalmente difícil; mas um bom treinador tinha passado 4 vezes em 5.

E é isto que se exige do Benfica. Eu estou-me absolutamente nas tintas para a Taça da Liga.

Este jogo dissipou-me as últimas dúvidas que tinha. Jesus não tem, realmente, categoria para a Liga dos Campeões. Porque quanto pior é o plantel que tem à disposição, mais se notam as suas falhas.

Este ano, com um plantel inferior, ficamos fora da Europa em Dezembro. Isto não é coincidência. Jesus depende totalmente da qualidade dos plantéis. Ele simplesmente não é capaz de fazer o que um bom treinador faz: inspirar e elevar a equipa, e fazer que ela seja mais que a soma dos jogadores.

E para além da sua teimosia quanto a jogadores e esquemas tácticos específicos, em nenhum aspecto são as falhas de Jesus tão evidentes como no capítulo das substituições. Jesus simplesmente não sabe ler e gerir um jogo enquanto este está a ser jogado. Leonardo Jardim hoje mexe na equipa, e poucos minutus depois o jogador acabado de entrar marca. Gerir o jogo é isto. Mas Jesus hoje mexe na equipa, e poucos minutos depois o adversário marca.

Isto tem sido uma constante na Europa: Jesus simplesmente não sabe gerir o jogo. Não sabe mexer na equipa. Parece necessitar mais tempo para analisar o jogo a fundo. Mas a este nível, saber gerir o jogo enquanto se joga é fundamental.

O Benfica na Liga dos Campeões joga sempre miseravelmente. Aliás, no início da época joga sempre miseravelmente. Mas Jesus já deveria ter aprendido que para sobreviver e passar a fase de grupos na Liga dos Campeões tem que ter a equipa a carburar em Outubro, não a partir de Janeiro. Não aprende. Não muda. E o Benfica continuará a ser banalizado na Liga dos Campeões.

Enfim, não vale a pena escrever mais. Estou farto de Jesus. Estou farto de desculpas esfarrapadas. Quer ganhe o campeonato ou não, quero ver-me livre dele. Estou farto de ver o meu clube ser treinado por um homem que claramente não é capaz ao mais alto nível.
Normalmente, no início da época anda a construir equipas, pelos que saíram no Verão. Isso é demagogia...é ver os resultados de outros treinadores campeões no Benfica e o que fizeram na Europa...alguns apontados como imortais e afins...não tem tido bons resultados na Liga dos Campeões, é verdade. Mas, insisto, no cômputo geral, dizer que não tem nível para o Benfica é um disparate. Quem tem, então, nos últimos cinquenta anos? Falam nos orçamentos? E aqueles que tinham alguns dos melhores jogadores do mundo, na época, a vestir o manto sagrado, e davam-se ao luxo de perder campeonatos e várias Taças de Portugal e a nível europeu, apenas um conseguiu a consagração máxima. Jogadores como Eusébio, Coluna, Simões, José Augusto, José Águas, Germano, Cruz, Santana, Humberto Coelho, Jaime Graça, Jordão, Artur Jorge, Vítor Baptista, Vítor Martins, e por aí fora...o que valeriam hoje? Que orçamento teríamos que ter para ter jogadores destes?

Mas a abordagem que tu estás a fazer não faz sentido algum. Não é essa a metodologia que deves utilizar para avaliar um treinador de futebol actual. Tens de olhar para clubes na actualidade de dimensão económica semelhante à do Benfica. Um Ajax. Um Atlético. Uma Lazio. Um Marselha. Um Newcastle. Um Stuttgart.

Tens de olhar para clubes com uma dimensão económica apenas ligeiramente superior à do Benfica. Um Hamburg. Uma Roma. Ou apenas ligeiramente inferior. Um Nápoles. Um West Ham. Ou um Leverkusen. E tens que olhar para clubes manifestamente inferiores cujos treinadores sabem superar as lacunas dos plantéis, e para treinadores que têm sucesso em vários clubes menores em vários países (ver exemplo infra). Tens de olhar para os campeonatos que disputam, e o tipo de jogadores estrangeiros  que podem ambicionar ter, e o que fazem com eles.

"Que orçamento teríamos que ter para ter jogadores destes?", perguntas-me.
Apenas posso responder que a tua pergunta faz muito pouco sentido:

O Benfica, neste último aspecto, mesmo sem ser um "tubarão" ― e isto apenas 12-15 clubes a nível europeu são ― está excelentemente posicionado na Europa. O Benfica pode dar-se ao luxo de ambicionar ter belíssimos jogadores estrangeiros. Basta ver alguns dos jogadores que temos tido ou vendido nos últimos anos: Aimar, Coentrão, David Luiz, Di María, Garay, Javi Garcia, Matic, Ramires, Witsel, apenas para mencionar alguns, são excelentes jogadores. Nenhum dos clubes que acabo de mencionar viu tanto talento passar nos últimos cinco anos.

É isto o importante: o Benfica pode dar-se ao luxo de querer ter um melhor plantel que todos os clubes que mencionei. Por uma razão extraordinariamente simples: há mais jogadores com talento no mundo que há clubes de topo na Europa para os contractar.

Por isso, mesmo sem dinheiro para contractar Ronaldos e Messis e Zlatans, há sempre um jovem Talisca que pode ser comprado. E há sempre um Aimar ou Jonas ou Júlio César já veterano que prefere ir para o Benfica porque é o Benfica, onde se joga na Europa todos os anos. Encontrar todos estes jogadores certos requer algum trabalho de prospecção, sim. Mas eles existem, e toda a nossa história recente o prova. O Jonas que o diga.

Logo, o Benfica pode dar-se ao luxo de querer habitualmente vencer qualquer um dos clubes mencionados. O Benfica pode dar-se ao luxo de querer estar imediatamente abaixo dos 12-15 clubes de élite europeus ― isto é, entre os 16 nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (quase) todas as Primaveras.

Agora a pergunta simples é: depois de considerar tudo isto, vê o que fazem treinadores estrangeiros com os plantéis que têm à disposição, e vê o que faz Jesus. E assim, verás que temos um claro caso de um treinador que não faz nada de especial. Treina um grande, um histórico europeu, com plantéis quase sempre com alguns jogadores de bastante qualidade. Ainda assim, costuma ser despachado da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois, como não podia deixar de ser, costuma chegar longe na Liga Europa. Outra cousa não seria mesmo de esperar. Mas nunca a ganha. Perde sempre os jogos importantes.

É este, essencialmente, o problema de Jesus: perde practicamente sempre os jogos importants. O homem é, fundamentalmente, um perdedor. Falta-lhe totalmente a atitude vencedora.

DIEGO SIMEONE é o melhor exemplo do oposto. Desde Dezembro de 2011 no Atlético, já venceu o Madrid numa final da Copa del Rey, já ganhou uma Liga Europa, e já venceu o Chelsea numa Supertaça da Europa. Acabou em 5.º na liga em 2012, em 3.º em 2013, e em 1.º este ano ― num Campeonato Espanhol que, como sabemos, conta com o Madrid e o Barcelona. Ah, é verdade, e até ao minuto 93 esteve para vencer a tal final da Liga dos Campeões no nosso estádio. Tudo isto com um clube com uma dimensão económica pouco superior à do Benfica.

Um outro exemplo é o de MICHEL PREUD'HOMME, que eu há muito que quero ver como próximo treinador do Benfica. O seu currículo é excelente: sempre com equipas inferiores, foi Campeão da Bélgica com o Standard Liège; venceu a Taça da Bélgica com o Genk; a Taça dos Países Baixos e a Supertaça Holandesa com o Twente; e até foi Campeão da Arábia Saudita com o Al-Shabab. Foi Treinador do Ano na Bélgica e depois Treinador do Ano nos Países Baixos. E agora lidera o seu grupo na Liga Europa, e também o campeonato belga, com o Club Brugge.

Lembro-me de ter visto bastante o Twente de Preud'homme, e sigo agora o Club Brugge ― e ele põe as equipas a jogar um futebol ambicioso, de ataque, com um 4-3-3 perto do meu favorito. No Twente jogava normalmente com um trinco atrás de dous médios ofensivos, agora é mais ao contrário, com dous médios defensivos e um 10 quase clássico (Victor Vázquez, a fazer aqui o que não fez no Barcelona); curiosamente, agora sofre mais golos ― mas o Club Brugge também marca bastante mais que qulaquer outra equipa na Bélgica, e nada me surpreenderei se se sagrar campeão este ano. Vi o jogo contra o FC København em Copenhague (0-4 para os homens de Preud'homme), e gosto sinceramente do futebol que practica, apesar das limitações do Club Brugge. Vamos ver se mais tarde hoje (14:30 CET) vence o Anderlecht fora, num jogo difícil que pode ser decisivo.

Ser um bom treinador é isto: títulos por onde se passa. Ainda não calhou a Preud'homme treinar uma equipa grande, e mostrar o que vale nos grandes campeonatos. Mas o seu percurso é exemplar: ganhou já títulos em quatro países diferentes.

E é esta a diferença. Alguns treinadores chegam aos jogos difíceis, e vencem alguns deles. Outros perdem quase sempre. Ora como Taças do Lego não interessam a ninguém, é justo dizer-se que Jesus em cinco anos apenas ganhou dous campeonatos e uma Taça de Portugal. Isto é pouco, muito pouco, pouquíssimo mesmo para um clube como o Benfica.

E querem alguns fanboys, como o PsychoFan, classificar Jesus de "grande treinador"...

COPERNICUS

Inenarrável ainda não ter sido despedido.

Bailey

"é justo dizer-se que Jesus em cinco anos apenas ganhou dous campeonatos e uma Taça de Portugal."

Vai lá rever esse palmarés. Não precisas omitir para expores o teu ponto de vista.

smp a malhar

Citação de: COPERNICUS em 30 de Novembro de 2014, 01:50
Inenarrável ainda não ter sido despedido.
O CM diz que o Vieira vai renovar  :estrelas:

Se isso for verdadee, até os 2 sairem do clube, não vou ver o Benfica ao vivo...só pela TV

Não dou $ a chupistas, estão compremetidos 1 com o outro(a imagem irrealista do treinador, continua smp intacta, faça a merda que fizer)...

Prometi que não vinha aqui, mas tenho que desabafar...

O Patriarca

Citação de: PsychoFan em 29 de Novembro de 2014, 16:16
Citação de: O Patriarca em 29 de Novembro de 2014, 08:26
Citação de: PsychoFan em 28 de Novembro de 2014, 22:25
Citação de: O Patriarca em 28 de Novembro de 2014, 20:37
Mas anda tudo parvo? Não sabem ver que é justamente este o problema de Jesus?

A equipa não tem nada que melhorar em Dezembro ou Janeiro "como é habitual com Jorge Jesus": tem que estar a carburar em Outubro e a cilindrar os adversários europeus em Novembro. Caso contrário nunca passará a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Mas vocês querem trocar a grandeza europeia do Benfica por um título doméstico a mais a ou menos? Eu nem tenho palavras para descrever o que sinto...

Isso é mentalidade do "Quero ser o rei da minha aldeia". É demasiado pequeno para o Benfica, rapazes.

E pior de tudo: não sabem ver o que a história nos ensina: que quanto mais embalada uma equipa vai emocionalmente, por estar a lutar em todas as frentes, mais se supera? Mais ultrapassa cansaço físico, e mesmo as fragilidades do plantel? E que quando um grande europeu é afastado da Europa logo no Outono, isso é devido a problemas mais profundos?

Eu tenho que parar de frequentar este forum, está-se mesmo a ver...
O que eu me ri com o teu comentário.

"A equipa não tem nada que melhorar em Dezembro ou Janeiro "como é habitual com Jorge Jesus": tem que estar a carburar em Outubro e a cilindrar os adversários europeus em Novembro. Caso contrário nunca passará a fase de grupos da Liga dos Campeões."

A equipa estaria a carburar em Outubro se não tivessem saído 7 titulares, e terem entrado os jogadores que entraram e na altura que entraram. É impossível. Isto não é magia. Os treinadores lá fora, quando entram dizem que precisam de um ano. Com o JJ que este ano como já disse ficou sem 7 titulares, Fejsa e Amorim, Jonas sem poder jogar Champions e terem entrado Bebés e jogadores do género, já tem que em poucos meses construir uma equipa para ser campeã e que passe a fase de grupos da Champions. Não vês o ridículo? Provavelmente não.

E essa do cilindrar adversários na Champions é para rir só pode. Falta de noção. A única equipa do nível do Benfica no grupo era o Mónaco. Isto falo de individualidades, atenção. E esta metia-se lá atrás, a jogar no erro, e que ganhou os 2 jogos ao Leverkusen nem sabe como. Se o Benfica fizesse isto, caia o carmo e a trindade.

"Mas vocês querem trocar a grandeza europeia do Benfica por um título doméstico a mais a ou menos? Eu nem tenho palavras para descrever o que sinto..."

Que grandeza europeia? Quando foi isso? Mas alguém teme o Benfica lá fora? Só se for os Bate's e Maribor's. O que compete ao Benfica é dominar as competições internas. A Champions se tiveres equipa para ir lá fazer qualquer coisita, tranquilo, uns Oitavos, Quartos é bastante bom, o ano passado tínhamos equipa pa fazer isto, mas não fomos felizes. Se não, Liga Europa, que é o nosso nível actualmente, se calhar custa admitir a muitos benfiquistas, mas é a verdade.

PsychoFan, tu realmente deves sofrer de algum ligeiro problema psicológico. Complexo de inferioridade futebolística, talvez?

Primeiro de tudo, pareces levar o meu "cilindrar os adversários na Liga dos Campeões" quase à letra. Não, PsychoFan, eu não estou a falar em entrar no relvado com um rolo compressor. Não estou a falar em vitórias de 7-0. Estou a falar em vencer 4 jogos por 2-0 ou 3-1, empatar um jogo, e perder talvez um jogo fora. E vencer o grupo, como o Porto este ano, ou acabar em segundo lugar. E isto, com um bom treinador, sempre esteve ao alcance do Benfica dos últimos cinco anos.

Mas Jesus não é um bom treinador.

Tu escreves que "A equipa estaria a carburar em Outubro se não tivessem saído 7 titulares", etc. E isto, devias saber bem, não é verdade. Jesus nunca soube pôr o Benfica a carburar em Outubro, como se exige de qualquer equipa europeia que queira lutar pelo campeonato e pelos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Tu não vês mais nenhuma equipa europeia a este nível sistematicamente apenas a acordar depois do Ano Novo, pois não? Porquê?

Porque Jesus não é um bom treinador.

Sabes o que é um bom treinador? Olha para Simeone no Atlético.

O Atlético é um clube com uma dimensão económica pouco superior à do Benfica. Não gera as somas obscenas que a principal dúzia de clubes europeus gera: em 2012-2013, gerou (excluindo transferências) exactamente metade dos €240M do Liverpool no 12.º lugar, ou seja, €120M. Isto é pouco mais que os €109M do Benfica em 2013 (ainda excluindo transferências).

Ora ainda há bem poucos anos, como certamente lembras, o Atlético foi vulgarizado pelo Porto. O sucesso recente do Atlético deve-se unicamente a boas compras de jogadores, por somas de um modo geral bastante razoáveis, e por terem um treinador que se sente bem na cidade e no clube, e que aqui realmente inspira, sabe realmente motivar e criar uma mentalidade vencedora. O treinador certo para o clube.

Como sempre, o mais importante no futebol é a psicologia, PsychoFan.

O que o Atlético fez com Simeone é fundamentalmente o que o Benfica tem tentado fazer com Jesus. O que o Atlético logrou estava perfeitamente ao alcance do Benfica com Jesus. A diferença? Desde 2011, Simeone tem provado ser o treinador certo para a equipa onde está, sempre melhorando os resultados. Jesus não.

Com plantéis de luxo Jesus chega longe na Liga Europa. Porquê? Porque com plantéis de luxo é difícil fazer outra cousa. E porque é despachado da Liga dos Campeões logo em Novembro, porque não sabe fazer a equipa dar o máximo já no Outono.

Com um plantel mais fraco Jesus é afastado da Europa já no Outono. Se este fosse aquele ano em cinco em que tudo corria mal e o Benfica falhava passar a fase de grupos, admitia-se. Sendo apenas  um mero reflexo da qualidade do plantel e da incapacidade de Jesus fazer a equipa superar-se, não.

Quando é que tu percebes que o desempeho do Benfica é um mero resultado da qualidade do plantel? O que diz isto sobre a qualidade do treinador?

Olha para o Basel: pela quarta vez em cinco anos está posicionado para progedir na Liga dos Campeões. O Basel! Porquê? Porque tem tido plantéis muito melhores que o Benfica? Ou porque tem tido melhores treinadores?

Por fim, o teu último disparate: "Mas alguém teme o Benfica lá fora? Só se for os Bate's e Maribor's. O que compete ao Benfica é dominar as competições internas."

Estas palavras, PsychoFan, denotam realmente problemas psicológicos. Não sei o que dizer, para além de que não são dignas de um Benfiquista são e sem complexos de inferioridade. Isto é, como alguém aqui te escreveu, como pensa o adepto de um clube pequenino, com horizontes mais pequenos também.

O Benfica tem todas as possibilidades de fazer o mesmo que o Porto: estar habitualmente entre os 16 melhores da Europa na Primavera, a disputar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Para fazer isto, não necessita "dominar as competições internas." Quando o Porto venceu a final de 1987, e o Benfica chegou às finais de 1988 e 1990, vivia-se uma era de alternância total: ninguém dominava.

Quando o Porto chegou à final de 2003, não tinha ganho o campeonato nem em 2000 (Sporting), nem em 2001 (Boavista), nem em 2002 (Sporting). Há anos que essa dominância lhes escapava.

Isso não os impediu de chegar a uma final europeia e vencê-la. Porquê? Pela mesma razão que o Atlético venceu o campeonato, e chegou à maior final europeia 40 anos depois: porque tinham um bom treinador.

É isto que falta ao Benfica. Um bom treinador.
"Primeiro de tudo, pareces levar o meu "cilindrar os adversários na Liga dos Campeões" quase à letra. Não, PsychoFan, eu não estou a falar em entrar no relvado com um rolo compressor. Não estou a falar em vitórias de 7-0. Estou a falar em vencer 4 jogos por 2-0 ou 3-1, empatar um jogo, e perder talvez um jogo fora. E vencer o grupo, como o Porto este ano, ou acabar em segundo lugar. E isto, com um bom treinador, sempre esteve ao alcance do Benfica dos últimos cinco anos. "

Pois, já te estás a emendar, portanto. Enfim, admitir que dissemos uma parvoíce é de facto, muito complicado.

"Tu escreves que "A equipa estaria a carburar em Outubro se não tivessem saído 7 titulares", etc. E isto, devias saber bem, não é verdade. Jesus nunca soube pôr o Benfica a carburar em Outubro, como se exige de qualquer equipa europeia que queira lutar pelo campeonato e pelos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Tu não vês mais nenhuma equipa europeia a este nível sistematicamente apenas a acordar depois do Ano Novo, pois não? Porquê?

Porque Jesus não é um bom treinador."

Isto podia ter acontecido a época passada por exemplo, se não fosse o final da época anterior, isto não são desculpas foi o que aconteceu, aquilo afectou a equipa psicologicamente, que segundo o que dizes, é o mais importante.
Epah sê honesto, diz uma equipa que perdeu 10 jogadores importantes, e q no ano seguinte, nos primeiros meses da época já tá a carburar. Gostava de saber, a sério.

"Com plantéis de luxo Jesus chega longe na Liga Europa. Porquê? Porque com plantéis de luxo é difícil fazer outra cousa. E porque é despachado da Liga dos Campeões logo em Novembro, porque não sabe fazer a equipa dar o máximo já no Outono."

Mas qual plantel de luxo? O que é para ti um plantel de luxo? O das ultimas 2 épocas, principalmente a no ano passado, era um plantel normal de Champions League. Nada mais, luxo só se for para o Tugão.

"Olha para o Basel: pela quarta vez em cinco anos está posicionado para progedir na Liga dos Campeões. O Basel! Porquê? Porque tem tido plantéis muito melhores que o Benfica? Ou porque tem tido melhores treinadores?"

Não conheço bem o Basel para comentar.

"Por fim, o teu último disparate: "Mas alguém teme o Benfica lá fora? Só se for os Bate's e Maribor's. O que compete ao Benfica é dominar as competições internas."

Estas palavras, PsychoFan, denotam realmente problemas psicológicos. Não sei o que dizer, para além de que não são dignas de um Benfiquista são e sem complexos de inferioridade. Isto é, como alguém aqui te escreveu, como pensa o adepto de um clube pequenino, com horizontes mais pequenos também."

É a realidade, o Benfica, é um clube vendedor, de 2ª linha na Europa, não é nenhum tubarão, quem teme o Benfica só mesmo as equipas que normalmente estão no ultimo pote. As outras respeitam, mas sabem que tem condições para ganhar, pois o nosso orçamento comparando até com equipas do 3º pote é baixo.
Para teres equipas ao nível de Champions, implica não vender 6, 7 jogadores importantes, como aconteceu este Verão, o resultado, é o que se ta a ver, és uma equipa de Europa League e com ainda muito para crescer. Este sonho estúpido de ganhar a Champions do ano passado, completamente ilusório, custou este ano o apuramento à mesma competição. Pois é. Não é ter complexos de inferioridade e horizontes pequenos, é ter como se diz, os pés bem assentes na Terra. Mas isto para o comum benfiquista é complicado, porque para ele, o Benfica é o maior, o melhor e que tem q ganhar sempre, se não ganhar, é porque foi dos árbitros, do treinador que tá sabotar, inventam-se teorias ridículas, para desculpar o insucesso, que faz parte, do jogo, há que saber lidar, o Benfica não compete sozinho, há outras equipas também, e às vezes essas equipas são melhores. Esta falta de humildade, e respeito pelos adversários, eu, não a tenho ao contrário da maioria dos benfiquistas.

"O Benfica tem todas as possibilidades de fazer o mesmo que o Porto: estar habitualmente entre os 16 melhores da Europa na Primavera, a disputar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões."

Pois tem, não disse o contrário, basta fazer como eles, vender no máximo 3 jogadores, e ter já um jogador preparado para ocupar o lugar.

"É isto que falta ao Benfica. Um bom treinador."

O Benfica não só tem um bom treinador, como têm um grande treinador.

Obrigado pela resposta. Apenas dous comentários:

1 ― Continuas a teimar no meu "cilindrar". Mas tu julgas que isto é uma dissertação de mestrado, em que tenho que avaliar cuidadosamente cada palavra? Ou será que estamos num fórum de futebol, onde formas de expressão são mais aceites?

Tu tens alguma capacidade de abstracção, ou apenas sabes ver e ouvir exactamente o que vês e ouves?

Aconselho-te um pouco mais de largesse ao discutir, PsychoFan. Não sejas pedante. Não fica bem a ninguém.

2 ― "O nosso orçamento comparando até com equipas do 3º pote é baixo.
Para teres equipas ao nível de Champions, implica não vender 6, 7 jogadores importantes, como aconteceu este Verão, o resultado, é o que se ta a ver, és uma equipa de Europa League"

Parei de levar a sério aqui.

O orçamento do Benfica é mais elevado que os do Ajax, Athletic, CSKA, Leverkusen, Olympiakos, e Sporting do 3.º pote. Apenas o Liverpool e o Galatasaray têm orçamentos superiores. Informa-te antes de escreveres disparates, por favor.

E não, a nossa equipa, mesmo a deste ano, é de Liga dos Campeões. Chega e sobra para passar a fase de grupos. Bastava termos um treinador de qualidade.

smp a malhar

Esta na moda a narrativa, mas tb há limites... :coolsmiley:

Kampz

Citação de: smp a malhar em 30 de Novembro de 2014, 01:55
Citação de: COPERNICUS em 30 de Novembro de 2014, 01:50
Inenarrável ainda não ter sido despedido.
O CM diz que o Vieira vai renovar  :estrelas:

Se isso for verdadee, até os 2 sairem do clube, não vou ver o Benfica ao vivo...só pela TV

Não dou $ a chupistas, estão compremetidos 1 com o outro(a imagem irrealista do treinador, continua smp intacta, faça a merda que fizer)...

Prometi que não vinha aqui, mas tenho que desabafar...

Se é o CM começo a ficar descansado...

Acho que começa a existir uma distância crescente entre os benfiquistas e o clube.

Um treinador incompetente e sem qualquer classe que acha que é deus e passa a vida a dar "lições", um presidente que não percebe o que é o Benfica, uma gestão amadora, planteis para agradar a empresários, jogadores de enorme talento e benfiquistas da formação a serem tratados como lixo...

Depois ninguém pergunta como é que depois de um triplete temos assistências de menos de 30 mil adeptos para a Champions... Não percebo como é que este divórcio não é por demais evidente.

Precisamos de sangue novo. Pessoas que percebam o Benfica e que sejam capazes de recuperar a nossa mística e os nossos valores. Pessoas que com um plano orientador consistente com a capacidade actual do Benfica, sem manhas e megalomanias.