Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

jgbg91

Rio-me quando dizem que o Marco Silva e o Paulo fonseca nao teriam tarimba para o Benfica porque apresentaram pouco, e depois vai-se ver o que era o Jorge antes de chegar ao Benfica, e ainda era pior

Livrinhos

Citação de: Slb-Ag em 22 de Dezembro de 2014, 12:46
Citação de: AyrtonSenna em 22 de Dezembro de 2014, 12:16
para quem gosta tanto "do grande marco silva" têm uma boa soluçao : mudem de clube
Acho que o Ayrton Senna voltou a espetar-se em Imola... sempre com o pé na tábua este homem.

;D ;D ;D ;D

slbenfica_croft

Menos queixas e mais futebol Jorge.

A champions e a taça foi o que foi.

Não são admissíveis jogos como o de ontem nem meter-se bebes como primeira opção de banco. Os jogadores tb são culpados naturalmente

Que em 2015 saibamos segurar esta vantagem e sagrarmo-nos campeões

MNascimento

Citação de: O Patriarca em 22 de Dezembro de 2014, 07:33
Citação de: goncaloteixeira em 21 de Dezembro de 2014, 21:58
Citação de: O Patriarca em 21 de Dezembro de 2014, 21:50

[METODOLOGIA, etc.: ver mensagem original]


RESULTADOS de Preud'homme ― Club Brugge

― 15.08. ― (73', 83', 83') ― CLU-Cercle Brugge 1-1
― 21.08. ― (59', 70', 81) ― Grasshopper-CLU 1-2
― 24.08. ― (58', 67', 74') ― Mechelen-CLU 3-1
― 28.08. ― (79', 86', 90') ― CLU-Grasshopper 1-0
― 31.08. ― (46', 80', 90+') ― CLU-Anderlecht 2-2― 46' GOLO 49'
― 14.09. ― (54', 64', 85') ― Genk-CLU 1-1
― 18.09. ― (66', 66', 80') ―CLU-Torino 0-0
― 21.09. ― (56', 75', 81') ― CLU-Kortrijk 5-0 ― 56' GOLO 83' e 81' GOLO 90'
― 24.09. ― (46', 64', 79') ― CLU-Aalst 6-1 ― 46' GOLO 76' e GOLO 90'
― 28.09. ― (61', 67', 78') ― Oostende-CLU 2-2
― 02.10. ― (65', 74', 81') ― HJK Helsinki-CLU 0-3 ― 65' GOLO 70'
― 05.10. ― (46', 61', 82') ― CLU-St. Liège 3-0 ― 82' GOLO 90+
― 19.10. ― (69', 79', 82') ― Lokeren-CLU 1-3 ― 69' GOLO 73'
― 23.10. ― (56', 69', 79') ― CLU-FC København 1-1
― 26.10. ― (55', 66', 82') ― CLU-Gent 2-2
― 30.10. ― (67', 72', 76') ― Mouscron-CLU 1-4 ― 67' GOLO 72'
― 02.11. ― (65', 65', 79') ― Charleroi-CLU 0-0
― 06.11. ― (46', 65', 77') ― FC København–CLU 0-4
― 09.11. ― (63', 64', 81') ― CLU-Westerloo 5-0
― 22.11. ― (71', 71', 78') ― CLU-Beveren 4-2
― 27.11. ― (62', 63', 88') ― Torino-CLU 0-0
― 30.11. ― (59', 75', 83') ― Anderlecht-CLU 2-2 
― 03.12. ― (72', 74', 90') ― Kortrijk-CLU 0-3
― 07.12. ― (45', 70', 90') ― CLU-Waregem 2-1
― 11.12. ― (71', 71', 79') ― CLU-HJK Helsinki 2-1 ― 71' GOLO 88'
― 14.12. ― (66', 79', 88') ― St. Liège-CLU 1-3
― 17.12. ― (46', 80', 88') ― Mechelen-CLU 0-0
― 21.12. ― (68', 84', 89') ― CLU-Genk 4-1 ― 84' GOLO 87'



RESULTADOS de Jesus ― Benfica:

― 17.08. ― (43', 73', 87') ― Paços de Ferreira
― 24.08. ― (32', 65', 90') ― Boavista
― 31.08. ― (86', , ) ― Sporting ― 1 substituição apenas
― 12.09. ― (65', 65', 73') ― Setúbal ― 65' GOLO 76'
― 16.09. ― (20', 74', 74') ― Zenit
― 21.09. ― (35', 67', 85') ― Moreirense
― 27.09. ― (62', 69', 90+') ― Estoril
― 01.10. ― (46', 46', 77') ― Leverkusen
― 05.10. ― (45', 46', 85') ― Arouca ― 45' GOLO 88'
― 18.10. ― (25', 76', 89') ― Covilhã
― 22.10. ― (68', 79', 88') ― Mónaco
― 26.10. ― (62', , ) ― Braga ― 1 substituição apenas
― 31.10. ― (46', 76', 88') ― Rio Ave
― 04.11. ― (62', 86', 90+') ― Mónaco 
― 09.11. ― (56', 75', 85') ― Nacional
― 22.11. ― (46', 60', 63') ― Moreirense
― 26.11. ― (70', 82', ) ― Zenit ― 2 substituições apenas
― 30.11. ― (62', 75', 90+) ― Académica
― 06.12. ― (46', 81', 85') ― Belenenses ― 46' GOLO 64'
― 09.12. ― (63', 76', 88') ― Leverkusen 
― 14.12. ― (76', 80', 90+') ― Porto 
― 18.12. ― (46', 77', 86') ― Braga
― 21.12. ― (64', 73', 87')― Gil Vicente


RESULTADOS de Jesus
― Em 23 jogos [69 substituições possíveis]:
― Substituiu 5 vezes um jogador antes do intervalo, por vezzes por lesão ― [7%]
Substituiu 8 vezes um jogador ao intervalo ― [11,5%]
Substituiu 18 vezes um jogador aos 85'+ ― [26%]
― Não utilizou 4 substituições ― [6% por fazer]

RESULTADOS de Preud'homme
― Em 28 jogos [84 substituições possíveis]:
― Substituiu 0 vezes um jogador antes do intervalo ― [0%]
Substituiu 6 vezes um jogador ao intervalo ― [7%]
Substituiu 10 vezes um jogador aos 85'+ ― [12%]
― Utilizou todas as substituições ― [0% por fazer]


OS PADRÕES DE UM E OUTRO são nitidíssimos:

Preud'homme tem um sistema claramente clássico: grosso modo, observa o jogo, e quando falta meia hora começa a fazer as alterações que julga necessárias: faz duas substituições entre os 60' e os 70', e a última aos 80' ― a tempo de os primeiros jogadores terem bastante tempo para influenciar o jogo, e para o último a entrar ter também tempo de pelo menos participar em alguns lances e sentir que de facto jogou e participou. E quem sabe, como hoje mesmo...

Jesus é radical: é quase 8 ou 80. Ou grosso modo muda os jogadores logo ao intervalo, ou não muda. Em 26% dos casos, dá-lhes cinco minutos ou menos. Em 6% dos casos, não faz sequer uma substituição.

O facto de não fazer substituições não é, por si só, de criticar. Por vezes não é mesmo necessário mexer na equipa. Mas no caso de Jesus, é notável se considerarmos os três jogos em que não o fez: Sporting, Braga, e Zenit. Le Benfica, un point.

Se conferirmos com a análise posicional que também fiz, e que talvez publicarei aqui quando tiver tempo, vemos que no sistema de rotatividade de Preud'homme, simplificando, em todos os jogos um defesa é substítuido por outro, e, principalmente, um médio por outro e um avançado por outro. Centrais são substituídos por centrais, laterais por laterais, extremos por extremos, e pontas-de-lança por pontas-de-lança ― e todos, grosso modo, a tempo de jogar de facto competitivamente. Ao chegar o minuto 60', todos sabem que podem entrar a qualquer momento: não existem afilhados. Mantém-se o esquema táctico, mas todos aprendem a jogar com todos. Preud'homme não inventa: usa os jogadores que tem nos lugares certos. Tem um onze-base, mas tira os seus homens-chave quando está a ganhar confortavelmente para dar minutos a outros. Por várias vezes substitui jogadores-chave imediatamente depois destes terem marcado: o jogo está controlado, vamos dar minutos aos outros.

Outras vezes, quando quer matar o jogo, troca um extremo por outro. Ou um ponta-de-lança por outro. Ou um médio por outro. Nunca (apenas aconteceu uma vez, em Agosto) tira um jogador de uma posição e mete outro de outra. É uma gestão de plantel totalmente diferente da que practica Jesus.

Mas a verdade é esta: Jesus não utiliza de facto 32% das substituições possíveis. Isto é totalmente surreal. Jesus desperdiça um terço das suas substituições.

Isto não é ser treinador. Não é gerir uma equipa. É ser um espantalho. E falar de desgaste físico e de falta de entrosamento de alguns jogadores à face disto é manifesta má fé.

Outra realidade é esta: de todas as substituições de Jesus, apenas 3 viram um jogador entrar e marcar. No caso de Preud'homme, foram... 11 vezes. A última vez hoje mesmo: Izquierdo entrou aos 84', e marcou aos 87'.

Mais palavras para quê?

Enfim, boa sorte a Saint-Michel e boa sorte a Jesus. Que vençam ambos os respectivos campeonatos este ano. E já que Jesus prefere mesmo a Taça da Cerveja, e a cerveja na Bélgica é boa...

...que troquem de lugar para a próxima época!  :2funny:  :drunk:


Este é provavelmente o estudo mais tendencioso e infundamentado que já li na minha vida. É um conjunto de letras inútil, desnecessário e apenas para tentar desvalorizar quem trabalha. Como se alguma vez as substituições pudessem ser avaliadas, e pior, haver treinadores que substituem melhor q outros é tão ridículo, a não ser q a pessoa q o fez treinasse diariamente com os jogadores. Não tenho mais palavras para tanta estupidez..

Resposta às tuas poucas palavras:

1. Eu troço obviamente ― e na minha opinião merecidamente, para quem aufere 4M e apresenta o que Jesus apresenta ― o actual treinador do Benfica.

2. A minha troça é obviamente tendenciosa.

3. A minha análise não é. É estatística.


4. Os números não mentem: Jorge Jesus não aproveita 32% das substituições possíveis. Isto é um terço das suas substituições. isto é descomunal.

5. A minha comparação com um treinador de facto competente mostra um padrão diferente: 12% de substuições feitas nos últimos minutos. E 0% de substituições não feitas.

6. Falas da minha "estupidez". Mas não pareces ter lido o que escrevi: eu analisei todas as substituições de Michel Preud'homme e Jorge Jesus esta época, segundo dous critérios: o POSICIONAL (táctico) e o TEMPORAL. Criticas assim apenas parte do que eu analisei, e aqui partilhei.

7. Análise quantitativa e qualitativa é o que eu faço profissionalmente: histoire serielle, à maneira de Chaunu: análises a grandes quantidades (eu normalmente opero com milhares) de dados comparáveis. E quando se tem suficientes quantidades de dados comparáveis pode-se ver os padrões diferentes que podem ou não existir.

8. Analisei as substituições de Jesus e de Preud'homme, que são como noute e dia, quer no aspecto posicional, quer no aspecto temporal. Eles durante o jogo mexem na equipa de formas muito diferentes, dão minutos a jogadores de formas muito diferentes, e privilegiam  tácticas de formas muito diferentes. E partilhei aqui uma pequena parte desses resultados, para todos poderem ver. E tu acusas-me de "estupidez"?

9: Repito: os números não mentem. Jesus teve até hoje nesta época 69 substituições disponíveis. Em descomunais 32% dos casos apenas as fez nos últimos cinco minutos do jogo, ou nem sequer as fez. Isto, em termos de futebol moderno, é desperdiçar substituições. Nos jogos grandes é normal guardar uma substituição para os últimos minutos; mas quando se está a vencer folgadamente, com o jogo controlado contra uma equipa pequena, existe razão para isso, quando se tem uma equipa com um plantel numeroso a jogar em muitas competições?

10. Como escrevi expressamente, por vezes não se deve mesmo mexer na equipa. Mas nas três ocasiões em que Jesus nem sequer utilizou substituições disponíveis, o Benfica sofreu um empate caseiro contra o Sporting, uma derrota caseira contra o Zenit, e uma derrota fora contra o Braga... Isto na minha opinião revela falta de iniciativa, e de imaginação: mostra apatia, e impotência. Revela o quê, na tua opinião? 

O Club Brugge de Preud'homme, esse apenas sofreu uma derrota esta época em todas as competições, ainda em Agosto. E como analisei todas as substituições, posso informar que esse foi o único jogo em que Preud'homme fez uma mudança posicional táctica significativa: a perder 2-1 a um quarto de hora do fim, tirou um defesa e, mantendo o meio-campo, colocou um avançado, à procura do empate. Não resultou.

11. Tu criticas assim sem saber o criticas. Eu analisei TODAS as substituições destes dous treinadores esta época. Analisei TODOS os onzes titulares. Quis saber como gerem estes dous treinadores os seus plantéis. Quem é titular, e quem é substituído? Como coincidem por exemplo os momentos das substituições de Preud'homme e de Jesus com:
― os golos dos seus adversários e das suas próprias equipas?
― as substituições do adversário?
― os cartões recebidos pelos seus jogadores?

Os resultados, quer no aspecto posicional/táctico, quer no aspecto temporal, revelam enormes diferenças. Um destes treinadores sabe agir, e sabe reagir. O outro não. Um destes treinadores sabe regularmente dar minutos a jogadores menos utilizados. O outro não. Preud'homme substitui por exemplo frequentemente um dos seus homens-chave, o "10" Vázquez (4 golos e 6 assistências, e 8 vezes substituido em 20 presenças na liga), quando o jogo está controlado, para dar minutos a outros jogadores. Ser um treinador não é apenas ser um treinador; e fazer substituições não é apenas fazer substituições: há maneiras e maneiras de o fazer.

12. Um jogador normalmente ao entrar entra por um motivo importante. Esse motivo pode ser tentar de alguma melhorar o desempenho da equipa. Ou pode ser dar minutos a um jogador menos utilizado, para este se habituar por exemplo à sua nova equipa, ou simplemente lhe dar oportunidade de mostrar um pouco o que vale. Em nenhum destes casos uma substituição aos 85'+ faz sentido. Um jogador necesita normalmente de alguns minutos para receber a bola e fazer uns passes, e quem sabe uma assistência, ou mesmo um golo. Ainda ontem vimos isto: Preud'homme lançou Izquierdo aos 84', e este marcou aos 87'. Se tivesse entrado aos 88', talvez não tivesse marcado...

13. Por isso repito: por 3 vezes jogadores que Jesus fez entrar marcaram esta época. No caso de Preud'homme, isto aconteceu... 11 vezes. Compare-se agora estes dados a toda a táctica, e toda a estratégia de substituições, de um e outro. O que sugere isto? Quem mexe melhor na equipa?

14. Fazer uma substituição tão tardia já faz sentido quando se está a jogar por exemplo fora contra uma equipa poderosa, e se quer quebrar o ritmo de jogo e queimar tempo nos minutos finais. Pergunta: quantas vezes é esse o caso, falando do Benfica, na liga portuguesa?

15.Aproveito para reafirmar a minha opinião, baseado em sólida documentação: Jorge Jesus é um espantalho, que não sabe reagir e mexer na equipa durante um jogo de futebol.

16. Agora peço-te, mesmo sem teres feito a análise detalhada que eu fiz: olha para os dados que eu transcrevi, e em vez de insinuares gratuitamente que o que eu escrevo é uma "estupidez", tenta contribuir algo positivo: dá-me uma interpretação alternativa, já que não gostaste da minha.

PS. E não escrevas tolices como "Ele não tem opções no banco." Quem não tem opções, nem sequer no onze, é Morten Olsen, que mesmo assim lidera o nosso grupo de qualificação para o Euro 2016, e com jogadores miseráveis venceu a Sérvia fora 0-3.

Jorge Jesus tem no banco os jogadores que escolhe, e que inspira, e que entusiasma. Ele tem o banco que cria. Mas não o sabe usar.
Patada na boca!  :bow2:

enzogaitan

Citação de: arco das maldivas em 22 de Dezembro de 2014, 12:57
Citação de: Bailey em 22 de Dezembro de 2014, 12:44
Citação de: arco das maldivas em 22 de Dezembro de 2014, 12:41
Citação de: Bailey em 22 de Dezembro de 2014, 12:13
Citação de: BEKAMBOL em 22 de Dezembro de 2014, 12:12
O nosso problema é, precisamos de muitos jogadores para podermos ter uma equipa minimamente aceitável....

Para mim o nosso problema foi termos perdido muitos jogadores de qualidade substituindo por jogadores com falta dela.

Sem qualidade para jogar futebol contra o último classificado e ganhar com um golo regular?
Benito cesar e bebe pelo menos n teem qualidade para jogar no Benfica. Outro ontem se jogassem sempre assim, tambem nao.

Portanto, o Jorge Jesus precisava do Coentrão, do Garay e do Di Maria para ganhar ao último classificado da liga portuguesa (com 0 vitórias) com um golo regular, é isso?

E é suposto esse argumento ser em defesa dele?
Espera aí. Mas ele não ganhou? Perdemos 3 pontos foi? Não estamos em primeiro com um plantel pior que o do Porto? De que te queixas meu caro anarca?

Pedro Nunes 28

Citação de: HoMiCiDaL em 22 de Dezembro de 2014, 12:33
Paulo Sousa a treinador do Benfica, fodasse, tenham um bocadinho mais de respeito pelo Benfica sff.

preferia qualquer porco assumido como o Vitó, a esse gajo.
Adoro estes comentários e depois não nos importamos de ter um treinador que andou a dançar o tango com o porco lá de cima...faz sentido !

Pedro Nunes 28

Citação de: VALEBEM em 22 de Dezembro de 2014, 12:34
Faz de conta que o Nani não é jogador do sporting... Porque falam aí que o Benfica tem Gaitan e o porto tem o Brahimi, como se o sporting fosse uma equipa de coitadinhos.
Tirando o Nani e com o plantel do Benfica a 100%, quem entrava nos 18 do Benfica ?

jgbg91

Citação de: Pedro Nunes 28 em 22 de Dezembro de 2014, 14:01
Citação de: VALEBEM em 22 de Dezembro de 2014, 12:34
Faz de conta que o Nani não é jogador do sporting... Porque falam aí que o Benfica tem Gaitan e o porto tem o Brahimi, como se o sporting fosse uma equipa de coitadinhos.
Tirando o Nani e com o plantel do Benfica a 100%, quem entrava nos 18 do Benfica ?

jogadores nenhum, mas o treinador entrava, sem duvida

Taliscão

O Sporting é uma equipa de coitadinhos, mas o Porto (a super-equipa) ainda não lhes ganhou nenhum jogo e levou na boca em pleno estádio da Antas.

Pedro Nunes 28

Citação de: Taliscão em 22 de Dezembro de 2014, 14:04
O Sporting é uma equipa de coitadinhos, mas o Porto (a super-equipa) ainda não lhes ganhou nenhum jogo e levou na boca em pleno estádio da Antas.
São apenas fracos e menos fracos quando têm o Nani....têm é a sorte de ter um treinador !

Becken

Citação de: Francescoli em 22 de Dezembro de 2014, 13:29
Citação de: HoMiCiDaL em 22 de Dezembro de 2014, 12:37
Citação de: enzogaitan em 22 de Dezembro de 2014, 12:34
A vir alguém substituir o Jesus, e alvos realísticos, só mesmo o Preud'Homme pelo trabalho que tem feito no Brugge. Ainda ontem começou a perder com um penalty contra e deu a volta para 4-1... De resto é ficar quietos que não há ninguém melhor... Nem mesmo marquinhos silvas nem paulos fonsecas

Preud'Homme? mas alguem falaria aqui sequer do Preud'Homme, não fosse a historia dele como jogador no Benfica?

há que escolher a melhor pessoa para o cargo independentemente da sua ligação afectiva ao clube, a não ser que tenha faltado ao respeito ao clube no passado como o Paulo Sousa.

felizmente essas contratações com o "coração" já acabaram no Benfica, desde o regresso do Camacho.

Vai ver os trabalhos do Michel por TODOS os clubes por onde passou.

É um grande treinador!
E ontem deu mais um passo rumo ao titulo...

tnlemos

Embora por mim o JJ já teria sido sucedido ou no ano passado, ou há dois anos, e de lhe encontrar defeitos (como posso encontrar em qualquer jogador/treinador/pessoa com que embirre), não deixo de achar excessivo que após uma epoca brutal, e após um defeso em que perde 6/7 jogadores teoricamente titulares, em que o reforço adequado dessas sete baixas talvez só se tenha acertado em 1 ou 2 posições (pelo menos com rendimento imediato) de igual nível (Jonas e Julio Cesar), com uma senda de lesões algo chata (embora não catastrófica) em posições chave (Ruben Amorim, Fejsa e Suljemani, primeiro, depois Julio Cesar e Eliseu, e agora Luisão e Salvio), se seja tão contundente com o treinador...

Ser critico (com a afastamento da Champions ou da Taça, ou o jogo com o Gil Vicente), é uma coisa, ser contudente e arrasador é outra, quando temos 6 pontos de avanço sobre o principal rival no nosso principal objectivo (campeonato), que esse sim investiu à grande (não me venham com a treta de que nós investimos 40M, porque se vender uma casa por 1M e comprar outra por 250m, em qualquer lado se lê isto como um desinvestimento de 750m, e não um investimento de 250m)...

Falo com à vontade porque logo a seguir ao jogo no Porto, vim aqui dizer que não achei assim nada tão contundente o que se tinha passado, como agora venho também dizer que não há assim tanta incompetência ao nível do aspecto técnico ao ponto de se ler por aqui determinadas opiniões tão extremistas...

6 ou 7 titulares, é muita fruta e numa época em que a exigência é e seria sempre alta... E há que ter a noção que não seria qualquer um que conseguiria ter a perfomance no campeonato que o SLB teve, tendo em conta também as deslocações e calendário que já teve.

Agora defendo-o mas longe de o considerar o "melhor do mundo"... Porque continuo a achar que o SLB precisa de uma mudança para breve! (final da época)

Taliscão

Citação de: Pedro Nunes 28 em 22 de Dezembro de 2014, 14:07
Citação de: Taliscão em 22 de Dezembro de 2014, 14:04
O Sporting é uma equipa de coitadinhos, mas o Porto (a super-equipa) ainda não lhes ganhou nenhum jogo e levou na boca em pleno estádio da Antas.
São apenas fracos e menos fracos quando têm o Nani....têm é a sorte de ter um treinador !
O treinador é bom e os jogadores são maus?
Então que é quem marcou os golos nas Antas? Foram os jogadores ou foi o treinador?

Tiago#30

"Pormaior" a ter em conta neste aspecto da continuidade de JJ.

A partir de maio, acabam os fundos no futebol e a partilha de percentagens de passes.

Suponho que haverá sempre meio de contornar mas...

Partindo do principio que o campeonato é sempre o objectivo numero 1 e a Europa um bonus (pelo que tenho lido por aqui), o Benfica tem de transformar-se num Ajax de Portugal.

Gastar cirurgicamente e apostar na prata da casa. Tem Jesus perfil para esta filosofia ? Duvido.

VALEBEM

Citação de: Pedro Nunes 28 em 22 de Dezembro de 2014, 14:01
Citação de: VALEBEM em 22 de Dezembro de 2014, 12:34
Faz de conta que o Nani não é jogador do sporting... Porque falam aí que o Benfica tem Gaitan e o porto tem o Brahimi, como se o sporting fosse uma equipa de coitadinhos.
Tirando o Nani e com o plantel do Benfica a 100%, quem entrava nos 18 do Benfica ?

O problema é que o Benfica ainda não teve o plantel a 100%, nem perto disso, quer pelas várias lesões de longa duração, seja pelas saídas de jogadores importantes, sendo que os substitutos levam tempo a adaptar-se.
O Sporting tem a mesma equipa do ano passado. Só saiu um jogador, e entraram 2 ou 3 no 11, melhores do que aqueles que jogavam na época passada. Tanto que Jonathan tirou o lugar ao Jefferson, o João Mário ao André Martins, e o Nani a qualquer um.