Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

poliban

Citação de: GiiB_10 em 22 de Dezembro de 2014, 02:52
Citação de: poliban em 22 de Dezembro de 2014, 02:16
Mas tu sabes se ele quer ou pediu alguma coisa? Deram lho o Lisandro e Cesar , ele trabalha com eles os 4 e põe os 2 melhores a jogar, Luisão e Jardel, quer tu aceites ou não, concordes ou não. O problema é não entenderem porque joga o Jardel e não Lisandro ou César. É BÁSICO, são 4 anos de JJ
Então nunca mais vamos ter um central de qualidade ao lado do Luisão, já que o Jardel terá sempre mais tempo de trabalho com o JJ. É isto? É esta a tua lógica?

Ahahah oh sorte. Quer dizer que o Jardel é melhor que os outros neste momento para o treinador. E porquê? Porque tem mais anos de trabalho e não "precisa" de aprender.
Se calhar daqui a um ano o César é titularissimo e o Jardel não calça.

André Sousa

Citação de: poliban em 22 de Dezembro de 2014, 02:55
Andre, eu vejo esses erros todos do Samaris, não tem desculpa da posição, são erros técnicos. O Cristante já evoluiu em poucos meses naquela posição, agora num jogo que foi a doer deu merda. E a culpa não é só dele, é do Almeida do pizzi e de mais alguém que nem me lembro.
Agora eu sei que aquilo não era para acontecer nas equipas do JJ porque ele trabalha isso.
Se calhar com o Samaris não tinha sido golo e por isso a opção pelo grego.
É só isso, eu tento sempre ver a lógica e não a cabala, detesto isso.

E então? O Samaris ainda não deu merda por sorte. Ainda hoje podia ter dado merda. Acho que ambos sabemos que no futebol o resultado nem sempre demonstra o que aconteceu. Deu golo naquele lance, da mesma forma que o Samaris já andou às aranhas muitas vezes (mesmo muitas) e não deu golo. E, sinceramente, eu mais depressa desculparia um erro táctico do que um erro técnico que é sistemático. Porque num há potencial para crescer, no outro já não é bem assim.

Não era para acontecer? Pá, em todos os golos sofridos do Benfica é possível descobrir erros na leitura de jogo por parte de um ou outro jogador. Até o André Almeida, por exemplo, que é um tipo que faz da sua capacidade táctica o seu maior argumento, tem lances onde está mal colocado. Isto quer dizer alguma coisa?

Se calhar com o Samaris não tinhas feito o jogo que fizeste contra o Braga, porque ele tem-se demonstrado incapaz de esticar o jogo, seja por cima ou por baixo, ao contrário do Cristante, que é imensamente mais criativo que o grego. Apenas um argumento, de grande peso, a favor do Cristante.

Pensando por essa lógica, o David Luiz nunca teria sido opção no Benfica de JJ.

Shoky

Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 02:58
Citação de: Shoky em 22 de Dezembro de 2014, 02:56
Citação de: André Sousa em 22 de Dezembro de 2014, 02:54
O Bebé é um Ronaldo, no que ao estilo de jogo diz respeito. O contexto também muda bastante.

É um gajo que é muito forte em situações de finalização. É um gajo que sabe atacar o espaço, mas que também tem uma boa técnica de remate, pelo que é capaz de marcar golos de várias formas. Desde puxar a bola para o meio e mandar um bilhete, a aparecer a finalizar ao segundo poste após ter ultrapassado dois ou três gajos sem bola para ganhar o espaço.

As diferenças são óbvias, mas parece-me que seria assim que poderia causar alguns estragos. Still, parece-me muito fora de forma. O tipo, quando estava no Rio Ave e no Paços, simplesmente era mais rápido que todos. Hoje tem um lance em que a bola sai para as costas do defesa do Gil e o gajo nem lhe ganhou um metro que fosse.


Eu acho que o Bebé nos 5 ou 6 jogos que teve pelo Benfica...só fez um remate até.
Tiraram-no da zona dele.

Foi hj.

E o derley?

Anda a jogar às mijadinhas...10 minutos aqui, 5 ali.
Dificilmente produz alguma coisa assim.

J_PN

Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 02:57
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 02:50
O caso do Nelson também só dá vontade de rir. Entra 15 minutos com o Leverkusen, cria 3 ou 4 oportunidades de golo e desaparece novamente. O que fez naqueles 15 minutos não conta para nada na cabeça do Jesus, não subiu pontos na hierarquia que ele tem para os avançados. Não se premeia quem faz as coisas bem feitas, pelo contrário. A gestão que ele faz dos jogadores enquanto humanos não cabe na cabeça de ninguém.

Quem está a ocupar o espaço de afirmação ao nelson, é o derley.

Eu sempre critiquei o Nelson,  por fazer poucos golos, mas depois vejo sucessivamente elogiarem o derley "porque é esforçado"

Esforçado,  por esforçado,  prefiro o Nelson que sabe o que é uma bola.

Eu acho que é simplesmente porque o Jesus não vê nele um "9" como é o Derley. Jogador de área, forte de cabeça, pujante fisicamente. Mas eu vejo perfeitamente o Nelson a fazer o que faz o Derley, tirando o jogo de cabeça.

André Sousa

Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 02:54
Pegando no exemplo cristante.

Contra equipas agressivas no ataque, no atual modelo passa bastante mal. Aliás,  no 4114 atual, só mesmo um matic ou um fesja é que consegue suster o ímpeto contrário

Num modelo mais coeso, outro galo cantaria.

Não acho, até porque não tenho grande amostra. Leverkusen, que se pusesses lá o Samaris ainda tinha dado maior raia, jogo contra os mesmos em casa e Braga. Pá, não dá para tirar grandes conclusões.

E mesmo no que ao entendimento do jogo diz respeito, é um tipo que me parece bem maduro. Falta-lhe o mesmo que falta a muitos outros. Outra mentalidade competitiva. O Ola John é um desses.

Mas, uma vez mais, pego no exemplo do Pizzi. O que é que afectaria colocá-lo hoje a jogar sobre a direita?

ZICKLER

Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 03:00
Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 02:57
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 02:50
O caso do Nelson também só dá vontade de rir. Entra 15 minutos com o Leverkusen, cria 3 ou 4 oportunidades de golo e desaparece novamente. O que fez naqueles 15 minutos não conta para nada na cabeça do Jesus, não subiu pontos na hierarquia que ele tem para os avançados. Não se premeia quem faz as coisas bem feitas, pelo contrário. A gestão que ele faz dos jogadores enquanto humanos não cabe na cabeça de ninguém.

Quem está a ocupar o espaço de afirmação ao nelson, é o derley.

Eu sempre critiquei o Nelson,  por fazer poucos golos, mas depois vejo sucessivamente elogiarem o derley "porque é esforçado"

Esforçado,  por esforçado,  prefiro o Nelson que sabe o que é uma bola.

Eu acho que é simplesmente porque o Jesus não vê nele um "9" como é o Derley. Jogador de área, forte de cabeça, pujante fisicamente. Mas eu vejo perfeitamente o Nelson a fazer o que faz o Derley, tirando o jogo de cabeça.

Eu não conhecia o derley, mas estou abismado com o gajo.

Jogo de cabeça? Mas qual jogo de cabeça? Acerta na bola queres tu dizer....o jardel é outro igual. Lol

Jogo de pés,  é inenarrável.  Prende jogo sucessivamente,  é incapaz de solucionar uma bola um momento de pressão.

Técnica de remate? Dele só conheço o remate enrolado

André Sousa

Pá, o Bebé é um gajo que até podia ser inteligente a jogar, que nem ele perceberia bem porquê. Se lhe perguntasses "Bebé, foste para o meio e tomaste a melhor opção, mas explica-me, fizeste isso porquê?", ele dir-te-ia que tinha sido porque sim.

O que só me leva a pensar que é um gajo que deve ter pensado "epá, se for para o ginásio e malhar forte e feio, tornando-me um bicho do caraças, serei melhor jogador".

No Vitória era um gajo muito mais esguio, mais ágil, mais forte tecnicamente, mais forte em espaços curtos.

O Manú, na altura no Alverca, é outro. O gajo jogava a 10, com o Caju na frente. Olhando para aquilo que as pessoas se recordam do Manú, algum dia diriam que aquele gajo era jogador de corredor central? Obviamente que não.

J_PN

Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 03:04
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 03:00
Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 02:57
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 02:50
O caso do Nelson também só dá vontade de rir. Entra 15 minutos com o Leverkusen, cria 3 ou 4 oportunidades de golo e desaparece novamente. O que fez naqueles 15 minutos não conta para nada na cabeça do Jesus, não subiu pontos na hierarquia que ele tem para os avançados. Não se premeia quem faz as coisas bem feitas, pelo contrário. A gestão que ele faz dos jogadores enquanto humanos não cabe na cabeça de ninguém.

Quem está a ocupar o espaço de afirmação ao nelson, é o derley.

Eu sempre critiquei o Nelson,  por fazer poucos golos, mas depois vejo sucessivamente elogiarem o derley "porque é esforçado"

Esforçado,  por esforçado,  prefiro o Nelson que sabe o que é uma bola.

Eu acho que é simplesmente porque o Jesus não vê nele um "9" como é o Derley. Jogador de área, forte de cabeça, pujante fisicamente. Mas eu vejo perfeitamente o Nelson a fazer o que faz o Derley, tirando o jogo de cabeça.

Eu não conhecia o derley, mas estou abismado com o gajo.

Jogo de cabeça? Mas qual jogo de cabeça? Acerta na bola queres tu dizer....o jardel é outro igual. Lol

Jogo de pés,  é inenarrável.  Prende jogo sucessivamente,  é incapaz de solucionar uma bola um momento de pressão.

Técnica de remate? Dele só conheço o remate enrolado

Eu gostei do Derley nos primeiros jogos. Ultimamente não tenho gostado muito. Ele funciona bem como um pivot em futsal. Guarda a bola até surgir apoio e é muito forte no jogo de costas para a baliza. Mas ultimamente não tem conseguido fazer nada de jeito.

Ah, e esperava mais golos dele.

ZICKLER

Citação de: André Sousa em 22 de Dezembro de 2014, 03:02
Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 02:54
Pegando no exemplo cristante.

Contra equipas agressivas no ataque, no atual modelo passa bastante mal. Aliás,  no 4114 atual, só mesmo um matic ou um fesja é que consegue suster o ímpeto contrário

Num modelo mais coeso, outro galo cantaria.

Não acho, até porque não tenho grande amostra. Leverkusen, que se pusesses lá o Samaris ainda tinha dado maior raia, jogo contra os mesmos em casa e Braga. Pá, não dá para tirar grandes conclusões.

E mesmo no que ao entendimento do jogo diz respeito, é um tipo que me parece bem maduro. Falta-lhe o mesmo que falta a muitos outros. Outra mentalidade competitiva. O Ola John é um desses.

Mas, uma vez mais, pego no exemplo do Pizzi. O que é que afectaria colocá-lo hoje a jogar sobre a direita?

A movimentação do cris, na Alemanha (2º golo) e no 2º golo do Braga é medonha! Medonha! Sobretudo,  se pensarmos naquilo que JJ pede ao 4.

Vejo-o com muita dificuldade em ser capaz de ser o médio "bombeiro" que o nosso plano de jogo pede.

Sobre o pizzi já respondi lá atrás. Estamos os 2 de acordo

André Sousa

O Nélson não é tão forte no jogo aéreo como é o Derley. E falo no jogo aéreo não em situações de finalização, mas em lances onde ele simplesmente divide o lance e ganha.

O Derley é um tipo abnegado, que dá jeito porque cai bem nas alas, dá profundidade, a seguir já dá apoio frontal, segura bem a bola... o pior é quando chega a altura para resolver e entregar. O rácio não é muito bom.

O Nélson, por exemplo, tecnicamente é trinta vezes mais jogador. E tem uma coisa que o Derley também tem, que é a capacidade para segurar a bola. Utiliza muito bem o físico, também.

Shoky

Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 03:06
Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 03:04
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 03:00
Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 02:57
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2014, 02:50
O caso do Nelson também só dá vontade de rir. Entra 15 minutos com o Leverkusen, cria 3 ou 4 oportunidades de golo e desaparece novamente. O que fez naqueles 15 minutos não conta para nada na cabeça do Jesus, não subiu pontos na hierarquia que ele tem para os avançados. Não se premeia quem faz as coisas bem feitas, pelo contrário. A gestão que ele faz dos jogadores enquanto humanos não cabe na cabeça de ninguém.

Quem está a ocupar o espaço de afirmação ao nelson, é o derley.

Eu sempre critiquei o Nelson,  por fazer poucos golos, mas depois vejo sucessivamente elogiarem o derley "porque é esforçado"

Esforçado,  por esforçado,  prefiro o Nelson que sabe o que é uma bola.

Eu acho que é simplesmente porque o Jesus não vê nele um "9" como é o Derley. Jogador de área, forte de cabeça, pujante fisicamente. Mas eu vejo perfeitamente o Nelson a fazer o que faz o Derley, tirando o jogo de cabeça.

Eu não conhecia o derley, mas estou abismado com o gajo.

Jogo de cabeça? Mas qual jogo de cabeça? Acerta na bola queres tu dizer....o jardel é outro igual. Lol

Jogo de pés,  é inenarrável.  Prende jogo sucessivamente,  é incapaz de solucionar uma bola um momento de pressão.

Técnica de remate? Dele só conheço o remate enrolado

Eu gostei do Derley nos primeiros jogos. Ultimamente não tenho gostado muito. Ele funciona bem como um pivot em futsal. Guarda a bola até surgir apoio e é muito forte no jogo de costas para a baliza. Mas ultimamente não tem conseguido fazer nada de jeito.

Ah, e esperava mais golos dele.

Desde o belo jogo que fez com o Moreirense teve:

20 minutos: Zenit 0-0 Benfica
15 minutos: Académica 0-2 Benfica
75 minutos: Benfica 0-0 Leverkusen
4 minutos: Benfica 1-2 Benfica
16 minutos: Benfica 1-0 Gil Vicente


Tirando o Leverkusen que dá para mostrar aqueles minutos?

GiiB_10

Citação de: poliban em 22 de Dezembro de 2014, 02:59
Citação de: GiiB_10 em 22 de Dezembro de 2014, 02:52
Citação de: poliban em 22 de Dezembro de 2014, 02:16
Mas tu sabes se ele quer ou pediu alguma coisa? Deram lho o Lisandro e Cesar , ele trabalha com eles os 4 e põe os 2 melhores a jogar, Luisão e Jardel, quer tu aceites ou não, concordes ou não. O problema é não entenderem porque joga o Jardel e não Lisandro ou César. É BÁSICO, são 4 anos de JJ
Então nunca mais vamos ter um central de qualidade ao lado do Luisão, já que o Jardel terá sempre mais tempo de trabalho com o JJ. É isto? É esta a tua lógica?

Ahahah oh sorte. Quer dizer que o Jardel é melhor que os outros neste momento para o treinador. E porquê? Porque tem mais anos de trabalho e não "precisa" de aprender.
Se calhar daqui a um ano o César é titularissimo e o Jardel não calça.
Também o André Almeida é melhor médio defensivo que o Samaris, e não "precisa" de aprender, e no entanto o titular é o grego.
Isso só se aplica ao Jardel?

ZICKLER


J_PN

Não há gif do lance do Nelson contra o Leverkusen? Que tira 2 da frente e faz o passe a rasgar para o Tiago? Não está no tópico dele.

André Sousa

Citação de: ZICKLER em 22 de Dezembro de 2014, 03:08
A movimentação do cris, na Alemanha (2º golo) e no 2º golo do Braga é medonha! Medonha! Sobretudo,  se pensarmos naquilo que JJ pede ao 4.

Vejo-o com muita dificuldade em ser capaz de ser o médio "bombeiro" que o nosso plano de jogo pede.

Sobre o pizzi já respondi lá atrás. Estamos os 2 de acordo

Aquilo não é medonho. Aquilo é algo relativamente natural num jogador que tem um estilo de jogo mais amorfo, que cresceu a receber a bola no pé e a metê-la a uns 30/40 metros, subir uns metros para acompanhar a equipa e repetir isto sucessivamente.

O Matic, por exemplo, também era assim. Pouco agressivo. Hoje é o jogador que é.

Mas ao menos já chegámos ao ponto onde se subentende que o JJ não adapta o modelo de jogo aos jogadores que tem.

O Gaitán é outro, mas é um peditório que já nem me suscita grande vontade de contribuir.